domingo, 31 de outubro de 2010

MEU AMIGO COMPLETOU 60 ANOS... E, É CLARO, FIZEMOS FESTA!

by on 12:19

Neste final de semana me encontro em Imperatriz, vim exercer o meu direito de cidadão, já que no primeiro turno por motivo de trabalho, apenas justifiquei o meu voto. E aproveitei para celebrar os 60 anos de Moisés Leda, um amigo querido que colaborou comigo na Paróquia de São Francisco no período em fui pároco daquela comunidade.

Celebrei a missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças e após a celebração, dona Maria Helena, ofereceu um jantar para familiares e amigos para festejar os 60 anos de seu marido e companheiro de luta.

O que posso desejar ao meu amigo, além de muitos anos de vida é que ele nunca desista de sonhar e que olhe pra trás com gratidão por tudo que realizou nestes 60 anos e olhe pra frente com fé e a certeza do muito que ainda tem a realizar. Parabéns e que Deus o abençoe!








































































sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Salve, São Judas Tadeu! O santo de minha devoção

by on 15:41


Amanhã (28) a igreja celebra a festa litúrgica de São Judas Tadeu. As pessoas próximas a mim sabem de minha devoção por São Judas (o santo das causas impossíveis). Quando era transferido de convento levava comigo a imagem de São Judas, uma imagem belíssima esculpida na madeira.

No período em que morei em Imperatriz, resolvi mandar a imagem para a casa dos meus pais em Brasília e eles a colocaram em um lugar de destaque.

São Judas Tadeu, nascido em Caná de Galiléia, na Palestina, era filho de Alfeu e Maria Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.

Um de seus irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Era chamado de Tiago Menor para diferenciar do outro apóstolo Tiago que, por ser mais velho que o primeiro, era chamado de Maior.

Depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciaram a construção da Igreja de DEUS, com a evangelização dos povos. São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o "zelote", que evangelizava o Egito.

A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida.

São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia).

No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.

Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Outubro - Mês Missionário

by on 16:20
“O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça”(Cf. Is. 61, 1-4)






"Ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém” (S. Francisco).


Ser missionário é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Frei Galvão: Brasil celebra festa de seu 1º santo

by on 14:31




A cidade de Guaratinguetá (SP) celebrou hoje (25) de outubro de modo especial a festa litúrgica do santo frei Antônio de Sant'Anna Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão. O município do interior paulista é terra natal do religioso franciscano que desenvolveu seu apostolado no século 18.

Às 7h30min, houve concentração na Igreja de Frei Galvão e, em seguida, procissão até o Recinto de Exposições da cidade. Ali, foi celebrada a Missa solene da festa, às 10h, presidida pelo Arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. O prelado destacou que a chave para uma vida feliz e fecunda é estar de bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo.
Oração de Frei Galvão
Pai Santo,
fiel remunerador daqueles que,
nesta vida de exílio, buscam e trabalham
para que em vida
se cumpra a vossa vontade santíssima,
pedimos humildemente a glorificação
do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão,
concedendo-lhe socorrer a todos
os que em suas necessidades,
cheios de confiança,
solicitarem a intercessão
do "homem da paz e da caridade"
e do filho devoto da Imaculada Conceição.

Isto vos pedimos para a vossa maior honra e glória, por Cristo Nosso Senhor.

Amém.

domingo, 24 de outubro de 2010

III Assembléia Provincial - Formação com perspectiva no futuro

by on 14:16



Nossa III Assembléia Provincial expressa à preocupação que a Província tem com este aspecto da vida dos frades. Dias atrás, ao visitar uma de nossas casas de formação, na minha reflexão citei um provérbio árabe que diz: “Ser semente já é gosto de ser árvore”. Do mesmo modo, a formação permanente também se dá em todos os momentos e lá onde estamos. É preciso assegurar a consistência desses momentos. Mas o que está acontecendo é que nós reenviamos toda a responsabilidade dos problemas de hoje a um passado da formação inicial, ao passo que a formação inicial vive da observância da qualidade de vida e da identidade do frade que vem sendo conquistada no presente.

A formação, repito, se dá em todos os momentos e em todos os lugares, principalmente nas nossas fraternidades, e ela não pode ser apenas atribuição dos Superiores e dos Formadores, mas diz respeito a cada frade e a todos os frades. O Ministro Geral em sua carta afirma: “Diante dela não se pode manter distância ou assumir uma posição neutra. Tudo isto será claramente em prejuízo do caminho formativo. A vida religiosa é vivida em tempos, lugares e culturas bastante diversas. A nós cabe o desafio de enfrentar estas dimensões com espírito fraterno e num clima de comunhão”.

Frei Rodrigo – Ministro Provincial

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A caminho da III Assembléia Provincial

by on 15:09







Este ano a nossa III Assembléia Provincial discutirá sobre problemas que dizem respeito à formação dos candidatos à nossa vida e dos que nela já estão integrados. O tema é, pois: “Formação Permanente e Inicial: Identidade e Coresponsabilidade”.

Precisamos estar conscientes que a formação permanente não se adquire só através de cursos, planos e agendamentos, mas que ela é parte constitutiva da nossa vida e por isso tem que ser algo natural. “Ela é a prioridade das prioridades, porque não é uma atividade a mais. Ela é o diálogo com o melhor de nós”, e não podemos esquecer que a formação se dá na fraternidade”. As nossas Constituições afirmam: “Viver como irmãos menores uns para com os outros é parte fundamental da vocação franciscana. Por isso, a vida fraterna deve ser sempre e em toda parte uma exigência fundamental no processo de formação” (Const. 23, 4).

Desejo e espero que esta Assembléia seja proveitosa e que sirva para o enriquecimento de nosso espírito e para a retomada mais vigorosa do caminho rumo à santidade!

Frei Rodrigo – Ministro Provincial

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que é Formação?

by on 14:07

A Formação é a missão de pessoas que receberam de Deus a vocação, o ministério de ajudar o irmão a chegar à santidade através da fidelidade ao Evangelho e do serviço à Igreja segundo o carisma próprio de sua comunidade. A Formação pode dividir-se em duas: Formação Comunitária e Formação Pessoal (ou Acompanhamento ou orientação). A formação Comunitária divide-se, tradicionalmente em:
a) Formação Inicial (período entre o discernimento da admissão de um vocacionado até a sua consagração/compromissos/engajamento);
b) Formação Permanente (período após o ingresso formal na comunidade com consagração/compromissos/engajamento).

A Formação Inicial

A Formação Inicial tem tempo variável e deve constar de um currículo fixo. O Cânon 652 do Código de Direito Canônico serve-nos como base para a abrangência curricular desta formação inicial, embora, evidentemente, refira-se a formação dos institutos religiosos e congregações “tradicionais”, uma vez que as Comunidades Novas são uma novidade na Igreja.

CAN. 652: Os noviços sejam levados a cultivar as virtudes humanas e cristãs; sejam introduzidos no caminho mais intenso da perfeição pela oração e pela renúncia de si mesmos; sejam instruídos para contemplar o mistério da salvação e para ler e meditar as Sagradas Escrituras; sejam preparados para prestar o culto divino na Sagrada Liturgia; aprendam a levar em Cristo uma vida consagrada a Deus e aos homens, mediante os conselhos evangélicos; sejam informados sobre a índole e o espírito do instituto, sua finalidade e sua disciplina, sua história e sua vida; sejam imbuídos de amor à Igreja e aos seus sagrados pastores.

A Formação Permanente

A Formação Permanente não tem um período nem currículo definidos, devendo, entre tanto: a) ser cuidadosamente preparada em um período mínimo de seis meses e máximo de um ano; b) estar em absoluta fidelidade ao Carisma da Fundação, ao Evangelho, à Igreja; c) estar sempre aberta às intervenções da graça - os “Rhema” que Deus dá a toda a Comunidade e que, aliás, devem perpassar mesmo a formação inicial.

A Formação Permanente deverá, como a Formação Inicial, ter total clareza do objetivo a atingir naquele ano, assim como instrumentos de verificação se o objetivo está sendo cumprido.

A Formação Permanente deve servir-se dos mais diversos métodos e de meios didáticos integrados a fim de alcançar seus objetivos: encontros periódicos para ensino, encontros periódicos para oração comunitária, retiros prolongados, retiros de final de semana, leitura espiritual, lazeres, partilhas, estudos bíblicos unificados e sequenciados, etc..

É importantíssimo que a Formação - em especial a permanente - seja integrada ao seu objetivo. Ex.: Objetivo do ano - mergulhar na graça da encarnação - livros, estudos bíblicos, retiros, leitura espiritual, celebrações, tudo deve se voltado para abranger e aprofundar o mesmo tema.

A Formação dos Formadores

A formação dos formadores comunitários e pessoais é o grande segredo da formação. Se os formadores compreenderem que o conteúdo em si é importante mas representa menos de 50% do todo da formação, se compreendem que a comunidade é uma família e que eles são chamados a serem pais e mães (sem pai e mãe não existem irmãos) que dão sua vidas, que não vivem uma função ou cargo, mas uma missão; se compreendem que autoridades são chamados a exercer, se estão dispostos a corrigir com caridade, incentivar de todos os modos a vivencia da vocação a serviço da Igreja e de todos os homens; se compreenderem a proposta anual da formação integrada, teremos um ano de formação tranquilo. Do contrário, adiantará muito pouco termos um conteúdo perfeito.

A Co-responsabilidade

Também o formando deve considerar-se que ele é agente de sua própria formação para a santidade (não para saber ou “passar de ano”) e deve ter uma compreensão ampla da finalidade de sua formação naquele ano e como um todo. Deve ser incentivado a investir tempo, dinheiro e trabalho humano e espiritual em sua própria formação.

A Formação Comunitária abrange, ainda, a formação específica (para o exercício de um ministério ligado ao carisma da comunidade) e a Formação Humana (relativa aos relacionamentos com Deus, consigo e com os homens).

É preciso priorizar a formação!

Resumo da Palestra proferida por Maria Emmir Nogueira - Comunidade Católica Shalom - durante o IV Congresso Nacional da “Fraternidade”

domingo, 17 de outubro de 2010

III ASSEMBLÉIA PROVINCIAL - Formação Permanente e Formação Inicial:Identidade e corresponsabilidade

by on 12:41

Objetivo: aprofundar através da identidade franciscano-capuchinha a pedagogia formativa da nossa Província, para fomentar a colaboração entre a formação permanente e inicial.

PROGRAMAÇÃO
8 a 12 de novembro de 2010

Dia 8 - 18:00h - Missa de Abertura
Dia 9 – Manhã – Frei Rui : Tema da Assembléia
Tarde - Frei Rui : Tema da Assembléia
Dia 10 – Manhã : Dinâmica de Grupo
Tarde: Frei Macapuna: Histórico da Formação na Provincia.
Dia 11 – Manhã : Frei João – Guia Pedagógico sobre a Formação Inicial
Tarde: Formandos, ressonâncias e perspectivas
Dia 12 – Manhã : Pastoral Vocacional – Conclusões.

Bento XVI canoniza seis novos santos neste domingo

by on 10:47

Uma multidão se reuniu neste domingo, 17, na Praça de São Pedro para a Missa de canonização de seis novos santos, presidida pelo Papa Bento XVI.

Um padre polaco - do século XV- Estanislau Kazimierczyk; o religioso canadiano André Bessette, que viveu entre os séculos XIX e XX; a religiosa espanhola - do século XIX - Madre Cândida Maria Barriola; a religiosa australiana Mary McKillop, do séc. XIX; e finalmente, da Itália, a Irmã Giulia Salzano, também do séc. XIX; e a monja clarissa - do séc. XV - Baptista Varano, são os novos santos da Igreja Católica. "Todos eles viveram de modo exemplar a fé e a oração de que falam as Leituras da Missa", destacou o Santo Padre na homilia da Missa.

Bento XVI recordou as palavras conclusivas do Evangelho deste domingo: “O Filho do Homem, quando vier, encontrará a fé sobre a terra?”. E comentou que esta é "uma pergunta que quer suscitar um aumento de fé da nossa parte. Está claro que a oração deve ser expressão de fé, caso contrário não é verdadeira oração. Se alguém não crê na bondade de Deus, não pode rezar de modo verdadeiramente adequado. A fé é essencial como base da atitude de verdadeira oração. Foi o que fizeram os seis novos santos que hoje são propostos à veneração da Igreja universal”.

O Papa referiu-se, de maneira especial, a cada um dos novos santos. São Estanislau Kazimierczyk, religioso dos Cônegos Regulares, em Cracóvia, padre, educador, atento ao cuidado dos mais necessitados. “De modo particular estava ligado à Eucaristia, através do ardente amor por Cristo, presente sob as espécies do pão e do vinho; vivendo o mistério da morte e da ressurreição, que de modo incruento se realiza na Santa Missa; através da prática do amor ao próximo”.

Relativamente ao Irmão André Bessete, do Québec, no Canadá, religioso da Congregação da Santa Cruz, porteiro de um colégio em Montreal, o Papa pôs em destaque a modéstia e simplicidade da sua vida, com um iminente grau de fé e de submissão à vontade de Deus. “Profundamente habitado pelo mistério de Jesus, viveu a beatitude dos corações puros e da retidão pessoal. Foi graças a esta simplicidade que ele permitiu a muitos ver a Deus. Fez construir o Oratório São José de Mont Royal, do qual foi responsável até à morte, em 1937 e onde testemunhou inumeráveis curas e conversões”.

Sobre Madre Cândida Maria Barriola, fundadora da congregação das Filhas de Jesus, Bento XVI sublinhou a sua total dedicação a Deus e aos outros. "Aquela jovem de origem simples, com um coração no qual Deus pôs o seu selo e que a levaria bem depressa, sob a guia dos seus diretores espirituais jesuítas, a tomar a firme resolução de viver só para Deus. Decisão mantida fielmente, como ela própria recordava quando estava para morrer. Viveu para Deus e para o que Ele mais quer: chegar a todos, a todos levar a esperança que não vacila, e especialmente aos que dela mais necessitam”.

Quanto a Madre Mary McKillop, o Papa sublinhou o “corajoso e santo exemplo de zelo, perseverança e oração”. “Dedicou-se como jovem à educação dos pobres em dificuldade da Austrália rural, inspirando outras mulheres a unirem-se a ela na primeira comunidade de Irmãs do país. Preocupava-se com as necessidades de cada jovem que lhe estava confiado, sem considerar a condição ou riqueza, assegurando-lhes formação ao mesmo tempo intelectual e espiritual”.

Em seguida, destacou o exemplo de Madre Giulia Salzano, fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, “apóstola da educação cristã”. “Madre Giulia compreendeu bem a importância da catequese na Igreja, e, unindo a preparação pedagógica para o fervor espiritual, dedicou-se-lhe com generosidade e inteligência, contribuindo para a formação de pessoas de qualquer idade e condição social”.

Finalmente, referiu-se a Santa Baptista Varano, monja clarissa do século XV: “Tendo entrado aos 23 anos no mosteiro de Urbino, inseriu-se como protagonista naquele vasto movimento de reforma da espiritualidade feminina franciscana que pretendia recuperar plenamente o carisma de santa Clara de Assis. (…) Num tempo em que a Igreja sofria um relaxamento dos costumes, ela percorreu com decisão o caminho da penitência e da oração, animada pelo ardente desejo de renovação do Corpo místico de Cristo”.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROVÍNCIA CAPUCHINHA NOSSA SENHORA DO CARMO REZA PELO SUCESSO DE SUA III ASSEMBLÉIA PROVINCIAL

by on 21:18
Em vista da próxima “III Assembléia Provincial” a realizar-se de 08 a 12 de novembro de 2010, em Belém do Pará, elaboramos uma oração a ser feita por todos os frades em seus momentos de oração diária.

O tema a ser abordado nesta nossa III Assembléia Provincial é: “Formação Permanente e Inicial: identidade e co-responsabilidade”. Trata-se de entender que, o problema da Formação Inicial se deve em grande parte ao problema da Formação Permanente. Isto porque a falta de modelos repercute viciosamente na inicial. Trata-se também de entender que todos os frades são chamados a envolver-se na problemática da Formação Inicial, seja no modo de viver e preocupar-se, seja com a oração e ajuda material.

Alegres e com grande esperança vamos viver estes dias com intensidade de irmãos e compartilhar nossas alegrias, dificuldades e júbilos pela dedicação ao Reino de Deus. Esta Assembléia Provincial é a manifestação maior da fraternidade provincial.

Aqui vai a oração da III Assembléia, para que você que nos acompanha através do nosso blog possa também rezar pelo sucesso desse importante evento para nossa Província.

ORAÇÃO DA III ASSEMBLÉIA PROVINCIAL

Ó Divino Espírito Santo, amor eterno e chama ardente da Trindade, neste tempo em que nossa Província capuchinha se prepara para celebrar a Assembleia Provincial sobre a Formação a vós recorremos confiantes e pedimos que ilumineis nossas mentes para refletirmos com sinceridade e clareza sobre os problemas e desafios da Formação à luz do Evangelho, do nosso carisma e da nossa história.

Pedimos que derrameis em nosso coração o fogo do vosso amor e os vossos dons que nos configurem sempre mais a Cristo Jesus, nosso Mestre e Guia, a fim de percorrermos caminhos de renovação e maturidade, de santificação e testemunho, fundamentados numa cordial e sincera vida fraterna franciscana.

Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de nossa Província, aumentai em nós o espírito de oração e devoção, de humildade e serviço, de abnegação e sacrifício, conforme o desejo de São Francisco, e fazei que todo o nosso agir seja para louvor e glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Extrema Humildade de uma Doutora da Igreja

by on 08:46




Santa Teresa de Ávila é unanimemente considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. Seu nome era Teresa de Cepeda Y de Ahumada. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação de São João da Cruz, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino.

Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila.

Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresa foi também mestra de muitos místicos e manteve correspondência com o rei Felipe II da Espanha e personagens ilustres da sua época. São suas essas palavras : “Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência “. Por solicitação do seu confessor escreveu a história da sua vida, um livro de confissões.

Desde a sua infância S. Teresa mostrou um temperamento exuberante. Aos sete anos fugiu de casa para procurar o martírio na África.

Santa Teresa deixou-nos várias obras, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, "A Vida".. Morreu em Alba de Tormas na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.

No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro.

"A oração não consiste em pensar muito, senão em amar muito"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O mais importante é o amor

by on 08:17
O homem não morre quando deixa de viver, mas quando deixa de amar

Qualquer que seja a profissão escolhida, esta deve estar a serviço do amor a Deus e ao próximo. E a primeira maneira de amar bem é trabalhar bem, pois assim estaremos servindo bem os outros. O Papa Paulo VI disse que “o amor é a vocação fundamental do ser humano” (Persona humana, 7).

É preciso que cada um de nós encontre o seu lugar na sociedade e na Igreja sem desperdiçar a vida, o tempo e os talentos, pois os outros precisam de nós. Acumula méritos diante de Deus quem “faz o bem sem olhar a quem”. Ninguém pode se sentir inútil ou desnecessário neste mundo, pois Deus tem uma missão para todos, seja solteiro ou casado. “Quem não vive para servir não serve para viver”, diz um ditado. Amar é servir, e é isso que nos faz felizes e santos. Fazer o bem faz bem. Dom Bosco disse que "Deus nos colocou neste mundo para os outros”. Charlie Chapplin disse que "o homem não morre quando deixa de viver, morre quando deixa de amar”.

No amor está a força da vida. Amar é dar-se de maneira espontânea, voluntária e desinteressada. Muito mais do que dar coisas aos outros, é preciso dar-se a si mesmo, sua dedicação, seu tempo, seu coração.

Só o amor constrói o homem e o mundo. O amor nunca morre ou acaba, mesmo que seja pregado numa Cruz. A razão da frustração do homem pós-moderno é que ele dominou o mundo e as estrelas, mas não aprendeu a amar o irmão que está ao seu lado. Só uma vitória do amor pode dar paz e felicidade ao mundo.

Há muitas pessoas que ainda são más, porque ainda não fizeram a experiência do amor; nunca foram suficientemente amadas. "O amor é a asa que Deus deu à alma para que ela possa subir até ele”, disse Michelangelo. A falta de amor desintegra o homem e a humanidade.

Sabemos que a árvore que retiver os seus frutos perece. É preciso ser como a árvore, saber dar os seus frutos a qualquer um que se achegue. Deus se dá aos que doam; ninguém é pobre e infeliz quando ama. Enriquecemo-nos pelo que damos, muito mais do que pelo que temos. O verdadeiro amor começa onde não espera nada em troca. Mas para que você possa se dar é preciso que você se possua. Ninguém dá o que não tem, ninguém dá aquilo que não possui; se você não se possui, não se domina, não têm o controle sobre as suas paixões, então, será difícil se doar aos outros. Esta é uma razão clara porque muitos são egoístas.

Alguém já disse: procurei a mim, mas não me encontrei; procurei Deus, mas não O encontrei, procurei o meu irmão e achei os três. Amar é uma decisão consciente de ir ao encontro dos outros e dar-se a eles. Isto nos faz felizes. Tudo aquilo que você encontra em seu caminho deve ser olhado como uma oportunidade de amar. O verdadeiro amor nos torna livres, porque nos liberta das coisas e de nós próprios.
Amar não é uma opção de momento, mas uma opção de cada momento. Não é um ato sentimental, é uma decisão. Jesus mandou que nos amássemos como Ele nos amou. Mas como Ele nos amou? Numa cruz. Não há nada de romântico e sensual numa cruz; mas há uma decisão.

O único “Império” que sobreviveu durante dois mil anos foi o que Jesus Cristo fundou sobre o amor e, até hoje, milhões morreriam por Ele. Só dura para sempre o que é feito por amor, pois ele se regozija com a felicidade do outro e dela faz a sua própria felicidade.

Duas coisas são necessárias para transformar uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios. Sabemos que não falta pão no mundo para todos se alimentarem; há muito mais do que o necessário, mas falta amor e os homens acabam carentes de pão.
Disse Madre de Calcutá que: “Um coração alegre é o resultado normal de um coração inundado de amor”.

Para amar é preciso estar disponível. Se alguém o procura com frio, é porque sabe que você tem o cobertor. Se alguém o procura com lágrimas, é porque sabe que você tem palavras de conforto. Se alguém o procura com dor, é porque sabe que você tem o remédio. Se alguém o procura com fome, é porque sabe que você tem alimento. Se alguém o procura com dúvidas, é porque acredita que você tem a orientação que ela precisa. Se alguém o procura com desânimo, é porque acredita que você tem fé. Ninguém chega por acaso a você!

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

domingo, 10 de outubro de 2010

Obrigado, Senhor!

by on 10:06

Vivemos num mundo em que a vida humana
ficou transformada num grande comércio,
onde tudo se compra e tudo se paga ...
Diante dessa realidade, muitos perderam
o valor da GRATUIDADE e da GRATIDÃO.
A gratidão: é uma das virtudes que enobrecem a pessoa humana.
Desde criança, fomos educados a agradecer os favores recebidos.
A gratidão é a atitude que brota do coração
de quem se sente amado pelo amor de Deus...

Nem todos sabem agradecer. (Nem obrigado recebi!)
- Não basta na hora da necessidade gritar: "Senhor, tem piedade de mim!".
É preciso também manifestar a nossa gratidão pela libertação
que faz acontecer em nós, comprometendo-nos com ele.

- Saber agradecer a tantas pessoas, que tornaram nossa vida mais feliz:
nossos pais, nossos professores, o padre, o médico, o catequista,
os colegas de estudo, de trabalho, de esporte e tantos outros.
- Não basta sentir... É importante também manifestar...

- "Obrigado" é uma palavra tão simples, mas tão esquecida por muitos.
Ela valoriza o dom recebido e dispõe ainda mais o doador.


sábado, 9 de outubro de 2010

Conclusão da Visita Pastoral: Um encontro com os futuros frades e com aqueles que já escrevem a nossa história, por um amanhã que ora vislumbramos

by on 11:18



Durante um mês e dez dias, como Ministro Provincial, vivi o que diz as Constituições dos Frades Menores Capuchinhos no capítulo dez, número 161 e 162: “A visita pastoral dos superiores maiores, prescrita pela Regra e pelo direito comum, concorre muito para a animação da nossa vida e para a união dos frades. O ministro geral visite todos os frades no tempo do seu governo, por si mesmo ou por outros, principalmente pelos definidores gerais. Essa visita seja feita pelos outros superiores maiores em todas as fraternidades de seu território duas vezes no triênio. Também os outros superiores maiores, solícitos pelas pessoas e pelas obras, aproveitem de boa vontade as oportunidades de se encontrarem com cada um dos frades. Os visitadores estabeleçam uma conversa sincera com todos os frades, tanto em particular como reunidos para um diálogo comum, sobre todas as coisas, quer espirituais quer temporais, que dizem respeito à proteção e promoção da vida dos frades. Procedam com toda a compreensão, adaptando-se aos tempos e às condições das diversas regiões, de maneira que os frades, de boa vontade e com sinceridade, manifestem suas opiniões e busquem em conjunto o que leva a uma perene renovação da vida e ao crescimento da atividade”.

Você que me acompanhou durante todos estes dias através do nosso blog, antes de tudo o meu muito obrigado pela companhia e pelas orações. Foram dias intensos, cheios de alegria, tensões e de grandes decisões. As constituições dizem que os superiores maiores visitem e escutem a opinião de todos e “busque em conjunto o que leva a uma perene renovação da vida e ao crescimento...” Foi o que procurei fazer durante estes dias de minha visita a todos os frades. Tive a alegria de ouvir individualmente todos os frade e todos os nossos estudantes, ou seja, aproximadamente 150 irmãos. Foi uma graça ouvir a experiência de cada um, suas alegrias, tristezas e vitórias. Pude observar que cada um tem sua história a contar e foi com atenção e alegria que ouvi a cada um. Na conclusão desta visita a Província, só tenho que agradecer a Deus por esta maravilhosa experiência que Deus me concedeu. Devo confessar que estou cansado, mas agradeço pelos momentos vividos com os irmãos - aconteceu de tudo nestes dias: festas, celebrações, encontros, avaliação de atividades e, é claro não faltaram também momentos de tensões. Tive até a oportunidade de falar de alguns destes momentos em nosso blog e você poderá relembrá-lo lendo a matéria: “A vida por um fio.”

Conclui minha visita pastoral, visitando a fraternidade do coroadinho que se encontra em um dos bairros mais pobres de São Luis. Aqui temos a casa de formação dos frades estudantes de filosofia. Temos 13 estudantes de filosofia e quatro frades que acompanham os mesmos. Fiquei dois dias com eles, ou seja, ao lado do futuro da nossa Província e ao lado dos formadores, aqueles que contribuem com a formação dos futuros frades.

Dando asas a minha imaginação fiquei a pensar que futuramente um desses estudantes de filosofia poderá vim a ser num futuro não muito distante um de nossos provinciais. Deus seja louvado!













Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais