quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Frei Francesco sofre princípio de infarto e se encontra internado em Belém

by on 14:37

Frei Francesco Giuseppe Donesana, vigário paroquial de Capanema sofreu um princípio infarto do miocárdio no início desta semana e foi levado de emergência de Capanema para Belém, onde se encontra internado em estado estável.

Segundo informações do hospital, o religioso passou por uma bateria de exames e dois cateterismos foram realizados, sendo um com o implante do stent para desobstrução do vaso sanguíneo. Na tarde desta quarta-feira (30), foi transferido do hospital da Unimed das Docas para a UTI do Hospital Porto Dias na Avenida Almirante Barroso, onde ficou em observação por 24 horas. Agora já se encontra em um leito do hospital e aos poucos vai se recuperando.

Frei Rodrigo se encontra na capital paraense acompanhando o religioso. Segundo ele, o estado de saúde de frei Francesco é estável. "Estamos nas mãos de Deus e dos médicos, mas confiantes de que frei Francesco irá se recuperar brevemente", completou o religioso.

Nossas orações e a intercessão de Nossa Senhora do Carmo pela recuperação da saúde de Frei Francesco. Amém!

Nosso Deus é vitorioso!

by on 09:42
“Irmãos, se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8,31b).</div>

Hoje nós tomamos posse dessa verdade maravilhosa da Palavra de Deus! Se o Senhor está ao nosso lado, se Ele está ao nosso favor, se Ele é a nossa proteção, o nosso refúgio, o nosso socorro, se é no Senhor em quem nós colocamos a nossa confiança, quem é, meus irmãos, que poderá tirar nossa vida?

Quem é que poderá nos separar deste amor maravilhoso que Deus tem por nós? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo e a espada farão isso? Serão os sofrimentos e a falta de amor ao próximo? Será a crise financeira? As decepções da vida? Serão as mágoas, os ressentimentos, o rancor? Não, meus irmãos, nada disso poderá nos separar do amor maravilhoso, que Deus tem por nós, manifestado na cruz de Jesus.

Uma vez que o Sangue de Cristo nos conquistou, uma vez que esse amor maravilhoso foi derramado em nossos corações, nós não podemos nos entregar à fraqueza, de modo a nos sentirmos vencidos, porque o Senhor, por nós, já é vencedor.

Claro que não quero ninguém se iludindo, e Deus não quer ninguém se iludindo, achando que nós não passaremos por aflições, tribulações e dificuldades. A verdade é que passamos por tudo isso, e, algumas vezes, até de forma dobrada, triplicada! Mas nenhuma dessas dificuldades é maior do que o amor de Deus por cada um de nós!

O amor de Deus Pai é maior do que qualquer dor, sofrimento e decepção! Sim, porque, muitas vezes, somos tomados por decepções que nos arrasam e tiram nossa força de viver; e chegamos até a ficar magoados com Deus. Nós nos decepcionamos uns com os outros, nós nos magoamos uns aos outros. Mas nenhuma situação, nem mesmo os nossos pecados ou as nossas fraquezas, quando as entregamos para o Senhor, nem eles podem ser maiores do que o amor que Deus tem por nós.

É por isso que não vamos esmorecer diante de notícias negativas, diante de coisas que vêm contra nós, contra a nossa fé, nossa casa, nossa família! Nós não somos de esmorecer, porque temos um Deus que nos amou e Ele é vitorioso! Temos confiança plena no amor que o Altíssimo tem por nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Busque no Espírito se submeter à vontade de Deus

by on 08:37
“Irmãos, também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).</div>

Como nós precisamos do Espírito e da vida no Espírito, irmãos, porque, até quando oramos nós somos fracos! Muitas vezes, nós não temos força, nem concentração, tampouco inspiração, até mesmo para discernir como devemos orar e como pedir para Deus nos ajudar.

Em certas ocasiões, não sabemos o que devemos fazer e dizer, nem como aconselhar e orientar o outro, tampouco que caminho seguir. Por isso há a importância da vida no Espírito, a oração, a confiança n’Ele, tudo isso é próprio de corações humildes, daqueles corações que se colocam confiantes em Deus e sabem que necessitam d’Ele.

A luz de Deus nos guia em todos os nossos caminhos. Nós erraríamos menos, acertaríamos mais, teríamos mais sabedoria naquilo que fazemos, pensamos ou decidimos, se nos deixássemos guiar por esse mesmo Espírito, que nós recebemos.

O que acontece é que nós, muitas vezes, O “engavetamos”, pois, embora saibamos que O temos em nós, queremos agir guiados somente pelos nossos impulsos humanos, só por aquilo que é a razão ou a lógica. E o Espírito, muitas vezes, até contraria a nossa lógica. O Espírito Paráclito perscruta, vê além, mais alto, e enxerga onde nós não enxergamos.

É por isso que nós precisamos da vida no Espírito e precisamos da oração d’Ele. Devemos orar no Espírito da maneira que sabemos e como nos convém, o importante é ter essa submissão espiritual; deixar que o Divino Amigo tome conta daquilo que inclina a nossa vontade e move o nosso ser. É por isso que cada um, à sua maneira, precisa saber também orar no Espírito.

Como diz São Paulo aos Romanos – com gemidos inefáveis – (louvo a Deus por isso!), aqueles que oram no Espírito oram em línguas. Mas se esse dom ainda não lhe for aprazível, isto é, não chegou ainda a você – busque no Espírito se submeter à vontade de Deus. Quando fazemos isso, nós nos deixamos guiar e o Paráclito nos conduz para que a vontade de Deus se realize em nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

20 anos depois na Mesquita de Omar em Jerusalém

by on 17:37

Conhecendo um pouco a história da Mesquita de Omar
Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha são nomes atribuídos à Mesquita de Omar, situada no Monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém. O edifício, construído no século VII, é um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitectura islámica. Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade.
A mesquita é parte integrante do centro histórico de Jerusalém, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.
O edifício é um santuário aonde teria sido o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado, mais tarde enquanto altar, a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanece hoje como um templo da fé islâmica.
A Cúpula da Rocha recebeu esse outro nome devido à grande rocha circunscrita a ela que foi usada em sacrificios — atualmente protegida no interior da Mesquita de Omar — e constitui uma das razões pelas quais a cidade de Jerusalém é considerada Cidade Santa por várias religiões.
Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaac a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo.

Paróquia realiza mais um mutirão de evangelização no bairro de Capanema

by on 14:45






Visando o fortalecimento da Fé e a evangelização porta a porta, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, juntamente com o grupo de evangelizadores, fizeram mais um mutirão de evangelização na tarde de sábado (25) no bairro São Domingo Gusmão. Os mutirões acontecem uma vez por mês em bairros distintos da cidade.

Os evangelizadores se dividiram em dois e dois e visitaram todas as casas e famílias do bairro. Levando a cada uma delas pequenas passagens do evangelho, e convidando-as para participar da santa missa que seria realizada às 19h30min em uma das ruas do bairro. Segundo os evangelizadores mais de 500 pessoas participaram da missa, “isto é bastante satisfatório visto que, o bairro visitado era bem pequeno”, comentou um dos evangelizadores.

Segundo Frei Rodrigo, esse mutirão é um projeto que foi votado em assembleia paroquial e que visa o fortalecimento da fé, aumentando a proximidade entre a igreja e a comunidade.

Os desafios da evangelização

Para frei Rodrigo os desafios nos primeiros meses de evangelização foram difíceis, mas com o passar dos dias ficaram mais tranquilos e a alegria superou as dificuldades encontradas, principalmente segundo ele, “quando se vê os evangelizadores contando suas experiências após cada lar visitado. Também percebemos o contentamento dos leigos quando os evangelizadores pregam a Palavra antes da missa”, acrescentou o religioso.

Agora a paróquia se prepara para um novo desafio em preparação ao Natal: Dia da visitação. Segundo os organizadores a intenção é visitar todos os lares de Capanema, onde será entregue uma cartinha contendo uma mensagem de paz e ao mesmo tempo um convite para que as famílias capanemenses participem com alegria e júbilo das comemorações de natal e de final de ano realizada na paróquia.

A importância da sucessão apostólica

by on 11:09
“Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos” (cf. Luca 6, 12-15).
Hoje, celebramos os apóstolos São Simão e São Judas. São Judas é mais conhecido entre nós por fazer parte de uma devoção mais popular, chamado de São Judas Tadeu para diferenciá-lo de Judas Iscariotes, aquele foi o traidor do Senhor.
São Judas escreveu uma carta, que todos nós conhecemos, e junto com ele, nós celebramos São Simão, chamado o zelote (cf. Lc 6, 15), também chamado a ser uma testemunha do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na Liturgia de hoje, a primeira coisa que nós aprendemos é a rezar, a subir com Jesus na montanha e a escutar o Pai antes de tomar qualquer decisão importante. Porque o Senhor passou a noite inteira em oração, uma vez que o Seu Espírito se rendeu, uma vez que Seu Espírito estava em perfeita união com o Pai. E, quando amanheceu, Ele escolheu os doze, entre tantos discípulos que O seguiam.
Qual é a missão desses apóstolos, os quais nós vemos ser nomeados no Evangelho de hoje, nome a nome? Os doze apóstolos nos recordam as doze tribos de Israel, eles são para nós a configuração do novo Israel, o povo de Deus, a Igreja do Senhor.
Para a nossa fé, isso é muito importante, porque, além de ser católica, ela é uma fé universal e chega a todos os povos; e a Igreja tem todas as verdades de fé para que nós possamos ser salvos. A nossa fé também é fundamentada na mesma fé que os apóstolos receberam.
Cada vez que eu olho para um bispo, eu sei que ele é um sucessor dos apóstolos. O que caracteriza e o que dá, de fato, legitimidade àquilo que faz a nossa Igreja ao administrar os sacramentos, ao ministrar a fé e ao pregar a Verdade, – dando-me a certeza de que estou no caminho certo – é a sucessão apostólica.
É saber que essa Igreja tem uma continuidade, ela começou com os doze, e estes fizeram outros apóstolos, que chegaram até nós hoje na figura dos nossos bispos. Rezemos, meus irmãos, rezemos por esses homens escolhidos por Deus para estarem à frente das nossas dioceses, governando a Igreja do Senhor, em comunhão com aquele que é o Bispo de Roma, o Papa. Rezemos pelos nossos pastores.
Que Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

IGREJA: Comunidade da Palavra

by on 08:45

A CNBB, em sua 51ª Assembleia Geral Ordinária, que se realizou na cidade Mariana de Aparecida, entre os dias 10 e 19 de abril deste ano, aprovou que fosse estudado e aprofundado o tema central da Assembleia: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

E partindo desse estudo me reuni com algumas pessoas do bairro Pio X, na cidade de Capanema para lançar um desafio: Criação de uma Comunidade da Palavra naquele bairro. A idéia inicial é que esta comunidade funcione na residencia de algum dos membros que serão inscritos e que eles se reunam uma vez por semana para ministrar Palavra de Deus para as pessoas e juntos possam viver em comunhão e partilha indo ao encontro dos mais afastados levando a alegria que ninguém pode nos tirar: Jesus Cristo Vivo e presente no meio de nós!

Se esta primeira experiência der certo no bairro Pio X, nosso pensamento é criar mais 19 comunidades da palavra em outros bairros. O importante é que tenhamos em mente que estas comunidades vai predominar a convivência, tendo como base a Palavra de Deus. E que terá o acompanhamento do padre, mas não terá missa, por não se tratar de comunidades eucarísticas as missas serão celebradas normalmente nas capelas.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um tempo para os amigos...

by on 09:27
“Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou” (Êxodo 20:8-11). Com essa passagem, a Bíblia já mostrava, há muitos milênios atrás, uma necessidade que é a de descansar. Tirar um dia de lazer para ficar ao lado dos amigos, colocar a conversa em dia, sem estresse ou preocupações, nos desligarmo-nos do dia a dia e apreciar a natureza.

E foi assim que aconteceu outro dia, ao lado de alguns amigos de Imperatriz: Marco Aurélio, Pedro, Artur Moura, seus filhos e esposas e Frei Francesco da minha fraternidade de Capanema. Um dia de lazer em uma praia maravilhosa, colocamos a conversa em dia e nos deixamos embalar pela musicalidade do vento zuindo em nossos ouvidos. Que bom ter amigos, que bom tirar um tempo para estarmos ao lado de nossos amigos.

Deus seja louvado por todos nossos amigos. Amém e aleluia!.





terça-feira, 22 de outubro de 2013

Missa de lançamento do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

by on 10:14



A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou uma missa solene de lançamento da programação oficial do Festejo de sua padroeira. Missa foi presidida por Frei Rodrigo. A comissão organizadora está preparando uma grande festa para recepcionar todas as comunidades dos bairros e zona rural do município.

Este ano, o festejo tem como tema “Sob o olhar de Maria, anunciamos Jesus e renovamos a nossa fé” e conta com uma vasta programação. Todos os dias, de segunda a domingo, será realizada a santa missa no horário das 19h com pregação dos frades da fraternidade, além de shows musicais e barracas de comidas típicas.

Sorteio de prêmios

Ainda como parte da programação do festejo será realizado o primeiro show de prêmios que vai sortear uma moto biz, um televisor de 42 e um tablete. Para concorrer, basta comprar a cartela que custa apenas R$ 3,00 (três reais) na sede da paróquia. O sorteio será realizado no dia 8 de dezembro no encerramento da festividade. O responsável da organização do show de prêmios é frei Gilson Mariano.






segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Crismandos da zona rural realizam encontro

by on 09:03
Sábado e domingo 19, 20 no Centro paroquial de São Francisco em Capanema, jovens crismandos da zona rural, participaram do retiro em preparação ao Sacramento da Crisma.

O retiro foi coordenado por frei Francesco, responsável pelas comunidades rurais. Além dos temas tratados referentes aos desafios da Crisma, houve também momentos para que os jovens se confessassem para melhor receber o Sacramento da Crisma que acontecerá no próximo mês.




Paróquia realiza Curso de Liturgia

by on 08:26



Aconteceu no último final de semana, 18 e 19, no auditório paroquial de Capanema, o Curso de Liturgia ministrado por frei Jamilson. No curso ele falou sobre os aspectos da liturgia como participação plena, ativa e consciente da comunidade.

Participaram do encontro os membros das equipes das 23 comunidades da zona urbana, totalizando mais de 100 pessoas que saíram do curso com maior clareza sobre os aspectos que envolvem o serviço litúrgico.

Ao tratar do tema, frei Jamilson ressaltou que a celebração litúrgica deve ir além do superficial, transcender o cotidiano e tocar o ministério.

Os trabalhos foram encerrados no final da tarde de sábado com a Santa Missa.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Programa: “Alegres na Esperança anunciamos Jesus” de Frei Rodrigo

by on 09:29

O Programa “Alegres na Esperança anunciamos Jesus” comandado por Frei Rodrigo, na TV Mãe de Deus, canal 18, afiliada da TV Nazaré é transmitido duas vezes ao dia, às 9h e às 11:45, de segunda a sexta. No programa frei Rodrigo através de sua experiência, aborda temas diversificados com mensagens de fé e esperança e ainda novidades da igreja católica.

Na próxima semana vamos postar alguns de seus programas neste Blog. E você que já nos acompanha, vai poder disponibilizar de mais esta ferramenta para continuarmos ainda mais próximos. Amém e aleluia!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Saber ser humilde quando se é corrigido

by on 09:39
“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar” (Lc 11,52).

Nós continuamos, hoje, a meditar o debate de Jesus com os fariseus e com os mestres da Lei. Mais uma vez, Jesus mostra a Sua dureza para com esse grupo, também chamados de “fariseus” e, hoje, especificamente olhando para os doutores da Lei.

Porque, como a Palavra diz, os fariseus e mestres da Lei são aqueles que sabem tudo da Lei; julgavam, condenavam e olhavam os outros a partir da sua própria interpretação. Por isso Jesus afirma que eles tinham a chave da ciência.

“Ciência” é o que se entende como o conhecimento do bem e do mal, o conhecimento do que é correto e do que é errado. Uma vez que eu tenho essa ciência, este conhecimento, cabe a mim julgar, cabe a mim saber quem está correto e quem não o está.

‘É um verdadeiro erro acharmos que somos sabedores de alguma coisa e nos acharmos melhores do que os outros ou acima deles; porque temos conhecimento disso ou daquilo ou porque temos esta ou aquela formação. Ou porque somos próximos de Deus, porque participamos da Santa Missa, da Eucaristia, porque Ele está conosco.

Dessa forma, nos achamos detentores da verdade, os donos da verdade, até das coisas de Deus. Quando, na verdade, o Senhor não se deixa aprisionar por ninguém, nem por nenhuma religião, nem por nenhum mestre ou doutor, tampouco por nenhuma ciência.

Deus é livre e soberano e age do modo que quiser; ninguém pode determinar a ação d’Ele. Nós podemos invocá-Lo, pedir-Lhe algo, podemos esperar n’Ele e também podemos correr atrás da manifestação d’Ele, mas ninguém tem a chave do Seu coração, ninguém tem a chave da Sua ciência. É por esse motivo que Jesus corrige os mestres da Lei e quem age como eles.

Outra coisa que nos chama a atenção na Palavra de Deus, hoje, é justamente que os doutores da Lei, uma vez que foram corrigidos, não aceitaram a correção, depois se revelaram, repreenderam, maltrataram, provocaram Jesus e armaram ciladas contra Ele. Outro ponto marcante que nos prova a nossa ignorância é o fato de não sabermos ser humildes quando somos corrigidos.

A verdadeira ciência, aquela que vem do Coração de Deus, se humilha; as outras são sinônimo de orgulho. Que Deus nos dê a sabedoria, a ciência do Céu, pela santa humildade.

Deus abençoe você!

Padre Roger de Araújo

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais