sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CAMINHOS DE PAZ

by on 13:10

molduras para fotos

Chegamos ao final de mais um ano. As cortinas do tempo se fecham. E cada ser humano deveria se recolher para uma avaliação de tudo que realizou no ano que passou e tudo que pretende realizar no ano que se inicia. É hora de fazer retoques e até mesmo ajustes para um novo tempo que começa a despertar. Faz-se necessário uma parada, um momento de meditação, uma avaliação de tudo que lhe ocorreu em 2010. Será que a sua vida no ano que passou foi de agitação ou houve momentos de paz e tranqüilidade na sua família, no seu trabalho e na sua vida pessoal? Se você não conseguiu alcançar esta paz tão desejada, saiba que ela é possível em 2011, através da meditação cristã e da Palavra de Deus.

Paz é a presença da luz divina no coração do homem. A paz não é um estado emocional, que oscila entre estar bem e ter atitudes agressivas. A paz, por ser luz de Deus no interior da pessoa, a mantém na serenidade, em qualquer situação que se encontre. A conseqüência da paz é visível na vida cotidiana, especialmente no relacionamento com outras pessoas. Quem tem o Espírito de Deus pertence a Deus, é filho de Deus, e não dispensa nenhum tipo de agressividade, nem verbal, e muito menos física, em seus relacionamentos sociais. O belo texto da bênção de Aarão, em Nm 6, 24-26, diz: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”, é a súplica maior no início deste ano: que a luz divina ilumine a vida social e pessoal de cada um!

Há muitos caminhos para cultivar a paz dentro de cada pessoa. O Salmo 66 diz: “que na terra se conheça os seus caminhos”. Esse é um dos grandes desejos de Deus: que os caminhos de Deus sejam conhecidos pela humanidade, porque assim, a paz estará dentro de cada ser humano. São muitos aqueles que vivem brigando com os outros, agredindo de tantos modos, isso porque estão brigados consigo; vivem com o coração em briga. Quem vive brigando consigo próprio vive infeliz porque expulsou a paz de seu coração, porque está impedindo que a luz de Deus brilhe dentro de si; está vivendo no escuro e quer compensar a escuridão agredindo. A violência é uma manifestação de quem tem o coração escurecido, sem a luz de Deus.

A meditação da Palavra de Deus e dos acontecimentos é o caminho para encher o coração humano com a Paz de Deus. No coração, quer dizer, lugar onde o sábio toma nossas decisões. Pela meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida, a pessoa deixa a luz de Deus entrar em si; permite a presença divina em sua existência. A meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida é uma porta que se abre para Deus entrar e habitar no coração daquele que assim agir. É essa prática cristã, que tantas vezes é negligenciada entre os homens, que cada um deve propor cultivar no decorrer de 2011. Se a criatura humana quiser ter paz, ter a luz de Deus que resplandece na vida pessoal, a meditação da Palavra e da vida é um dos caminhos mais seguro.

Aproveito a oportunidade para desejar a você e aos seus familiares, votos de feliz ano novo. Que possamos entrar no ano novo com o espírito cheio de esperança. Rezo para que a esperança não seja apenas para o início do ano, mas se prolongue no decorrer de 2011.

Que Deus vos abençoe com a paz e ilumine os caminhos que irás percorrer a cada dia de 2011. Feliz ano novo!

Frei Rodrigo

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Livros: uma aventura entre o real e o imaginário.

by on 11:32


Eu sempre gostei de ler, não só ler, mas ouvir histórias. Quando ainda era criança pegava as revistas que eu vendia na praça da igreja e as lia. A leitura sempre me fascinou. O filósofo iluminista Voltaire já dizia: a leitura engrandece a alma. E, é verdade, a leitura nos remete a um mundo novo, nos leva a conhecer outras culturas, nos dar abertura e nos faz livre.

Nessas duas semanas antes de terminar o ano de 2010, já li dois livros: Um chamado: Os Ossos de Deus e outro que ganhei de presente do secretário provincial. Ele entregou-me um pacote e me disse: “comprei um presente para o senhor. Como sei que você gosta de ler coisas estranhas, acho que esse livro irá lhe interessar”. À noite antes de dormir dei uma olhada e gostei do assunto abordado. É um livro diferente, uma viagem ao mundo dos padres. E tem como título: Padres – Viagem entre os homens do sagrado.

A Igreja convida constantemente os seus sacerdotes a serem santos e eu concordo plenamente, mas peço a Deus por mim e por todos que conheço que se não conseguirem ser santos, sejam serenos e, pelo menos algumas vezes, felizes.

Chegamos ao final do ano e aconselho a você que tem um amigo padre ou participa de alguma comunidade a ler este livro. Garanto que ao lê-lo você entenderá melhor a vida de um padre – e fará uma viagem entre os homens do sagrado.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Livro que estou lendo: Os Ossos de Deus

by on 15:35

Passei o Natal em Brasília (DF), ao lado dos meus familiares e hoje, 27, retornei a São Luis. Durante os dias em que estive por lá, aproveitei para colocar a leitura em dia e comprei um livro interessante com o Título: Os Ossos de Deus. O livro fala da ligação entre Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, o autor do clássico O Príncipe. Nas páginas Os Ossos de Deus, os célebres protagonistas ganham vida e se envolvem, durante uma escavação, com a descoberta de cadáveres de quatro mouros e um gorila. Por trás do inusitado, muitas revelações sobre os caminhos da humanidade.O cuidado com a reconstituição histórica do renomado escritor Leonardo Gori faz o leitor caminhar pela região da Toscana lado a lado com Da Vinci e Maquiavel. Os ossos de Deus é um livro inquietante e rico em informações.

Portanto, meu conselho para você que acompanha o nosso Blog é que não termine o ano sem ler um bom livro e que em 2011 faça da leitura um hábito constante em sua vida.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal em Família

by on 05:25


Estou em Brasília-DF, passando o Natal ao lado dos meus familiares. Esta é a primeira vez que passo o Natal ao lado de todos eles. Cheguei no dia 23 à noite e no dia 24, presenciei a movimentação para os preparativos da Ceia de Natal e as compras de presentes. Minhas irmãs e meus sobrinhos não pararam durante todo o dia. Enquanto eu me preparava para celebração da Santa Missa, eles se organizavam para a ceia da meia noite. É muito bom celebrar com todos eles, esse dia tão especial. Natal é sinônimo de família, de união, de aproximação das pessoas, e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou.

Temos a presença da filha do meu sobrinho que está participando do seu primeiro Natal de vida e em família: Maria Luiza (7 meses de idade), filha de Tácio e Fernanda.

Às 20h celebrei a missa na Capela Nossa Senhora Auxiliadora e todos os meus familiares se fizeram presentes na celebração, depois da missa fizemos uma procissão em família levando o Menino Jesus para ser colocado no presépio na casa de minha irmã Ianê. Ao colocarmos o Menino Jesus na manjedoura, fizemos um momento de oração e cada membro da família (irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas) apresentaram a sua família e expuseram um banner com foto de sua ramificação familiar. Eu como não me casei, mas constitui a minha família ao lado dos meus irmãos de Ordem, apresentei o meu banner com a foto de todos os frades da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Após todos estes momentos de confraternização nos sentamos para a ceia natalina e o tradicional brinde pela chegada do Menino Jesus ao nosso meio.

Imbuído neste espírito natalino e familiar, quero aproveitar para desejar a você que nos acompanha através deste Blog, que nestes dias de festas, a Paz e a Alegria reinem em seu Lar. Proporcionando a você como todos os que o cercam, ótimos momentos de Felicidade, Amor e União. Que a reunião familiar realizada neste dia seja uma extensão de felicidade para o próximo ano. Que o amor reine pleno em sua vida, trazendo consigo uma felicidade infinita e a certeza de que o Menino Jesus, vive e reina por todos os séculos dos séculos. Feliz Natal! Amém e Aleluia!


















































quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ainda dá tempo de preparar o seu Natal!

by on 21:40

Você deve estar pensando: "Meu Deus, como passou rápido o ano, já estamos de novo no Natal! Gente, eu nem vi o ano passar! Parece que os anos estão passando mais rapidamente...". Bom, se o Natal deste ano o pegou nessa situação, certamente é porque você não encontrou tempo para se preparar para ele. Então, que tal começar agora, mesmo em cima da hora, não deixando que este ano seja somente mais um ano? Pelo tempo dedicado à preparação podemos imaginar a consideração e a importância de um acontecimento.

Se você deixa tudo para a última hora e sempre confia que no final dá tempo de improvisar e dar um jeitinho nas coisas, isso mostra que tudo o que vem pela frente tem pouca importância para você – do jeito que as coisas saírem, está bem! O contrário também é válido. Se você se prepara, com antecedência, tudo bem planejado com sentido correto e na expectativa de bem celebrar, esse acontecimento realmente é para você um fato de muita importância.

O tempo que gastamos na preparação anuncia a importância do acontecimento para nós. Por isso, vive bem o Natal quem se prepara para ele. Mas, como me preparar para o Natal? Será que é fazendo as minhas compras, escolhendo bem as roupas e presentes? Antes de tudo isso, você precisa descobrir que o Natal verdadeiro acontece de "dentro para fora". Todas as celebrações e manifestações de carinho são demonstrações externas de um Natal bem celebrado no coração. Isso significa deixar que, por primeiro, o Menino Deus nasça em seu coração. O lugar onde acontece o Natal é no seu coração e não nas vitrines das lojas.

Mas será que isso dói? Não, pode ficar tranquilo. O que sempre acontece com quem deixa o Natal ocorrer dentro de si são mudanças positivas e o amadurecimento da própria fé. Experimente, neste ano, oferecer-se ao Senhor, como o presépio do ano de 2010, dando a Ele toda a liberdade de nascer em você. Isso certamente mudará sua vida. É muito simples e, talvez, por isso, nós adultos tenhamos tanta dificuldade de cultivar em nós a alegria natalina. Nós gostamos de complicar todas as coisas e o Natal é muito simples. Tão simples que se nós não nos prepararmos, deixaremos passar despercebida a graça de ser visitados pelo nosso bom Deus.

Prepare-se e experimente! O Natal de quem acolhe o Menino Jesus é sempre um novo Natal. Deixa marcas e lembranças maravilhosas. Acontece quando a Sagrada Família encontra um coração para ficar e fazer aí sua morada. A Luz se faz presente, os anjos cantam “Glória a Deus nas Alturas...” e você se torna para os outros um presépio vivo, sendo na sua própria vida uma testemunha do nascimento de Cristo Jesus. Aí tem sentido trocar presentes e abraços, pois assim o Menino Jesus está no centro desse tempo maravilhoso.

Tenha um Feliz Natal! Isso só depende de você! Prepare-se, será inesquecível!

Padre Fabrício Andrade

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

“Nasceu-vos hoje um salvador, que é o Cristo-Senhor”!

by on 18:21

Chegamos ao final de mais um ano e toda a nossa atenção se volta para as festas próprias deste tempo: Natal e Ano Novo. Através deste artigo quero partilhar com você caro leitor algumas reflexões que nos ajudem a celebrar no fervor do espírito tais recorrências.

“Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo. Nasceu-vos hoje um salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi. Isso vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura. E de repente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus” (Lc 2, 10-13). Este é o primeiro anúncio da chegada do Salvador. Aquilo que até então era projetado para o futuro, agora está presente: Hoje! Naquele tão esperado dia a Palavra que até então ressoava aos ouvidos de todos que a escutavam, agora se apresenta em forma humana. Ela irrompe do céu, faz-se carne, é possível não somente escutá-la, mas também vê-la, contemplá-la e de joelhos adorá-la. Deus se faz homem! Esta é a grande verdade: Deus feito carne. “Esse é o Mistério absoluto e a plenitude da graça”, afirma Karl Rahner. Às palavras do anjo os pastores saem em busca da Palavra, acompanhados pelo coro dos anjos e encontram uma criança. Aparentemente nada há de extraordinário, a não ser o fato de ser uma criança pobre, envolta em faixas. Todavia, ali está o mais extraordinário dos acontecimentos; primeiro, porque Deus se fez homem; segundo, porque esse fato provocará uma reviravolta na história da humanidade e se constituirá centro de toda a história.

O teólogo Oscar Cullmann nos faz perceber que o nosso sistema cronológico não inicia de um ponto inicial, mas de um centro. Inicia não no ‘início’ da História, mas num determinado momento dela, a partir do qual o tempo é estruturado em duas partes cronológicas, isto é, num ANTES e num DEPOIS. Com efeito, costumamos dizer: antes de Cristo e depois de Cristo. Isso significa que não são dois tempos, mas um único tempo que coincide com a história e que encontra o centro -tanto em direção ao passado, como em direção ao futuro- num evento concreto: o nascimento de Jesus de Nazaré. O referido “evento concreto” não é somente o centro cronológico da história, mas esse centro se identifica com a história da salvação, encontro de Deus com a humanidade na carne.

São Paulo em sua carta a Tito nos ajuda a compreender este encontro com Jesus Cristo como nosso Salvador. N’Ele, “manifestou-se a graça de Deus, que traz a salvação para todos os homens”. Em Jesus Cristo a salvação é força e bênção de Deus. Celebrar o Natal, porém, é aceitar o desafio de uma mudança de vida e de uma renovação interior. Não há salvação sem conversão. Continua o Apóstolo: “A graça da salvação ensina-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos e a viver com ponderação, justiça e piedade, no mundo presente... Cristo entregou-se por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e purificar para si mesmo um povo especialmente seu” (Tit 2, 11-14).

Não há celebração sincera do Natal sem renovação interior e esta sugere a mudança de vida; ela é uma exigência do encontro com Cristo. Estamos chegando ao final do ano e com certeza não faltaram os momentos em que tudo é pesado e nos quais, sem querer, acontece de nos fecharmos em nós mesmos e nos retirarmos da luta. Isso acontece com todos! É importante que nestes dias cada um dedique um tempo para revigorar as energias. Tempo de silêncio, tempo para si mesmo. Tempo que tem o objetivo de viver bem e melhor aquilo que nos propomos..

Concluo minha reflexão expressando os votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo a cada um dos leitores. Ao dirigir-me agora de maneira especial a todo irmão que talvez se encaminhe para o fim do ano com o coração desanimado e ao fazer minhas as palavras de Jesus quando diz: “Levanta-te e caminha!” (Mt 9,5).Vamos festejar, irmãos, vamos celebrar, vamos nos reanimar! Estamos iniciando um novo ano e grandes acontecimentos nos aguardam. Que a luz do presépio que vamos acender em nossas igrejas continue brilhando através da simplicidade da vida, do acolhimento e da vida na Paz!

Feliz Natal e Jubiloso Ano Novo cheio de esperança!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Participe comigo da Coroa de Luz para Jesus

by on 18:19







Em preparação a chegada do Menino Jesus na noite de Natal, estou realizando a partir de hoje, 20, até o dia 23 a Coroa de Luz para Jesus e você é o meu convidado especial para participar desses três dias de preparação. Como? Através da Rádio Educadora AM. A que horas? Ao meio dia temos a Santa Missa, mas ela não será transmitida pela Rádio e só após a celebração é que começa a transmissão da Coroa de Luz. Por isso ligue o seu rádio às 12h40min e espere alguns minutos que logo em seguida começaremos a nossa novena.

Hoje no nosso primeiro dia acendemos a Vela dos Profetas (roxa) e todos os dias acenderemos uma vela de uma cor diferente, fazendo referência ao um tema.

Veja o roteiro e nos acompanhe através da Rádio, clicando no desenho da rádio do lado direito do Blog.

1º DIA: A VELA DOS PROFETAS (ROXA)

CANTO
A COROA DE LUZ É PRA TI JESUS!

REFRÃO:
A Coroa de Luz,
Só pode ser de Jesus,
A Coroa de Luz,
É só de Jesus,
A Coroa de Luz
É claro que é de Jesus

É Natal, tempo de luz,
Eu tenho um amigo...
E quero lhe presentear,
ELE é tão importante,
Que o chamo de Rei,
E quero lhe coroar...

Que presente posso lhe dar?
Se Ele é o meu presente?
É o dono da minha vida...
É o morador do meu coração...
É o meu Deus Pai e,
Também o meu Deus Irmão...

A coroa de espinho,
Eu quero transformar,
Numa coroa de luz,
Para o mundo iluminar,
O dono desse presente,
É a própria Luz: É Jesus!

É um amigo presente,
Em todo o meu viver,
É meu Deus e meu Rei,
Na minha vida Ele é Luz,
Recebe o meu presente:
A Coroa de Luz é pra Ti Jesus!

ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, ao começar esta coroa, queremos acender a primeira vela: sinal da luz que ilumina nossa esperança. Desejamos que ela seja sinal do nosso amor permanente despertos e com os olhos do coração aberto para ler os sinais e vestígios da tua vinda e da tua presença entre nós. Que sejamos tudo que nos fala de ti e que não percamos nunca a sensibilidade para te encontrar onde quer que estejas. (Depois desta oração acende-se a vela)

Três Ave Maria e Três Glória ao Pai

ORAÇÃO DIANTE DO MENINO JESUS (todos os dias)
“Ó Deus, que em Jesus vos fizestes crianças, fazei que sejamos simples e puros. Que em nossa vida haja sempre esperança. Nascestes na humildade, junto com animais: fazei que sejamos amigos de todos, sem distinção, promotores da autêntica paz. Sabendo do vosso nascimento, vieram os pastores: ajudai-nos a visitar e confortar a todos, principalmente os flagelados pelas dores. Ao vosso nascimento, cantaram os anjos com alegria: ajudai-nos a transmitir felicidade a todos, antecipando a vossa chegada, o vosso grande dia. AMÉM!”

Três Ave Maria e Três Glória ao Pai

Um minuto com Menino Jesus

Abençoai-me, Menino Jesus e rogai por mim sem cessar.
Afastai de mim, hoje e sempre o pecado.
Se tropeço, estende vossa mão até mim.
Se cem vezes caio, cem vezes levantai-me.
Se me deixares Menino Jesus, que será de mim?
Nos perigos do mundo assiti-me.
Quero viver e morrer sob vosso manto.
Quero que minha vida te faça sorrir.
Olhai-me com compaixão, não me deixes Jesus meu.
Recebei-me e levai-me junto a Vós.
Vossa benção me acompanhe hoje e sempre.
Amém aleluia.

Rezar um glória.

Obs. Seguir o mesmo esquema do primeiro dia.....pode usar algumas imagens...............

2º DIA: A VELA DE BELÉM (VERDE)
Canto............

ORAÇÃO: Deus nosso Pai, o caminho do Advento que percorremos encheu-nos hoje de sonhos e de belos projetos, que nos dão ânimo para avançar, mesmo cansados. Teu Reino é justiça e paz! Senhor, ao acender esta segunda vela da Coroa do Advento, queremos que esses sonhos se aproximem de nossa realidade. Faz, Senhor, que do mesmo modo que estas velas nos iluminam, os valores do teu Reino iluminem as nossa vida.
Tres Ave Maria e três Glória ao Pai
Oração diante do Menino Jesus
Três Ave Maria e Três Glória ao Pai
Um Minuto com o Menino Jesus
Rezar um Glória

3º DIA: A VELA DOS PASTORES (VERMELHA)
ORAÇÃO: Senhor, acendemos hoje a terceira vela. Ela une-se às outras para nos dar uma luz mais poderosa. Desperta-nos, Senhor, do nosso sono e ajuda-nos para que a nossa presença na sociedade seja um sinal de que vens ao nosso encontro quando fazemos possível que a justiça, a liberdade e a paz sejam as características da vida dos nossos irmãos.

4º DIA: A VELA DOS ANJOS (BRANCA)
ORAÇÃO: Agora, Senhor, estão acesas as quatro velas. A luz habita entre nós como fez um dia, graças a uma mulher simples que ouviu a Palavra de Deus, que confiou n’Ele e o manifestou à humanidade. O Natal está tão perto que quase podemos tocar. A esperança está tão madura que é quase realidade. E é ai, Senhor, entre a realidade e a esperança que queremos por os nossos corações como Maria. Que tu encha de luz: luz que reflete a tua presença no mundo.

Papa diz que homem é capaz de reconhecer a verdade

by on 15:46

O Papa Bento XVI recebeu integrantes da Cúria Romana para desejar votos de Feliz Natal e fazer uma espécie de balanço das atividades do pontificado ao longo do ano. O Pontífice enfatizou a beatificação do Cardeal John Newman, refazendo o percurso da conversão do Cardeal inglês. Ele destacou que o homem é capaz de reconhecer a verdade.

"A força motora que levava ao caminho da conversão era, em Newman, a consciência. Mas o que se entende com isso? No pensamento moderno, a palavra 'consciência' significa que, em matéria de moral e de religião, a dimensão subjetiva, o indivíduo, constitui a última instância de decisão.

O mundo foi dividido nos âmbitos do objetivo e do subjetivo. [...] A concepção que Newman tem da consciência é diametralmente oposta. Para ele, 'consciência' significa a capacidade de verdade do homem: a capacidade de reconhecer exatamente nos âmbitos decisivos da sua existência– religião e moral – uma verdade, a verdade", disse.

O encontro aconteceu na Sala Régia do Palácio Apostólico Vaticano, na manhã desta segunda-feira, 20.

O Papa lembrou que diversas das invocações repetidas ao longo do Advento foram formuladas durante o período da queda do Império Romano. Ao mesmo tempo, as abordagens morais e as leis que garantiam a convivência pacífica entre os homens até então também entraram em declínio e nenhuma força parecia ser capaz de parar esse processo.

"Também hoje temos muitos motivos para associar-nos a essa oração de Advento da Igreja. O mundo, com todas as suas novas esperanças e possibilidades, está, ao mesmo tempo, angustiado pela impressão de que o consenso moral se está dissolvendo, um consenso sem o qual as estruturas jurídicas e políticas não funcionam; por consequência, as forças mobilizadas para a defesa de tais estruturas parecem estar destinadas ao fracasso", afirmou.

Logo depois, o Santo Padre fez mênção ao episódio do Evangelho em que Jesus dorme na barca dos discípulos, que se desesperam com a possibilidade de afundar. "Quando a sua poderosa palavra havia aplacado a tempestade, Ele repreendeu os discípulos por sua pouca fé (cf. Mt 8,26 e par.). Queria dizer: em vós mesmos a fé dormiu. A mesma coisa deseja dizer também a nós. Também em nós, frequentemente, a fé dorme. Rezemos a Ele, portanto, para que nos desperte de uma a fé que se tornou cansada e para que retornemos à fé com o poder de mover montanhas – isto é, de dar a ordem correta às coisas do mundo", pediu.

Unidade dos cristãos
O Papa também fez questão de ressaltar o Sínodo Especial para o Oriente Médio, indicando que apenas através do compromisso e da compreensão recíprocas é possível restabelecer a unidade.

"Preparar as pessoas para essa atitude de paz é uma missão essencial da pastoral", definiu.
O Bispo de Roma enfatizou que, "na situação atual, os cristãos são a minoria mais oprimida e atormentada". Nesse sentido, recordou o conceito de diálogo, perdão e acolhida mútuos desenvolvido pelo Sínodo.

"O ser humano é um só e a humanidade é uma só. Aquilo que, em qualquer lugar, é feito contra o homem, por fim, fere a todos. Assim, as palavras e os pensamentos do Sínodo devem ser um forte grito destinado a todas as pessoas com responsabilidade política ou religiosa, para que parem a cristianofobia; para que se levantem para defender os refugiados e os sofredores e para revitalizar o espírito da reconciliação. Em última análise, a reabilitação pode surgir somente de uma fé profunda no amor reconciliador de Deus. Dar força a essa fé, fazê-la resplandecer, é a missão principal da Igreja neste momento".

Abusos sexuais
Divulgados no contexto do Ano Sacerdotal, os casos de abusos sexuais cometidos por clérigos contra crianças foram recordados pelo Pontífice.

"Tanto mais ficamos chocados quando, exatamente neste ano e em uma dimensão para nós inimaginável, tivemos consciência dos abusos contra os menores cometidos por sacerdotes, que distorcem o Sacramento no seu contrário: sob o manto do sagrado, ferem profundamente a pessoa humana na sua infância e lhe causam um dano por toda a vida", disse.

Sobre os fatos, Bento XVI disse que é preciso acolher essa humilhação como uma exortação à verdade e um chamado à renovação. "Somente a verdade salva", exclamou.

Contudo, ele também agradeceu a tantos e bons sacerdotes, "que transmitem com humildade e fidelidade a bondade do Senhor e, em meio às devastações, são testemunhas da beleza não perdida do sacerdócio".

O Papa disse que a Igreja está consciente da particular gravidade deste pecado cometido pelos sacerdotes e da sua correspondente responsabilidade, mas que também não é possível silenciar frente ao contexto em que esses acontecimentos ocorreram:

"Existe um mercado da pornografia concernente às crianças que, de algum modo, parece ser considerado sempre mais pela sociedade como uma coisa normal".

Para se opor a essas forças, o Papa propôs lançar um olhar sobre os fundamentos ideológicos desse processo, lembrando que, nos anos 70, a pedofilia foi teorizada como algo completamente conforme ao homem e também à criança, como reflexo da relativização dos conceitos de "bem" e "mal".

"A moral foi substituída por um cálculo das consequências e, com isso, deixa de existir. Os efeitos dessa teoria são hoje evidentes. [...] É nossa responsabilidade tornar novamente audíveis e compreensíveis para os homens esses critérios como vias da verdadeira humanidade, no contexto da preocupação com o homem, no qual estamos inseridos", ressaltou.

domingo, 19 de dezembro de 2010

IV Domingo do Advento: "Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus"

by on 16:18

O Evangelho proposto para esta semana é o da Anunciação. Trata-se de uma narração do encontro inesperado de Maria com o Anjo Gabriel que lhe anuncia o projeto de salvação por parte de Deus, que a envolve em primeiro lugar. O episódio revela-nos quem são as personagens, qual o conteúdo do anúncio, quais as reações que tal anúncio provocou na jovem de Nazaré e que resposta foi dada.

É incrível que a Encarnação, o acontecimento fundamental para a salvação da humanidade, tenha sido anunciado de um modo tão discreto a uma jovem.

É bonito pensar que em alguns lugares, talvez mais nas aldeias, de manhã cedo, ao meio-dia e ao entardecer, os sinos das Igrejas ainda tocam dando sinal para as “Avé- Maria”, a oração do Angelus. A saudação do Anjo tornou-se uma oração tradicional que ilumina os dias. E Maria, depois deste acontecimento, tornou-se a ícone da fé da Igreja, daqueles que acreditam na Palavra de Deus, na sua força, nas suas promessas e se sentem, pessoalmente, envolvidos e chamados a colaborar para que “venha o Seu Reino”.

Deus faz-se homem e vem habitar conosco: isto muda o nosso modo de ver Deus e o homem. Muda o nosso modo de existir: é-nos proposta uma Aliança, uma “co-habitação” que nos interessa e nos leva a tomar uma posição. Na resposta da fé está o nosso risco, a possibilidade de nos realizarmos, atuando o projeto de Deus, para além de toda a esperança humana. Conscientes da nossa pobreza e dos nossos limites, mas com plena confiança, como Maria, no amor onipotente, somos chamados a dizer o nosso “sim” ao Senhor, na oração e na vida.

PALAVRA
Disse-lhe o Anjo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante do Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim”.

O Anjo Gabriel revela a Maria o que acontecerá se ela acolher a proposta de Deus: será mãe de um menino cujo nome é Jesus, “o Senhor salva”. Ele não será um menino como os outros, pois sobre ele está designado um grande projeto, um projeto real. O seu Reino será diferente de todos os outros, será de origem divina e eterno. No filho de Maria, se realiza a profecia feita a David: Jesus é o Messias esperado, destinado a reinar eternamente.

MEDITAÇÃO
Maria é a escolhida, porque a sua existência agrada a Deus, ela está apta para cuidar do seu Filho. Sim, Jesus é Filho do Deus Altíssimo, que se faz um de nós, na pequenez e na fragilidade de uma criatura. Da pobreza de uma jovem de Nazaré nascerá o Rei dos reis. E o seu Reino é de paz, de justiça, de santidade no qual todos quererão viver. Ele é o Messias esperado. Não nos iludamos com outros “messias” que terão sucessos momentâneos; com Jesus teremos a Eternidade. É deste contraste entre o projeto de Deus e a pobreza humana, “o berço” que Deus precisa para mostrar que os seus modos, a sua lógica não são os modos nem a lógica dos homens, e que a verdadeira grandeza do homem é a humildade. Por isso não hesita entrar no mundo sem sinais de poder, mas despoja-se da sua divindade e assume a condição humana. Encontra morada em nós e por isso não devemos temer se Ele quer reinar na nossa existência: tenhamos a coragem de reinar com Ele no amor, na paz, na concórdia, na fraternidade, na justiça.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Celebrando, trabalhando e Louvando a Deus pelos meus vinte e dois anos de Sacerdócio.

by on 10:24


Ontem, 17, tive um dia bastante intenso. Me levantei as 05h30min da manhã e me direcionei a capela do convento - tinha um só pensamento louvar e agradecer a Deus pelos meus vinte e dois anos de ordenação sacerdotal. Rezei o Ofício, fiz um momento de reflexão e me veio à mente os momentos da minha ordenação, entre eles, a hora em que me prostrei por terra, o meu juramento e as minhas primeiras palavras como padre. Por um momento pensei ter me transportado para a cidade de Tuntum, na Igreja de São Raimundo Nonato, a igreja cheia, meus familiares... Tudo parecia tão real que cheguei a ficar emocionado. Uma oração brotou do meu coração e rezei: “Senhor não permitais que eu perca o entusiasmo do meu primeiro dia de padre e abençoai-me para que eu possa continuar a ser um servidor da Tua Palavra. Amém!”.

Durante estes vinte e dois anos aconteceram muitas coisas em minha caminhada, mas Deus tem se mostrado fiel e cheio de misericórdia para comigo, ajudando-me a me manter com o mesmo entusiasmo do primeiro dia. Ao longo do caminho cometi alguns deslizes, mas sou humano e as imperfeições vão sempre existir, mas luto para ser fiel aos compromissos assumidos no dia da minha ordenação. Por isso sinto-me, hoje, profundamente agradecido a DEUS, que me concedeu este dom do Sacerdócio.

Depois desses momentos de reflexão na capela, me dirigi ao meu escritório na Cúria Provincial para tomar algumas decisões, entre elas assinar a Carta Circular com as nomeações, transferências e o calendário do ano de 2011. No período da tarde atendi alguns consagrados e depois celebrei a Missa e nela dei glórias a Deus pelos meus vinte e dois anos de vida sacerdotal. À noite na companhia de alguns frades do Regional de São Luis saímos para jantar.

Hoje posso dizer que o meu SIM a Deus valeu a pena, pois através dele, muitas coisas maravilhosas Deus realizou em minha vida e por isso dou graças a Ele, por este dia e por todos os outros dias que virão. Amém, aleluia.








sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vinte e dois anos de Sacerdócio de um servidor da alegria do Evangelho

by on 05:10

“O Espírito do Senhor está sobre mim e o Senhor ungiu-me... e enviou-me a levar o óleo da alegria em vez do luto” (Is). Hoje celebro meus vinte e dois anos de padre com o mesmo entusiasmo da minha primeira missa.

A relação íntima entre o ministério sacerdotal e a alegria é um desafio espiritual, pastoral e cultural que somos chamados a enfrentar. Na vida do padre, a falta de alegria o torna sem impulso, sem coragem, sem iniciativa, sem criatividade, com inclinação ao pessimismo, ao mau humor, com medo de tudo e cheio de lamentação. Então, a condição da nossa existência torna-se penosa e pesada para viver. Por isso, somos convidados a ir às fontes da nossa alegria, contemplando a alegria do rosto de Cristo. Não existe coisa mais triste do que encontrar um sacerdote desanimado. Todos os dias peço ao meu bom Deus que me mantenha alegre no meu ministério.

As fontes de minha alegria de ser padre
1. A primeira fonte é a alegria de Jesus, que “exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e àquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11, 27). Este canto do “Magnificat” de Jesus mostra-nos que a fonte profunda da nossa alegria é a participação na alegria de Jesus, na sua intimidade de Filho com o Pai, a alegria de quem sabe ser amado por Deus como filho e escolhido como seu servo e ministro mesmo na sua pequenez e pobreza. É o próprio Jesus que nos introduz no segredo da sua alegria. Aos discípulos, a quem acaba de lavar os pés, confia: “Disse-vos isto para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (Jo 15, 1). Esta é a fonte de toda a outra alegria.

2. Nesta seqüência, uma segunda fonte de alegria é a revelação aos pequeninos, como acabamos de citar. É a alegria de abrir o sentido da vida às almas simples. Para o padre é a alegria da catequese, do anúncio, do conselho espiritual, de uma relação significativa que ajuda as pessoas a descobrir desígnio de Deus, a alegria de uma relação que consola no meio do desânimo ou do desespero.
Nesta linha, fonte de alegria é uma comunidade que caminha bem, como diz S. João na sua 3ª carta “Não tenho maior alegria do que saber que os meus filhos caminham na luz da verdade” (3Jo 4). É a alegria de ver a gente a crescer e progredir nos caminhos do Evangelho.

3. Uma terceira fonte de alegria é o regresso de quem andava perdido. Como diz Jesus em S. Lucas: “Há mais alegria no céu por um só pecador que se converta...” (Lc 15, 7). É a alegria tipicamente apostólica. “Um só” é suficiente para dar grande alegria. Não são as estatísticas a dar-nos alegria, mas o encontro com uma pessoa que quer percorrer um caminho sério de conversão a Jesus. Um só caso é uma manifestação da graça vitoriosa de Cristo.

4. Uma quarta fonte de alegria é paradoxal: a perseverança nas provações e nas perseguições: “Os apóstolos saíram do sinédrio, cheios de alegria, por terem sido considerados dignos de sofrer ultrajes por amor do nome de Jesus” (Act 5, 41). É a alegria na sua expressão limite. As grandes provações e as grandes alegrias andam entrosadas (misturadas) no ministério. É precisamente nas provações que se manifesta em nós a força de Cristo e a alegria como dom do Espírito Santo.

5. Finalmente, uma quinta fonte de alegria são as boas amizades, mútua compreensão, estima e afeto, de apoio mútuo espiritual e material, de colaboração sincera e generosa : “Oh, como é bom e agradável viver unidos como irmãos. É bênção de Deus e vida para sempre” (Sl 139,1).

A alegria é um dom, acontece, não se pode produzir, não se impõe nem encomenda. Desce do alto. É como a paz que brota do coração de Deus. Por isso não há uma receita para ela. É fruto do Espírito Santo.

Louvado seja Deus pelos meus vinte dois anos de sacerdócio e aqui só me resta uma oração a Maria a mãe dos sacerdotes: “E Tu, ó Maria, Mãe cheia da santa alegria, sede para mim todos os dias da minha vida, “causa da nossa alegria”: leva-me a compreender, como Tu nas bodas de Canaã, que só Jesus Ressuscitado é a alegria perfeita; ajuda-me a viver profundamente a alegria do meu ministério e a ser verdadeiro servidor da alegria do Evangelho à Igreja e ao mundo! E que eu, em coro, possa cantar contigo o Magnificat de júbilo de que tu és a solista: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador”!

Frei Rodrigo: Tu és sacerdote para sempre...

by on 05:01



Frei Rodrigo:

Vinte e dois anos de sacerdócio! Parece que foi ontem o dia 17 de dezembro de 1988... Um dia especial não só para você, mas para a Ordem Capuchinha e toda a Igreja.

Um dia inesquecível para um menino sonhador que vendia revistas na Praça da Igreja, mas que num belo dia foi chamado por Deus para uma vocação que exige um Sim concreto e desafiante.

E através deste SIM, se tornou Frade Capuchinho, Sacerdote, Ministro de Cristo. Conheceu outros continentes, outras culturas, outro mundo. Foi professor no seminário, pároco e hoje é Ministro Provincial.

Quantas coisas maravilhosas Deus realizou em sua vida por causa daquele SIM. Quantas coisas aconteceram para aquele vendedor de revistas que através de sua vocação transformou seu caminho em um belo jardim.

Hoje tu podes dizer: Eu fiz a diferença! E o meu nome ficará registrado no livro da vida, da Ordem e da Igreja.

Hoje que completas vinte e dois anos de Sacerdócio, queremos manifestar o nosso carinho e agradecimento por tudo de bom que tens realizado através do teu Ministério. Por todas as vezes que Deus se fez presente em nossas vidas nas tuas celebrações, nos recordando através de tuas homilias que Deus não desiste de nós.

Obrigada por não nos deixar esquecer que o maior amor que temos na vida é o amor de Deus e que através desse amor, podemos mudar o rumo de nossas vidas e consequentemente nos tornarmos pessoas melhores.

Que Deus lhe conceda muita saúde, muita força para que tu sigas perseverante no teu Ministério. E que Ele continue abençoando a tua vida e as tuas palavras para que, muitas pessoas ao ouvi-las, possam ter seus corações tocados como um dia outras pessoas foram.

Parabéns pelo seu Sacerdócio! Estaremos sempre rezando para que a tua missão traga muitos corações para perto do coração do PAI e principalmente que, através Dele possa ser cada dia mais feliz e realizado. Amém, Aleluia!


































quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Para melhor servir a Província é preciso rezar, dialogar, ouvir, silenciar e deixar que o Espírito Santo governe

by on 18:24

Nesta quinta feira, 15 de dezembro as 17h00min, concluímos nossa última reunião do ano de 2010. Foram dois dias intensos de avaliação, planejamento, nomeação e transferência de alguns irmãos.

Estamos à frente de uma Província com mais de cem religiosos e para se tomar determinadas decisões não é muito fácil. São decisões que envolvem não só o irmão, mas toda uma comunidade. Já estou habituado a me deparar com situações que no primeiro momento tenho a impressão que não haverá saída. Hoje a minha experiência é, que para melhor servir a Província e aos irmãos o caminho a seguir é rezar, dialogar, ouvir, silenciar e deixar que o Espírito Santo Governe. Hoje entendo quando São Francisco disse que o Ministro da Ordem é o Espírito Santo.

Veja algumas fotos de alguns destes momentos da reunião do dia 14 e 15 do Ministro Provincial e seu Definitório.








terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reunião de avaliação do ano e planejamento para 2011 marcam encontro do Ministro Provincial com o seu Definitório.

by on 22:28

Estamos realizando nesta terça-feira, 14 e na quarta-feira, 15, uma reunião de avaliação e planejamento - 2010/2011. O encontro tem como objetivo avaliar as atividades da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo no presente ano e encaminhar e planejar o ano de 2011. A reunião é composta por mim que sou o Ministro Provincial e pelo Definitório (frei Deusivan, frei Luis Rota, frei Arimatéia e frei Nilton).

No primeiro momento da reunião relembramos 2010, avaliando e analisando os pontos fracos e fortes na caminhada da Província. Avaliação estas, que englobam os Regionais, última Assembléia realizada, Fraternidades, Casa de Formação e várias outros acontecimentos que marcaram o ano. Em um segundo momento, planejamos e elaboramos o calendário para 2011 – nele estão inseridos as atividades a serem realizadas e as próximas nomeações e transferências de alguns co-irmãos.

Outros assuntos também estão sendo tratados nesta reunião, tais como: a administração da Província, pedidos de renovação de votos e avaliação de jovens que desejam entrar na Ordem.

Nesta última reunião do ano, quero agradecer aos definidores que durante 2010 estiveram ao meu lado, ajudando no governo da Província. Que Nossa Senhora do Carmo nos abençoe e nos ilumine neste novo ano. E os projetos aprovados nesta reunião sejam para o engrandecimento da Ordem e da Igreja.

Nossas reuniões são sempre marcadas por momentos de oração aos pés de Nossa Senhora do Carmo e também em nossa sala de reunião temos uma imagem da santa e uma vela acessa durante todo o encontro em sinal que estamos aos pés de Nossa Senhora para que nos ilumine e nos guie na hora das grandes decisões sobre os irmãos e sobre a nossa caminhada na Província.




Um minuto com o Menino Jesus

by on 10:36

Abençoai-me, Menino Jesus e rogai por mim sem cessar.

Afastai de mim, hoje e sempre o pecado.

Se tropeço, estende vossa mão até mim.

Se cem vezes caio, cem vezes levantai-me.

Se me deixares Menino Jesus, que será de mim?

Nos perigos do mundo assiti-me.

Quero viver e morrer sob vosso manto.

Quero que minha vida te faça sorrir.

Olhai-me com compaixão, não me deixes Jesus meu.

Recebei-me e levai-me junto a Vós.

Vossa benção me acompanhe hoje e sempre.

Amém aleluia.

Rezar um glória.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Presépio- A sua História

by on 20:33
Lucas, o Evangelista escreve que “Deu à luz a seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e colocou-o num presépio, porque não encontraram lugar na hospedaria.”. O presépio aparece também no texto do profeta lsaías (1,3) quando Deus se queixa de que "o boi conhece a seu amo e o asno conhece o presépio de seu senhor, mas Israel não me conhece, meu povo não se recorda de mim". E daí aparecem os dois animais míticos.

Mas foi São Francisco de Assis, por meio da representação da cena da natividade, (o presépio) que tentou de forma visual passar para os camponeses o mistério da noite de Natal. O costume difundiu-se por toda a Europa já não mais a representação sendo necessária para a instrução dos adultos na história do Natal, mas como uma decoração para a ocasião e para aproximar as crianças. Tínhamos então a representação do presépio como um estábulo, incluindo a mula, o boi, e com a visita dos magos e pastores. A representação se apoia em trechos bíblicos. Então podemos dizer que o presépio tem origem como a recriação do Natal na Terra Santa feita por São Francisco na sua aldeia, em 1224. A reprodução da cena da natividade precisou autorização papal, e passou a ser comum nos conventos, utilizando-se figuras de madeira pintadas.O costume foi-se expandido até às dimensões atuais. Conclusivamente o presépio é por fim um dos poucos símbolos de origem cristã utilizados no Natal. No Brasil os presépios tiveram grande aceitação popular e foram sendo absorvidos pela cultura popular e pelos artesãos. Hoje temos presépios de palha de milho, madeira e principalmente de barro.

Estudiosos afirmam que a arte cristã primitiva representa os magos do Novo Testamento com indumentária persa e chamar os magos de reis é fruto da imaginação e da devoção popular, pois seus turbantes nas cabeças pareciam coroas.E as representações dos magos diante o presépio aparecem muito antes que as dos pastores, com desenhos que datam do século IV nas catacumbas dos santos Pedro e Marcelino, acompanhando os magos.

Hoje é dia de Santa Luzia!

by on 09:07

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mais um Sacerdote para a Igreja e para a Ordem

by on 21:03


No dia 10 de dezembro de 2010, às 18h30min, na Paróquia São Francisco de Assis (Igreja dos Capuchinhos) no Estado do Pará, na presença de vários presbíteros (confrades e clero secular) e com a participação do Povo de Deus, na solene Missa Pontifical, sua Excelência Revma. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo metropolitano de Belém, tendo recebido a carta dimissória de Frei José Rodrigues de Araújo, Ministro Provincial da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, ordenou, segundo o Rito Romano e quanto prescrito pelo Direito Canônico (cân. 1025§1-2), a Ordem do presbiterato ao Diácono Frei Manuel Raimundo Reis, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Veja em fotos alguns destes momentos solene na vida de Frei Manuel e para Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.













III Domingo do Advento: “Alegrai-vos sempre no Senhor”

by on 15:40

O terceiro Domingo do advento é marcado pela alegria “O senhor Teu Deus está no meio de ti!” - anuncia o profeta Sofonias ao povo de Israel, eis aí de onde vem esta alegria contagiante, muito presente no coração e na vida dos cristãos, uma alegria que manifestamos na liturgia quando respondemos com entusiasmo a saudação do celebrante em vários momentos da celebração “Ele está no meio de nós!”.

Deus não considera nossos fracassos, infidelidades e pecado, e vem para ficar conosco e permanecer em nosso meio, pois, atraído pelo próprio Deus, o coração humano palpita de ansiedade como afirma o salmista – quando terei a alegria de ver vossa face Senhor? Ou como manifestava os discípulos de Emaús – fica conosco Senhor. O homem nasceu para ficar com Deus e viver em comunhão com Ele; das realizações desta vida, nenhuma é comparável á felicidade suprema de estar perto de Deus.

Ocorre que, desfigurado pelo pecado, o homem já não tinha mais essa possibilidade de se reaproximar de Deus, mas Ele que é todo amor e misericórdia, tomou a iniciativa e veio até nós. Para entender melhor isso, podemos imaginar aquele filho rebelde que um dia brigou com o pai porque não queria obedecê-lo e partiu.

Um dia sentiu saudades da casa paterna e do amor do pai, mas agora não tinha mais coragem e nem ânimo para percorrer o caminho de volta, e um belo dia pensou estar sonhando quando o Pai veio procurá-lo. Eis então o motivo da nossa alegria: Deus veio ao nosso encontro em seu Filho Jesus Cristo.

Portanto, o cristão deve sempre irradiar esta alegria na vivência de sua fé, não tanto na prática religiosa, mas no quotidiano da vida na relação com Deus e com os irmãos.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais