terça-feira, 31 de dezembro de 2013

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Educar os filhos com os ensinamentos de Deus

by on 16:22



Gerar filhos é uma graça, mas a graça se torna maior ainda, quando estes filhos gerados são criados e educados segundo a vontade do Senhor.

”O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lucas 2, 40).

Nós contemplamos, hoje,  Jesus no templo, e lá estava uma profetisa, uma viúva fiel e temente a Deus, que servia a Ele com jejuns e orações dia e noite. E naquele momento ela pega o Menino nos seus braços, louva a Ele por tudo aquilo que Ele significa e representa para todo o Israel e para todo o povo de Deus. E, ao sair do templo, Jesus vai viver com os pais em Nazaré, ali vai ser Sua cidade.

Em Nazaré, Jesus cresce como crescem nossas crianças, ali Ele aprende a andar, a caminhar, ali aprende a falar, ali no meio de crianças Ele brinca e vive a vida como qualquer outro menino. E a Palavra testemunha, para nós, que Jesus cresce, tornando-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus repousando sobre Ele.

Eu, hoje, peço a Deus por todo pai e por toda mãe que têm a graça de criar e educar seus filhos, porque as duas coisas são muito importantes. Gerar filhos é uma graça, mas a graça se torna maior ainda quando estes filhos gerados são criados e educados segundo a vontade do Senhor.

Um desafio tremendo para os nossos dias é o desafio de criar filhos. Não é fácil e não é simples! A minha palavra não é para desanimar, muito pelo contrário, é para encorajar você que é pai e você que é mãe. Para que você tenha a sabedoria, tenha a luz divina, tenha discernimento, mas também tenha pulso. Dois ingredientes são necessários para se criar filho: ternura e firmeza; ou ternura e vigor.

Nossas crianças precisam de ternura, de amor, de carinho, de cuidado, de atenção, de presença; de pais que as escutem, que as compreendam, que tratem cada filho com a dignidade única e pessoal que cada um merece. Pais que lhes deem atenção, pais que se façam presente, pais que deem aos seus filhos a alegria de serem firmes. Que nossos pais não precisem cuidar de nossas crianças com aspereza, com grosseria, com dureza, pais que aprendam que não basta colocar comida na mesa e lhes dar coisas e presentes, pois isso não faz de vocês bons pais. Pais que se façam presentes, comunicando amor e ternura a seus filhos.

Mas amor e ternura precisam se misturar ao vigor e ao rigor. Nós não podemos permitir que crianças mandem em seus pais; nem  que os pais façam tudo que estas querem. Criança precisa de disciplina, precisa ser educada, precisa aprender a ouvir ”não!” Para que, assim, aprenda a dar valor às coisas. Muitas vezes, as crianças fazem aquilo que querem, e os pais dizem: “Olha que lindo isso! Criança é assim mesmo!”

É no colo da família, no seio da família, que nossas crianças são educadas e aprendem o sentido da vida. Eu, hoje, estou rogando por você que é pai e por você que é mãe, que você tenha a graça e o dom de Deus para educar seus filhos, que o Senhor lhes dê a ternura e o rigor para educar seus filhos, para que cresçam como Jesus cresceu no meio de nós, na sabedoria, na fortaleza e na graça do Senhor.

Que Deus abençoe você!

Padre Roger de Araújo

domingo, 29 de dezembro de 2013

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

É preciso viver e encontrar o sentido para a vida!

by on 10:23

”De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1Jo 1, 2).

Celebrando a alegria do Natal do Senhor, nós celebramos hoje o apóstolo São João. O João evangelista, o autor das três cartas, um dos prováveis autores do Livro do Apocalipse. João, aquele que recebeu Maria como mãe e a levou para casa, João o discípulo amado. João, o discípulo poeta, apaixonado por Jesus. João, o discípulo da espiritualidade mística e profunda que nos leva aos mais significativos ensinamentos da vida do Mestre.

João, o poeta, é aquele que nos escreve o relato do nascimento de Jesus em forma de poesia, falando-nos sobre o relato da vida, aquela vida que estava no princípio junto do Pai. Aquela vida, então, se revelou a nós e se manisfestou a nós, porque a vida, que era a Luz do mundo, agora se manifesta a nós. O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós. E agora é essa vida que nós anunciamos; essa vida, que estava no Pai, se torna visível a nós.

Entre tantas coisas que poderíamos falar a respeito do anúncio de João –, aquele que foi uma testemunha bem próxima do Senhor, afinal de contas, foi ele quem repousou no peito de Jesus, durante a última ceia, — ele experimentou a vida. A vida em plenitude que Deus trouxe a nós.

É sobre essa vida que nós queremos refletir. Não basta estar vivo, não basta caminhar, respirar. É preciso viver e encontrar o sentido para a vida! Encontrar o sentido para a vida não é o mesmo que dizer: ”Não vamos mais sofrer, ter dificuldades ou problemas”. As nossas dificuldades, os nossos problemas, sofrimentos, tormentos e as nossas alegrias têm um ”porquê”.

Essa vida, que nos é revelada, se chama Jesus: a vida plena de Deus no meio de nós. Hoje, contemplamos a vida encarnada no meio de nós. E então questionamos a nossa própria vida: Como é que a estamos vivendo? Como é que estamos levando a nossa vida? Qual é o sentido que estamos dando à nossa vida e à nossa existência?

Nós contemplamos Jesus Cristo e perguntamos: Jesus é o sentido da minha vida? Jesus trouxe sentido para a minha vida? Eu levo uma vida de acordo com a vida que Cristo trouxe a mim?

Como nós precisamos dar, cada vez mais, um sentido à nossa existência, aos nossos dias aqui na terra, à nossa possibilidade de viver! E o que Deus nos deu foi a vida, que estava n’Ele; essa vida está entre nós para dar pleno sentido àquilo que nós somos.

Que Deus abençoe você!

Padre Roger de Araújo

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Confraternização dos frades e funcionários da Fraternidade de Capanema

by on 11:49


A Comunidade de Capanema durante todo o ano de 2013 teve grandes eventos religiosos e sociais e, em todos eles houve a participação dos frades e de todos os funcionários. Portanto, nada mais justo do que uma confraternização entre frades e funcionários para agradecer a colaboração de todos eles  pelo o bom andamento da Comunidade neste ano de 2013.

Um coquetel foi servido no claustro do convento e presentes foram ofertados. Tivemos até uma brincadeira conhecida como “caça ao tesouro”, onde alguns brindes foram escondidos em lugares diversos do convento e quem os encontrasse ficariam com eles.  Tudo foi muito divertido e a descontração foi geral.

A todos que participaram e aos que não puderam comparecer, meu muito obrigado, pela colaboração e amizade.  FELIZ NATAL E BOAS FESTAS e, que o Espírito Santo continue distribuindo ainda mais os dons divinos sobre todos nós em 2014!

Meu abraço fraterno,
Frei Rodrigo 



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Missa na Igreja matriz de Capanema reúne fieis para celebrar o Natal

by on 10:46
 
 
 
 
 

A Igreja matriz de Capanema atraiu um grande número de fieis durante a celebração da missa de Natal na noite de terça-feira (24). Logo no início da missa, uma família caracterizada de José e Maria conduziu a imagem do menino Jesus que foi entregue a Frei Rodrigo e colocada numa manjedoura aos pés do altar. Muitas pessoas participaram da celebração,  que começou às 19h.

Em sua homilia, frei Rodrigo destacou  a importância do Natal para as famílias cristã e do envolvimento de todas as pessoas nesta grande festa "Que a simplicidade do menino Jesus traga muitas bênçãos, alegria e paz  em todos os lares do Brasil e do mundo", disse.  

Coroa de Luz para Jesus

Durante os quatros dias que antecederam o Natal, os fieis tiveram a oportunidade de se prepararem  para a chegada do Menino Jesus.  Pelo segundo ano consecutivo frei Rodrigo realizou a "Coroa de Luz para Jesus".  E no ultimo dia (23), os paroquianos após o termino da Coroa se confraternizaram, alguns trouxeram bolos e os parabéns foi cantado ao aniversariante.  Toda essa preparação contribuiu para o bom êxito da celebração de Natal.


 
 
 


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal de Frei Rodrigo

by on 06:30



Então é Natal... Quero chegar até você com uma Palavra de Fé, com uma Palavra de Esperança. Diz um poeta francês: “As mentes mais sujas, os corações mais impuros, se encantam diante da inocência de uma criança”.

Nós estamos celebrando o Natal! É o Menino Jesus que encanta cada um de nós. Então resta-nos fazer a nossa oração: “Ó Deus que em Jesus nos fizestes criança, fazei que sejamos simples e puros e que em nossa vida haja sempre esperança”.

Estes são os meus votos de que neste Natal e neste Ano Novo, você possa ter Esperança. “A Fé que mais me agrada é a esperança”.

Que Deus seja louvado! E que no ano de 2014, você possa ser um vencedor com a presença de Deus em sua vida! Um Bom Natal e Feliz Ano Novo!

Meu abraço fraterno,

Frei Rodrigo

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Coroa de Luz “Meu presente pra Jesus”

by on 09:53












Estamos às vésperas do Natal! E em preparação à chegada do Menino Jesus, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vem realizando desde o dia 20/12 (sexta-feira) a “Coroa de Luz para Jesus”. E nesta segunda-feira (23/12) teremos o encerramento.

Para a Igreja Católica este é um tempo forte de preparação para celebrarmos dignamente o Santo Natal. O um tempo de suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo.

Nestes quatro dias de preparação a comunidade vem participando ativamente, acendendo a sua vela, fazendo seus agradecimentos, pedidos e orações ao Menino Jesus. A primeira vela acessa foi a de cor roxa dedicada aos profetas, à segunda foi a de cor verde dedicada à cidade onde Jesus nasceu a terceira foi a vela vermelha lembrando a presença dos pastores na gruta de Belém e nesta segunda-feira (23/12) o último dia, será acessa a quarta vela de cor branca dedicada aos anjos.

“Que Deus lhe dê a luz do Natal, que é a fé; o calor do Natal, que é o amor; o esplendor do Natal, que é a pureza; a justiça do Natal, que é a equidade; a crença do Natal, que é a verdade; a plenitude do Natal, que é Cristo”. Amém e aleluia!

domingo, 22 de dezembro de 2013

sábado, 21 de dezembro de 2013

Parabéns!!! Ianê Rodrigues de Araújo, pelos seus 60 anos de vida!

by on 10:30

A Idade de Ser Feliz
Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Momento social dos 25 anos de Frei Rodrigo

by on 17:50
 
 
 
Em um clube da cidade de Capanema aconteceu o momento festivo dos 25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo. Tudo aconteceu após a celebração da Santa Missa e contou com cerca de 450 convidados, entre frades, bispo, padre diocesanos, religiosas, coordenadores das comunidades, amigos da cidade de Imperatriz, São Luís, Belém e familiares de Brasília.  Muitas homenagens foram feitas durante a festa com  apresentação de danças, discursos e um pequeno documentário contando de forma resumida a trajetória do jubilando durante todos estes anos.  Os frades da fraternidade de Capanema o homenagearam com a entrega de um quadro, onde todos os convidados tiveram a oportunidade de deixar a sua mensagem registrada.
 

 
 
 
 

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais