sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"..É uma ilusão viver o presente sem pensar no futuro..."


Os japoneses dizem que “na garupa do sucesso, vem sempre o fracasso”. Às vezes achamos que tudo vai muito bem ao nosso redor. Aparentemente somos felizes e tudo conspira a nosso favor. Mais de uma hora para outra tudo muda. O que antes era felicidade se transforma em tristeza, o que era seguro, passa a ser inseguro. E tudo isso acontece por não sabermos usar o presente para preparar o futuro. Portanto, meus caríssimos se você não se preparar para aos dias vindouros, certamente o fracasso lhe alcançará mais rápido do que você imagina.

Conheci um empresário dono uma grande empresa. Ele tinha três filhos e todas as vezes que nos encontrávamos perguntava-lhe o porquê de seus filhos não trabalhar com ele. A resposta era sempre a mesma: “frei, meus filhos são uns irresponsáveis e muito jovens, por esta razão prefiro eu mesmo administrar os meus negócios do que colocá-los aqui só me dando mais dor de cabeça”. Certo dia, ele amanheceu morto (um infarto fulminante) e adivinhem o que aconteceu com a empresa? Faliu! Após seis meses. Quem foram os culpados? Foram os filhos, que eram irresponsáveis? Jovens demais? Ou do pai que não soube e não quis prepará-los para o futuro?

È uma ilusão querer viver o presente sem se preocupar com o futuro. Um exemplo claro disso que estou falando foi o Ministério de Jesus. Ele pregou durante três anos, mas em determinado momento começou a ter dificuldades. Ele sabia que sozinho não poderia dar continuidade ao seu projeto, foi então que ele começou a preparar os discípulos para dar continuidade a sua missão. Chamou Pedro, chamou Tiago... Dizem que Ele passava horas e horas com os discípulos ensinando-os. Qual era a preocupação dele? Era com o presente? Não! A sua preocupação era com o futuro do Reino de Deus.

No Evangelho de Marcos 6,7-9, nos fala da missão dos discípulos de como Jesus lhes deu instrução, preparando-os para o futuro “7 Ele chamou os doze discípulos e os enviou dois a dois, dando-lhes autoridade para expulsar espíritos maus. 8 Deu ordem para não levarem nada na viagem, somente uma bengala para se apoiar. Não deviam levar comida, nem sacola, nem dinheiro. 9 Deviam calçar sandálias e não levar nem uma túnica a mais”. Depois que os discípulos retornaram, Jesus os chamou e lhes perguntou como tinha sido. E cada um contou a sua experiência, mencionando as suas alegrias e dificuldades. Assim pouco a pouco Jesus foi preparando os discípulos... Graças a esta atitude o terreno foi adubado em solo fértil dando frutos por séculos e mais séculos até os dias de hoje.

Se Jesus pensava no futuro a Igreja também deve pensar. Uma igreja que pensa no futuro é uma igreja missionária. Ser missionário é anunciar, é falar de Deus para todas as pessoas. E só podemos ser missionários se formos primeiramente discípulos se tiver intimidade com Deus, não podemos falar daquilo que não conhecemos que não temos intimidade. A grande maioria dos católicos costuma ser frios. Vão à igreja fazem uma “rezinha” e basta! Tá hora de acordarem de pensar no futuro da igreja. E dizer em alto e bom tom: Eu sou Igreja! Eu sou discípulo de Jesus e missionário!

Tem muitas igrejas que passam a maior parte do tempo falando mal de outras religiões e esquece-se de preparar os seus membros para o futuro. Precisamos falar de Deus! Precisamos anunciar o Reino de Deus. Temos que falar da nossa fé. Não podemos ter vergonha de falar da nossa igreja, de convidar o irmão a vim à missa. Uma igreja que pensa no futuro, uma Igreja missionária, precisa estar aberta para acolher o irmão que não frequenta ou que por outro motivo se afastou da igreja.

Fico feliz quando estou celebrando e vejo a igreja com muitos jovens e crianças correndo pelos corredores, isso demonstra que é uma igreja que caminha para o futuro, que não parou no tempo. É uma ilusão viver o presente sem se preocupar com o futuro. Não podemos ficar só rezando, preocupados com a salvação individual. Precisamos abrir as nossas portas, encontrar novas dinâmicas de ir ao encontro do irmão e um dia poder nos orgulhar e dizer aos quatros cantos do planeta: Sou feliz, porque sou católico! Amém, aleluia!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais