quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

No Reino dos Céus, o maior tem de ser aquele que serve a todos

by on 15:23


Deus educa-nos à prática do bem e da humildade. Entregando sua vida ao Pai, Jesus preparava os discípulos para o anúncio do Reino: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte”.

O Mestre toma a decisão livre e também responsável. Digo “livre e responsável”, porque só os homens livres é que são responsáveis pelos seus atos. E o viver de Jesus entre nós foi uma liberdade total na obediência à vontade de Deus, Seu Pai. Chegada a hora crucial, Cristo decide dirigir-se para Jerusalém para fazer Seu anúncio e consumar os mistérios pascais. Para tanto, o Mestre empenha-se em esclarecer aos Seus discípulos sobre os riscos que lá o aguardam, pois sabia que os chefes judeus haviam decidido a Sua morte.

Por outro lado, vemos os discípulos como que desconhecendo tudo o que Jesus falava. E o mais grave é que eles pensavam que Jesus – dirigindo-se para Jerusalém – consolidaria o poder político anunciado pelos profetas, o que também não passava de um mal entendido sobre o real messianismo do Ungido do Senhor. É o que eles esperavam e expressavam nos bastidores como sendo a “glória”.

Portanto, pensavam tomar parte do poder político de Jesus e, talvez, até serem nomeados “ministros”, “senadores”, “governadores” enfim.

Jesus, porém, descarta o poder político, caracterizado como opressor e tirânico. No Reino dos Céus, o maior tem de ser aquele que serve a todos. O primeiro tem de ser o último. Cristo renova nos discípulos a proposta de consagrarem sua vida ao serviço dos mais necessitados, pelo que os excluídos são reintegrados na vida e Deus é glorificado. Pois o Seu ministério é de comunhão. É partilha e serviço. É vida e compromisso.

De outra parte, a mãe dos filhos de Zebedeu faz-lhe um pedido de privilégio, de destaque para seus filhos, porque, também ela pensava, se fizer um pedido Àquele que em breve terá “a faca e o queijo na mão”, os meus filhos terão um cargo importantíssimo no Seu governo. Todavia, Jesus mostra-lhe como eles podem conseguir. Será à custa de muito sacrifício. O cálice de fel, de mortificação, de jejum, de penitência e oração.

Estando nós no tempo da Quaresma, não podemos nem devemos almejar outro cálice, senão o de conversão e misericórdia.

Padre Bantu Mendonça

Papa Bento XVI diz que seu pontificado teve momentos 'difíceis'

by on 08:50


Bento XVI, que nesta quinta-feira deixará de ser papa, disse hoje que em seus quase oito anos de pontificado teve momentos de alegria e luzes, mas também 'momentos difíceis', mas que sempre se sentiu guiado e protegido por Deus.

'O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir', afirmou o papa durante sua última audiência como pontífice.

Bento XVI disse que se sentiu como são Pedro com os apóstolos na barca no lago da Galiléia e que sempre soube que o Senhor estava na barca.

'E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas sua e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor', acrescentou.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sermões tediosos

by on 11:37

Outro dia presenciei um grupo de pessoas se questionando sobre os motivos que estão levando alguns católicos a deixarem a Igreja. Cada um deu a sua explicação. E por fim me perguntaram o que eu pensava a respeito do “êxodo católico”. Creio que não exista um estudo criterioso das causas reais da saída de tantas pessoas da Igreja, porque nem todos saem pelas mesmas razões, mas o que eu posso afirmar é que a culpa não são das pessoas e nem tão pouco dos vários movimentos pentecostais que estão surgindo, mas um dos motivos com certeza encontra-se no interno da Igreja, no seu jeito “enfadonho” de ministrar a liturgia. As pessoas querem encontrar-se com Deus de uma maneira simples, sem muitos rodeios, mas ao entrarem na igreja se deparam com padres com “sermões enfadonhos”, alheios às necessidades das pessoas.

Neste ano que estamos celebrando o ano da fé, devemos está atentos a todos estes problemas, não podemos ficar estagnados. Precisamos nos questionar sobre as nossas celebrações muito ritualistas, que não consegue atingir o coração das pessoas. Portanto, as pessoas não saem da Igreja por seu conservadorismo, e sim porque estamos transmitindo a nossa mensagem de um jeito falho. Nossos sermões são tediosos. “Uma mistura de um clero que não desperta atenção, pouco “carismático”, com um discurso ultrapassado".

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Último Angelus: Papa destaca a importância da oração

by on 08:11


Cercado por muitos fiéis, oração e manifestação de carinho, o Papa Bento XVI rezou neste domingo, 24, o último Angelus de seu pontificado. O Santo Padre agradeceu a todos pelas orações recebidas e pelo afeto dos fiéis.

Em suas palavras antes da oração mariana, Bento XVI disse que Deus o chama para "subir o monte", para se dedicar mais à oração e à meditação. Isso, porém, conforme ele ressaltou, não significa abandonar a Igreja.

"Se Deus me pede isto é para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual tenho buscado fazê-lo até agora, mas de modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”, disse.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Última semana de Bento XVI como Papa.

by on 08:30


O porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi, atualizou algumas informações sobre o calendário do Santo Padre e esclareceu diversas questões apresentadas sobre estes últimos dias do pontificado de Bento XVI.

No sábado, 23, às 9 horas (Roma), o Santo Padre e a Cúria Romana encerrarão os exercícios espirituais. Habitualmente, o Papa dirige algumas breves palavras aos presentes. Nesse mesmo dia, às 11h30 (hora local), o Pontífice se encontrará com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano. No domingo, 24 de fevereiro, Bento XVI rezará o último Angelus do seu pontificado, com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Na quarta-feira, 27, a última audiência geral de Bento XVI terá lugar na Praça de São Pedro e acontecerá como de costume, exceto pela passagem do Santo Padre, via papamóvel, nos arredores da praça para saudar os participantes. De acordo com o comunicado do Vaticano, cerca de 30 mil pessoas deverão participar da oração mariana. No dia 28, como anuncia a nota da Casa Pontifícia, Bento XVI saudará pessoalmente todos os cardeais presentes em Roma. Não haverá discurso.

Quanto à sua partida do Vaticano, o Papa saudará, pouco antes das 17h (hora local), no Pátio São Dámaso, ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone e já no heliporto se despedirá do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício. Em sua chegada à Castel Gandolfo, será recebido pelo presidente e o secretário de governo do Vaticano, pelo pároco de Castel Gandolfo e outras autoridades civis. O Santo Padre aparecerá à sacada do Palácio Pontifício de onde saudará os muitos fiéis presentes na praça.

O diretor de imprensa da Santa Sé, reforçou que a data para o início do conclave ainda não foi definida, mas será feita pela Congregação dos Cardeais, durante a Sede vacante. Isto, independente de um possível Motu Proprio do Santo padre para explicar detalhes sobre a Constituição Universi Dominici Gregis.

Referente ao assunto da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, foi reafirmado que a data limite de 22 fevereiro relacionada com a situação é apenas hipótese. Bento XVI decidiu confiar ao próximo Papa esta questão e, portanto, não há de se esperar uma definição das relações com a Fraternidade, antes do final deste pontificado.

Por último, foi confirmado que a Comissão de Cardeais composta por Dom Julian Herranz, Jozef Tomko e Dom Salvadore de Giorgi, encarregada pelo Santo Padre para elaborar um relatório sobre a Santa Sé, tem feito um trabalho, cujo os resultados compete exclusivamente ao Papa. Estes cardeais não darão nenhuma entrevista, nem comentarão os resultados do estudo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pé de milho

by on 08:09


Quando cai a chuva grossa
Molhando o sertão
Vendo a cerca lá na roça
A vontade nossa
É beijar o chão
E a gente fica prosa
De satisfação
Uma vela,uma rosa
Clareando a nossa oração
No lugar que era areia
A gente semeia
E faz a plantação
A semente esquecida
Ganha nova vida
E faz brotar então
Um pedaço de esperança
Mais uma criança
Estedendo a mão
É como se um pé de milho
Fosse o nosso filho
Fosse o nosso irmão


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pegando informações sobre o funcionamento de uma livraria católica

by on 08:24

                                Socorro de Maria - proprietária da "Franciscos" Livraria.


Na minha visita à cidade de Imperatriz aproveitei para pegar algumas orientações com uma amiga e proprietária de uma livraria católica a sra. Socorro de Maria. A minha intenção é colocar uma livraria de artigos religiosos na cidade de Capanema para atender o povo católico. Portanto, se tudo der certo, acredito que até o início do mês de abril estaremos inaugurando a nossa livraria. É só aguardar!


                            Diácono da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro de Capanema

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Batizado da Emilly

by on 08:44


Neste domingo (17),  realizei o batizado da minha afilhada Emilly, filha do casal Augusto e Jeane.  A cerimônia aconteceu na Paróquia de São Francisco na cidade de Imperatriz.  Alguns amigos e familiares do casal estiveram presentes.  E assim através desse Sacramento a pequena Emilly inicia a sua vida cristã,   tornando-se uma filha amada de Deus.  


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mostra comemora 400 anos dos Capuchinhos no Maranhão

by on 08:26

Imperatriz vai receber o acervo com as coleções artísticas e literárias que datam desde os anos 1890.
                 Representantes do Museu estiveram em Imperatriz para reconhecer o local da Mostra.

Imperatriz se prepara para receber a Mostra Itinerante de Arte Sacra, promovida pelo Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, em São Luis. Representantes do Museu estiveram na cidade no último sábado (16) para acertar os detalhes e reconhecer o local que receberá a exposição, que reúne obras datadas desde os anos 1890 aos dias atuais, com uma coleção de pinturas, esculturas, publicações e objetos utilizados durante as missões evangelizadoras dos Capuchinhos.

Com o tema “Memória, Presença e Carisma”, a Mostra Itinerante vai começar no dia 12 de março, percorrendo as cidades de São Luís, Imperatriz, Barra do Corda, Belém e Capanema. O encerramento está previsto para agosto, quando também serão finalizadas as festividades em comemoração ao ano jubilar de celebração aos 400 anos da chegada dos Capuchinhos ao Brasil. O objetivo é fazer um resgate histórico das missões de evangelização dos Capuchinhos no Maranhão. Ainda como parte das celebrações, os Correios lançarão um selo comemorativo em homenagem à data.

Segundo Iraci Soares Monteiro, curadora da exposição, o Museu é considerado “o guardião da memória da missão dos Capuchinhos da Província do Maranhão, Pará e Amapá”, por abrigar as peças raras, utilizadas pelos frades no período da missão e em outros momentos históricos vivenciados por eles. A curadora afirma que a Mostra é uma oportunidade para conferir o patrimônio cultural, artístico e religioso dos franciscanos capuchinhos: “As pessoas precisam entender a contribuição dos frades na formação da identidade e da cultura do Brasil”, destaca.

Museu do Carmo - O museu foi inaugurado em 27 de julho de 2007 e conta com mais de duas mil peças catalogadas. Para o Frei Rodrigo, diretor da entidade, a exposição permite a união entre a sensibilidade, a arte e a história.”O resgate das obras já teve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também foi inserido no Guia dos Museus Brasileiros”, completa.

Os primeiros capuchinhos chegaram a Imperatriz no ano de 1907 para realizar o trabalho apostólico. Segundo Frei Rodrigo, a importância desses missionários no país vai além da religião: “O trabalho missionário não era apenas na evangelização, era um trabalho social e histórico”, afirma.

dominuto.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Exercícios Quaresmais de conversão

by on 10:01

Dentre todas as solenidades cristãs, o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal, porque devemos nos preparar para vivê-lo convenientemente. É por isso que foi instituída a Quaresma, um tempo de quarenta dias para chegar dignamente à celebração do Tríduo Pascal.

A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com uma oração intensa, jejum e penitência. O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas - como que guiados por uma bússola -, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Cf. Joel 12, 12-13).

Exercícios Quaresmais de conversão:

Oração: A oração é a expressão máxima de nossa fé. Não posso pensar nela como algo que parte somente de mim, pois, quando o homem se põe em oração, a iniciativa é de Deus, que atingiu, com a Sua graça, o coração desse homem. Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós.

Jejum: Jejuar é abster-se de um pouco de comida ou bebida. É estabelecer o correto relacionamento do homem com a natureza criada. A atitude de liberdade e de respeito, diante do alimento, torna-se símbolo de sua liberdade e respeito para com tudo quanto o envolve e o possa escravizar: bens materiais, qualidades, opiniões, ideias, pessoas, apegos e assim por diante. Temos mais: jejuar significa fazer espaço em si.

Esmola ou caridade: O que significa a esmola? Dar esmola significa dar de graça, dar sem interesse de receber de volta, sem egoísmo, sem pedir recompensa, mas em atitude de compaixão. Nisso, o homem imita o próprio Deus no mistério da criação, e a Jesus Cristo, no mistério da Redenção.

Celebrar a Eucaristia, no tempo da Quaresma, significa percorrer com Cristo o itinerário da provação que cabe à Igreja e a todos os homens; assumir mais decididamente a obediência filial ao Pai, e o dom de si aos irmãos que constituem o sacrifício espiritual. Assim, renovando os compromissos do nosso batismo, na noite pascal, poderemos “passar” para a Vida Nova de Jesus – Senhor ressuscitado, para a glória do Pai, na unidade do Espírito.

Para celebrar bem este tempo:

1. O Tempo da Quaresma se estende da Quarta-feira de Cinzas até a Missa, “na Ceia do Senhor” exclusive. Essa Missa vespertina dá início, nos livros litúrgicos, ao Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, o qual tem seu cume na Vigília Pascal e termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A semana que precede a Páscoa toma o nome de Semana Santa. Ela começa com o Domingo de Ramos;

2. Os domingos deste tempo se chamam de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Domingo da Quaresma. O 6° domingo toma o nome de “Domingo de Ramos e da Paixão”. Esse domingo tem a precedência, mesmo sobre as festas do Senhor e sobre qualquer solenidade;

3. As solenidades de São José, esposo de Nossa Senhora (19 de março) e da Anunciação do Senhor (25 de março) - como outras possíveis solenidades dos calendários particulares –, antecipam sua celebração para o sábado, caso coincidam com esses domingos;

4. A liturgia da Quarta-feira de Cinzas abre o tempo da Quaresma. Não se dizem nem se canta o Glória e o Credo na Missa;

5. Aos domingos da Quaresma, não se canta o hino Glória; faz-se, porém, sempre a Profissão de Fé e o Creio. Depois da segunda leitura, não se canta o Aleluia; o versículo, antes do Evangelho, é acompanhado de uma aclamação a Cristo Senhor. Omite-se o Aleluia também nos outros cantos da Missa; 6. A cor litúrgica do Tempo da Quaresma é a roxa; para o 4° domingo (Laetare - Alegria) é permitido o uso da cor rosa. No Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa, a cor das vestes litúrgicas e do celebrante é a vermelha, por tratar-se da Paixão do Senhor;

7. Sugestão: em oração, colha de Deus uma penitência ou mortificação pessoal que você possa viver neste tempo de retiro. Por exemplo: deixar algo que gosta muito de fazer ou de comer, falar menos, diminuir o barulho ao seu redor, assistir menos televisão, reconciliar-se com as pessoas e situações, fazer um bom exame de consciência e confessar-se. Nos dias de jejum, oferecer a quem não tem o que você iria comer e beber etc.

Padre Luizinho



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entenda como funciona o processo de escolha do papa

by on 08:33
                                                           
                                                          Conclave (com chave)

O papa é eleito por um colégio de cardeais que se reúne no Vaticano a portas fechadas. A assembleia para a escolha de um novo pontífice se chama conclave (com chave). Após a morte ou renuncia do papa, todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos devem viajar a Roma. Hoje existem 135 "eleitores" nessa situação, seis deles brasileiros. Mas o processo de escolha nem sempre foi tão restrito (e pacífico). Foi o papa Nicolas II quem instituiu, em 1509, um decreto tornando a participação na votação exclusiva aos cardeais. Antes disso, era o clero e o povo quem apontava o representante máximo da Igreja Católica e as eleições costumavam ser bem mais conturbadas.

                   Cédula de Votação: “Eligo in summum pontificem” (Elejo como Sumo Pontífice)

Quando o novo pontífice é eleito, ele recebe um nome especial para honrar uma tradição iniciada ainda com o primeiro líder da Igreja Católica. Segundo a historiografia cristã, Jesus mudou o nome do pescador Simão, um dos seus apóstolos, quando o escolheu para ser seu representante na terra, dizendo o seguinte: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja". Simão se tornou São Pedro e desde então cada papa eleito indica o nome que lhe agrada.

Votos de fé Fumaça branca nos céus do Vaticano indica que um novo nome já foi escolhido

1. Quando o papa morre, o camerlengo — cardeal que assume a igreja interinamente — cumpre um ritual. Ele toca três vezes a testa do papa com um martelinho e o chama pelo nome de batismo. Sem resposta, ele anuncia oficialmente o falecimento.

2. O conclave começa 18 dias após a morte ou renuncia do papa, tempo necessário para que os cardeais de todo o mundo cheguem a Roma. Eles se reúnem num edifício ao lado da Basílica de São Pedro e recebem um livro contendo parte da vida e da obra de cada um dos cardeais presentes ao conclave — todos candidatos a ser o novo papa

3. A eleição é na Capela Sistina, famosa pelas pinturas do genial Michelangelo (1475-1564). Cada cardeal indica o colega que quer como papa e põe o voto (secreto) num cálice. É difícil algum nome receber logo as indicações necessárias: dois terços mais um voto. Por isso, ocorrem várias votações, duas por dia, até surgirem candidatos fortes que consigam atrair cada vez mais apoio.

4. No fim de cada rodada, os votos são contados e queimados. Se nenhum cardeal atingiu os dois terços, os votos são queimados com um produto químico que gera uma fumaça negra que sai da capela. Se a votação indicou um novo papa, os votos são queimados com um produto que torna a fumaça branca.

5. Quando um cardeal atinge dois terços mais um dos votos (ou a maioria simples após 30 votações), o camerlengo pergunta ao vitorioso se ele aceita ser papa e qual nome deseja usar. Depois, o camerlengo vai ao balcão de pregações na Basílica de São Pedro e diz a famosa frase: Habemus papam, ou seja, "temos um papa".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Igreja celebra um novo tempo de conversão

by on 08:23


Hoje, 13, a comunidade católica inicia o Tempo Quaresmal com a celebração da Quarta-feira de cinzas, momento em que os fiéis buscam a conversão e a oração. As cinzas recebidas pelos fiéis simbolizam o dever para com a conversão e mudança de vida.

A Quaresma é um momento marcante para os católicos, pois retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Muitos fiéis reservam os quatro dias de Carnaval ou alguns dias para realizar um retiro espiritual e viver bem este tempo especial da Igreja.

“A centralidade da Quaresma está na passagem de Morte e Ressurreição de Cristo, sendo o fundamento da vida cristã, por isso muitos fiéis fazem a opção de não participarem do Carnaval, mas passar este tempo rezando e se preparando para os 40 dias da espera da Ressurreição do Senhor”.

O gesto de impor as cinzas sobre a testa não é uma absolvição dos pecados, mas a abertura solene da Quaresma. Ao receber o sinal da cruz sobre a testa, pelas mãos do sacerdote, escutamos a frase: ‘Do pó tu vieste, do pó tu voltarás’ ou ‘convertei-vos e credes no Evangelho’.

“Essas palavras dizem aos cristãos que eles precisam abrir o coração para a conversão e a mudança que é a Quaresma. Perceberem a fragilidade humana e o pecado que levam o homem para longe de Deus. A cinza simboliza o homem como pó, um homem fraco que depende de Deus”.

A Quaresma é marcada por quatro pontos fundamentais: oração, jejum, penitência e caridade. O que leva as pessoas a mudarem de vida é a penitência, portanto é preciso que os cristãos façam além dela, também o jejum, principalmente nas sexta-feiras durante estes 40 dias.

“Gestos de caridade são demonstrações de conversão do coração do fiel, ou seja, as pessoas precisam se abrir para ver as necessidades do próximo. Por isso é marcado pela oração, vida de penitência e de caridade”.

Para viver uma boa Quaresma é necessário, realmente, desejar a conversão, e para isso é preciso fazer uma boa confissão e ter momentos de vida em oração.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cinco cardeais brasileiros devem participar de eleição do próximo papa

by on 10:01

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16.

                                                             dom Cláudio Hummes
dom Geraldo Majella Agnelo
dom Odilo Scherer

dom Raymundo Damasceno Assis

dom João Braz de Aviz

Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 118 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas cinco deles já ultrapassaram a idade limite.

Os cardeais brasileiros que poderão votar são dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador, dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo, dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e dom João Braz de Aviz, de 64, arcebispo de Brasília.

Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte, e dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.

A lista de eleitores no conclave tem cardeais de cerca de sete dezenas de países diferentes. Os cardeais italianos são os de maior número.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Outros papas renunciaram ao Pontificado, o último foi em 1415

by on 17:10


Bento XVI, que deixará o Pontificado em 28 de fevereiro, não é o primeiro papa a renunciar na história da Igreja Católica, sendo que o último, há quase 600 anos, foi Gregório XII (1406-1415).

O primeiro foi o papa Clemente I (de 88 a 97 d.C.), que renunciou a favor de Evaristo, porque após ser detido e condenado ao exílio decidiu que os católicos não ficaram sem um guia espiritual.

Igualmente, o papa Ponciano (230 a 235 d.C.) deixou o cargo a favor do papa Antero ao ser enviado ao exílio, enquanto o papa Silvério (536 a 537 d.C.) foi obrigado a renunciar a favor do papa Vigílio.

Bem mais complicado foi o caso de Bento IX (de 10 março a 1º de maio de 1045), pois renunciou a favor de Silvestre III e depois retomou o cargo para passar a Gregório VI, que foi acusado de alcançar o cargo ilegalmente e também decidiu renunciar.

O caso mais conhecido foi o do papa Celestino V, que entrou para a História como o pontífice da "grande rejeição", pois seu Pontificado durou de 29 de agosto a 13 de dezembro de 1294 e depois se recolheu para uma vida de eremita. Após sua renúncia foi eleito Bonifácio VIII.

O último papa que renunciou foi Gregório XII (1406 a 1415), que viveu o chamado Grande Cisma do Ocidente, no qual lideraram três papas ao mesmo tempo: além de Gregório XII, o papa de Roma; Bento XIII, o papa de Avignon, e o chamado "antipapa" João XXIII.

Com o concílio de Constança, o imperador Sigismundo obrigou os três pontífices a renunciar, mas só Gregório XII obedeceu e, depois dele, foi eleito Martinho V. 
               

Papa Bento 16 anuncia renúncia e surpreende mundo

by on 09:28


O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira, 11, que vai renunciar à sua função como Papa no dia 28 de fevereiro. Veja abaixo o texto integral do anúncio:


Caríssimos Irmãos,

"Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

Bento XVI

Convento Nossa Sra do Perpétuo Socorro: reforma planejada e necessária.

by on 09:14


O Convento de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, segundo consta nos documentos foi construído entre os anos de 1968 a 1975. Após esses anos foram feitas algumas reformas, porém, tem muitas coisas a serem feitas e refeitas.

Aos poucos estou tentando arrumar alguns setores e uma ampla reforma está sendo realizada, ganhando mais alguns quartos, reformando o refeitório e no futuro penso em fazer uma secretaria para o atendimento paroquial. Assim aos poucos vamos dando uma nova “cara” ao nosso pequeno convento com um ambiente mais agradável e adequado para a nova realidade tal qual estamos vivendo.

                                                                 Reforma do refeitório


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval, Cinzas e Fraternidade

by on 08:16


O carnaval pode ser vivido de diversas maneiras. Não teve sua origem no Brasil, como muitos pensam, mas na Grécia. Era uma festa de alegria pagã. No Brasil, o carnaval é coisa séria. Há quem fale que o ritmo normal da vida no país só começa após o carnaval. É tempo do vale tudo. Vale mergulhar fundo no prazer sem freios, na bebida, nas drogas. E isso tudo equivocadamente é em nome da alegria. Que alegria é essa, que, no final da folia, se acaba?

Há, porém, o Carnaval verdadeiro, marcado por uma alegria verdadeira. Nesse Carnaval é dispensado o prazer irresponsável, a bebida, as drogas, para se celebrar a vida. O católico pode comemorar o carnaval, desde que respeite os princípios cristãos, sem se entregar aos excessos permissivos tão difundidos em nossos dias. Quem não participa das festividades públicas, procure se alegrar junto a sua família e amigos. Isso precisa ser resgatado.

As Dioceses, as Paróquias e as Comunidades deste país promovem um carnaval diferente, repleto de alegria, a qual Deus quer para todos os seus filhos. Em todo caso, é carnaval. Quem vai fazer festa que faça com respeito ao próximo e aos valores. Muitos decidem passar o Carnaval na tranquilidade do campo, da praia. Outros em retiro espiritual, numa experiência de Deus, profunda e transformadora. Outros ainda vão ficar em casa e assistir ao espetáculo de criatividade, de luz e de cores, promovido pelas escolas de samba.

Passados os dias de Carnaval tem início o tempo da Quaresma com a imposição das cinzas sobre nossas cabeças e ouvindo este apelo de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho!” Estas palavras, indicam um inteiro programa de vida, preparando-nos para celebrar a Páscoa. Assim, na oração, no jejum, no exercício da caridade fraterna, na penitência, caminhamos ao encontro do Cristo pascal.

Na Quaresma nos exercitamos na revisão de vida e na conversão nas nossas práticas religiosas, para que elas não sejam apenas manifestações formais e exteriores de religiosidade – “para serem vistos pelos homens” – mas sejam a expressão de uma vida que se volta sinceramente para Deus. E, durante a Quaresma, realizamos a Campanha da Fraternidade. Esta indica uma reflexão específica para nos exercitarmos na caridade; neste ano, é a juventude. Queremos juntos encontrar caminhos para acolher e integrar nossa juventude. Nossa resposta generosa ao chamado deve ser: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Convertamo-nos, e nos desafios deste mundo, tornemo-nos missionários a serviço da juventude.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira (PB)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Senhor tem uma missão para você

by on 14:23


No Evangelho de hoje, podemos ver o final da vida de João Batista, o qual teve sua cabeça cortada e colocada em um prato. Para que esse Evangelho acontecesse e João chegasse até o fim de sua vida, ele teve de cumprir, primeiro, a sua missão, ou seja, preparar a vinda do Messias. Até hoje não se sabe onde está o corpo do profeta.

Se olharmos o Evangelho de Lucas, veremos a primeira vez que o nome de João Batista é citado no Novo Testamento. Em Lucas 1,13, ele é anunciado pelo anjo a Zacarias, antes mesmo de ser concebido no ventre de Isabel.

No primeiro momento em que ouvimos falar de João Batista, percebemos o cumprimento de uma profecia. O nome dele veio de Deus, a missão dele veio do Alto. Além disso, ele era um pedido de Zacarias e Isabel.

Como é bonito ver o que aconteceu com João Batista e saber que isso acontece também conosco. Nós somos uma escolha de Deus, nascemos para cumprir uma missão.

Um detalhe importante é ver que, desde o ventre de sua mãe, João Batista já era cheio do Espírito (Lucas 1,39); mais adiante, vemos o nascimento dele (Lucas 1,57).

Estamos falando dessa passagem para podermos entender que o cumprimento do Evangelho, na hora de sua morte, foi a sua missão em vida. Há uma semelhança muito grande entre João e Jesus. De uma vida oculta, ele passou a ter uma vida pública e viveu fielmente a sua missão.

João Batista era um homem direto, sem meias palavras e viveu por inteiro a missão que o Senhor lhe deu. Hoje, eu lhe pergunto: Para qual missão você está dando a sua vida? Para a sua própria ou para a de Deus?

Você está sendo um bom pai, um bom marido? Você que é mãe, como tem amado o seu filho? É por essa missão, que lhe foi dada pelo Senhor, que você tem de dar a sua vida. Quando você escolhe acolher a missão de Deus no coração, você dá vida por ela.

João perdeu a cabeça por pregar o Evangelho, pois não foi conivente com o pecado. Ele foi sincero e apontou o pecado de Herodes e Herodíades.

Será que nós temos a coragem de falar uma verdade dessas e colocar a nossa cabeça à prova? Será que vocês, pai e mãe, têm a coragem de falar a verdade para seus filhos? Isso não é ser autoritário, é amar e educar.

 Nós somos chamados a viver pela missão, indo a lugares desconhecidos, ficando longe da família. Evangelizar não é fácil, mas vale a pena.

O que o profeta viveu, todos podem viver. Dê a vida pela sua missão! É isso que o Senhor vem lhe pedir neste dia. A luta não é fácil, mas vale a pena. Você não está sozinho. Nós estamos juntos nessa evangelização para salvar almas. Não há nada no mundo que pague ver uma pessoa sendo tocada por Deus. O seu choro e a sua alegria são a nossa recompensa.

Meus irmãos, João Batista continua vivendo em nós. O espírito da evangelização está em nós. É a verdade que nos constrói. Embora seja dolorida, ela nos faz levantar.

João Batista tinha uma fé que, talvez, nem eu tenha. Tudo o que ele passou foi pelo Evangelho. Não negue Jesus na sua vida; avance assim como João Batista, pois o Senhor tem uma missão para você.

Padre Arlon

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O cristão pode participar do Carnaval?

by on 08:07


A alegria é uma necessidade básica do ser humano. Povos, raças e culturas das mais remotas origens encontraram formas para exteriorizar esse desejo. Cada país, de acordo com sua cultura e costume, possui suas datas festivas. Porém, o grande problema dessas festividades, assim como o Carnaval, é que, após os dias de festa, muitos voltam à vida real amargando desilusões e arrependimentos, pois já não podem mais usar a máscara. É hora, então, de fazer um balanço.

Fé e consciência limpa são inseparáveis na vida do cristão, inclusive durante essas festividades. "Tudo o que não procede da fé é pecado", ensina São Paulo (cf. Rm 14,23). A fé é a luz que ilumina a consciência e a confirma nas convicções morais. Por isso a pergunta não deve ser: "é pecado pular Carnaval?".

Quem se guia pela consciência do que é bom, digno e justo, possui um "faro moral". Sabe posicionar-se, escolher e decidir onde, como e com quem se divertir ou não.
Não passa, pois, de preconceito — às vezes de má fé —, achar que a religião é contrária à alegria, levando os fiéis à tristeza. O Evangelho é uma mensagem alegre e feliz! Dele nos vêm às festas religiosas, as celebrações e solenidades festivas, as comemorações de datas e fatos históricos.

A alegria cristã é autêntica, simples e espontânea. Mobiliza os serviços de caridade e fortalece o ser humano em suas angústias e sofrimentos. Inspira todas as artes e os costumes sadios e nobres.

Nada disso se encontra nas diversões barulhentas, superficiais, cheias de dissipações e desregramentos morais. A alegria carnavalesca é, em geral, uma cortina de fumaça que esconde o vazio do espírito, o desencanto consigo mesmo, as frustrações da vida!

Apesar da folia contagiante nas ruas, quadras e salões, o fim do Carnaval é triste. Não porque é o fim, mas pelas inúmeras perdas que sofremos por nossas próprias escolhas. Por isso, escolher viver bem um Carnaval com Cristo é a melhor opção para se divertir e não ter preocupações posteriores.

Fonte: Canção Nova

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Na busca por renovação a Paróquia de Capanema vive um novo momento.

by on 17:51



Neste final de semana, dias 02 e 03 de fevereiro, realizamos um encontro com a participação dos novos coordenadores eleitos das comunidades da cidade e do interior. O objetivo principal desse encontro foi a realização de um treinamento com orientações básicas sobre a função que cada coordenador irá desempenhar em suas respectivas comunidades. E a posse dos mesmos para o ano de 2013.

Atualmente temos 23 comunidades urbanas e 37 comunidades rurais. Desde que tomei posse da Paróquia de Capanema, venho tentando dar um novo direcionamento aos projetos existentes, buscando o aprimoramento e a renovação das comunidades com mudanças em seu organograma físico e estrutural.

Por este motivo é que realizei eleições para a escolha de novos coordenadores e criei alguns setores para melhor atender estas comunidades que estavam sem vida e com pouca expectativa de crescimento. Estes setores abrangem: coordenação, secretários, tesoureiros, liturgia e patrimônio. Cada Comunidade contará com 01 coordenador, 01 secretário, 05 tesoureiros, 05 na liturgia e 05 no patrimônio. Totalizando assim 17 pessoas na coordenação geral de cada comunidade.

No domingo, além da continuação da reunião, com troca de experiências, o encontro encerrou com a celebração da missa e a tomada de posse dos novos coordenadores, onde cada um recebeu o mandato das mãos do Pároco, que aconteceu depois da homilia. Cada coordenador se aproximou do altar ficou de joelhos diante do pároco e recebeu uma cruz como símbolo da sua fidelidade e responsabilidade pelo mandato assumido perante a sua comunidade.



Prostre-se aos pés de Jesus e suplique que Ele chegue até a sua casa

by on 08:36


Jairo era chefe de uma sinagoga. Entre as suas atribuições estava a presidência da assembleia, a interpretação da Lei, a decisão sobre questões legais, a administração da justiça, a bênção dos casamentos e o decreto dos divórcios, a direção do culto na sinagoga, a seleção daqueles que deveriam liderar a oração, a leitura, as escrituras e as pregações. Geralmente, apenas uma pessoa ocupava essa posição em cada sinagoga, tornando-se alguém influente em sua comunidade.

Jairo era um homem respeitado, culto, inteligente, com boa formação acadêmica e religiosa. Mas quando Jesus desceu do barco e a multidão festejou Seu retorno, o semblante de Jairo não era de alegria. Ele demonstrava um misto de tristeza e esperança. Sua filha de doze anos estava à beira da morte.

A multidão está reunida em torno de Jesus (5,21), e não na sinagoga. O próprio chefe da sinagoga, Jairo, vem também a Jesus, em busca de socorro para sua filha que estava à morte.

Perder um filho deve ser uma experiência tenebrosa. É uma situação que foge ao curso natural da vida. A Bíblia não dá detalhes sobre a doença da garota, mas é certo que era algo muito grave. Jairo vivia sobre a sombra da morte de sua única filha.

É fácil imaginar que Jairo usou de todos os recursos disponíveis para curar sua filha. Os melhores médicos, os melhores remédios. Cuidados e carinhos não devem ter faltado àquela menina. Mas, ainda assim, a morte rondava a vida daquela família e Jairo, o chefe da sinagoga, não podia fazer mais nada.

“Lançou-se aos seus pés”. Atitude de desespero ou de fé? De qualquer forma, Jairo parece enxergar em Jesus a única possibilidade para salvar sua filha doente. Ele rogava a Jesus “com insistência”. Aqui sim, aparece um sinal indiscutível de fé e perseverança. Mais tarde, essa fé será testada ao extremo.

Acompanhando Jairo, Jesus para e dá atenção a uma mulher com hemorragia que o toca e fica curada. A dedicação ao chefe da sinagoga não distrai Jesus da atenção para com os pobres excluídos, até os prioriza. Este relato no meio de outro (a cura da filha de Jairo) aparece para compor uma cena instigante: Jesus irá “perder” tempo com a mulher. Enquanto ele dá atenção àquela mulher, a filha de Jairo morre (lembra o episódio da ressurreição de Lázaro em Jo 11). O caso da mulher, entretanto, também traz seus significados: ela, com este problema, naquela época, era considerada impura e vivia excluída da sociedade. Mais uma vez, Jesus realiza um milagre que resultará na inclusão social.

“Não incomodes mais o mestre”. Voltando ao tema central do nosso texto, vemos que, enquanto Jesus demora-se curando e dialogando com a mulher com perda de sangue, a situação da menina se agrava ao extremo: ela morre. Alguém (pessimista, sem fé) diz a Jairo para não incomodar mais o mestre, pois tudo já está perdido. Jesus pede a Jairo que mantenha a fé; Jairo persevera. Para quem crê em Deus sempre há uma esperança; a morte não é o que parece. Surge aqui uma ligação com os ensinamentos escatológicos de Jesus: há vida após a morte; a morte não é o fim de tudo; para quem crê em Jesus, há ressurreição!

“Estavam chorando e fazendo grandes lamentações”. Para aqueles que não creem em Jesus, a morte é o fim de tudo. O desespero toma conta da casa (família, coração, vida). É uma situação irreversível? Jesus vai mostrar que não. Ele entrou na casa, tudo vai ser mudado, como em Zaqueu (Lc 19).

Na casa do chefe da sinagoga, aqueles que choravam zombam de Jesus. Tomando a menina pela mão, Ele ordena que ela se levante. E ela se levanta.

“Menina, levanta-te!” A fé perseverante de Jairo até o fim obtém o resultado. Aquilo que parecia impossível acontece para aqueles que se entregam na fé em Jesus. A tristeza na casa desaparece quando Jesus entra nela. O Senhor fala que deem de comer à menina, realçando sua recuperação.

Você está vivendo uma situação parecida com a de Jairo? Talvez não com uma filha à beira da morte, mas com alguma situação sobre a qual você já não tem mais controle? Você já usou todos os seus recursos, a sua inteligência e a sua influência para solucionar essa questão, mas nada mudou?

Eu quero encorajá-lo a tomar uma atitude que deveria ter sido tomada desde o começo da sua angústia: prostrar-se aos pés de Jesus e suplicar pela Sua ajuda.

O chefe da sinagoga, sem alternativa para doença da filha, foi procurar o Senhor. Mas aqueles que conhecem o Filho de Deus como seu Salvador não precisam esperar. Podem suplicar e clamar por socorro em qualquer tempo.

As coisas andam complicadas? Parece que nada dá certo? Parece que na batalha da vida você sempre está perdendo? Os problemas são maiores que sua capacidade para resolvê-los? Faça como Jairo: prostre-se aos pés de Jesus e suplique que Ele chegue até a sua casa. O Senhor Jesus prontamente atendeu ao chamado do chefe da sinagoga e também vai atender ao seu chamado.

A tristeza em nossa vida também desaparece quando permitimos a entrada de Cristo nela.

Padre Bantu Mendonça

sábado, 2 de fevereiro de 2013

02 de fevereiro! Parabéns consagrado!

by on 10:27


Em 1997, o Papa João Paulo II instituiu, oficialmente, o dia 2 de fevereiro como o Dia do Consagrado.

A Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio futuro no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em restrito seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristiformização em vista do serviço à Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.

Segundo a Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como “uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo”

As comunidades novas baseiam-se em novas inspirações adaptadas dos institutos de Vida Consagrada da Igreja Católica, tendo como grande diferencial a Vida Comunitária ser formada por Sacerdotes e leigos, homens e mulheres em uma mesma Comunidade devidamente dividida mais trabalhando junto em prol da Evangelização ou Promoção da Dignidade Humana.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais