segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nasceu Eloíse Maria!

by on 14:07


Nasceu neste domingo (28), Eloíse Maria, fruto da união do casal Luís e Elionor. Os dois fazem parte da Paróquia de São Francisco, na cidade de Imperatriz. Há 12 anos tive a grata satisfação de realizar o casamento deles. E agora foram abençoados com a chegada da primeira filha. Eloíse nasceu às 21h28min  no Hospital das Clinicas (HC), pesando 3,650kg e medindo 51cm. Ao casal muita sabedoria para educarem a sua filha nos princípios cristãos e a Eloíse muita saúde para que cresça saudável e feliz. Meus parabéns e muitas bênçãos!





sábado, 27 de abril de 2013

Com a benção do pároco, a livraria Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Capanema reabre suas portas

by on 09:52


A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro reabriu nesta sexta-feira, 26, após um longo período de portas fechadas a sua livraria de artigos religiosos “Nossa Senhora do Perpetuo Socorro”. Localizada junto à rádio Antena C FM. A livraria agora conta com novas instalações, oferecendo aos clientes das diversas comunidades e a população capanemense opções de compras de artigos religiosos para as suas devoções e para presentear amigos e familiares.

A reinauguração aconteceu em um clima festivo entre os funcionários e amigos. Com a benção do pároco, Frei Rodrigo e com as palavras de boas vindas da gerente, Solange Marchi, foi declarada reaberta oficialmente a livraria.

Os clientes agora podem contar com mais este espaço de artigos religiosos em Capanema, verificar as novidades e fazer seus pedidos daquilo que desejarem, pois a livraria está apta a atender a todos num curto espaço de tempo.

Frei Rodrigo, destacou a importância da livraria Nossa Senhora do Perpetuo Socorro como um espaço de cultura e devoção, que permitirá aos fiéis capanemense a uma grande quantidade de artigos religiosos e livros católicos, através do qual valores sobre a vida cristã são promovidos. Ressaltou ainda, que neste primeiro mês de portas abertas a gerente irá avaliar as tendências de mercado na cidade de Capanema e região para melhor satisfazer os clientes.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sejamos um com Deus

by on 14:45


Jesus é um personagem incômodo ontem, hoje e sempre. A motivação disto é que Ele diz a verdade, a qual é sempre exigente, interessa à vida e incide sobre o comportamento humano: “Eu e o Pai somos um”.

Ele revela que o povo, participante das festas judaicas em torno do Templo, na realidade, fazia parte de suas ovelhas, chamadas a escutar as Suas palavras e segui-Lo. Foi Deus, Seu Pai, quem lhas deu e ninguém as arrancará da mão do Senhor. Assim, Jesus desautoriza os chefes religiosos de Israel, com seu Templo e suas sinagogas, a se considerarem verdadeiros pastores. Eles, ao oprimirem e explorarem o povo, estão rejeitando Jesus e, consequentemente, excluindo-se do dom que o Pai comunica por Jesus.

A única verdade que Jesus trouxe a novidade, é que Jesus é o Filho de Deus. Sua identidade é de origem divina.

Sua filiação divina se torna difícil aceitar para todo aquele que, humana e racionalmente, quer entender e para tal não se abre à transcendência. Por isso, a inquietação e pergunta do chefe do Sinédrio: “És tu o Messias, o Filho de Deus Bendito?”.

Ante esta pergunta, Jesus respondeu: “Eu sou” (Mc 14, 61b-62a), afirmando que o Messias é o Filho de Deus. O mundo religioso daquele tempo, com seus chefes, pareceu acabar por causa de um terremoto tal, que provocou nos detentores o pânico total de perder o poder religioso e político, seu estado social e familiar. A reação foi chata: a morte.

Jesus provoca “terremotos” também hoje nas pessoas e nos povos, enfrentando as ideologias e o pensamento “pós-moderno” na sociedade, com suas denúncias contra o permissivismo e o relativismo, com seus fortes chamamentos a reconhecer a dignidade do homem, feito à imagem e semelhança de Deus e redimido por Jesus Cristo, Salvador e Redentor.

Pela primeira vez, em todos os Evangelhos, Jesus faz uma autoproclamação expressiva de sua união com o Pai. A obra de Jesus é feita em unidade com o Pai. Esta obra, à qual somos chamados, é o dom do amor e da vida eterna. Seja meu irmão, minha irmã, um com Jesus. Converta-se em dádiva, graça no amor pela vida.

Padre Bantu Mendonça

sábado, 20 de abril de 2013

Igreja reza por vocações

by on 09:29


Neste 4º Domingo da Páscoa, 21 de abril, a Igreja celebra o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, em 1964, convocando aos católicos a pedirem a Deus, unanimemente, o envio de operários para Sua Igreja (cf. Mt 9,38).

Paulo VI, durante uma radiomensagem no dia 11 de abril de 1964, disse que o número insuficiente de sacerdotes [vocações] é um indicador concreto que aponta ou não a vitalidade da fé em cada comunidade paroquial e diocesana. Assim como, também é fruto do testemunho da saúde moral das famílias cristãs.

“Onde desabrocham numerosas as vocações para o estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho”, disse Paulo VI.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Convento do Carmo passa por reformas para as comemorações dos 400 anos

by on 08:43



Às vésperas das comemorações dos 400 anos de presença dos frades capuchinhos no Maranhão que acontece no mês de agosto, o Convento do Carmo passa por ampla reforma. Corredores, salas, quartos, fachadas, tudo será reformado. Um custo alto e muito trabalhoso, mas já são visíveis os resultados da fase preliminar do trabalho.

Em seus quais quatro séculos de existência, o Convento de Nossa Senhora do Carmo foi palco de inúmeros acontecimentos marcantes. Antigo convento dos Carmelitas, foi fundado em 1627 em São Luís do Maranhão, onde os frades entraram em 1894 e o adquiriram, definitivamente em 1912, tornando-se Sede da Cúria Custodial. Convento e Cúria foram, posteriormente, restaurados e reinaugurados em 1862.

Sua importância histórica passa despercebida pelos milhares de pessoas que passam apressadamente pela Praça João Lisboa, no Centro de São Luís. O complexo religioso – que além do convento abriga ainda a Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Museu dos Capuchinhos.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exposição dos 400 anos de presença dos capuchinhos no Maranhão e no Brasil será mostrada em Capanema no Pará.

by on 10:21




Os 400 anos de evangelização da missão dos capuchinhos no Brasil e no Maranhão vão ser mostrados em uma exposição em Capanema no Pará. Essa é a primeira vez que as peças do museu dos capuchinhos vão sair do Convento da Igreja do Carmo em São Luís para serem expostas em outro Estado.

Com o tema “Memória, Presença e Carisma”, a Mostra Itinerante ficará na cidade de Capanema no período de 16 de maio até o dia 02 de junho. As peças já estão sendo cuidadosamente embaladas para serem transportadas. Durante a exposição à curadora do Museu, Iraci Soares ficará responsável de acompanhar os visitantes.

Frei Rodrigo, fundador e diretor do museu, diz que a exposição é uma forma de reviver a presença desses missionários em terras do Brasil, nos Estados do Maranhão, Pará e Amapá. “A exposição mostra através das peças que serão expostas um pouco da história desses frades que por aqui passaram e deixaram suas marcas”. Para ele, a exposição itinerante dará oportunidade para as pessoas que nunca puderam ir ao Museu dos Capuchinhos em São Luís de saberem um pouco mais sobre esses bravos missionários nesses 400 anos de presença no Brasil e no Maranhão.

Museu do Carmo - O museu foi inaugurado em 27 de julho de 2007 e conta com mais de duas mil peças catalogadas. Para Frei Rodrigo, a exposição permite a união entre a sensibilidade, a arte e a história.”O resgate das obras já teve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também foi inserido no Guia dos Museus Brasileiros”, completa.

                                   
                                      Daniela e Iraci Soares - curadoras do Museu dos Capuchinhos



sábado, 13 de abril de 2013

ENCONTRO COM AS RELIGIOSAS DA DIOCESE DE CASTANHAL

by on 09:33



No dia 07 de abril, em Capanema, tivemos um encontro das religiosas com frei José Rodrigues, Capuchinho – responsável pela animação da vida religiosa na Diocese.

A acolhida na residência dos Capuchinhos foi de uma simplicidade e cordialidade que fez com que cada uma se sentisse bem e predisposta para viver uma manhã harmoniosa.

O encontro foi no centro catequético da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e teve início com um momento de animação e oração. Frei José Rodrigues começou sua fala partilhando um pouco da sua trajetória nesses últimos anos na sua Congregação e no serviço na Igreja no Brasil, evidenciou sua admiração pelas religiosas e o valor do testemunho e serviço das mesmas nas diversas pastorais; ponto que o fez aceitar o pedido de Dom Carlos na animação da vida religiosa na Diocese e assessoria do núcleo da CRB na Diocese de Castanhal.
O primeiro momento do encontro foi evidenciado os dois momentos mais importantes da Igreja Católica e do mundo, que revolucionou a vida, as expectativas e o ritmo de muitas pessoas, sejam elas católicas, simpatizantes e críticas em relação à renúncia de Bento XVI e a eleição do Papa Francisco – que no primeiro momento, diante do seu rebanho, se apresentou com muita simplicidade, humildade e convicções de renovar a Igreja ou fazer com que a Igreja volte às suas fontes que é conduzir às pessoas para Deus e servir os mais necessitados.

Frei Rodrigues expôs com muita ênfase que a Igreja, na pessoa do Papa Francisco, interpela os animadores das Igrejas locais a serem pastores atentos ao seu rebanho, que estejam dispostos a caminhar, edificar e confessar a pessoa Jesus Cristo, objetivo maior como Católicos. E, ainda, terem o mesmo cheiro das ovelhas para serem conhecidos como verdadeiros e autênticos pastores. Algumas irmãs contribuíram com colações válidas para melhor servimos o Reino, como o nosso aproximar das pessoas mais necessitadas, o desinstalar para ir ao encontro do outros e juntar forças para um bem comum e a propagação do Evangelho.
No intervalo, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura física e história da Paróquia de Capanema.

No segundo momento o grupo partilhou como foi a caminhada no ano passado e os passos que foram dados para a formação do núcleo da CRB na Diocese. O encontro foi finalizado com a escolha da nova coordenação:

Coordenadora – irmã Socorro (Irmãs Salessianas)
Vice coordenadora – irmã Michele (Apostolas do S. C. de Jesus)
Secretária – irmã Zelma (irmãs do Preciosíssimo Sangue)
Tesoureira – irmã Rita (Missionárias de Santa Terezinha)

Somos gratas ao Senhor por mais uma oportunidade que veio nos enriquecer como religiosa e grupo que fizeram uma experiência de fraternidade. Nosso obrigada ao frei Rofrigues e sua fraternidade que nos recepcionaram de maneira singular da acolhida ao momento do delicioso e fraterno almoço.
Irmã Zelma Araújo
Irmã do Preciosíssimo Sangue.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Encontro de guardiães, párocos e secretariados em Barra do Corda.

by on 11:14


Nesta semana está acontecendo no Centro Diocesano Pastoral, na cidade de Barra do Corda, o encontro de guardiães, párocos e secretariados da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. O objetivo do encontro é o estudo de dois documentos aprovados pelo Capítulo Geral. Estes documentos são de suma importância para a Ordem no atual contexto global.

O encontro teve início na terça-feira (9), começando às 06h30min, com a Oração da manhã (Ofício das Leituras, Meditação e Laudes); 08:30, apresentação do Documento a ser estudado; 09:30, grupos de estudo; 12 horas: almoço e descanso; 15 horas: H. Media e Plenária; 18 horas: Eucaristia/Vésperas.

E nesta quarta-feira (10), no segundo dia de encontro refletiremos juntos sobre a Carta Programática do atual governo Geral. E na quinta-feira (11), acontece o encontro dos secretariados e comissões.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Maria, exemplo de humildade e obediência ao Pai

by on 09:07


No Evangelho de hoje, três aspectos me chamaram à atenção: a fé de Maria que não questiona a vontade de Deus transmitida pelo anjo, o conteúdo da mensagem do anjo e a obediência expressa na resposta: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Maria recebeu o dom da divina maternidade porque teve fé e pela fé se torna felizarda. O nascimento de Jesus é obra da intervenção de Deus, pois Maria concebe sem conhecer homem algum. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente inédita.

O título “Filho de Deus”, associado à ostentação de poder, foi atribuído aos faraós e a outros chefes de nações ou impérios, além de ao próprio rei Davi. Muitos discípulos de Jesus se inclinaram a essa interpretação. Jesus, contudo, sempre se colocou em relação de filiação com Deus Pai misericordioso e todo amoroso. Filho de uma jovem pobre e de um carpinteiro, Jesus revela-se como o Filho de Deus humilde e solidário com os pobres e excluídos, aos quais deseja comunicar a vida divina.

“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” Palavras muito simples, mas que atraem responsabilidade. Pois, doravante, aquela pobre menina vai ser depositária dos desígnios de Deus. Deus entra no tempo por meio do ‘sim’ de Maria, que se coloca como escrava ao serviço do seu Senhor 24 horas por dia.

Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o ‘sim’ a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades.

Maria do ‘sim’, ensina-me a dizer e viver o meu ‘sim’ a Deus. Amém.

Padre Bantu Mendonça

sábado, 6 de abril de 2013

Como você tem vivido o Dia do Senhor?

by on 08:49


O Evangelho de Marcos terminava com as mulheres junto ao túmulo vazio e o anúncio da ressurreição pelos anjos. Jesus presente pede que os discípulos partam para a Galileia. Hoje, Jesus aparece aos onze discípulos e os envia em missão a fim de anunciarem o Seu Reino de amor e de paz, fazendo todos os homens e mulheres Seus discípulos. Oito dias depois, Ele aparece novamente. Quero de modo muito especial destacar o dia em que acontece a aparição: Domingo bem cedo. É o primeiro dia da semana e, portanto, “dia do trabalho”. Mas que tipo de trabalho? É o dia que para nós Deus refez todas as coisas. Novos céus e nova terra iniciaram com a vitória do Mestre sobre a morte. Dia do poder salvador de Deus.

O domingo tem de ser para nós o dia de Jesus ressuscitado, que nos enche de esperança e de coragem para enfrentar os trabalhos e amarguras da semana. É o dia de retemperar as forças, ou seja, “recarregar as baterias” para que produzam mais luz, já que nos faz participar da celebração em ponto maior da Paixão-Morte-Ressurreição de Jesus. E é festa tão grande que celebramos todas as semanas. Cada domingo é dia de Páscoa, é dia de Jesus ressuscitado. É o “Dia do Senhor”, como exprime a palavra “domingo”. É passagem e a festa da alegria. É a vitória de Jesus sobre o pecado, sobre o demônio.

No tempo em que vivemos, o Dia do Senhor é profanado por trabalhos indevidos. É profanado pelas faltas à Santa Missa por parte de tantos cristãos, por muitos que se divertem à maneira dos pagãos ou que se “encharcam” de álcool nesse dia. A você eu me dirijo com o seguinte questionamento: “Como você e os seus têm vivido o domingo, o Dia do Senhor? Como pagão ou cristão?”

As pessoas se esquecem que é o Dia do Senhor e que Ele está aqui, agora, no meio de nós como há dois mil anos. Cristo está vivo e ressuscitado!

O domingo a de ser dia de caridade, visitando os doentes, os idosos, os familiares. Dando mais atenção aos filhos ou aos pais. Ele é o dia de viver na íntegra as palavras do Mestre: “Ide ao mundo inteiro e pregai o Evangelho a todos os povos”. Cabe também a nós este anúncio e testemunho do Reino de Deus, presente em nosso meio ao longo dos séculos.

Padre Bantu Mendonça

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A rede de Jesus não se rompe jamais

by on 08:47


Temos uma nova aparição de Jesus Ressuscitado. Desta vez, à beira do mar de Genesaré, na Galileia. Mas o evangelista chama a este local com seu nome romano: Tiberíades, talvez para indicar que a missão deve se estender a todos os povos pagãos e não somente à Galileia.

João nos apresenta o firme propósito dos discípulos em ir pescar. Na hora em que Jesus aparece, eles estavam lançando as redes. O que poderia parecer o retorno às suas atividades normais – “humanamente” falando – já que passava a impressão do fracasso do ministério do Mestre. Mas, com a presença do “Pescador por excelência”, faz com que eles retomem a missão deixada por eles.

A narrativa é semelhante a da pesca milagrosa, no Evangelho de Lucas, quando Jesus chama os primeiros discípulos. A pesca é símbolo da missão. A presença e a palavra de Jesus são necessárias para o seu sucesso, e a comunidade missionária se une em torno da refeição eucarística partilhada com Jesus.

Um fato muito importante a se ter em conta é o da rede que não se rompeu. Ela representa a túnica de Jesus que não foi rompida (Jo 19,23-24), a rede de Jesus não se rompe. Quero lhe dizer, meu irmão, que quem vai à pesca com Jesus tem um Guia, uma rede segura que não se rompe jamais! Venha o que vier e de onde. Ela está firme para sempre.

Eu e você precisamos ser esta rede que não se divide e nem divide, mas onde todos caibam. Ele mesmo rezou por esta unidade necessária (Jo 17).

Padre Bantu Mendonça

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O caminho requer capacidade para mudar

by on 10:55


Lucas é o único que narra a volta de dois discípulos de Jesus para a cidade de Emaús, após terem vivenciado o martírio de seu Mestre, em Jerusalém.

Jesus havia morrido e uma sensação depressiva tomava conta de Seus muitos discípulos - não apenas de Seus doze apóstolos. Cada um fugiu como pôde da presença das autoridades que queriam incriminar a todos os que seguiram Aquele que agora estava morto, por conta deste ter levantado tanta insurreição e contradição em Jerusalém e circunvizinhanças.

Aqueles dois discípulos sabiam de tudo. Tinham todas as últimas informações sobre a vida e a morte de uma pessoa conhecida deles. Mas não sabiam que Aquele que a eles se dirigia – e que outrora estivera morto e agora estava vivo – era a própria fonte de toda vida, o único capaz de lhes tirar daquele estado de profunda angústia.

Porque “sabia-se e sabe-se de tudo”, mas desconhece-se, ainda, o que o Senhor pode fazer, pois Ele é uma resposta que não mais agrada a uma sociedade encantada por tudo o que aprendeu e sabe fazer e ter.

Jesus faz menção de ir embora, mas os dois O convidam a repousar na cidade deles, já que a hora avançara bem. Jesus aceita o convite e compartilha com eles do pão. A partilha fraterna, a solidariedade e o amor constituem a prática que a todos revela a presença viva do Senhor nas comunidades e no mundo. É reconhecido, neste instante, mas desaparece do meio dos dois, segundo o texto.

Comentando o estranho episódio, um deles diz: “Por acaso não ardia o peito dentro de nós enquanto Ele nos falava aquelas coisas?”.

Estar a caminho, à procura, exprime a situação da nossa vida. O caminho requer, também, capacidade de mudar. A Bíblia indica-nos qual é a direção melhor, aquela que nos dá a liberdade dos filhos de Deus. Descubramos que nossos companheiros de viagem são especialmente as pessoas que sofrem. Reconheçamo-nos a nós mesmos como portadores de sofrimentos e necessitados de acompanhamento.

Em nossas convivências, como os dois discípulos a caminho para Emaús, falemos das coisas da vida, de acontecimentos e problemas concretos. Deus faz-se presente na história e indica-nos a direção duma mudança capaz de oferecer uma grande alegria. Então, como os discípulos, também nós diremos: “Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito, quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Sagradas Escrituras?”

Padre Bantu Mendonça

segunda-feira, 1 de abril de 2013

É Páscoa! O Senhor ressuscitou verdadeiramente! (Lc 24, 34)

by on 08:49



Frei Rodrigo, presidiu a celebração da Vigília Pascal na noite de sábado, dia 30. A vigília é “a mãe de todas as vigílias”, segundo Santo Agostinho.

A celebração começou às 19h na entrada da Igreja, quando Frei Rodrigo abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascal, símbolo de Cristo. O Círio aceso entrou na igreja rumo ao altar. O silêncio foi rompido pela proclamação, por três vezes do: “Eis a luz de Cristo!” e da resposta dos participantes: “Demos graças a Deus!”.

No decorrer da celebração a igreja foi iluminada pelas velas das centenas de pessoas que participaram da celebração, com a chama procedente do Círio Pascal.

A Vigília seguiu com a liturgia da Palavra que apresentou uma breve história da salvação realizada em Cristo. Na última parte da Vigília aconteceu a celebração Eucarística. Terminada a celebração, Frei Rodrigo deixou sua mensagem de Páscoa e convidou todos os fiéis a participarem de uma manifestação que ele intitulou de “procissão da alegria”. Devido a forte chuva a procissão que estava agendada para ser feita nas ruas de Capanema acabou sendo realizada apenas na praça da igreja. Tochas foram acessas e frei Rodrigo convidou os homens para procissão, ficando as mulheres na igreja devido a forte chuva, mas as mulheres quem estavam com guarda chuvas também participaram. Segundo, Frei Rodrigo “foi uma bela manifestação de alegria e de fé”. E o mais importante é que não cancelamos a nossa programação por causa da chuva. “Isso demonstra a nossa responsabilidade nos compromissos assumidos perante Deus e a Comunidade”, ressaltou o sacerdote.

É Páscoa! Cristo vive aleluia, aleluia!

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais