terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em busca da auto-sustentabilidade a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo dar passos com perspectivas no futuro

by on 19:35







Um dos grandes desafios da nossa Província é a obtenção da sua auto-sustentação, ou seja, pensamos não só os resultados imediatos de nossas ações, mas, principalmente, no que elas significarão no futuro. A Província foi criada no ano de 2009 e até esta data éramos dependentes, quase que em sua totalidade, da Província dos Capuchinhos de Milão na Itália e da Cúria Geral. Este ano ao completarmos 12 anos, já conseguimos nos equilibrar com os nossos próprios recursos, mantendo as casas de formação, cuidando dos nossos idosos e formando novos frades.

Estamos chegando ao final do triênio 2009-2011 e temos alguns projetos em andamentos, entre eles: a construção de um prédio na cidade de Barreirinhas no Maranhão. A casa antiga estava em péssimo estado de conservação, resolvemos demoli-la e em seu lugar construimos um prédio de três andares, com várias salas que servirão para pequenas lojas e escritórios. Lamentamos não ter conseguido deixar tudo pronto até o IV Capítulo, mas a obra já está bem adiantada com as estruturas praticamente terminadas, faltando apenas a parte de acabamento. Se Deus quiser em um futuro próximo, estaremos alugando as salas e a renda adquirida será mais um passo dado rumo a auto-sustentação da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Frei Joelmir Figueiredo é ordenado sacerdote: Festa na Província e na Paróquia Santo Antônio em Trizidela do Vale

by on 08:26






Sábado, 26 de novembro de 2011, logo pela manhã o convento de Trizidela do Vale, recentemente passando por uma reforma, recebe a visita de um bom número de frades que chegam para participar da Ordenação Sacerdotal de Frei Joelmir Figueiredo, filho da Paróquia de Santo Antônio. Ao meio dia o guardião oferece um almoço aos frades e às 19h30min iniciam-se a solene celebração, presidida por Dom Armando, bispo da Diocese de Bacabal, vários frades da Província e convidados.

Na homilia da ordenação, o bispo afirmou que o sacerdote deve ser pastor, missionário e misericordioso ao exercer o seu ministério. A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe dos sacerdotes e rainha dos apóstolos, obtenha àqueles que lhe pedem humildemente, a paternidade sacerdotal necessária para acompanhar os jovens no alegre e entusiasmante seguimento de Cristo.

Parabéns Frei Joelmir por este momento em sua vida, motivo de alegria para todos de sua comunidade e muito mais para a Província Nossa Senhora do Carmo.








sábado, 26 de novembro de 2011

Um mundo melhor, mais consciente e solidário.

by on 07:59


O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. O Movimento apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas.

A primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: "Movimento Xingu Vivo Para Sempre" e o "Movimento Humanos Direitos".

A missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma – Hoje existem inúmeros caminhos de se produzir conteúdo relevante para atingir e envolver as mais diversas audiências nos mais diferentes meios. Nossa proposta é usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento, a realização e confirmação da Aliança

by on 14:04


Começamos novo Ano Litúrgico e um novo ciclo da liturgia com o Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo no Natal. É hora de renovação das esperanças, com a advertência do próprio Cristo, quando diz: “Vigiai!”, para não sermos surpreendidos.

A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da Aliança anunciada no passado pelos profetas. É a Aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus.

Estamos em tempo de educação de nossa fé, quando Deus se apresenta como oleiro, que trabalha o barro, dando a ele formas diversas. Nós somos como argila, que deve ser transformada conforme a vontade do oleiro. É a ação de Deus em nossa vida, transformando-a de Seu jeito.

Neste caminho de mudanças, Deus nos deu diversos dons conforme as possibilidades de cada um. E somos conduzidos pelas exigências da Palavra de Deus. É uma trajetória que passa pela fidelidade ao Todo-poderoso e ao próximo, porque ninguém ama a Deus não amando também o seu irmão.

O Advento é convocação para a vigilância. A vida pode ser cheia de surpresas e a morte chegar quando não esperamos. Por isso é muito importante estar diuturnamente acordado e preparado, conseguindo distanciar-se das propostas de um mundo totalmente afastado de Deus.

Outro fato é não desanimar diante dos tipos de dificuldades e de motivações que aparecem diante nós. Estamos numa cultura de disputa por poder, de ocupar os primeiros lugares sem ser vigilantes na prestação de serviço. Quem serve, disse Jesus, é “servo vigilante”.

Confiar significa ter a sensação de não estar abandonado por Deus. Com isso, no Advento vamos sendo moldados para acolher Jesus no Natal como verdadeiro Deus. Aquele que nos convoca a abandonar o egoísmo e seguir Jesus Cristo.

Preparar-se para o Natal já é ter a sensação das festas de fim de ano. Não sejamos enganados pelas propostas atraentes do consumismo. O foco principal é Jesus Cristo como ação divina em todo o mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.

sábado, 19 de novembro de 2011

São Domingos tem lugar de destaque no Museu dos Capuchinhos

by on 08:20




Estamos em preparação ao IV Capítulo Provincial que acontecerá no mês de dezembro, e por este motivo tudo gira em torno deste acontecimento aonde serão eleitos os novos representantes que irão levar adiante os trabalhos da Província durante o triênio de 2012 a 2014. Esse mês a correria está sendo grande em todas as fraternidades que procuram na medida do possível deixar tudo organizado para o novo momento que em breve chegará. O Museu também entrou neste clima de organização, fizemos uma revisão geral em todo o acervo e catalogamos mais uma obra que ganhou um lugar de destaque no museu, refiro-me a imagem de São Domingos que veio da cidade de Capanema no Estado do Pará. Ela se encontrava bastante danificada, mas após passar por uma restauração realizada pelas irmãs do mosteiro de Santa Terezinha ficou totalmente modificada. Hoje ela se encontra em exposição e poderá ser vislumbrada pelos nossos visitantes.


imagem antes da restauração




domingo, 13 de novembro de 2011

Coloquemos os homens e os fatos nos lugares que devem ocupar – “Momento Mémoria”

by on 08:00



O nosso IV Capítulo tem como tema: “Capuchinhos, “Apóstolos do Maranhão”: Memória e presença há 400 anos”. Este momento deve ser aproveitado para uma avaliação de nossa presença nestas terras e do carisma franciscano-capuchinho depois de quatrocentos anos. Coloquemos os homens e os fatos nos lugares que devem ocupar, portanto, não podemos esquecer-nos de prestar nossa homenagem e gratidão a todos aqueles que nos antecederam e de uma forma especial, aqueles que governaram a missão capuchinha do início até os dias de hoje.

O último dia de reunião do Ministro Provincial com o Definitório deste triênio de 2009-2011, dividiu-se em duas etapas: uma avaliação do governo durante estes três anos. E uma viagem ao passado denominado de “Momento Mémoria”. Este ato solene e ao mesmo tempo sublime aconteceu com uma Missa de agradecimento pelos três anos em que estivemos à frente da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo e uma recordação de todos àqueles que nos antecederam no governo da Província nos anos de 1894 até os dias atuais. Dividimos este ato em três momentos: “Momento da Missão do Maranhão” (1894-1937), “Momento da Custódia do Maranhão” (1937-1970) e “Momento da Vice-província” (1970-1999). E por último o “Momento da criação da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo” (1999-2011). Na celebração colocamos no altar de Nossa Senhora do Carmo os nomes de todos os frades que foram fundamentais para a nossa história. Estes nomes foram “imortalizados” em quadros que após a celebração foram solenemente dependurados em um setor de destaque na sala capitular.

Ao iniciarmos o nosso “Momento Memória” lembramos de Frei Ivo d`Evreux, Frei Arsênio de Paris, Frei Ambrósio de Amiens e Frei Claude d`Abbeville, pelo exemplo missionário ao chegarem aqui há 400 anos. Nosso desejo é que esta data possa ser comemorada pela Província com festa e que a Assembleia Provincial reflita sobre a importância destes quatrocentos anos para a história e os novos desafios que ainda teremos que enfrentar para continuarmos com a nossa presença viva e ativa em terras do Maranhão, Pará e Amapá. Frei Luís Rota lembrou o nome de todos os frades que governaram a Província nos anos de 1894 a 1937; Frei Deusivan Santos homenageou os frades do ano de 1940 a 1970; Frei José de Arimatéia homenageou os de 1970 a 1999 e Frei José Nilton Leandro os frades do governo da Província Nossa Senhora do Carmo nos anos de 1999 a 2011.









sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ministro Provincial e Definitório visitam o Museu da Província

by on 14:17


No dia 27 de julho de 2007, foi inaugurado o Museu da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Seu acervo conta com um número considerável de peças datadas do ano 1894 até os dias atuais. “A vida não é vida sem memória”. Somos participantes de uma história mais que centenária construída com sangue, suor e lágrimas, mas também com fé, entusiasmo e alegria no espírito do Senhor. O museu quer ser uma estrutura viva e falante que narra à história da igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Seu valor não está na preciosidade de suas peças, mas na documentação dessa história. Uma de suas finalidades mais desafiadora é promover a conservação e a proteção do nosso patrimônio cultural artístico-religioso e torná-lo acessível ao público divulgando assim o carisma franciscano-capuchinho.

Em julho deste ano o Museu completou quatro anos e durante este período já realizamos várias exposições com grandes repercussões nos meios de comunicação do Estado do Maranhão. Ao celebramos os quatro anos de sua criação tivemos a alegria de vê-lo em destaque no Guia dos Museus Brasileiros produzido pelo IBRAM, Instituto Nacional de Museus. E também de vê-lo participar do 4° Fórum Nacional de Museus em Brasília-DF, representado pela curadora do museu a senhora Maria Iraci Soares Monteiro. Durante estes anos tivemos a alegria de receber inúmeros visitantes, visitas guiadas por agências de viagens, visitas de escolas e instituições variadas, turistas nacionais, maranhenses e também de vários países.

Ontem, 10, penúltimo dia das reuniões deste governo provincial foi marcado pela visita do Ministro Provincial e do Definitório ao Museu. Vejamos algumas fotos desta visita...













Prioridades do governo provincial no ano de 2009 a 2011 são concluídas

by on 07:59




O último Capítulo Provincial Ordinário Eletivo ocorreu de 12 a 16 de dezembro de 2008 no Convento Nossa Senhora Auxiliadora, em Belém do Pará e nele foram traçadas seis prioridades. Estamos chegando ao final do triênio e podemos constatar que ainda faltava um ponto para que se cumprisse o que foi votado pelo capitulo para o triênio que era a reforma de alguns quartos na fraternidade da COHAB para acolher frades idosos e doentes.

Os frades em capítulo votaram: Organizar em Belém e em São Luís uma estrutura de acolhida para frades idosos e doentes, adaptando casas existentes. Para realizar este projeto tivemos de enfrentar problemas financeiros, mas com sacrifícios conseguimos levantar recursos e adaptar uma parte do Convento Nossa Senhora Auxiliadora, em Belém do Pará. Com alegria inauguramos o novo espaço durante a terceira assembleia provincial, no dia 11 de novembro de 2010. Faltava ainda a ser feito a proposta para São Luis. A fraternidade escolhida foi a da COHAB e só agora no final do triênio é que estamos colocando em prática esta prioridade.

Durante a última reunião deste governo provincial, tiramos um dia para visitar as obras que já se encontram bem avançadas. Fomos recebidos pelo guardião Frei Hugo César que nos falou dos trabalhos e marcamos para o dia 25 de novembro a inauguração deste novo ambiente que vai acolher os nossos frades doentes e idosos.

Convidamos todos os frades, principalmente os da ilha, para este momento. Temos como programação: 17h missa na igreja do Perpétuo Socorro, benção das novas instalações e um jantar festivo a todos os frades presentes.









quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comissão Pré-capitular apresenta orientações para a realização do IV Capítulo Provincial

by on 08:39


A Carta Convocatória para o IV Capítulo Eletivo foi publicada há seis meses. E no seu conteúdo o Ministro Provincial juntamente com o seu Definitório nomeou uma comissão Pré-capitular. A função desta comissão é preparar o material para realização do IV Capítulo e conscientizar os frades para este acontecimento, fazendo encontros e sondando a todos sobre os assuntos que a Província gostaria que fossem tratados no Capítulo.

Depois de vários encontros realizados pela comissão, ontem eles apresentaram ao Ministro Provincial e ao seu Defintório os resultados obtidos durante o período de preparação. Após a reunião, nos encontramos para um momento de oração aos pés de Nossa Senhora do Carmo, pedindo as bênçãos sobre a comissão e o Ministro Provincial. Aproveitei a oportunidade para agradecer e dar uma benção a todos os membros da comissão pelos relevantes serviços.









quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Última reunião do Ministro Provincial com o Definitório e a entronização das imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Nazaré e de São José

by on 15:12




Entre os dias 08 a 11 de novembro estarei reunido com o Definitório Provincial para leitura dos relatórios, encontro com a comissão pré-capitular e avaliação do triênio 2009 a 2011. Esta deve ser a última reunião deste governo provincial. Serão dias intensos de reuniões em preparação ao IV Capítulo Provincial. Iniciamos o primeiro dia com momentos de oração e no final concluímos com a entronização de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Nazaré e São José na sala do definitório. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira da nossa Província. Nossa Senhora de Nazaré é padroeira do Estado do Pará e São José é o padroeiro do Estado do Maranhão e da cidade de Macapá no Amapá. Os três santos simbolizam os três Estados onde a Província se encontra presente. Que estes santos estejam sempre intercedendo pelo Governo Provincial para que possam melhor servir aos irmãos em suas atividades pelo Reino de Deus. Amém!











Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais