segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Felicidade! Se existe, onde encontrá-la?

by on 15:44
Todos nós temos os nossos objetivos e lutamos todos os dias para alcançá-los, mas o maior de todos eles é a busca pela tal felicidade. No exercício do meu ministério já encontrei várias pessoas que se questionam e insiste em saber qual o caminho que elas devem percorrer para encontrar a felicidade. Depois que me fazem esta pergunta, normalmente começam a chorar e eu muitas das vezes fico sem saber o que responder. “A vida é um rio de lágrimas. Se a vida é um rio de lagrimas não existe felicidade”?

Porque alguns passam a vida inteira buscado à felicidade e parece que ela não vem ou não existe? Muitos buscam a felicidade na riqueza, no conforto, no status e no poder e muitas vezes passam por cima de tudo e de todos para conseguir isso. Podemos constatar que muitas pessoas que trilharam este caminho deixaram atrás de si e na própria vida mais sofrimento do que imaginavam. Onde está a verdadeira felicidade?

Outro dia conversando com uma pessoa sobre este tema, ela me confidenciou que passou boa parte de sua vida em busca da felicidade, mas depois de tanto procurá-la, desistiu de encontrá-la e que hoje não acredita mais que ela (a felicidade) exista. Diante de todo este pessimismo e falta de fé, eu lhe disse: a vida é difícil, mas, “a felicidade consiste em saber que a vida não está passando inutilmente”, já dizia Erico Veríssimo e concordo plenamente com ele, pois só alcançaremos a verdadeira felicidade, quando dermos a nossa vida significados que realmente valham a pena. O que torna o ser humano infeliz é viver na futilidade, uma ilha isolada, pensando só em si mesmo. Nascemos com uma tendência eclesial e só seremos felizes ao lado dos outros. Não se deve buscar a felicidade só para si, porque se caminha na trilha do egoísmo e os egoístas jamais serão felizes. Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” - Amar e confiar no Senhor são a semente da felicidade.

Profeta Sofonias afirma que são felizes os pobres e humildes, que depositam sua esperança no Senhor. (Sf 2,3;3,12-13). Aqui temos uma primeira resposta: felizes os que confiam no Senhor!

No Sermão da Montanha Jesus fala de oito pontos onde poderemos encontrar a felicidade. A pergunta é: se as Bem-aventuranças de Jesus têm sentido ainda hoje? Será se o homem moderno que tanto sonha com a felicidade pode encontrá-la nestes requisitos apresentados por Jesus? Ou é uma mera utopia?

Nestes dias me preparando para fazer um pensamento sobre as Bem-aventuranças encontrei esta reflexão do Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa e aqui gostaria de compartilhar como conclusão destas reflexões e questionamentos sobre a felicidade:

“Jesus diz: "Felizes os pobres em espírito"; o mundo diz: "felizes os que têm dinheiro e sabem usá-lo para comprar influência, comodidade, poder, segurança e bem-estar". Quem é, realmente, feliz?

Jesus diz: "Felizes os mansos"; o mundo diz: "felizes os que respondem à violência com violência, pois só a linguagem da força é eficaz." Quem tem razão?

Jesus diz: "Felizes os que choram”; o mundo diz: "felizes os que não têm motivos para chorar, porque a sua vida é sempre uma festa". Onde está a verdadeira felicidade?

Jesus diz: "Felizes os que desejam cumprir a vontade de Deus"; o mundo diz: "felizes os que não dependem de preconceitos ultrapassados e não acreditam num deus que diz o que se deve ou não fazer, porque assim são mais livres". Onde está à verdadeira liberdade, que enche de felicidade o coração?

Jesus diz: "Felizes os misericordiosos"; o mundo diz: "felizes os que não se deixam comover pela miséria e pelo sofrimento dos outros. Assim serão mais eficazes neste mundo tão competitivo". Qual é o verdadeiro fundamento de uma sociedade mais justa e mais fraterna?

Jesus diz: "Felizes os sinceros de coração”; o mundo diz: "felizes os que sabem mentir e fingir, pois a verdade e a sinceridade destroem a carreira e o sucesso de muitos". Onde está a verdade?

Jesus diz: "Felizes os que promovem a paz"; o mundo diz: "felizes os que não têm medo de lutar contra os outros, pois só assim podem ser pessoas de sucesso". O que é que torna o mundo melhor: a paz ou a guerra?

Jesus diz: "Felizes os perseguidos por causa da justiça", o mundo diz: "felizes os que fazem o jogo dos poderosos e estão sempre de acordo com eles, pois só assim podem subir na vida e ter êxito na sua carreira". O que é que nos eleva à vida plena?”

E Nós? Onde procuramos a nossa felicidade, a nossa segurança? Será se estamos procurando no lugar certo? Felizes os que confiam no Senhor!

Frei Rodrigo-OFMCap.

domingo, 30 de janeiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

Frei Deusivan comemora seu aniversário ao lado de familiares e frades do Regional de São Luis

by on 14:28






Na presença de sua mãe, irmã, confrades do Regional de São Luis e funcionários da Cúria Provincial, Frei Deusivan comemorou ontem (28) o seu aniversário de 55 anos de vida em um almoço festivo no Convento do Carmo.

Para quem não conhece frei Deusivan, gostaria aqui em rápidas pinceladas falar um pouco de sua vida e de seu trabalho em nossa Província. Frei Deusivan dos Santos da Conceição nasceu no dia 28 de Janeiro de 1955, na cidade de Porto Franco no Maranhão, filho de Felix José e Deusina da Conceição. Tem seis irmãos, sendo três mulheres e três homens.

Atualmente mora no Convento do Carmo na cidade de São Luis, após ter sido eleito no Capítulo de 2008 membro do Definitório Provincial – no cargo de 1° Definidor e Vice Provincial e por escolha do Ministro Provincial foi nomeado para exercer o cargo de confiança de Ecônomo Provincial. Frei Deusivan, além de todas estas tarefas que lhe são confiadas, ainda é responsável pela Formação dos futuros frades.

Ao longo de seus 27 anos de vida religiosa e 22 anos de sacerdócio, já exerceu inúmeras funções, entre elas o de Formador dos Aspirantes na cidade de Barra do Corda; Formador dos Postulantes no Convento do Anil em São Luis; Formador dos Noviços na cidade de Macapá e por 7 anos foi pároco na cidade de Tuntum. Quem conhece Frei Deusivan sabe da sua humildade, do seu jeito simples e acolhedor em lidar com as pessoas. Sempre atento e preocupado com os que estão a sua volta.

Em comemoração ao seu aniversário natalício, gostaria de agradecer pela sua presença em nosso meio e por ele fazer parte desta imensa família da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, composta por mais de 150 irmãos, entre frades de formandos. E que Nossa Senhora o cubra com o seu manto sagrado, abençoe o seu sacerdócio e o proteja com o seu amor maternal. Parabéns e que Deus lhe abençoe hoje e sempre!!!

























sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Tomás de Aquino, doutor da Igreja

by on 08:51

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reavivando a tradição de Nossa Senhora das Candeias

by on 17:48
Estes dias conversando com um frade sobre algumas tradições do interior, citamos a devoção a Nossa Senhora das Candeias. Deixei minha família muito cedo para entrar no Seminário, mas recordo-me que mesmo sem saber o verdaderio significado da festa, as pessoas que moravam no vilarejo onde nasci acendiam suas candeias ou velas de cera no dia 02 de fevereiro.

História:
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes dito: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo” (Lucas, 2, 29-33).

Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.

Quando estou em São Luis, tenho o costume de celebrar as quinta-feiras a missa de meio dia. E hoje convidei a comunidade a realizar comigo, a partir de hoje a sua devoção a Nossa Senhora das Candeias. O convite que fiz foi de que acendamos uma ou mais vela na intenção de nossos familiares ou de alguém que necessite de nossas orações para que o Senhor Jesus seja luz a guiar os nossos passos. E no dia dois de fevereiro – dia de Nossa Senhora das Candeias, acendamos três velas durante o dia, sendo a primeira as seis horas da manhã, outra ao meio dia e a última as dezoito horas. E na quinta-feira (3), todos que participaram desse ritual tragam os nomes das pessoas que eles dedicaram a sua oração para que possamos colocar no altar de Nossa Senhora.

Nossa Senhora das Candeias, rogai por nós e que Cristo, luz do mundo ilumine nossa vidas. Amém e aleluia!


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Frades Capuchinhos em Missão na cidade de Igarapé Grande-MA.

by on 08:37




Iniciamos o ano de 2011 com 28 estudantes de filosofia e teologia. O mês de janeiro é o período de férias em nossas casas de formação, mas nove estudantes, juntamente com quatro frades sacerdotes tiraram alguns dias para se dedicarem as Santas Missões.

A principal ocupação destes estudantes é com os estudos filosóficos e teológicos e algumas atividades pastorais desenvolvidas ao longo do ano. Mas, como atividade extracurricular, alguns são convidados a experienciar a missão durante alguns dias das férias.

Durante o ano os estudantes formam uma comissão e vão se preparando para os convite que recebem das paróquias para assumir a responsabilidade do anúncio do Evangelho, vivendo ao lado do povo e experimentando o que futuro lhes reserva que é o de testemunhar, santificar, ensinar...

Este ano a paróquia escolhida para receber estes missionários foi a Paróquia da Imaculada Conceição, na cidade de Igarapé Grande, que conta com 20 comunidades. Os missionários permaneceram por lá por quinze dias (entres os dias 9 a 23 de janeiro), a convite do pároco frei Inocêncio que há muito tempo vinha sonhando com esta presença missionária em sua comunidade.

O tema escolhido para esta missão foi: “Discípulos e Missionários na Construção do Reino de Deus”. Em cada uma das vinte comunidades ficaram dois frades. No penúltimo dia levaram a imagem da padroeira a uma pequena capela perto da cidade de Igarapé Grande, a uns 5 km e no último dia todos os missionários se reuniram em uma grande procissão para a celebração da Santa Missa com a participação de toda a comunidade. Após a celebração os frades ergueram uma cruz a lado da Igreja Matriz, símbolo da presença missionária destes frades em terras de Igarapé Grande.

Com certeza esta foi uma experiência que marcou profundamente o povo daquela cidade e a vida de nossos frades estudantes que terão muitas histórias para compartilhar com os demais irmãos que não puderam participar destes dias tão enriquecedores para sua vocação.

Falando em compartilhar experiências um dos estudantes que esteve nesta missão compartilhou com seus irmãos a seguinte história: “Fui convidado para visitar uma senhora de idade já bastante avançada que se encontrava enferma há vários dias. E ao adentrar a sua humilde residência, vestido de batina a pobre a anciã me recebeu com humildade e delicadeza e gentilmente foi me dizendo: se o senhor é a irmã morte, pode me levar que já me encontro pronta para partir. No momento não entendi o porquê daquela senhora ter me falado aquelas coisas. Só depois compreendi que ela nunca tinha visto um padre de batina e vendo-me adentrar a sua casa, pensou que eu era a morte que estava a sua espera para levá-la ao encontro do Pai". (“causos” de missão e de jovem frade missionário).















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conversão de São Paulo

by on 08:17

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Junioristas Capuchinhas visitam o Museu da Igreja do Carmo.

by on 15:43






Após o encerramento do encontro de reabastecimento da caminhada da vida religiosa, promovido pelas formadoras da Congregação Missionárias Capuchinhas, as junioristas tiraram o último dia para fazer uma visita ao Museu da Igreja do Carmo. Tive a alegria de recebê-las e conversar um pouco sobre o nosso Museu e a sobre a presença dos frades capuchinhos no Maranhão, Pará e Amapá. Procurei lembrá-las da ligação que existe entre nossa Província e a sua Congregação, devido seu fundador, Frei João Pedro ser um dos primeiros Missionários Capuchinhos de nossa Província.

A Congregação das Missionárias Capuchinhas foi fundada no dia 18 de dezembro de 1904, três anos depois do massacre de Alto Alegre, em que várias irmãs Capuchinhas de Madre Rubato foram assassinadas. Os frades não tendo mais as irmãs como colaboradoras, Frei João Pedro, resolveu então, fundar uma nova congregação para ajudar os missionários na árdua tarefa de evangelização no Maranhão.

Durante muitos anos caminhamos juntos, mas atualmente as irmãs são autônomas e o nosso relacionamento é de irmãos e irmãs, filhos e filhas de São Francisco e originados da mesma família: Missionários Lombardos Italianos.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cristo conta conosco...

by on 09:37

CRISTO conta conosco...
para que nesse mundo de trevas e violência, possa brilhar uma luz,
para que esse REINO possa chegar ao coração de todos os homens.
Ele aguarda a resposta, o nosso SIM generoso ao seu CHAMADO.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Museu dos Capuchinhos adquire novas peças e se organiza para o novo ano.

by on 11:03

Iniciamos o ano de 2011, reorganizando o Museu da Igreja do Carmo e fazendo exposição de novas obras. O Museu foi inaugurado no dia 27 de julho de 2007 e desde a sua inauguração estamos sempre adquirindo novas peças. Atualmente o nosso acervo está bastante extenso, diria até que falta espaço para expor todas elas. Tudo isso graça a boa vontade dos nossos frades que fazem questão de fazer suas doações. Temos recebido muitas peças e algumas delas muito importantes, tais como: Via Sacra de um pintor italiano, a imagem de Santo Antônio do início do século XX. E recentemente ganhamos uma que é um pouco inusitada, por não entrar na catalogação de um museu sacro, mas não deixa de ser interessante: uma cela do inicio do século XX usada pelas mulheres da época para as suas cavalgadas matinais.

E assim nosso museu continua se fazendo presente na história dos capuchinhos, através de um acervo que fala por si. O nosso sonho é publicar um livro com a apresentação das obras mais importantes, mas tudo isso leva um pouco de tempo, mas quem sabe ainda este ano possamos apresentar um esboço do projeto. Nada é impossível quando se deseja realizar um sonho.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Santa Inês

by on 16:19
Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus que é santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento.

Santa Inês tinha cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela; segundo a tradição, era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, ela tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas do Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e, diante de tantas propostas, ela sempre dizia 'não'. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, porque sob o império de Diocleciano, era correr risco de vida. Quem renunciasse Jesus ficava com a própria vida; caso contrário, se tornava um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos.

Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela se disse cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava o seu Divino Esposo. Até que pegaram-na e a levaram para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado.

Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.

Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

Santa Inês, rogai por nós!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Deus visita o Seu povo

by on 10:09

"Onde está Deus?" "Por que não se manifesta diante de todas as misérias do mundo?" "Um fogo vindo do Céu não seria oportuno para acordar as pessoas?" São perguntas recorrentes em nosso tempo, assim como em outros períodos da história humana.

E muitas vezes nos escandalizamos com o aparente silêncio de Deus, enquanto Jesus Cristo, Deus verdadeiro e Homem verdadeiro, faz notar que o Pai trabalha sempre! Deus Pai age em silêncio, mas age sempre. E em Sua misericórdia, enviou o Filho amado, que percorreu as estradas de nosso mundo, sentindo tudo com um coração humano. E concedeu-nos o Espírito de Amor, para que tenhamos entranhas de misericórdia e, em nome de Cristo, testemunhemos a ternura de Deus por Seu povo e sejamos Seus instrumentos até os confins da terra, pois o que esperamos, de acordo com a Sua promessa, são os novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça (cf. 1 Pd 3, 13).

Jesus percorria a Galileia e se aproximou da pequena cidade de Naim (cf. Lc 7, 11-17). A narrativa é dramática: parecia castigada por Deus a mulher que perdera prematuramente o marido e o filho único. Uma cena de dor e um enterro! E dois cortejos se encontram à porta de Naim: o cortejo da vida e o cortejo da morte. O primeiro é formado por Jesus e pelos discípulos d'Ele, o segundo era constituído pela pobre viúva e muita gente da cidade.

Também nossa existência é frequentemente atravessada por dois movimentos, a vida que se afirma em nós, como um instinto que parece invencível, e a cada dia a dolorosa experiência da morte e que ronda, bem perto de nós, sabendo que um dia nos tocará de perto. E em nosso tempo, muitas vezes, é a morte que vem mais em relevo, tornando-se mais divulgada com seus rasgos de violência, corrupção e maldade em todos os recantos. E acabamos esquecendo-nos da vida presente e da vida prometida no futuro por Deus, em quem cremos.

A emoção de Jesus, que sente compaixão da mulher, toma conta de todo o Seu ser! O Filho de Deus anuncia e vive a ternura profunda do Pai pelos sofredores, aos quais anuncia o Evangelho da salvação: "Não chores!" Seu gesto é de aproximação: "Tocou o caixão". E sua palavra forte é "Jovem, eu te ordeno, levanta-te"!

"O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus dizendo: 'Um grande profeta surgiu entre nós', e: 'Deus veio visitar o seu povo'. Esta notícia se espalhou por toda a Judéia e pela redondeza inteira". Terminou a procissão da morte! A vida venceu!

As atitudes de Cristo são para nós sinais de esperança e consolação, pois dizem que Ele olha para a nossa condição e que Suas entranhas de misericórdia não ficam indiferentes diante do sofrimento humano. Ele pode transformar nossos cortejos fúnebres em danças de louvor a Ele, Autor da vida. Por isso, pode pedir-nos que não choremos. E se Ele restitui a vida ao jovem, a esperança se transforma em certeza.

Tudo isso, em realidade, já nos aconteceu. Quantas vezes, Deus nos visitou! E continuamos a transformar a vida em procissões fúnebres, sem prestar atenção ao bem que se faz presente e ao bem que podemos fazer. É hora de transformar as lamentações em confiança, na certeza da vitória da vida! É hora de ouvir as canções entoadas pela fé e ritmadas pela esperança!

E o Evangelho poderá fazer-se vida em nós, quando superarmos a indiferença diante de tudo o que acontece em nosso tempo, pondo mãos à obra na construção de um mundo diferente. Com a graça de Deus, que nos acompanha, seremos instrumentos d'Ele para que a festa da vida se celebre no dia a dia, onde quer que passemos.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mensagem do Papa para o Dia das Comunicações será divulgada dia 24

by on 17:31

A Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011 - será apresentada na próxima segunda-feira, 24, durante coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O tema desta 45ª edição é Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital e caracteriza-se por colocar ao centro de todos os processos da comunicação a pessoa humana.

Participarão da coletiva o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli; o secretário do Pontifício Conselho, Dom Paul Tighe; o secretário-adjunto, Dom Giuseppe Antonio Scotti; e o sub-secretário do mesmo dicastério vaticano, Angelo Scelzo.

Nosso adeus a Dom Reinaldo

by on 14:08


Dom Reinhard Ernst Heribert, foi enterrado na manhã desta terça-feira (18), na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá. O religioso, que era alemão e ficou conhecido na cidade como Dom Reinaldo, faleceu aos 72 anos, na madrugada do último domingo (16), vítima de câncer no pâncreas.

Dom Reinaldo morreu na residência diocesana, depois de lutar contra a doença por cerca de dois anos. O corpo foi velado no salão da igreja e sepultado em um jazigo construído no jardim da catedral, de frente para a imagem de Nossa Senhora do Silêncio. Depois da missa de corpo presente, um longo cortejo percorreu as ruas de Coroatá, com o povo cantando e orando em memória do bispo.

Participaram da celebração diversas autoridades eclesiásticas, entre as quais, os arcebispos de São Luís, Dom Belisário; de Belém, Dom Alberto Taveira; e de Brasília, Dom João Avis.

A missa foi presidida pelo bispo D. Sebastião Bandeira, que substituiu D. Reinaldo desde que ele ficou doente. Durante a celebração, D. Reinaldo foi lembrado como uma pessoa de bom coração, que trabalhava sempre com um sorriso estampado no rosto. O prefeito Luís da Amovelar chegou a levantar um quadro com a foto do missionário, ato seguido por aplausos.

Trabalho social
O bispo foi o fundador, em Coroatá, do Colégio Diocesano e da Fazenda da Esperança (que há 24 anos trabalha na recuperação de jovens vítimas das drogas), além de várias creches na região.
A sede da Fazenda da Esperança fica localizada no bairro Maçaranduba e acolhe 110 pacientes. “Ele morava aqui há 32 anos e tinha um trabalho social muito bonito, sempre preocupado com os mais pobres”, afirmou o bispo D. Sebastião.

Carta
D. Reinaldo chegou ao Maranhão em julho de 1978 e foi recebido com festa em Coroatá. Ele havia sido ordenado em Palmares, no estado de Pernambuco. Na época, a solenidade de inauguração da nova diocese do município foi presidida pelo então arcebispo de São Luís, Dom João José da Motta e Albuquerque.

Antes mesmo de assumir, D. Reinaldo escreveu uma carta ao povo de Coroatá, que foi publicada no Jornal da Diocese. Na carta, o religioso demonstrou sua preocupação em conhecer o povo e em uni-lo em torno de uma grande obra religiosa.

“É preciso unir todas as forças: dos padres, das irmãs religiosas, dos leigos engajados nas paróquias, dos pais e das mães de família, dos jovens, das crianças, dos velhinhos e doentes, com o sacrifício e a oração deles, dos que se engajam na vida pública, dos professores e das professoras...”, diz trecho da carta.








A lei que Deus imprimiu em nosso coração é a lei do amor

by on 07:37

Será que Jesus é o Senhor dos nossos Domingos?” A lei que Deus imprimiu no nosso coração é a lei do amor, portanto, o que nos faz mal e prejudica a nossa vida é justamente, o desamor. Tudo o que não é regido pelo amor e não tem como objetivo a vivência do amor, não é eficaz para o nosso crescimento. Toda lei que tira do homem o direito de viver com dignidade, de prover a sua existência e sobrevivência é maldita e não está conforme a vontade de Deus. Jesus quer nos ensinar a colocar a caridade como lei primeira nas ações da nossa vida. Às vezes nos bitolamos aos preceitos, às regras e não percebemos que estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus.

Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor. Portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos e com os nossos irmãos estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para o homem, muitas vezes se voltam contra o próprio homem.

O homem é a criatura a quem Deus mais tem apreço e todas as coisas foram criadas para ele, por amor. Jesus é o Senhor de tudo o que foi criado, e, tudo foi criado por Ele, por amor ao homem.

Os campos de trigo, os rios, os mares, as aves, as árvores existem para estar à disposição do homem a fim de que este perceba o olhar e a atenção de Deus para si. Jesus, Senhor da criação, é o Senhor do sábado, porém, Ele precisa ser também Senhor dos nossos “sábados”, isto é, daqueles dias em que nós não achamos conveniente servir a alguém ou “perder” o tempo de lazer ou de trabalho para dar de comer a alguém que está com fome. O dia de sábado e que para nós cristãos é o domingo a que Jesus se refere pode ser também para nós aquele dia que nós destinamos para o nosso deleite, para curtição, para realizar os nossos planos pessoais e, sem menos esperar somos convocados para alguma outra missão. Aí nós alegamos a nossa impossibilidade porque “hoje é sábado” e o sábado está destinado a outras experiências. Neste caso a lei do amor ficou de lado e imperou em nosso coração a lei do egoísmo e da indiferença.

Jesus é o Senhor dos “domingos” da sua vida? Você tem alimentado a alguém necessitado em “dia de domingo”? Você é capaz de sacrificar um dia de lazer e de descanso para ajudar a algum discípulo de Jesus? Você tem trocado o domingo pela praia, pelo churrasco, viagem de passeio, ou festa? Em Nome de quem você tem feito caridade? O que você aprendeu mais com esse Evangelho?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Câncer mata bispo de Coroatá

by on 08:21


Morreu às 4h15 deste domingo o bispo de Coroatá, dom Reinaldo Püender, 72 anos. Segundo a nota da diocese, ele tinha câncer no pâncreas, diagnosticado desde 2009. A morte aconteceu na Fazenda Esperança, sua atual residência, onde ele ajudava no tratamento dos dependentes de drogas. Estava há 32 anos morando em Coroatá.

Natural da Alemanha, ele pediu à família para ser enterrado no município. Uma irmã e sobrinhos já estavam em Coroatá acompanhando o bispo em seus últimos dias. O velório ocorre durante todo o dia de hoje, 17, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá. Amanhã, 18, será celebrada a Missa de corpo presente e, em seguida, o sepultamento no claustro da própria igreja.

Nesta segunda-feira, o corpo será levado para uma volta pelo município. O roteiro das ruas onde dom Reinaldo irá passar ainda não foi definido. Religiosos de várias partes do Maranhão, país e até do exterior estão chegando para o enterro.

Devido ao estado de saúde delicado, o trabalho na Diocese vinha sendo desempenhado pelo bispo-auxiliar dom Sebastião Bandeira Coelho, 50 anos. Natural de Riachão. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI a pedido do próprio dom Reinaldo.


Biografia

Nascido em Berlim (Alemanha), no dia 12 de janeiro de 1939, Dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 1978. Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.

Como bispo diocesano de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e depois Nordeste 5 (Maranhão); responsável pelo Setor Leigos no Regional Nordeste 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano São Luís; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5.

É de sua autoria o escrito “Kirche-Laie-Welt” (sobre a missão do leigo no mundo), tese de doutorado.

domingo, 16 de janeiro de 2011

"Eis o cordeiro de Deus!"

by on 09:28

O Amor de Deus marcou para sempre nossas vidas. Ele nos tirou das trevas e nos fez enxergar a luz da eternidade. Não há mais razão para ficar triste ou viver amargurado se Deus está conosco e no meio de nós. Grande significado tem para nós, hoje, o dedo indicador de João: “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Cordeiro de Deus em latim é Agnus Dei, uma expressão utilizada pela religião cristã para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia icônica cristã, é freqüentemente representado por um cordeiro com uma cruz. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de hoje, onde João Batista diz de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais era freqüente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo. Na Bíblia é referido, por exemplo, o caso de Abraão que, para provar a sua fé em Deus teria de sacrificar o seu único filho, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era costume para os sacrifícios de animais - o relato bíblico refere, contudo, que Deus não permitiu tal execução.

A morte de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como Filho unigênito de Deus, tornaria estes sacrifícios desnecessários, já que sendo considerado perfeito, não tendo pecado e tendo nascido de uma virgem por graça do Espírito Santo, semelhante a Adão antes do pecado original, seria o sacrifício supremo, interpretado como o maior ato de amor de Deus para a humanidade.

João Batista tem uma atuação fundamental no projeto de Deus realizado em Jesus. O batismo de João tinha características originais e sua proclamação foi tão marcante que o tornou conhecido como “o Batista”. Enquanto as abluções de purificação com água, tradicionais entre os judeus, eram repetidas com freqüência, o mergulho nas águas do batismo, com João, era feito uma única vez e tinha o sentido de sinalizar uma mudança de vida para um compromisso perene com a prática da justiça que fortalece a vida.

Jesus assume a proclamação de João dando-lhe um novo sentido de atualidade e eternidade, identificando-a com o projeto de Deus de conferir vida plena e eterna à humanidade. O Espírito sobre Jesus é a confirmação de sua divindade e da divinização de toda a humanidade n’Ele assumida em todos seus valores e em toda sua dignidade. A presença de Jesus, Filho de Deus, entre nós renova a nossa vida e nos impele ao empenho na construção do mundo novo possível de justiça e paz.

Interpelado estou eu e estás tu também a sermos o dedo em nossos dias que aponte para Jesus e diga. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo, fazer-me seguidor d’ele e a ser o dedo que o mostre à todos os homens.

Padre Bantu Mendonça

sábado, 15 de janeiro de 2011

As lições que aprendi com o lápis!

by on 21:48

Certa vez, alguém, bem inspirado, disse que a vida é um eterno aprendizado, no qual os dias sempre surgem como a oportunidade de aprendermos novas lições. Nestes dias, por exemplo, tenho sido particularmente sugerido por alguns ensinamentos do lápis. Inicialmente, fiquei fascinado com uma frase de Madre Teresa de Calcutá, que olhando para sua vocação, conclui: “Não sou nada, senão um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do meu Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”. Quando me deparei diante desse fragmento, fiquei surpreso por encontrar tantas lições veladas em um simples objeto, lições importantes que, se bem aprendidas, nos sugerem uma gama de significados para a nossa vida, nossa história, nossa vocação.

Não gostaria de ser metódico ao discorrer sobre os ensinamentos apresentados pelo lápis, contudo, penso que inevitavelmente o serei, pelo desejo de juntos explorarmos sua riqueza, tal como o garimpeiro se dispõe quando encontra uma mina. Com o lápis aprendemos, primeiro: a lição da confiança e do abandono em Deus. Ele nos sugere que podemos fazer grandes coisas, mas não devemos nos esquecer de que existe uma Mão que guia nossos passos, uma Mão que deseja nos conduzir. É preciso nos submetermos a essa Mão, deixando-nos ser conduzidos e orientados por ela, ainda que não seja do modo como gostaríamos que fosse. Um lápis, sem uma mão que o tome e o oriente, não tem muito sentido.

A segunda lição: na vida da gente, depois de algum tempo tempo, precisamos ser apontados. Passar pelo apontador não deve ser muito agradável ao lápis, mas para que a ponta fique evidente e apropriada para a escrita, ele precisa se deixar cortar. E deixar-se "cortar na carne". É bem verdade que temos medo do "apontador", e isso acontece porque sabemos que afiar a ponta significa quase sempre cortar excessos, aparar o que está sobrando, tirar o que não precisamos mais, e isso é muito difícil, embora seja necessário para o nosso crescimento. A beleza escondida nessa lição nos leva a uma terceira: ao passar pelo apontador, o lápis foi cortado em sua parte externa, mas também em seu interior. O grafite também foi modelado, renovado. Passou por um processo educador, porque educar, ex-ducere, quer dizer, em latim, "evocar a verdade"; tirar, extrair, trazer para fora o novo. O que realmente importa no lápis, não é simplesmente a madeira ou seu aspecto externo, mas sobretudo, o grafite que está dentro. Para que a escrita fique perfeita, a ponta precisa ser feita por inteiro, daí a importância do cuidado com aquilo que acontece em nosso interior.

A quarta lição: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. A necessidade da borracha nos faz abandonar atitudes e vícios, nos faz mudar comportamentos, mentalidade, convicções... E nos faz olhar em outras direções, pedir perdão, voltar atrás, recomeçar, superar o egoísmo e a autossuficiência. É interessante como, de um modo admirável, o lápis nos ensina a necessidade que temos da "borracha" quando estamos diante do erro.

Finalmente, a quinta lição é que o lápis sempre deixa uma marca. Tudo o que fazemos, de algum modo, marca as pessoas, e marca, sobretudo, nós mesmos. A qualidade dessas marcas sempre resulta das escolhas que fazemos diante daquelas outras lições. É preciso deixar as boas marcas para as quais o lápis foi gerado. Se ainda não as [boas marcas] deixamos, é tempo de recomeçar. É tempo de escrevermos uma nova história. É preciso, tal como o lápis, nos abandonarmos. O tempo é agora. O tempo é neste dia que se chama HOJE. Um Bom Mestre está sentado à mesa e à Sua frente há um lápis, um apontador, uma borracha e uma folha em branco assinada. Ele olha para a folha, toma o lápis em Sua Mão e concorda com Santo Agostinho dizendo: “Ter fé, isto é, se abandonar, é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela com o lápis da nossa vida o que quiser”.

Jerônimo Lauricio

João Paulo II será beatificado em 1º de maio

by on 11:29

O Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011. A data foi oficializada com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação.

O Rito de Beatificação será presidido pelo próprio Santo Padre, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.

"A sua vida e o seu Pontificado foram percorridos pelo desejo de dar a conhecer ao mundo todo [...] a consoladora e entusiasmante grandeza da misericórdia de Deus", afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

De acordo com padre Lombardi, a urna com os restos mortais do Papa polonês será transferida das Grutas Vaticanas para o altar da Capela de São Sebastião, na Basílica de São Pedro. No translado, ela não será aberta - logo, não será uma exumação.

Ainda não foi decidida a data em que será celebrada a memória litúrgica do Beato João Paulo II. Esse dia será estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos após a Beatificação.

Karol Wojtyla - nome de batismo de João Paulo II - foi o 264º Pontífice da Igreja Católica, o primeiro de origem eslava. Ele faleceu em 2 de abril de 2005, após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

De acordo com o Cardeal Angelo Amato, a Causa de João Paulo II teve dois aspectos facilitadores.

"O primeiro diz respeito à dispensa pontifícia da espera de cinco anos para o seu início. Já a segunda foi a passagem para um tribunal especial, que não a colocou em lista de espera. No entanto, no que diz respeito ao rigor e zelo processual, não foram dados privilégios. A Causa foi tratada como as outras, seguindo todos os passos previstos pela legislação da Congregação", disse.

Na lista, figuram também os nomes de outros candidatos à honra dos altares através do próximo passo, que é o reconhecimento de mais um milagre para a canonização.

Processo de beatificação

- 28/04/2005 - Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini.

O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à "imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte";

- 2/04/2007 - dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, confiando os resultados à Congregação para as Causas dos Santos. Isso acontece através de uma cerimônia jurídico-processual durante a qual são lidas, em latim, as palavras para a passagem dos documentos, compostos por 130 testemunhos a favor e contra a beatificação, além da conclusão de teólogos e historiadores a respeito;

- 1º/04/2009 - os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250;

- 19/12/2009 - com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável;

- 21/10/2010 - uma Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos recebe os Atos da Investigação Canônica, bem como os detalhes das perícias médico-legais, para exame científico. Os peritos, após estudar com o habitual cuidado os testemunhos processuais e toda a documentação, expressam-se favoravelmente quanto à inexplicabilidade científica da cura;

- 14/12/2010 - os Consultores teólogos, após terem acesso às conclusões médicas, procedem à avaliação teológica do caso e, unanimemente, reconhecem a unicidade, antecedência e caráter coral da invocação destinada ao Servo de Deus João Paulo II, cuja intercessão foi eficaz para a cura prodigiosa;

- 11/01/2011 - a Sessão Ordinária dos Cardeais e dos Bispos da Congregação para as Causas dos Santos emite unanimemente uma sentença afirmativa sobre a cura milagrosa da Irmã Marie Simon Pierre, como realizada por Deus de modo cientificamente inexplicável, após intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, confiadamente invocado tanto pela curada quanto por muitos outros fiéis.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Livro que estou lendo e recomendo: A Arte da Prudência

by on 09:28

Quase que diariamente no exercício do meu ministério como Ministro Provincial me deparo com algumas situações delicadas. Confesso que já cometi alguns deslizes diplomáticos por falta de prudência e pressa de ver as coisas andarem. Outro dia conversando com um amigo provincial de outra comunidade religiosa e falando das dificuldades em governar uma província ele me disse: precisamos ser prudentes e não fáceis no falar. A primeira parte deu para entender, mas a segunda me deixou intrigado sobre o que significava ser: ‘não fácil no falar’. Lendo este livro: A Arte da Prudência, encontrei a resposta. Portanto, aqui gostaria de sugerir a todos que me seguem no blog que leiam este livro. No final você poderia me ajudar com uma reflexão sobre que significa: não podemos ser fácil no falar.

Este livro foi publicado originalmente em 1647, na Espanha e foi escrito por Baltasar Gracián com o intuito de oferecer aos homens do seu tempo um guia para ajudá-los a se desemaranhar nos labirintos das intrigas, das dúvidas e das maledicências cotidianas. Nesta edição foram reunidos cento e cinqüenta aforismos selecionados entre os trezentos originais. Cada um deles traz um conselho aplicável a situações concretas e ensinamentos essenciais para a vida pessoal e profissional. É preciso ser prático na vida? Diz Gracián, que recomenda o pragmatismo até mesmo no relacionamento com os outros. É melhor evitar as vitórias sobre o chefe, relacionar-se com quem tem o que lhe ensinar e saber adaptar-se às situações. Mas, ao mesmo tempo, sem nunca perder a compostura nem o respeito por si mesmo. Moralista original, o autor cativou leitores como La Rochefoucauld, Voltaire, o psicanalista Jacques Lacan e os filósofos Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Na década de 1980, sua obra tornou-se alvo de renovado interesse e, hoje, o espanhol é uma unanimidade no mundo todo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Frades celebram 3º ano de sacerdócio

by on 12:21


Ontem dia 12 de janeiro, memória litúrgica de São Bernardo de Corleone, frei Fabio Bernardo e frei Martinelly Martins, na cidade de Capanema-PA celebraram o 3º ano de ordenação presbiteral. Durante todo o dia frei José de Ribamar Gomes de Sousa, no Oásis Toca de Assis, pregou aos dois sobre: Sacerdócio: Espiritualidade eucarística e mariana. Teve como ponto de partida o texto bíblico da profecia de Malaquias 2,7 que diz: “Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, de sua boca se espera a orientação, porque ele é um mensageiro do Senhor dos exércitos”.

Frei Ribamar evidenciou a semelhança entre Maria e o sacerdote na vocação, na consagração e na instrumentalidade, que a maternidade de Maria é typos da maternidade da Igreja que é exercida no ministério sacerdotal. A vocação nasce( “ Caná), persevera(cruz) e se renova (Cenáculo). Isso é possível a partir da experiência vivida por Maria.O sacrifício eucarístico só é possível pelo sacerdote que se sacrifica juntamente com o corpo de Cristo.

As 19h na Igreja matriz aconteceu a concelebração eucarística. Na homilia frei Fabio destacou que não há nada que possa definir melhor a vida de um sacerdote a não ser a Eucarista, pois um padre deve viver eucaristicamente, não somente levar o Senhor, no exercício de seu sacerdócio. A maior tentação da vida de um padre não se encontra na vida afetiva ou sexual, pois o celibato e a castidade, longe de ser privação, o leva à plenitude do ser, à posse de si mesmo. Donde ele poderá entregar-se por inteiro, de forma radical à sua consagração e missão. O maior desafio da vida de um padre, ressaltou ele, está no poder e na tentação existente entre o fracasso e o sucesso por ser um autêntico ministro da Palavra: profeta, pastor e servo.

Ainda estavam presente frei Ribamar, o diácono Raimundo, e confrades neo-professos: frei Jean e frei Antonio; frei Jonas Mateus que está de férias e o postulantes Renato e Wilton Júnior. Após a Santa Missa foi oferecido um jantar no Anexos Restaurante, com a equipe de Nossa Senhora, da qual frei Fabio é conselheiro espiritual.

Agradecemos a Deus pela vida e vocação religiosa e sacerdotal



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Festejando com meu irmão!

by on 14:19




Estamos na segunda semana de janeiro de 2011 e as atividades da Província estão em ritmo acelerado. Já tive vários compromissos e fiz algumas viagens. No sábado retornei de Macapá e Belém e agora me encontro em Trizidela do Vale. Uma viagem que não foi programada e nem constava na agenda anual da Província, mas existem coisas que fogem ao nosso controle e que temos que nos adequar de acordo com as necessidades.

A minha visita a Trizidela do Vale se pautou em três compromissos: primeiro rever o convênio da Escola Frei Germano entre a Prefeitura e as irmãs que são responsáveis pela administração da instituição; segundo, foi uma avaliação da Fraternidade de Trizidela do Vale; e o terceiro compromisso, foi festejar os 47 anos do pároco e guardião Frei William.

Acredito que a visita tenha sido proveitosa e a festa com meu irmão valeu a pena. Parabéns a Frei William que Deus lhe abençoe e obrigado pelos serviços prestados a esta comunidade que lhe foi confiada.



























Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais