sábado, 30 de abril de 2011

“VOLTANDO COM A MEMÓRIA” - TEMA DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DOS CAPUCHINHOS SOBRE JOÃO PAULO II

by on 12:29


Neste domingo (1) de maio será um dia memorável para toda a Igreja e para os admiradores do Papa João Paulo II; ele será beatificado no Vaticano pelo papa Bento XVI. O mundo inteiro estará voltado estes dias para a cidade do Vaticano para prestar a sua homenagem ao papa que foi conhecido como o papa das multidões.


Entre tantas viagens que João Paulo II fez, uma foi ao Maranhão no dia 14 de outubro de 1991. E o Museu dos Capuchinhos, em comemoração a esta data fez uma exposição “Voltando com a memória” para levar aos nossos visitantes um pouco do que foi aquela data histórica para os maranhenses. Nesta exposição o visitante vai encontrar fotos, artigos, documentos, vídeos, objetos doados e usados pelo o Papa João Paulo II em sua visita a São Luís.


Esta exposição ficará aberta entre os dias 01 a 30 de maio, de segunda à sexta das 14h às 17h. Lembrado que o Museu dos Capuchinhos fica localizado na Praça João Lisboa, 350 – Convento ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo e que a entrada e gratuita. Estamos abertos para visitação de escolas e a mesma pode ser agendada com a Curadora do Museu Maria Iraci Soares Monteiro pelo telefone (098) 3878-0700.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Missionários em Cuba realizam Assembléia e formam uma nova Fraternidade

by on 17:12






Integrantes da delegação cubana realizaram entre os dias 27 e 28 de abril na Fraternidade de Jesus de Miramar em Havana-Cuba, uma Assembléia com toda a delegação. Atualmente trabalham nesta delegação onze frades: sendo três espanhóis, um maltense, um americano e seis brasileiros pertencentes à Província Nossa Senhora do Carmo.

O objetivo do encontro foi avaliar e refletir sobre a caminhada da delegação com relação à formação e a criação de uma nova fraternidade.

No que se refere à Formação - os primeiros passos já foram dados com a inclusão de cinco jovens cubanos. E se tudo transcorrer dentro do esperado a nova Fraternidade começará a funcionar entre os dias 20 de maio a 01 de junho na Diocese de Bayamo, na cidade de Manzanillo.

Nesta assembléia também aconteceram algumas nomeação e transferências, que aqui publicamos para o conhecimento dos irmãos:

NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS

1. REGIONAL CIDADE DE LA HABANA (LA HABANA)

1. FRATERNIDADE JESUS DE MIRAMAR
Frei Gregorio: Delegado da delegação e guardião de miramar
Frei Carlito: Colaborador das Obras Sociais

2. FRATERNIDADE CRISTO DE LIMPIAS
Frei Luis: Guardião e profesor nos instituto dos religiosos reina
Frei Antonio: Mestre do Aspirantado
Frei Joscelino: Vice-mestre do aspirantado e responsavel pelas vocação neste regional.

II. REGIONAL CIDADE DE SANTA CLARA (VILLA CLARA)

3. FRATERNIDADE LA PASTORA
Frei Philip: Guardião e responsável pelas vocações neste regional...
Frei Fabiano: Pároco da paróquia la pastora
Frei Vicente: Colaborador das Obras Sociais

III. REGIONAL CIDADE DE MANZANILLO (GRANMA)

4. FRATERNIDADE MANZANILLO
Frei Basílio: Guardião da fraternidade
Frei Emilio: Pároco
Frei Messias: Responsável pelas comunidades do campo e pelas vocações neste regional.

Os frutos da missão começam a aparecer e que Deus nos ajude nestes primeiros passos missionários da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo em terras cubanas.

Reunião do governo provincial com guardiães

by on 09:50






Em um clima sereno e fraterno aconteceu na sala do definitório na Cúria Provincial o encontro do ministro provincial e definitório com guardiães de nossas fraternidades do Maranhão Pará e Amapá.

Iniciamos o nosso encontro aos pés de Nossa Senhora do Carmo com um momento de oração coordenada por Frei Dourival e, logo em seguida nos dirigimos à sala do definitório onde foi distribuída a pauta da reunião.

O tema central foi: Qual o papel do guardião na fraternidade provincial e nas fraternidades locais a partir de nossas constituições. Outro assunto debatido foi sobre os capítulos locais. Ao final do encontro fiz uma reflexão sobre o seguinte tema: Vivendo e refletindo sobre o ano capitular.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bispo auxiliar de São Luís visita a Cúria Provincial dos Capuchinhos

by on 17:04
Dom José Carlos Chacorowski esteve na manhã desta quarta-feira visitando a Cúria Provincial, na ocasião aproveitou para saudar os frades que estão participando de um encontro para os párocos, guardiães e membros dos secretariados provinciais. E rapidamente conheceu o Museu da Igreja do Carmo que esses dias está com uma exposição sobre o Papa João Paulo II.


Dom José foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís no dia 22 de dezembro/10 - Ele pertence à Congregação da Missão e, é natural de Curitiba(PR).


Estive presente no dia de sua apresentação na Arquidiocese de São Luís no dia 12 de março. Já estivemos juntos em algumas reuniões na Arquidiocese. E esta é a primeira vez que ele vem na Cúria. A sua visita encerrou-se com um almoço solene com a presença de todos os frades que estão participando do encontro no Convento do Carmo.











FRADES CAPUCHINHOS DO MARANHÃO, PARÁ E AMAPÁ ESTUDAM A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL “VERBUM DOMINI”

by on 08:28









Em encontro de párocos, guardiões e secretariados da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, dois dias foram tirados para estudar a Exortação Apostólica “Verbum Domini”. Temos como assessor Frei José de Ribamar Gomes de Sousa.


O Santo Padre nesta Exortação pós-sinodal pede que a Palavra de Deus seja o nosso alimento, o plano de pastoral permanente, fonte de luz para o mundo.


Verbum Domini é o nome da nova exortação, publicada pelo Papa Bento XVI, no último dia 11 de novembro. As palavras iniciais de um documento da Igreja tornam-se título e, ao mesmo tempo, resumo e o conteúdo do mesmo documento. “Verbum Domini” quer dizer “Palavra do Senhor”. É a mesma expressão que usamos na liturgia, quando aquele que proclama a Palavra termina a leitura: Palavra do Senhor! O novo documento contém e consolida com a assinatura do Papa, todo o estudo feito por mais de 250 bispos e peritos de todo o mundo, reunidos no Sínodo de 2008, e estava sendo muitíssimo esperado, pois deverá conduzir a vida dos cristãos católicos a uma intimidade maior com a Palavra de Deus que ilumina e salva.














segunda-feira, 25 de abril de 2011

Correndo ao encontro de Jesus Ressuscitado!

by on 08:46



É Páscoa! E hoje no mundo moderno da tecnologia da corrida desenfreada e até muitas vezes desleal em que vivemos, precisamos parar por alguns instantes e ver para onde estamos direcionando os nosssos objetivos. Será que estamos correndo apenas atrás só de um bom emprego, de status sociais ou estamos correndo para nos encontrar com Jesus Ressuscitado?


Jesus, que não está entre os mortos, mas sim entre os vivos. Jesus é vivo: esta é a grande realidade que a Páscoa quer anunciar! E se Jesus estiver vivo, precisamos encontrá-lo, dialogar com Ele, viver com Ele e por Ele. É Jesus que, de fato, traçou o único caminho aqui na terra que leva a vida verdadeira. É sempre Jesus que na sua vida terrena pronunciou palavras cheias de vida e realizou atos reveladores da justiça de Deus. A partir da Páscoa a nossa vida deve se tornar uma constante busca do Senhor, o ressuscitado, aquele que Deus Ressuscitou.


No dia em que Jesus foi crucificado acredito que tenha sido uma noite mal dormida para os seus amigos e até mesmo para aqueles que os condenaram à morte. Imagino a dor, o sofrimento e os questionamentos do porque daquela crucificação. Um noite mal dormida! Assim foi para Maria Madalena que foi coorrendo ao tumulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, para ver Jesus morto, mas ao chegar viu que a pedra tinha sido retirada do tumulo” (Jo 20,1).


Portanto, meus irmãos para podermos encontrar Jesus ressuscitado, precisamos correr assim como fez Maria Madalena. Me parece este o sentido da ida ao tumulo de Maria e depois dos discípulos Pedro e João. A ida ao tumulo simboliza o interesse pela pessoa de Jesus, pela sua vida, pelas suas palavras, pelos seus atos. E, é isso também que precisamos fazer dia a após dia: apressar os nossos passos para nos alimentar na fé do Cristo ressuscitado, correr atrás do conhecimento da sua Palavra, da sua mensagem, da sua presença na história.


Ninguém levanta de madrugada se não tiver algo de importante pra fazer. A mesma consideração vale pela corrida dos dois discípulos. “Os dois corriam juntos” (Jo 20,3), lembra o Evangelho, uma corrida que desvende imediatamente o quanto Jesus era importante na vida de Pedro e João. A nossa vida de fé deve se tornar uma corrida, ou seja, um esforço corriqueiro para que a vida de Jesus se torne o centro do nosso interesse, o seu projeto de transformar o mundo em amor e misericórdia se torne o nosso mesmo projeto, o seu pensamento constantemente fixo ao Pai se torne o nosso. Precisamos madrugar para conhecer a Jesus, viver a sua maneira de servir, buscar a sua humildade numa existência de partilha. Precisamos arriscar a nossa mesma vida por amor a Deus e aos irmãos assim como o Senhor fez para nos salvar: é desta forma que o conhecimento de Jesus cresce e amadurece em nós. Já estes primeiros simples dados oferecem um interessante material pela nossa reflexão pascal: afinal de conta, nós estamos madrugando para que? Nós estamos correndo atrás de que ou de quem? O esforço da nossa vida corriqueira é pra conhecer o que? A resposta a estas perguntas revela o nível do nosso interesse verdadeiro por Jesus, interesse que é a chave de entrada no mistério da Ressurreição do Senhor, cujo encontro determina a nossa salvação. Somente correndo ao tumulo, somente madrugando pra ver Jesus poderemos descobrir um dia que a pedra foi retirada. Isso quer dizer o que? Que não podemos ficar a vida toda com um conhecimento superficial de Deus, com um conhecimento infantil, com aquele conhecimento aprendido na infância e nunca mais aprofundado. A pedra tirada do tumulo é um convite para continuar o caminho da busca do Senhor, entrar dentro do tumulo, meter a cara, sair do medo.


Com esta reflexão desejo que você internauta começe a sua segunda-feira - que entre as muitas tarefas que você terá que correr para realizar depois deste prolongado feriado, que não se esqueça de correr também para Jesus. E eu lhe garanto que uma hora diária de corrida para o Cristo Ressuscitado o fará uma pessoa nova, mais cheia de energia e disposição para correr atrás de tudo mais que lhe for necessário. Amém e Aleluia!

domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa! Jesus Ressuscitou.

by on 09:19
Celebrei a Páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida na Capela do Olho D' água. Jesus é a nossa força, a sua força nos foi comunicada e tu és um batizado e a força de Cristo habita em ti. O poder de Cristo habita em ti, habita em mim e se crermos com todo nosso coração, nosso entendimento, nossa vontade. Com todo nosso sentimento, apesar de nossa fraqueza, se crermos que Cristo ressuscitou dos mortos, que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos, o mundo verá a manifestação da glória de Deus, o mundo mudará.


Após a celebração fui até a casa do meu sobrinho Tiago que estava fazendo aniversário e aproveitei também para me encontrar com o meu outro sobrinho e afilhado Tomás que mora em Brasília. Fiquei algum tempo com eles e depois fui me confraternizar com nossos irmãos no Convento do Carmo.

Páscoa é tempo de passagem, é tempo de vida nova, é tempo de ressurreição!
Quero desejar uma feliz Páscoa a todos os internautas. Desejo que o Cristo Ressuscitado possa trazer esse homem novo em cada coração. Amém e Aleluia!
















sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vivendo com Jesus as três horas da agonia

by on 16:23







Nesta Sexta-feira Santa coordenei na Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Anil o Sermão das 7 Últimas Palavras de Jesus na Cruz - os pregadores foram: Frei Luís Leitão, Frei Lázaro e Frei Pinto. Começamos as 12h e terminamos as 15h - durante estas três horas pudemos viver com Jesus os seus últimos momentos de agonia na cruz. Toda a pregação foi transmitida ao vivo pela Rádio Educadora AM.











Quinta-feira Santa - Um dia para ser lembrado!

by on 09:09







Na Quinta-feira Santa pela manhã participei com Dom Belizário e todo o clero da Arquidiocese de São Luís da Missa da Unidade, nesta celebração é feita a Benção dos Santos Óleos, que serão utilizados pelas Paróquias para a celebração dos Sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.


O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra Missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes Óleos:

ÓLEO DO CRISMA – É uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando o que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação ou Crisma quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.

Este óleo é também usado no Sacramento da Ordem, para ungir os que são escolhidos que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito para a Vida Nova como Filho de Deus e membro da Igreja.

ÓLEO DOS ENFERMOS- É usado no Sacramento dos Enfermos, conhecido também como extrema-unção. Este óleo significa a força do Espírito Santo de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e inclusive a morte, se assim for à vontade de Deus.

Depois da missa todos os frades do Regional de São Luís se reuniram no Convento do Carmo para o almoço. Na oportunidade fiz os votos a todos os frades sacerdotes. E na parte da tarde presidir a Missa da Última Ceia na Capela do Olho D`Água. Onde fiz uma pequena reflexão sobre a importância deste dia em nossas vidas. Um dia Santo para ser lembrado por todos nós.

Hoje, Sexta-feira Santa passarei a parte da manhã confessando na Igreja do Carmo e ao meio dia irei para a Igreja do Anil para coordenar as 7 Últimas Palavras de Jesus na Cruz. A transmissão será pela Rádio Educadora AM e os pregadores serão: Frei Pinto, Frei Lázaro e Frei Luís Leitão.


Portanto, se você desejar participar conosco deste momento de reflexão é só ligar na Rádio Educadora, a partir das 12h - ou nos acompanhar através deste blog clicando no ícone da Rádio Educadora na parte de cima no blog.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A história da Via-sacra

by on 09:32


A Via-sacra é o caminho que se estende entre a Fortaleza Antonia e o Gólgota, ao longo do qual Jesus carregou a cruz. O exercício religioso, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas, por volta dos séculos XI e XIII. Os fiéis que percorriam os lugares sagrados da Paixão de Cristo na Terra Santa, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via-sacra tem sido muito recomendado e praticado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Por Via-sacra entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que O levou do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada qual apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.

Desde de 1300, os franciscanos da Custódia da Terra Santa, todas as sextas-feiras à tarde, conduzem uma piedosa procissão rezando a Via-sacra, para acompanhar os passos de Jesus a caminho da execução no calvário.

(artigo Canção Nova pelo mundo)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como se fazer uma boa confissão na Quaresma?

by on 09:28


Nessa época de quaresma, tempo de conversão para uma vida nova, temos que nos reconciliar com Deus e fazermos uma boa confissão.

O que a Igreja fala sobre isso:
“Conforme o mandamento da igreja, todo fiel depois de ter chegado á idade da descrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos uma vez por ano. Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal Não deve receber a sagrada comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber previamente a absolvição sacramental, ao menos que tenha um motivo grave para comungar e lhe seja impossível chegar a um confessor.” CIC 1457.

Sendo assim, não necessariamente devemos nos confessar somente uma vez ao ano, mas sim sempre que necessário.

Nós cristãos somos chamados à santidade:e para isso devemos viver me graça de Deus; mas podemos perder a graça batismal pelo pecado mortal, que mata a vida sobrenatural da alma e rompe a amizade e a comunhão com Deus. O pecado, como explica o Papa João Paulo II, é um ato suicida, porque antes de tudo, o homem fere-se a si mesmo, destruindo toda boa obra.

O Senhor Jesus instituiu o sacramento da penitência, que também se chama muito adequadamente "Sacramento da Reconciliação" ou Confissão, para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo e abrir-nos assim a porta à reconciliação com Deus.

Jesus Cristo, por ser Deus, tem poder para perdoar os pecados, e deu este poder aos Apóstolos e seus sucessores no sacerdócio, que atuam "na pessoa de Cristo"; ou seja, que, de fato, é o mesmo Jesus Cristo quem perdoa pelo mistério do sacerdote.

O que é o sacramento da reconciliação?
É o sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.

O que é necessário para fazer uma boa confissão?
Para fazer uma boa confissão é necessário:

1º Exame de consciência.

2º Dor pelos pecados.

3º Propósito de emenda.

4º Dizer os pecados ao confessor.

5º Cumprir a penitência.

O que é o exame de consciência?
É lembrar os pecados cometidos desde a última confissão bem feita.

O que é a dor pelos pecados?
È um sentimento ou pena de ter ofendido a Deus.

Que pecados devemos confessar?
Devemos confessar todos os pecados mortais não confessados anteriormente, com seu número e circunstâncias. Convém dizer também os pecados veniais.

Que pecado comete aquele que cala por vergonha a confissão de algum pecado mortal?
Aquele que cala por vergonha a confissão de algum pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio, e os outros pecados confessados não são perdoados.

O que acontece se na confissão esquecer de algum pecado mortal?
Se for esquecida a confissão de algum pecado mortal, a confissão vale, mas o pecado esquecido deve ser manifestado na próxima confissão.

“Senhor, iluminai-me para me observar como Vós me observas, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. O Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.”

Que nas próximas confissões você tenha uma verdadeira confissão para que possas se reconciliar com Jesus.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Escola Bento XV em Belém do Pará passa por reformas

by on 16:56












A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo tem várias escolas em cidades onde ela atua, dentre essas cidades podemos destacar: Açailandia, Barra do Corda, Tuntum, Trizidela do Vale e Belém. Algumas dessas unidades de ensino são administradas pela província, outras por comunidades religiosas feminina e outras por meio de convênios com o poder público municipal.


A Escola Bento XV em Belém funciona desde a década de 70 e tem como objetivo principal atender crianças carentes do bairro onde ela se encontra.


Com o passar dos anos o governo do estado foi construindo novas escolas, mas manteve o convênio de parceria com a Bento XV.


Visando maior comodidade a alunos e professores, estamos fazendo uma reforma geral no prédio com novas pinturas, melhoramento das salas de aulas e climatização dos ambientes. O nosso intuito é oferecer a todos que freqüentam esta unidade de ensino um ambiente agradável e com instalações dignas.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais