sábado, 30 de junho de 2012

A minha homenagem a James Costa

by on 08:05

Foi com tristeza que recebi uma mensagem no meu facebook comunicando do falecimento do James, um colaborador sempre presente no período que fui pároco da Paróquia de São Francisco. A sua inteligência irreverente, o seu jeito critico de ver o mundo, o tornava especial. Sempre presente em todos os trabalhos da paróquia, não faltava a uma reunião quando era convocado. Por muitos anos coordenou o Jornal Anuncio, escrevia bem os seus editoriais, às vezes exagerava nas suas criticas, mas era obediente, era amigo. 
Estava em Jerusalém quando soube da triste notícia, rezei por ele ao celebrar a missa na gruta onde Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, rezei por ele em todos os lugares santos por onde passei.  Hoje rezo por ele aqui em Milão, porque se estivesse vivo estaria neste sábado completando 40 anos de vida. Por isso rogo a Deus que ele esteja em um bom lugar e que a luz divina brilhe sobre ele. Obrigado James Costa, por sua amizade e colaboração, sentirei saudades, obrigado por ter me dado o prazer de tê-lo conhecido.  Descanse em paz meu amigo e feliz aniversário!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conclusão da minha peregrinação à Terra Santa

by on 04:00

Depois de um mês na Terra Santa o que eu posso dizer é que foi uma grande experiência regada pela espiritualidade e muito aprendizado. Aproveitei cada momento, visitando e rezando nos lugares santos. Tudo valeu muito à pena! Aqui permanecerei até o dia 11 de junho, depois retorno para a Itália e no início de julho volto ao Brasil.

Durante estes dias, fui motivado pelo desejo de conhecer, segundo a Bíblia, os locais por onde Jesus passou ... Andei muito! E participei de algumas aulas práticas de Arqueologia Bíblica ministrada pela Instituição Studium Biblicum Franciscanum. Além dessas aulas, tive também a oportunidade de fazer o curso de Formação Permanente com os frades capuchinhos da Província da Espanha que estão em Jerusalém. O tema do curso foi: “Base para uma melhor compreensão do mundo bíblico”. Este foi desenvolvido em dois momentos, sendo o primeiro com visitas aos lugares santos na companhia de um professor e o segundo com aulas teóricas ministradas por outros professores da área bíblica. 

Visitar Israel, além de uma peregrinação, foi também uma viagem pela história, pois aqui pude conhecer lugares e culturas milenares. Um país cheio de tradições e religiões diferentes. “As ruínas de Jerusalém, com seus mais de 3 mil anos de história, são um testemunho vivo de que as gerações passam, mas as pedras, mesmo não falando, continuam para nos contar a sua história”.

Diante desse cenário de tudo que vi e aprendi o que posso concluir é: Que tudo foi uma benção... Passar pelos mesmos lugares em que Jesus andou, estar presente nesses locais, celebrar no Santo Sepulcro, concelebrar no Monte das Oliveiras e acima de tudo meditar sobre os fatos ocorridos, fez-me transportar para uma realidade nunca antes imaginada. Cada santuário visitado causou-me emoções diferentes e despertou em mim sentimentos que certamente ficarão para sempre em minha memória.

Retorno ao Brasil e em especial para a minha Comunidade de Capanema reabastecido espiritualmente e com muita experiência a ser compartilhada com todos eles. Hoje posso dizer: Estou pronto para recomeçar uma nova etapa à frente da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Obrigado Deus por esta grande oportunidade em minha vida! Amém e aleluia.

Meu abraço fraterno, Frei Rodrigo.














sexta-feira, 1 de junho de 2012

Museu Nacional de Israel e o Santuário do Livro, uma visita inesquecível!

by on 04:00
                           
                        Jardim de Arte Billy Rose, projetado pelo escultor Isamu Noguchi

O Museu de Israel fica em Jerusalém, e, é considerada a maior instituição cultural no Estado de Israel. Visitá-lo foi algo mágico para mim, nesta visita conheci também o Santuário do Livro que faz parte do projeto do Museu. A minha visita teve início às 10h da manhã e fiquei até as 16h30mim (o Museu fecha às 17h), só por este motivo é que sair, caso contrário ficaria até o anoitecer. Em nenhum momento me sentir cansado, pois tudo me levava para os mais longínquo mundo da história de Israel (no segmento cultural, artístico, religioso e literário).

O Museu de Israel está entre os museus de arte e arqueologia mais bem conceituados no mundo. Fundado em 1965, o Museu abriga obras que datam desde a Pré-História até os dias de hoje, além de guardar o maior acervo de arqueologia bíblica e da Terra Santa no mundo, inclusive os célebres pergaminhos do Mar Morto. Em quarenta e cinco anos, o Museu construiu um acervo de aproximadamente 500.000 objetos que representam toda a riqueza da cultura material do mundo.

Uma das mais recentes aquisições e acréscimos no Museu de Israel é uma grande maquete de Jerusalém do período do Segundo Templo. O modelo reconstitui uma reprodução da topografia e das características arquitetônicas da cidade Santa no período do Segundo Templo até o período em que foi destruída no ano de 66 da ERA CRISTÃ.

Outro famoso espaço do Museu é o Jardim de Arte Billy Rose, projetado para o campus original pelo escultor Isamu Noguchi. Tendo as colinas de Jerusalém ao fundo, o Jardim serve como pano de fundo para a linha evolutiva da escultura ocidental moderna apresentada pelo Museu. Dentre os trabalhos, encontram-se obras de Jacques Lipchitz, Henry Moore, Pablo Picasso e Auguste Rodin.



                                                      Cúpula do Santuário do Livro
Maquete de Jerusalém do período do Segundo Templo
Escultura que retrata a pessoa em várias dimensões

foto tirada da escultura que retrata a pessoa em várias dimensões

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais