domingo, 29 de julho de 2012

“Procura está calmo, não temas, nem estremeça teu coração...”.

by on 11:34

Ter controle sobre os medos e agitações é a chave de superação de qualquer que seja o desafio. Serenidade, coragem e sabedoria são indispensáveis nestes momentos. Para melhor compreensão do que acabo de afirmar, gostaria de ilustrar com uma pequena história: “Estando tranquilamente em minha casa, onde o silêncio era reinante, o medo bateu à minha porta. Uma agitação tomou conta de mim e meio que no impulso, levantei-me e fui até a porta para saber quem estava batendo, mas para minha surpresa ninguém estava lá...”.

Quem de nós já não passou por alguma situação parecida como esta história que acabei de relatar? O ser humano tem por hábito não aceitar e até mesmo repelir tudo aquilo que não entende ou não conhece e isso é um erro. A primeira sensação é o temor diante do desconhecido. Existem pessoas que passam toda sua vida com medo, sem ter coragem de enfrentá-los. Passamos noites inteiras sem dormir, pensando como será o futuro. A Palavra de Deus no livro do Profeta Isaias 7,4, nos diz o seguinte: “procura está calmo. Não temas e nem estremeça teu coração por causa desses dois pedaços de tições fumegantes”. Ou seja, muitas vezes ficamos agitados sem motivos algum. Criamos “fantasmas onde não existem”. Sem mais nem menos colocamos em nossa cabeça que o nosso companheiro (a) está nos traindo e este pensamento tirado do nada já é motivo para nos deixar agitados e com medo. Lembre-se: “o medo não mata ninguém, mas, em exagero, leva ao descontrole, e este sim é perigoso. Uma pessoa descontrolada, em pânico, faz coisas que de fato coloca ela própria em risco e, às vezes, até outras pessoas”. Por isso quando isso acontecer a você reze e reflita e peça ao Senhor para te dar calma e afastar de ti todo o tipo de pensamento ruim que te levem a ter medo e agitação.

Esta semana liguei a televisão em um desses canais da Sky e passava um filme chamado: As Férias da Minha Vida. Onde relatava a história de uma mulher bastante tímida que após ser diagnosticada como portadora de uma doença terminal, decide mudar radicalmente de vida. Após fazer uma revolução em seu guarda-roupa, ela decide partir para a Europa para curtir ao máximo o período que ainda lhe resta de vida. Ao retornar das férias resolve fazer novamente novos exames e descobre que não tinha absolutamente nada. Ela, então diz aos médicos: “Como? vocês fizerem uma coisa dessas comigo, me deixaram agitada e com medo...”. Eu achei interessante esta parte do filme, porque muitas das vezes ficamos agitados e com muito medo e no final descobrimos que não era nada.

Diante desta pequena reflexão convido você a rezar e a refletir sobre seus medos e agitações e se algo te incomoda e te faz tremer, ouça o que o Senhor nos diz: Calma, Calma, Calma! Não agite seu coração por causa de algo que não existe. Em oração peça a Deus que afaste toda agitação que te perturba neste momento, seja ela, familiar, profissional, de traição ou de doença. Enfrente os seus medos com o Poder de Deus e diga em seu coração: O Senhor está comigo! E eu não vou me entregar! Por isso enfrentarei os meus medos e agitações com serenidade que nos dá a calma para acertar, com a coragem que nos dá a sede de vitória e com sabedoria que nos dá as informações necessárias para os próximos desafios. Amém e Aleluia!







quarta-feira, 25 de julho de 2012

22 anos depois...

by on 10:17
                                               
                                                   Foto tirada em Pisa (Itália) em 1990.

Mexendo nos meus arquivos pessoais, encontrei esta foto que tirei na cidade de Pisa no ano de 1990. E fiz uma comparação da última foto tirada na mesma cidade no mês passado, ou seja, 22 anos depois... Puxa! Mudei muito. Em 1990 era jovem demais, fui a Pisa com a única intenção de passear e me divertir, agora em 2012 retornei novamente e dessa vez não fui a passeio e sim em busca de conhecimento cultural e intelectual. Talvez essa seja a grande diferença entre ser jovem demais e já ter alcançado a maturidade, os valores mudam, o que antes era considerado importante, hoje não passam de futilidades. O certo é que aproveitei todas as etapas de minha vida com a visão que me era permitida enxergar naquele dado momento de minha existência. Tudo valeu a pena!



Foto tirada em Pisa (Itália) em 2012.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Fontana di Trevi em Roma, lendas e curiosidades

by on 08:30

Quando estive em Roma no mês de junho, fui a um dos monumentos mais visitados e bonitos da cidade. E cheios de lendas e curiosidades: A FONTANA DI TREVI.

Tem uma lenda da moeda que quando é jogada de costas para a fonte, assegura um retorno a Roma. Eu particulamente nunca joguei nenhuma moeda e já estive em Roma tantas vezes que já perdir as contas. Sendo assim, não sei se esta lenda realmente é verdadeira e se funciona ou não. Mas a Fontana di Trevi esconde também outras lendas, que foram surgindo durante quase dois séculos de sua história (ela foi inaugurada em 1761).

Uma destas lendas se refere a Nicola Salvi, o arquiteto que projetou a fonte. Segundo a lenda, a escultura no muro que circunda a fonte na esquina com o rua da Stamperia, que parece representar um grande vaso, tenha sido colocada por Salvi por um motivo bem preciso.

Parece que o arquiteto não se dava muito bem com um barbeiro que tinha sua loja bem na rua que hoje é a da Stamperia. O barbeiro o assediava com criticas e julgamentos negativos sobre os trabalhos na fonte. Assim Salvi colocou a sua frente este vaso, de forma que o barbeiro não pudesse mais ver os trabalhos. Os romanos depois re-batizaram esta escultura com o nome de asso di coppe (ás de copas), pela sua semelhança com a carta de baralho.

As outras duas lendas se referem aos casais de namorados. Para todas as namoradas cujo amado deve servir o exército ou viaja por trabalho, é garantido amor eterno se fazer com que o namorado beba um copo de água da fonte e depois quebrem o copo, assim o homem não esquecerá dela jamais.

Outra forma mais simples e sobretudo mais saudável para prometer amor eterno é o de beber na chamada Fontanina degli Innamorati (fontezinha dos apaixonados) que fica do lado direito, perto do às de copas. Só precisa que os dois apaixonados bebam juntos para serem fiéis por toda a vida.

Uma outra curiosidade sobre a fonte é em relação ao seu nome: porque se chama Fontana di Trevi? Na idade média três ruas se cruzavam naquele local formando um um cruzamento de 3 ruas (que porém se localiza no limite da praça dei Crociferi). Neste local ficava a mostra da Água Virgem, da qual deriva a Fontana di Trevi. Hoje é possível ainda admirar uma característica do bairro medieval desenvolvido nas proximidades: trata-se do arco no lado oposto da fonte, cujas colunas se erguem no meio das vitrines da loja da Benetton.





segunda-feira, 23 de julho de 2012

Livro que estou lendo: Ajude-se

by on 08:54

Acho que esta é uma boa dica de leitura principalmente para os que estão trabalhando na política desse ano ou para os que pretendem se candidatar a algum cargo eletivo. Ele nos dar alguns exemplos de conduta e perseverança de grandes inventores, pensadores, militares e clérigos do século XIX. Nos capítulos que já li percebi que os seus ensinamentos são atemporais, portanto o que está escrito poderá ser colocado nas nossas práticas diárias. Nele você aprende a importância da virtude e do esforço. E o mais importante, você percebe que a felicidade não está nas conquistas meramente financeiras, mas na construção de hábitos de vida saudáveis e na manutenção de uma conduta socialmente exemplar.

Depois que terminar de lê-lo escreverei algo a respeito da conclusão que tirei de seus ensinamentos. Portanto, fica ai, a minha dica de leitura a você que pretende comprar a algum livro, mas ainda não se decidiu qual deles escolher. Quem sabe até mesmo para dar de presente para o seu candidato (a vereador ou a prefeito) nas eleições desse ano.

Meu abraço fraterno e uma boa semana, Frei Rodrigo.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Firenze – Capital da Arte

by on 10:40


Catedral Duomo - criação do genial arquiteto Brunelleschi. A igreja revestida com mármore verde, rosa e branco - levou quase dois séculos para ser construída, é a principal e mais famosa construção da cidade, além de ser a quarta maior catedral do mundo em tamanho. Em seu interior estão obras primas de grandes gênios da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti.

Porta do Batistério -  De bronze, trabalho de Ghiberti, discípulo de Michelangelo. Conhecidas como "As Portas do Paraíso", elas foram criadas entre 1424 e 1452 e representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista


Há quem diga que Firenze respira arte, por todos os lados que se anda nos deparamos com obras deixadas por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura. Firenze fica na Itália – capital da Toscana. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal.

A impressão que tive ao ao andar pelas suas ruas é que estava visitando um museu a céu aberto, tudo é arte! Relmente uma bela cidade com diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes.

Fiquei mais de três horas em uma fila para comprar um ingresso para adentrar o Museu dell’Accademia e ver a obra “David de Michelangelo”, ela ocupa um ponto de honra no Museu. Outro artista famoso que viveu em Firenze foi Leonardo da Vinci, que chegou à cidade ainda criança em 1469, trazido por seu pai, que tendo percebido a precoce genialidade de seu filho, decidiu trazê-lo, na esperança que os ares iluminados da cidade dos artistas pudessem desenvolver ainda mais os dons de seu filho. E realmente iluminou e a prova disso são as várias obras deixadas por ele, sendo uma das mais importantes à famosa “Monalisa” que hoje se encontra no Museu do Louvre em Paris.







Ponte Vechio (Rio Arno), construída em 1345 e única ponte da cidade a escapar da destruição nazista durante a 2° guerra.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Grécia – Berço do Saber e da Democracia.

by on 09:57
           
                  Partenon - Templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas

                             Templo de Zeus Olímpico, dedicado a ele em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo

Zappeion - No Jardim Nacional de Atenas, utilizado para reuniões e cerimônias oficiais e privados. Usado durante os Jogos Olímpicos de Verão e, 1896 como sala principal das provas de esgrima. Uma série de outros acontecimentos históricos ocorreram no Zappeion, incluindo a assinatura dos documentos de formalização da adesão da Grécia à União Europeia em 1 de Janeiro de 1981.

Universidade de Atenas, oficialmente chamada Universidade Nacional Capodistriana - fundada em 3 de abril   1837, por iniciativa do rei Otto I da Grécia.


Ontem liguei para uma amiga e perguntei como estava à política em sua cidade e ela me falou que os políticos ainda não colocaram os seus “blocos nas ruas”, por enquanto a movimentação é interna. Diferentemente de Capanema onde se percebe claramente que a corrida eleitoral começou e que a briga será acirrada. Enfim, estamos no período eleitoral, os candidatos a prefeitos e a vereadores começam as suas articulações no intuito de se elegerem. Promessas é o que não faltam, todos são bons até que se prove o contrário... Será que pelo menos parte desses pretensos candidatos sabem onde e como surgiu a democracia? Alguns com certeza sabem, mas a grande maioria não. Estive em Atenas na Grécia e fiquei admirado com as antigas construções da Acrópole (cidade alta). Realmente os gregos eram de uma inteligência acima do normal, não é a toa que herdamos deles o saber. E graças a eles temos um sistema político (...) que se chama democracia, concebido, não para uma minoria, mas para as massas. Em virtude das leis (...) todas as pessoas de bem são cidadãos iguais e podem participar diretamente do governo.

Andei pesquisando um pouco mais sobre a história da Grécia antes de viajar para Atenas, olhei no roteiro sobre as ilhas mais famosas, mas o tempo foi curto e não deu para conhecê-las. Uma das ilhas que eu tinha vontade de conhecer era a de Creta, por sua beleza e pela famosa lenda do Minotauro. Essa lenda me fez lembrar essa minha amiga que citei no texto no primeiro parágrafo, ela adora essas histórias da mitologia grega. Aproveito para compartilhar com vocês que ainda não conhecem a história do Minotauro. E se um dia for à ilha de Creta, cuidado para não se depararem com este ser tão estranho e ao mesmo tempo tão familiar para os gregos.
                                                         Colunas do Partenom

Conhecendo um pouco mais da cidade de Atenas 
Vejamos a lenda: “... O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta a que era governada pelo rei Minos.
        
                                 Busto do Minotauro, foto tirada no Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.

Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.

Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses, que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.

Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.

O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses...”





quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conhecimento é tudo...

by on 08:20


Piazza del Duomo


Quando se é jovem demais as viagens não passam aos nossos olhos de “passeios” lugares para se divertir e passar o tempo. Com os anos dependendo da forma que nos desenvolvemos intelectualmente e culturalmente o que antes era simples “passeio” vai se transformando em enriquecimento histórico cultural e busca do conhecimento. É assim que me vejo ao passar por lugares que já havia estado quando era jovem e que pouco significava para mim, mas hoje ao retornar a estes mesmos lugares, consigo ter outra visão. A visão não mais de um jovem apressado desejoso apenas de se divertir, mas de alguém sedento de conhecimento. De alguém que deseja apreciar cada lugar visitado como se estivesse degustando uma boa comida, ou tomando um bom vinho. Talvez isso que estou dizendo pareça até uma bobagem para algumas pessoas, mas não importa, o que realmente importa é que tenho sede de conhecimento, tenho vontade de estar nos lugares sem me prender a bobagens. Não são as “bugigangas” que vou comprar de presentes para os amigos que são importantes, mas o aprendizado que aqueles lugares trarão para minha vida e para a vida daqueles que me são queridos. Compartilhar conhecimento, estar nos lugares onde a história aconteceu é o melhor presente que podemos ofertar aos nossos parentes, amigos e colegas de trabalho.

Por este motivo é que quero compartilhar com você a respeito de um lugar que estive quando ainda era estudante em Roma, mas ao voltar anos depois percebi que pouco me lembrava desse lugar, porque era jovem demais, apressado demais, pouco me importava a respeito da história, pois estava desejoso apenas de passear e me divertir. Este lugar se chama cidade de PISA e fica na Itália. Algumas pessoas chamam a cidade da torre inclinada, por causa da famosa torre de Pisa, mas também foi nesta pequena cidade que nasceu Galileu Galilei (físico, matemático, astrônomo e filósofo). Um dos lugares mais importantes da cidade é a Piazza dei Miracoli. Nela estão os principais atrativos. Ela é conhecida também como Piazza del Duomo e Campo dei Miracoli. Nesta praça está a famosa torre torta, conhecida também como Torre Pendente de Pisa e Campanile de Santa Maria. Você pode também entrar nela, subir seus 296 degraus e do topo ter uma bela vista da cidade, eu aproveitei para subir e tirar algumas fotos da cidade.

Porque a Torre de Pisa é inclinada?

A inclinação da Torre de Pisa deve-se à extrema instabilidade do terreno onde foi construída que começou a ceder pouco depois do início dos trabalhos de construção. Devido a isto, demorou-se 200 anos para ser acabada e o projeto original teve que ser modificado muitas vezes. Hoje em dia, uma equipa de engenheiros e arquitetos trabalham para parar as variações da pendência que se conseguiu reduzir a um milímetro por ano.

Apesar de todos os problemas e temores que provoca, é precisamente por causa da sua inclinação que fez do campanário do Duomo de Pisa, a Torre mais famosa do mundo. A Torre de Pisa começou a construir-se em 1173 sob a direção do arquiteto Bonanno Pisano, sendo que como os primeiros três andares apresentavam uma certa inclinação, os trabalhos foram interrompidos. Noventa anos depois da morte de Bonanno Pisano, Giovanni Di Simone tentou endireitar a torre sem sucesso alterando a sua inclinação a partir do terceiro andar. No entanto, também ele não conseguiu terminar os trabalhos que prosseguiram durante mais um século. Foi o arquiteto Giovanni Pisano em 1350 que terminou a obra depois de 177 anos.



                                                          Bastitério (o maior da Itália)
                                               Foto tirada do alto da torre de Pisa



terça-feira, 17 de julho de 2012

Revivendo os passos de São Francisco de Assis

by on 11:34


Aproveitei os dias em que fiquei na Itália para ir à cidade de Assis. Para quem não sabe, Assis é a cidade onde nasceu, viveu e morreu São Francisco e Santa Clara. Uma cidade italiana localizada na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 25 mil habitantes.

Passear pelas ruas de Assis é seguir uma sucessão de subidas e descidas, mesmo assim, caminhar entre estes prédios de pedra e construções históricas é tão agradável que nem dá para cansar. Tudo lembra São Francisco e Santa Clara. Religiosidade, arte e história fazem da visita a esta pequenina cidade medieval uma jornada emocionante e cheia de espiritualidade.

À noite participei da celebração da Santa Missa na Basílica de Santa Maria dos Anjos, que acolhe a pequena capelinha de Santa Maria dos Anjos ou Porciúncula que S. Francisco reconstruiu.

No dia seguinte fui a Rivotorto o velho “tugúrio” (cabana) do tempo de S. Francisco. Este local é conhecido como o berço da Ordem Franciscana e lá viveu São Francisco por mais de dois anos (segundo conta os escritos de São Francisco). Após esta visita fui ao Mosteiro de São Damião, onde viveu e morreu Santa Clara. O Mosteiro de São Damião foi restaurado por São Francisco e nele Santa Clara viveu por mais de quarenta anos.

                                                                    Ruas de Assis
                                                           imagem dos pais de São Francisco
Basílica de Santa Maria dos Anjos
Porciúncula
Placa do Santuário Franciscano "Sacro Tugurio"
Sacro Tugurio (cabana onde São Francisco viveu)

Mosteiro de São Damião (onde viveu e morreu Santa Clara)
Claustro do Mosteiro de São Damião
Um dos locais onde São Francisco tirava para meditar

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Museu do Louvre em Paris - Uma das maravilhas do mundo das artes.

by on 11:39


Viajar é sempre muito bom, principalmente quando a viagem nos agrega além do conhecimento histórico o enriquecimento cultural. Por isso sempre quando chego a um país a primeira coisa que compro é um mapa para me familiarizar a respeito dos lugares importantes que pretendo conhecer.

Quando viajamos com pessoas que congregam deste mesmo pensamento a viagem se torna maravilhosa, pois a troca de conhecimento e de ideias é sempre muito enriquecedora, agora quando viajamos com pessoas que a única preocupação é ficar comprando bugigangas em camelôs para levar de presentes é complicado! Porque a essência do passeio acaba ficando em terceiro plano. Quando cheguei em Paris o primeiro lugar que estive foi no Museu do Louvre – uma parada obrigatória de quem vai à Paris. O Louvre é um recanto que agrada tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte.

O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide feita de vidros e vigas. Portanto, meu conselho a você que deseja um dia ir a Paris: Conheça o Museu de Louvre e se deliciei com a sua arquitetura e obras de artes.




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Visitando as Basílicas Patriarcais de Roma

by on 15:21

No mês passado estive em Roma e aproveitei para fazer uma visita nas basílicas patriarcais, também denominadas basílicas maiores ou basílicas papais. Ao todo são quatro basílicas: a basílica de São Pedro, a basílica de São Paulo Extramuros, a basílica de São João de Latrão e a basílica de Santa Maria Maior.

O conceito de basílica maior foi criado em 1300 quando o Papa Bonifácio VIII promulgou a bula papal Antiquorum fida relatio, instituindo o ano santo e referindo as condições para a concessão de indulgências, entre as quais a visita de duas basílicas de Roma (São Pedro do Vaticano e São Paulo Extramuros), respectivamente lugares das sepulturas dos apóstolos São Pedro e São Paulo.

No segundo jubileu, em 1350, o Papa Clemente VI juntou uma terceira basílica maior: a basílica de São João de Latrão, catedral de Roma, com o título de omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput, ou seja, "mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo".

A quarta foi adicionada pelo Papa Bonifácio IX em 1390: a basílica de Santa Maria Maior, a mais antiga igreja consagrada à Virgem Maria.

                                                        Basílica de São Pedro
Basílica de São Paulo Extramuros
Basílica de São João de Latrão
Basílica de Santa Maria Maior

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais