terça-feira, 30 de julho de 2013

"Abraçados por Francisco"

by on 10:21

Foi ali que Pedro, e também Francisco, ganharam nossos corações, pois receberam de Jesus o mandato de apascentarem cada um de nós, Suas ovelhas. Conhecemos Francisco, pois a ovelha conhece a voz do Pastor. Foi assim que milhões delas acorreram ao Rio de Janeiro e tantas outras acompanharam pelos meios de comunicação.

Esse foi justamente o cartão de visitas do Papa, que pediu aos brasileiros licença para entrar em seus corações. Francisco deixou bem claro que vinha em nome de Jesus – o Cristo integral – o mesmo de Pedro, que ele trazia, agora, a cada um de nós! Sua mensagem foi sólida como deve ser a rocha sobre a qual se constrói a Igreja, contrariando as expectativas daqueles que, como já nos advertia Leão XIII, têm uma “sede de inovações, que há muito tempo se apoderou das sociedades e as tem numa agitação febril” (Rerum Novarum, n. 1).

Reunido com os jovens argentinos, o Papa foi mais longe: disse que podemos espremer uma laranja ou uma maçã, mas não a Fé: “A fé é integral, não se espreme. É a fé em Jesus. É a fé no Filho de Deus feito homem, que me amou e morreu por mim”. Assim, o Papa Francisco conseguiu a síntese perseguida pelo Concílio Vaticano II: comunicar a Fé de sempre com a linguagem própria dos tempos atuais.

Para fazer isso, Papa Francisco deixou muito claro que não tem medo de navegar contra a correnteza, ou seja, que não devemos abandonar a fé para parecermos agradáveis às pessoas ou ao modo de ser do nosso tempo. Na missa celebrada com os bispos, padres e seminaristas, pediu que “tivessem o valor de ir contracorrente dessa cultura”. Francisco não demonstrou apenas ter coragem de falar e agir contra esse modo corrente de pensar; pediu que cada um de nós fizesse o mesmo, levando, de modo especial, os valores incondicionais da vida e da família.

Com isso, o Papa recorda que, na verdade, a Fé sempre contribuiu para a elevação cultural dos povos, pois ela parte de uma concepção plena da pessoa humana, revelada em Nosso Senhor, fato que o Santo Padre lembrou como próprio também da cultura brasileira, “que recebeu também a seiva do Evangelho, a fé em Jesus Cristo, o amor a Deus e a fraternidade com o próximo” . Segundo Francisco, é justamente o resgate desse traço tão importante da nossa cultura que pode ser “um processo construtor de um futuro melhor para todos”.

O Papa nos trouxe também os aspectos característicos da autêntica caridade evangélica em palavras e atos. Sua opção pelos pobres não é de ordem materialista ou revolucionária: longe disso, ela é pessoal. Diante da pobreza e da marginalização, o Papa não nos pediu discursos ou análises conjunturais, mas as Obras da Misericórdia (o Papa recomendou que se lesse o Capítulo 25 de São Mateus), pois, do contrário, alertou o Papa, a Igreja se transformaria em uma ONG. Nada contra as ONG’s, mas, definitivamente, o Papa deixa claro que o papel central da Igreja é apresentar a redenção da humanidade, conquistada pelo Sangue precioso de Nosso Senhor.

Ocorre que aquele que tem um encontro com a Pessoa de Nosso Senhor não suporta mais a indiferença em relação aos que sofrem. No entanto, agem assim, pois veem nos sofredores, “a Carne de Cristo”, como lembrou o Santo Padre na Visita ao Hospital São Francisco de Assis. Agem assim, pois estão alicerçados na Esperança Cristã – de longe a palavra mais utilizada pelo Santo Padre, 38 vezes, no total – segundo a qual temos uma certeza expectante de uma vida eterna no céu, o que nos permite gastar esta vida terrena servindo a Deus na pessoa do próximo, daqueles que mais precisam.

Foi seguindo esse caminho que, nos últimos dois mil anos, tantos e tantos católicos gastaram a vida construindo a maior obra de caridade que a história já viu ou verá. Fizeram assim, pois estão alicerçados em uma Fé, que lhes dá Esperança e lhes impulsiona para o Amor. Francisco também não se esqueceu de uma das mais altas formas de caridade, quando advertiu que somos responsáveis por formar uma geração de pessoas capazes de “reabilitar a política” e de “trazer uma visão mais humanista à economia”. Como prometera em seu primeiro discurso, o Papa Francisco realmente nos abraçou e abraçou também, com seus gestos e palavras, todas as mais profundas esferas da existência humana.

Evandro Gussi

segunda-feira, 29 de julho de 2013

sábado, 27 de julho de 2013

Deus tem paciência de que nós seremos transformados

by on 10:11


Na parábola do Evangelho de hoje, os empregados vieram perguntar ao dono do campo: “Queres que vamos arrancar o joio?” (cf. Mt 13,28). E ele respondeu: “Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro” (cf. Mt 13,29-30).

Meus irmãos, no mundo em que vivemos essa parábola do joio e do trigo é muito atual, e sempre atual. Nós caminhamos no meio de pessoas que são boas e ruins. Estamos no meio de pessoas que são honestas, sinceras e verdadeiras. Mas, no meio de nós, há também muita desonestidade, falsidade e hipocrisia. Caminhamos no meio de pessoas que querem ser melhores, mas há aqueles que praticam a maldade, fazem questão de ser ruins.

No primeiro momento, no primeiro ímpeto, a nossa vontade é julgar, condenar e “arrancar fora” aqueles que praticam o mal e não são “convertidos”, como costumamos dizer.

Mas se levarmos em conta, todos nós temos um pouco de joio. A Palavra de Deus nos encontrou, e ela, dia a dia, vai transformando o joio que há em nós. Ela transforma aquilo que existe de mal em nós para que sejamos o trigo puro do Senhor.

Assim como o Senhor teve – e tem – paciência para conosco, para com nossos limites e falhas, para as coisas erradas que nós muitas vezes cometemos consciente ou até mesmo inconscientemente. Ele tem paciência de que nós seremos transformados.

O que o Senhor quer é que também tenhamos paciência. Isso não significa tolerar o mal, concordar com ele, aceitá-lo, mas acreditar que muito joio pode se transformar em trigo pela Palavra de Deus. Se até o final da vida esse joio não se transformar, deixai para o julgamento final, para o julgamento de Deus.

Mas a esperança que move o coração de Deus é a mesma que deve também mover o nosso coração: todo joio pode ser transformado pela Palavra poderosa do Senhor.

Que Deus abençoe você.

Padre Roger Araújo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia 26 de julho - Dia dos avós!

by on 16:27

Entre as muitas comemorações do mês de julho, celebramos, no dia 26, São Joaquim e Santa Ana, os santos padroeiros dos avós. Eles foram os pais de Maria Santíssima e os avós de Jesus Cristo.

A celebração do Dia dos Avós tem como objetivo destacar e promover o papel do vovô e da vovó no seio familiar, onde eles são os suportes afetivos, religiosos e, por vezes, financeiros da família.

Quando o tempo dos pais para brincar com os filhos se torna escasso, os avós ocupam seu espaço, oferecendo carinho e afeto para os netos. Quando os pais não conseguem dar aos filhos os brinquedos que estes gostariam de ter, torna-se comum a intervenção dos avós que dão presentes especiais por ocasião do natal, da páscoa e do dia das crianças.

No dizer do beato João Paulo II, “os avós são os guardiões da fé, da vida de oração e da educação dos valores cristãos”. Muitas são as pessoas que devem sua iniciação na fé aos avós. Em muitas famílias, são eles que ensinam as primeiras orações às crianças, e é sempre maior o número de crianças que são levadas para a catequese pelas mãos dos avós.

Existem coisas que a escola não ensina e que não estão escritas em nenhum livro. Coisas que só a experiência de vida ensina. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida e reconhecer o valor da sabedoria adquirida no convívio familiar, lugar especial para a aprendizagem das virtudes cristãs.

Ao lado dos avós que são felizes com suas famílias, lamentamos a existência de muitos idosos abandonados e mal cuidados. Em vez de receberem o afago dos filhos e netos, são jogados nos cantos das casas ou abandonados em asilos. Até o dinheiro que recebem na aposentadoria é confiscado a muitos deles. No Dia dos Avós, não podemos esquecer deles e, quem sabe, aproveitar o dia para uma mudança de atitude.

O espaço e o contexto celebrativo do Dia dos Avós, sem dúvida, é a família, onde eles aparecem como fundamentos e troncos das futuras gerações. A família que valoriza seus ancestrais se torna verdadeiramente um tesouro dos povos, o maior patrimônio da humanidade.

A você Vovô e a você Vovó damos os nossos parabéns. Rogamos as bênçãos de Deus para que continuem firmes na saúde e na alegria, servindo a família e a sociedade com sua experiência de fé e vida cristã.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Homilia na íntegra do Papa Francisco em Aparecida – 24/07/13

by on 14:52


Venerados irmãos no episcopado e no sacerdócio, Queridos irmãos e irmãs!

Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério de Sucessor de Pedro. Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latinoamericano.

Queria dizer-lhes, primeiramente, uma coisa. Neste Santuário, seis anos atrás, quando aqui se realizou a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, pude dar-me conta pessoalmente de um fato belíssimo: ver como os Bispos – que trabalharam sobre o tema do encontro com Cristo, discipulado e missão – eram animados, acompanhados e, em certo sentido, inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham diariamente confiar a sua vida a Nossa Senhora: aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja. E, de fato, pode-se dizer que o Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria. A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus”. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria.

Assim, de cara à Jornada Mundial da Juventude que me trouxe até o Brasil, também eu venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Para tal, gostaria de chamar à atenção para três simples posturas: Conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria.

1. Conservar a esperança. A segunda leitura da Missa apresenta uma cena dramática: uma mulher – figura de Maria e da Igreja – sendo perseguida por um Dragão – o diabo – que quer lhe devorar o filho. A cena, porém, não é de morte, mas de vida, porque Deus intervém e coloca o filho a salvo (cfr. Ap 12,13a.15-16a). Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas, por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente ao desânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha na evangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe de família, quero dizer com força: Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros. Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade. Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo. Neste Santuário, que faz parte da memória do Brasil, podemos quase que apalpá-los: espiritualidade, generosidade, solidariedade, perseverança, fraternidade, alegria; trata-se de valores que encontram a sua raiz mais profunda na fé cristã.

2. A segunda postura: Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Parnaíba, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d’Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele.

3. A terceira postura: Viver na alegria. Queridos amigos, se caminhamos na esperança, deixando-nos surpreender pelo vinho novo que Jesus nos oferece, há alegria no nosso coração e não podemos deixar de ser testemunhas dessa alegria. O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos, por nós, como a rainha Ester na primeira leitura (cf. Est 5, 3). Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Como dizia Bento XVI: «O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (Discurso inaugural da Conferência de Aparecida [13 de maio de 2007]: Insegnamenti III/1 [2007], 861).

Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5). Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Deus quis que minha primeira viagem fosse ao Brasil, disse o Papa

by on 09:32

“Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil”. Estas foram as primeiras palavras oficiais do Papa Francisco em solo brasileiro, durante a cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara, por volta das 18h desta segunda-feira, 22.

Em meio a um clima de muita receptividade, o Santo Padre seguiu o discurso pedindo licença para entrar e transcorrer a semana com o povo brasileiro. Segundo o Papa, sua visita tem a missão única de confirmar os ”irmãos na Fé em Cristo”. “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja com vocês!’”

E reforçou o motivo da sua vinda ao Brasil. “Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”.

Segundo o Papa, Cristo abre espaço para estes jovens que veem de diversas partes do mundo para se encontrarem com o Pontífice, mas sobretudo com Jesus. Francisco destacou ainda a relação de Cristo com a juventude. “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: ‘Ide, fazei discípulos’. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos”.

O Papa também lembrou que ao visitar o Brasil e falar aos jovens, também se dirigirá às famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos.

E ao concluir o discurso, Francisco pediu a atenção do povo brasileiro e, se necessária, “a empatia para estabelecer um diálogo de amigos”. Por fim, prometeu rezar, diante da imagem de Nossa Senhora, por todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. “Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento!”

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os jovens são o futuro, diz Papa durante voo rumo ao Rio

by on 11:10
Durante o voo rumo ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 22, o Papa Francisco saudou os jornalistas que o acompanham, um a um, recordando que nesta sua primeira viagem internacional quer encontrar os jovens no concreto do tecido social em que vivem. Portanto, jovens não isolados da vida em que vivem, porque quando nós isolamos os jovens – disse o Papa – nós fazemos uma injustiça.


Os jovens pertencem à uma família, uma pátria, uma cultura, uma fé, tem uma pertença, não devemos isolá-los, eles verdadeiramente são o futuro de um povo. Mas não somente eles. Eles são o futuro porque tem a força, são jovens, irão adiante, mas também os idosos, são o futuro de um povo. Um povo que vai em frente com ambos: com os jovens e com os idosos.

Penso – prosseguiu – que nós cometemos uma injustiça com os idosos: eles jamais deixaram de dar , a sabedoria deles, a sabedoria da história, a sabedoria da pátria, a sabedoria da família, e disto nós precisamos. E por isso digo que eu vou encontrar os jovens, mas no tecido social, principalmente, com os idosos. É verdade que a crise mundial não faz coisas boas com os jovens. Li na semana passada o percentual dos jovens sem trabalho: pensem que corremos o risco de ter uma geração que não teve trabalho, e do trabalho vem a dignidade da pessoa. Os jovens, neste momento, estão em crise. Nós – disse o Papa – estamos habituados a esta cultura do descartável: com os idosos se faz isso demasiadamente. Mas também agora com tantos jovens sem trabalho, também a eles chega a cultura do descartável. Devemos acabar com este hábito de descartar! Não! Cultura da inclusão, cultura do encontro, fazer um esforça para levar todos à sociedade! É este um pouco o sentido – disse Papa Francisco – que eu quero dar a esta visita aos jovens.

Enfim, o Papa agradeceu aos jornalistas pedindo lhes de ajudá-lo nesta viagem pelo bem da sociedade e o bem dos jovens, o bem dos idosos. E brincando com jornalistas concluiu: permaneço como o profeta Daniel, um pouco triste, porque vi que os leões não eram tão ferozes! Muito obrigado, muito obrigado. Um abraço a todos! Obrigado!

Fraternidade e juventude

by on 09:09
Numa vida frenética, agitada e de muitas preocupações, as pessoas necessitam de momentos de recolhimento e de atenções voltadas para objetivos concretos. Isto reflete as atitudes de Marta e Maria, quando Jesus as visita em sua casa (Lc 10, 38-42). A melhor parte ficou com Maria, que deu atenção às palavras do Mestre.

É desafiante, hoje, tirar tempo para ouvir, sabendo fazer silêncio. O frenetismo é próprio da juventude. Marta e Maria, certamente, eram também jovens. No jovem está concentrada a força da vida, a esperança de um mundo melhor e mais comprometido com a dignidade do ser humano. Mas essas forças precisam ser canalizadas para o bem e a realização humana das pessoas.

Neste ano, as atenções da Igreja se voltam para a juventude. A Campanha da Fraternidade deu destaque para o tema: “Fraternidade e Juventude”, acreditando na força missionária do jovem. Agora, realiza mais uma Jornada Mundial da Juventude, tendo como intenção concreta despertar em cada jovem seu compromisso com as realidades da cultura moderna. A cidade do Rio de Janeiro está sendo o palco principal. A expectativa é de que milhares de jovens do Brasil, e do mundo todo, ali se encontrem, na data de 22 a 28 deste mês, num mega evento de confraternização. Devem ser dias marcados por muitos acontecimentos formativos, culturais e de muita oração.

Contamos com a presença do Papa Francisco realizando o encontro da Igreja consigo mesma e com o mundo, num processo de provocar nos jovens e em todos os participantes o encontro com Jesus Cristo e a motivação missionária. Toda movimentação da semana vem sendo preparada, com muito carinho, por uma multidão de pessoas, principalmente jovens.

A JMJ Rio 2013 não pode ser apenas um acontecimento a mais na caminhada da Igreja, mas a descoberta do Mistério Pascal presente e encontrado na Pessoa de Jesus Cristo. Portanto, é o encontro do jovem com outros jovens e com Deus.

Só assim teremos uma juventude feliz, responsável e construtora de uma vida marcada pela esperança.

Dom Paulo Mendes Peixoto

sábado, 20 de julho de 2013

Paróquia de Capanema envia caravana de peregrinos para Jornada mundial da juventude

by on 10:07



Na noite desta ultima quinta feira (18), na igreja matriz de Capanema, aconteceu a missa de envio dos jovens que irão participar da jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro.

A missa foi presidida pelo pároco frei Rodrigo e concelebrada pelo frades Francesco Giuseppe e frei Gilson Mariano, com o tema da Jornada “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” o pároco enviou os jovens e convocou pra entrar numa profunda comunhão com Deus durante a jornada, alertou-os e pediu para não distanciar da missão que foi confiada a cada um. O pedido se estendeu a assembleia para rezarem esses dias pelos jovens capanemenses.

Fonte e fotos: Portal de Capanema


terça-feira, 16 de julho de 2013

A verdadeira devoção a Maria nos leva a amar a Deus sobre todas as coisas

by on 09:05

“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos’” (Mt 12, 48-49)

Hoje, com muita alegria, celebramos Nossa Senhora do Carmo. Isso nos faz lembrar que o Monte Carmelo foi o local onde o profeta Elias, de uma forma contemplativa, defendeu o culto ao Deus único e verdadeiro. Por isso nos unimos a Nossa Senhora do Carmo, pois ela quer nos levar ao monte que é o próprio Cristo. 
Uma vez que chegamos nesse monte, queremos adorar o Deus único e verdadeiro.
Algumas pessoas têm dificuldades de amar Maria por achar que cultuá-la nos afasta de Deus. Porém, é o contrário, pois a verdadeira devoção a Nossa Senhora nos leva a amar Deus sobre todas as coisas.
A devoção a Maria não para nela, pois é conduzida para Jesus Cristo. Ela é para nós modelo e seta que nos indica o único Salvador: Jesus. Nossa Senhora é uma obra pronta do amor de Deus, por isso subimos ao Monte Carmelo para contemplar essa obra que foi apresentada aos nossos olhos. 
Que Nossa Senhora do Carmo interceda por nós e por nossas famílias, ensinando-nos a adorar e amar o Deus único, a fim de que a obra, plena em Maria, também se plenifique em nossa vida.

sábado, 13 de julho de 2013

Retiro anual dos frades da Província do Ceará e Piauí

by on 18:07
Nos  dias 08 a 12 de julho de 2013, cerca de 60 frades capuchinhos da Província do Ceará e Piauí se reuniram mais uma vez em Guaramiranga-Ceará, na pousada dos capuchinhos, para o seu tradicional Retiro Anual. A assessoria foi realizada por frei Rodrigo da Província Capuchinha do Maranhão.

As meditações partiram do tema: “Uma reflexão sobre a fé no Ano da Fé.” O assessor chamou a atenção para uma vivência mais concreta de nossa fé em contraposição a uma fé a nível apenas de conceitos, abordando questões muito importantes da nossa vida no âmbito pastoral como também no âmbito fraterno.

Durante os dias do retiro vivenciamos diversos momentos orantes: Celebração Eucarística diária, momento Feliciano (São Félix de Cantalice), Via-Sacra franciscana, momento penitencial com confissões, renovação dos votos, além da Liturgia das Horas.

Almejamos que este momento de retiro seja um revigoramento das nossas forças para assumirmos com renovados amor, alegria e zelo nosso carisma, junto ao povo de Deus com que trabalhamos, bem como em nossas fraternidades.


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Significado da Logomarca dos 400 anos

by on 10:56
A Logomarca dos 400 anos da presença capuchinha no Brasil quer apontar para a realidade histórica e carismática da missão dos frades de ontem e de hoje à luz do lema: “DE LONGE POR ÁGUAS PROFUNDAS APORTARAM”.

Baseado na ordem que Cristo deu aos apóstolos em Lc 5,4: "lançai as redes para águas mais profundas" (Duc in altum), bem reflete a ação dos primeiros missionários capuchinhos que se prontificaram a avançar oceanos e aportar em terras brasileiras para semear o Evangelho. Primeiramente os capuchinhos franceses, com Claude d'Abbeville, vindo ao Maranhão acompanhando a expedição de La Ravardière, em 1612 e depois com o despertar missionário da Ordem em 1884, no qual o governo Geral estabeleceu que cada província italiana devia assumir uma missão no Brasil. Assim a epopeia missionária dos frades Capuchinhos no Brasil expandiu-se no tempo com a plantatio Ordinis e colaboração com a Igreja local.

Assim a Logomarca quer ser o símbolo da memória e do carisma vivo e fecundo nos dias atuais, onde fazem parte desta história a plêiade de frades missionários que renunciaram à sua própria pátria, língua, cultura aceitando o desafio da missão e os frades brasileiros que muito contribuíram e contribuem para a continuação do carisma com o rosto próprio da nossa nação.


SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DOS 400 ANOS

MAPA DO BRASIL – Representa a presença dos missionários capuchinhos em território nacional. Hoje representado por mais de 1.100 frades, 10 províncias e 2 vice províncias.

CIRCULO AZUL - Representa o oceano e o percurso feito pelos missionários franceses até aportarem em solo maranhense.

CIRCULO BRANCO - Representa a Eucaristia como sinal de comunhão e missão. A eucaristia é “fonte e ápice da missão da Igreja”. Isso se pode perceber no termo “Missa”, onde a liturgia na qual se realiza o mistério da salvação termina com o envio “ite missa est” com o significado de um verdadeiro mandato, cumprido zelosamente pelos frades missionários, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.

MASTRO EM FORMA DE CRUZ COM BANDEIRA DA FRANÇA – Significa a cruz de Cristo, símbolo maior dos capuchinhos em terra de missão, as quais consumiram sua vida a exemplo de Cristo, iniciada com a Expedição Francesa no Maranhão e prolongada ao longo da história.

A VELA – Traz o vento do Espírito Santo, Ele é quem conduz, impulsiona, anima a vinda dos missionários franceses para o Brasil.
AS TRÊS ESTRELAS (AZUL, LARANJA E VERMELHA) - Significa a presença da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo nos Estados do Maranhão, Pará e Amapá.

A ESTRELA MAIOR DE COR VERDE – Representa a esperança “a bussola e a luz” a guiar os missionários de forma segura até o seu destino.

A CAPELA – representa a primeira igreja construída em território ludovicense pelos missionários franceses. Ao mesmo tempo em que expressa que a fé cristã-católica do povo brasileiro nasceu sob a luz da espiritualidade franciscana-capuchinha.

O FRADE DE BRAÇOS ABERTOS – Representa o carisma franciscano implantado e irradiado pelos missionários capuchinhos, trazendo em si a ideia de acolhida, missão, obediência a Palavra e ponto de chegada em terras brasileiras.

A prudência é própria dos que estão a serviço de Deus

by on 09:06

“Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16)

Jesus está nos mandando para o mundo, pois, no meio dele, seremos testemunhas do Evangelho, desse amor misericordioso de Deus que, um dia, nos conquistou e mudou nossa vida.

Como devo me comportar no meio do mundo uma vez que sou portador do Evangelho? A primeira coisa é ser muito prudente, assim como as cobras o são, sabendo o momento de recolher e o momento de dar o bote.

Não precisamos ter uma rapidez exagerada ao querer pregar o Evangelho de uma só vez, ao converter toda nossa família no primeiro momento nem querer converter o mundo todo de uma só vez. É necessário ter a sede de que isso aconteça, mas sabendo também esperar o tempo de cada um.

Ser prudente é saber que para tudo existe um momento, é não se deixar abater pela frustração diante das dificuldades que nos serão impostas.

Uma vez que somos prudentes, também somos mansos, capazes de saber esperar o momento e a graça de Deus. Sabendo se conformar até mesmo quando as coisas não vão bem.

Que Deus nos dê a prudência e a mansidão para que, no meio do mundo, sejamos testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A morte do palhaço: um sorriso calado e pedidos de justiça

by on 15:13
IMPERATRIZ – A notícia da morte do professor e artista Iron Vasconcelos, o “tio Iron”, como era carinhosamente chamado pelas crianças e alunos, é um dos assuntos mais comentados entre amigos e internautas de Imperatriz, nas redes sociais. No perfil dele, mensagens de carinho e admiração são deixadas a todo instante.

“Hoje a cidade amanheceu triste. O sorriso desfigurou-se. A alegria se entristeceu. A covardia tirou de nós o professor, artista, recreador, Iron Vasconcelos”, publicou o professor Marcos Aurélio.

A internet levou a trágica notícia aos que estão longe. “Mesmo estando a mais de mil quilômetros de distância, hoje, me deparei com uma notícia avassaladora... Mas tenho a certeza que a cidade de Imperatriz - MA jamais terá o calor humano da alegria, da felicidade, do abraço caloroso que contagiava a todos por onde você passava Iron Vasconcelos”, acrescentou Teuma Rodrigues.

“Professor querido, amado, agradeço por ter lhe conhecido e por ter desfrutado, mesmo por pouco tempo, das suas graças! Alma nobre e diferenciada, homem bom, abençoado...” postou Ludimila Dalla Corte, na rede social.

Outros fizeram pedidos de justiça. “Não podemos calar diante de tamanha covardia, não podemos compactuar com esta violência banal que toma conta de nossa querida Imperatriz. Queremos justiça sim, mas antes queremos o direito de viver em Paz”, compartilhou João Maurício.

Além da formação profissional como professor, Iron Vasconcelos tornou-se bastante conhecido na cidade, pelo trabalho de animação de festas e atividades teatrais. Iron era católico e participante ativo dos eventos realizados na Diocese de Imperatriz, especialmente na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No mês passado, comandou as encenações dos jovens na abertura da celebração de Corpus Christi, que reuniu cerca de 12 mil fieis, e fazia parte da organização da caravana que vai levar imperatrizenses ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da juventude, no próximo dia 25.

Entenda o caso:

Iron estava chegando do Show católico da Expoimp na madrugada do dia 10 (quarta-feira) com a esposa de moto, quando dois elementos que vinham seguindo o casal, se aproximou e começou a efetuar tiros em Iron, quatro acertaram nas costas, tendo ele corrido menos de dois metros e caído no chão, os assassinos se aproximaram e efetuaram mais dois tiros no rosto, a principio pensava que era nove disparos, a pericia informou que os tiros no tórax foi saída de projétil.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A mão de Jesus é poderosa

by on 17:09
“Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá’” (Mt 9,18). 

Você veja o desespero de um pai que tem a sua filha praticamente morta. Ele sabe que só Jesus pode fazer algo por ela. E é por isso que no seu desespero, na sua dor, ele se aproxima de Jesus e diz: “Senhor, impõe tua mão sobre ela e ela voltará a viver”.

A mão de Jesus é poderosa. Quando ela toca em nossos corações, em nosso ser, nós voltamos à vida. Nós estamos muitas vezes sem alento, desanimados, tristes, sem gosto e sem sabor pela vida. Nós nos encontramos, muitas vezes, praticamente mortos, sem ânimo e sem saber qual direção tomar.

Precisamos deixar que Jesus toque em nós. Mas também precisamos levar o toque da mão poderosa de Jesus para outras pessoas. Precisamos deixar que Jesus realmente, com a Sua mão, toque em nossa enfermidade e aflição. Que Ele toque a tristeza que há dentro do nosso coração.

E porque aquele pai confiou, a mão de Jesus tocou em sua filha e ela voltou à vida. Quantos, hoje, podem voltar à vida! Uma mulher também, que sofria há tanto tempo, toca no manto de Jesus e fica curada.

Que hoje possamos ir ao encontro do Senhor para tocarmos na Sua graça, no Seu amor, e para que Ele também nos toque com a Sua misericórdia e nos levantemos de qualquer coisa que nos deixa prostrados.

Que Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

sábado, 6 de julho de 2013

Vaticano publica primeira encíclica de Francisco, escrita por dois Papas

by on 10:47
Intitulada Lumen fidei, documento quer recuperar o caráter de luz específico da fé



O documento é o primeiro a ser escrito por dois Papas. Ele começou a ser desenvolvido pelo Papa Emérito Bento XVI e depois contou com a contribuição do atual Papa, Francisco.

“À trilogia de Bento XVI sobre virtudes teologais faltava um pilar. A Providência quis que o pilar que faltava fosse um presente do Papa emérito ao seu sucessor e ao mesmo tempo um símbolo de unidade, porque assumindo e levando ao cumprimento a obra iniciada pelo seu predecessor, Papa Francisco dá testemunho com ele da unidade da fé”, declarou o Prefeito da Congregação dos Bispos, Cardeal Marc Ouellet, presente na coletiva.

Segundo escreve o Santo Padre na encíclica, a fé é um bem comum que ajuda a edificar a sociedade, levando a esperança. E este é o coração da Lumen fidei. “Numa época como a nossa, a moderna – escreve o Papa – em que o acreditar se opõe ao pesquisar e a fé é vista como um salto no vazio que impede a liberdade do homem, é importante ter fé e confiar, com humildade e coragem, ao amor misericordioso de Deus, que endireita as distorções da nossa história”.

Para o Cardeal Ouellet, a encíclica apresenta verdadeiramente a fé cristã como uma luz proveniente da escuta da Palavra de Deus na história. “Uma luz que mostra o amor de Deus no trabalho para fazer uma aliança com a humanidade”

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Não podemos discriminar ninguém

by on 15:37

“Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Mt 9,12-13).


Hoje, as pessoas estão escandalizadas em volta de Jesus. Primeiro, porque Ele acolheu Mateus – o qual se tornou o evangelista do Evangelho que estamos meditando. No entanto, Mateus era um cobrador de impostos, e você sabe que isto era muito mal visto, porque, na verdade, ele cobrava tributos indevidos do povo, o que fazia com que os cobradores fossem muito mal vistos pela população.

A forma como o cobrador gastava esse dinheiro era vergonhosa. E o povo sofria por causa disso. Mas esse cobrador de impostos, chamado Mateus, conheceu Jesus e Este mudou sua vida. Por isso Jesus diz a ele: ‘Segue-me!’. A partir disso, ele deixou tudo para seguir o Senhor.

Sabe, meu irmão, minha irmã, nós, muitas vezes, queremos condenar a proximidade com que a Igreja e todos nós precisamos ter com os pecadores.

Não podemos discriminar ninguém; ao contrário, precisamos acolher a todos. Mas é claro que não basta só acolher, pois amar é a primeira e a mais importante das decisões que precisamos ter para com todos os filhos de Deus.

Todos aqueles que vivem em pecados grandes dentro de casa – como o pai que não compreende o filho, porque não o aceita como ele é; às vezes, drogados, sujos, com isto ou com aquilo – é para esses que o Senhor veio.

Os que já estão limpos, justificados, já tem Deus. Ele veio para aqueles que ainda não O têm, e nós precisamos levar Deus, saber que Ele, em primeiro lugar, quer estar com esses que ainda não conhecem o Seu amor e a Sua misericórdia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Deus nos liberta de toda e qualquer paralisia

by on 11:34
“Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!’” (Mt 9,2).

Que obra admirável do Senhor! Por ter compaixão não só daquele povo, mas daquele que o povo trazia. Aquele paralítico tinha muita vontade de andar, muita disposição, mas algo o paralisava, o mantinha preso, impedia-o de ir adiante.

Quantos de nós estão paralisados, presos, com os pés detidos e não conseguem ir ao encontro de Deus! Na sua casa, muitas vezes, você se encontra prostrado, sem forças… Há dias em que você se levanta e diz: “Hoje, não estou com vontade de fazer nada”. Parece que há uma força terrível nos paralisando. Você sabe que precisa ir ao encontro do seu próximo, sabe que precisa ir ao encontro daqueles que estão sofrendo, mas não tem forças nem para pegar um telefone e ligar para a pessoa. Você está paralisado.

Permita que, no dia de hoje, Deus o liberte, cure-o de toda e qualquer paralisia, de tudo aquilo que o impede de ir ao encontro d’Ele; depois, que Ele o liberte daquilo que o impede de crescer como ser humano, como pessoa, de crescer na fé e na espiritualidade. Que o Senhor também desamarre seu pé daquilo que não o permite ir ao encontro do próximo.

Que o Senhor, hoje, pela sua fé, o liberte de toda e qualquer paralisia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A beleza da Catedral de Nosso Senhor do Bonfim em Grajaú no Maranhão

by on 10:45


A Catedral de Nosso Senhor do Bonfim, na cidade de Grajaú no Maranhão chama a atenção de todos que chegam a cidade. A Igreja-mãe da diocese tem grande visibilidade e valores simbólicos, sobretudo depois de sua última reforma.

A catedral suscita o trabalho de gerações que desde 1938 vêm fazendo da catedral o que ela é hoje. A reforma que aconteceu há alguns anos não reconstruiu a catedral, mas veio valorizar os seus elementos sacros e artísticos , tornando-a mais apta para as celebrações e respeitando o espírito da reforma litúrgica do Concilio Vaticano II. Tudo isso é fruto do compromisso e empenho da comunidade e de tantos religiosos que se dedicaram antes em construí-la e depois em reformá-la várias vezes.

A Prelazia de São José de Grajaú foi criada em 10/02/1922 pela Bula “Rationi congruit” do Papa Pio XI, desmembrada da então Diocese de São Luís do Maranhão. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Provincia Nossa Senhora do Carmo.

Torre de Pisa na cidade de Montes Altos no Maranhão

by on 08:04

A réplica da torre de Pisa na cidade de Montes Altos no Maranhão é um marco da presença dos frades capuchinhos italianos naquele município. A torre foi construída por Frei Aristides Arioli (já falecido), para recordar os 100 anos de presença dos capuchinhos lombardos no Maranhão e 33 anos da sua chegada na cidade de Montes Altos em 18 de março de 1995.

A torre como mostram as fotos está passando por restauração. Ela foi construída ao lado da Paróquia de Nossa Senhora de Santana, também construída por frei Aristides.

Após o seu falecimento a Província Capuchinha deixou a cidade de Montes Altos e hoje o complexo construído pelo religioso pertencem a Diocese de Carolina.



A verdadeira Torre de Pisa na Itália


A torre pendente de Pisa (em italiano Torre pendente di Pila), ou simplesmente, Torre de Pisa, é um campanário (campanile ou campanário autônomo) da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.

Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.

A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus,1 2 3 estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus.4 Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Fotos: Vanusa Cavalcante

terça-feira, 2 de julho de 2013

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais