domingo, 28 de fevereiro de 2010

Minha visita a Missão de Cuba

by on 12:25












Dia 22 de fevereiro fui a Cuba. O objetivo da viagem foi me encontrar com os frades que já se encontram na missão e levar mais dois frades, frei Joscelino e frei Messias para se integrarem ao grupo.
Os capuchinhos têm uma longa história em terras cubanas, mas nos últimos anos, devido algumas dificuldades, principalmente por falta de missionários disponíveis, a missão ficou ameaçada. Atualmente a missão está sob a responsabilidade dos capuchinhos espanhóis, mas pela falta de vocações na Espanha a presença capuchinha em Cuba começou a diminuir; resta somente três frades espanhóis e um americano. A partir desta situação o Ministro Geral dos Capuchinhos, Frei Mauro Jonhri, pediu que a nossa Província Nossa Senhora do Carmo enviassem seis frades e que a Missão nos fosse entregue definitivamente. Os primeiros passos estão sendo dados; no momento já levamos quatros frades e até janeiro de 2011 temos o objetivo de mandarmos mais dois frades para se juntarem aos que lá já se encontram.

Nos dois primeiros dias da minha visita, estive em reunião com todos os missionários para um estudo sobre a missão, apresentação dos novos missionários ao Núncio Apostólico e o encaminhamento de alguns documentos necessários para que eles possam permanecer legalmente na Ilha cubana e exercer o seu ministério.

Além da conversa com todos os missionários, me encontrei com o Núncio Apostólico, com o Bispo auxiliar de Havana e com o Bispo de Santa Clara, uma cidade a 260 Km de Havana.

Ao todo foram 14 dias de visita, onde algumas decisões importantes foram tomadas a respeito da Missão e dos próximos passos que serão dados para que ela obtenha o sucesso que todos nós esperamos.
Confira as fotos de nossa visita em terras cubana...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Novos Desafios...

by on 18:54

Todos os dias estamos em busca de novos desafios e isto nos leva a novas realidades que muitas vezes nos assusta. É preciso, em todas as áreas ter a coragem de mudar. Nada é mais estranho do que a estgnação. É por isso que os japoneses dizem que "na garupa do sucesso vem sempre o fracasso".
Estamos a caminho, não podemos parar, o futuro nos aguarda, Se uma coisa não está funcionando bem, é preciso ter coragem de mudar. É essencial ter a ousadia e a coragem de desafiar o que é tido como certo. De reinventar sempre. Quem não reinventa acaba sendo reinventado na marra. Nunca o mundo foi tão generoso com quem acerta e tão cruel com quem perde o bonde da história. É preciso estar atendo o tempo todo. Viver ligado! Não assustado nem paranóico, mas de alerta para saber quando as coisas estão saindo do rumo, exigindo uma correção da rota certa.
Quando os resultados não são os esperados, é hora de mudar. Muitas pessoas vivem iludidas pensando que os resultados mudarão sem que se faça algo diferente. Vivem mergulhadas na "inércia"; fazendo as mesmas coisas e esperando resultados diferentes.
Quando as coisas não funcionam em nossas vidas é importante aprender a lição para não repetir os mesmos erros. Muitas pessoas insistem em comportamentos que dão resultados negativos e depois reclamam. Não percebem que reclamar é inútil e que a única saida é analisar a situação e buscar solucioná-las da melhor maneira possível.
Algumas vezes quando falamos de sonhos tem sempre alguém que nos considera alienados. É conhecida a frase: "você é do tamanho dos seus sonhos". Todos nós temos os nossos sonhos e algumas vezes por um motivo ou outro não vemos a realização desses sonhos.
Porém, quero lembrar que se os sonhos não se realizarem, não vamos mudá-los, mas buscar as mudanças em nós, na nossa maneira de de agir, verificar quais os obstáculos que impedem que eles se realizem.
Quem desiste de um sonho passa a viver abaixo do seu potencial e começa a murchar. Devemos manter os nossos objetivos e os nossos sonhos, analisar nossas ações, monitorar nossos resultados, corrigir a rota, até que as coisas passem a funcionar conforme os nossos sonhos. (Frei Rodrigo)



Frei Cesare Bonizzi - O Frade Metaleiro

by on 15:14
Em novembro do ano passado estive na Itália e aproveitei para visitar os frades capuchinhos de Milão e lá tive a oportunidade de conhecer Frei Cesare Bonizzi. Um frade de 62 anos que encontrou através do rock pessado uma forma de levar a Palavra de Deus aos jovens italianos. Na ocasião ele me presenteou com uma camiseta de sua Banda "Fratello Metallo - 667...Uno + Del Diavolo" (Irmão Metal - 667... Um a + do diabo).
Através deste vídeo numa reportagem realizada pela Rede Globo, conheça um pouco mais da vida desse simpático frade capuchinho e do seu trabalho missionário.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Frei Rodrigo em visita ao Baixo Acará na Amazônia

by on 22:08







Já faz alguns anos que os capuchinhos da fraternidade de Belém dão asistência pastoral ao Baixo Acará. Um trabalho feito com dedicação e muito carinho por todos os frades e de uma maneira especial pelos estudantes de Teologia. Um trabalho gratificante, mas de grandes desafios.
Eu pessoalmente já tinha ouvido falar das dificuldades e dos desafios enfrentados e este ano com as novas nomeações que a Província fez, tomamos a decisão de nomear Frei Pedro Canossa como coordenador desta missão no Baixo Acará. E para minha surpresa, ele reolveu me convidar para conhecer de perto a realidade vivida pela comunidade acarazense e ao constatar que tinha uma pausa na minha agenda no período em que ele me convidou, resolvir alegremente aceitar o convite. Foi uma experiência rica em aprendizados e cheia de novidades.
Aprendi naqueles dois dias de partilha e convivência que é muito fácil tomar decisões sentado em uma confortável potrona, num escritório climatizado, agora difícil mesmo é colocar em prática essas decisões. Olha! foi uma lição de vida! E ao mesmo tempo um momento de profunda reflexão sobre a vida daquela comunidade que vive com tão pouco, mas são felizes e agradecidas a Deus e ao trabalho incansável destes santos frades que se dedicam por amor a sua Missão na esperança de levar o nome de Jesus a todos que necessitam. Deus seja louvado! Amém e Aleluia!

“Construir o Futuro sobre o Presente”

by on 08:50
Chegamos a ao final de mais um ano! As portas e janelas do ano de 2010 já vão se abrindo à nossa frente. É tempo de olharmos em direção ao futuro e, ao mesmo tempo avaliar o que realizamos ao longo deste ano que termina. Não podemos esquecer que tudo o que conseguimos realizar até o momento, fizemos com a perspectiva de que novos horizontes se abram à nossa nossa volta, quer na dimensão pessoal e familiar, quer na perspectiva de avanços e crescimentos profissionais.
Ao refletirmos sobre o ano que se finda e avaliarmos nossa vida e nossas práticas, sem dúvida alguma vamos registrar nos três âmbitos acima acenados, momentos de alegrias e tristezas e também momentos de conquistas e derrotas, pois, assim é a vida real, ou seja, é o caminho que realisticamente percorremos para alcançarmos o ápice da felicidade....


Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais