quarta-feira, 30 de abril de 2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fiéis participam de Missa em ação de graças pela canonização de João Paulo II

by on 16:59

“...A benção, João de Deus! nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. Sê bem vindo e abençoa este povo que te ama...”.





A Paróquia de Capanema e o mundo viveu neste domingo dia 27 de abril um momento histórico para igreja católica, a canonização de dois novos santos: João Paulo II e João XXIII.

Uma missa foi celebrada na igreja matriz para homenagear João Paulo II. Durante a celebração lembrei-me da coragem deste santo padre em defender a paz, num período de guerra. Em ir ao encontro dos jovens para libertá-los da cultura do vazio e do efêmero, convidando-os a acolher Cristo.  Após a celebração convidei os fiéis para caminharmos até o monumento dedicado a João Paulo II que fica no centro da cidade e durante o percurso paramos em algumas casas para rezarmos os mistérios luminosos do terço e ao chegarmos ao seu monumento fizemos uma novena e dei a benção solene pedindo a sua intercessão e a sua benção. 

Minhas recordações ao lado de João Paulo II:

Na década de noventa morei em Roma, onde residi por alguns anos, como estudante de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG).   Durante esse período tive a grata satisfação de estar algumas vezes com o João Paulo II (agora nosso santo) em suas audiências e até mesmo em sua capela privada. Lembro-me de sua docilidade e afabilidade, de suas palavras cheias de espiritualidade, a oração era sua respiração. Sua voz calma me transmitia paz e me davam ânimo e certeza de que a minha escolha de ser frade capuchinho realmente era definitiva. Sou grato a Deus por ter me dado à oportunidade de ter convivido ao lado desse Servo de Deus. Por isso, peço a sua benção e a sua intercessão. Amém e aleluia!



Santa Izabel da Hungria, uma nova Comunidade da Palavra

by on 08:57


No sábado (26), a comunidade católica de Capanema festejou a fundação de mais uma Comunidade da Palavra, desta vez o bairro contemplado foi a Samambaia. Após um longo período de preparação e de uma tarde de missão, os evangelizadores ficaram muito entusiasmados  com um bom número de fieis na celebração da santa missa.

Durante o sábado os evangelizadores visitaram as casas levando a Palavra de Deus a cada morador, enquanto os outros permaneciam em oração. Houve também momentos de pregação e no final da tarde concluímos os trabalhos com a Santa Missa e a posse da nova coordenação e do ministro encarregado de pastorear a nova Comunidade da Palavra Santa Izabel da Hungria.

Deus seja louvado! Hoje já é uma realidade as Comunidades da Palavra na cidade de Capanema. Amém e aleluia!



sábado, 26 de abril de 2014

O sonho começa a virar realidade...

by on 13:02

"Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo Por que não?"

No inicio da semana escrevi uma matéria intitulada "Uma Capela no meio do nada e quem sabe um dia uma bela Catedral", pois bem, esta semana iniciamos a concretização desse sonho.  A capelinha no bairro da Portelinha começa a surgir e até o mês de maio já estaremos com metade dos trabalhos prontos. Ela se chamará São Miguel Arcanjo e atenderá uma comunidade carente de acompanhamento espiritual e sedenta da Palavra de Deus. São obras assim que enchem os olhos e alegram os corações. Obrigado aos que estão trabalhando comigo na realização desse sonho, gente determinada, disponível e entusiasmada e que nos transmite que juntos somos capazes, porque podemos tornar possível a concretização de mais um sonho. 


quinta-feira, 24 de abril de 2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

“Uma Capela no meio do nada e quem sabe um dia uma bela Catedral”

by on 15:28


Uma simples caminhada pode nos reservar grandes surpresas... Ao me deparar com uma casinha de madeira no meio do nada tive a visão de uma grande e imponente Catedral. Hoje é claro só posso vislumbrar uma pequena Capela, aconchegante talvez, um lugar perfeito para encontrarmos a paz que apenas Deus no traz. Mas me permito pensar no futuro, com o desenvolvimento da região e da mesma maneira a pequenina capelinha cresça e apareça. E por meio do trabalho das mentes criativas de operários da construção a mesma possa destaca-se na paisagem com um belo projeto arquitetônico. E com isso traga os operários da palavra de Deus, que a solidifiquem no coração de todos que por ela passarem. Por enquanto, são apenas sonhos, mas em breve esta ‘casinha simples de madeira’, irá dá lugar a uma Capela. E o primeiro passo será dado. O projeto existe e quando ela estiver pronta voltaremos a falar sobre o assunto. Direi onde ela fica, mostrarei as fotos de hoje e faremos uma comparação. Por enquanto deixo um questionamento: será que nossa pequena Capela poderá virar um dia uma grande e bela Catedral? 



terça-feira, 22 de abril de 2014

Abrigo para idosos Santo Antônio em Capanema busca ajuda

by on 08:53



O abrigo de idosos Santo Antônio, gerido pelos frades capuchinhos da fraternidade de Capanema precisa de ajuda para manter o trabalho de cuidados aos idosos. Com a finalidade de dar maior comodidade aos idosos que lá residem e ampliar a capacidade de abrigo, o Lar iniciou, a reforma das casas, a colocação de cerâmicas para uma maior higienização dos ambientes, mas para dar continuidade a essa obra, o Lar precisa da doação de material de construção: tijolos, cimento, areia, tinta, telhas, portas entre outros.

O atual coordenador do abrigo, Frei Francesco Donesana, revela que o único convênio que abrigo possui não é suficiente para pagar todas as despesas do Lar. Essa situação dificulta o trabalho realizado pelo o abrigo, que precisa contar sempre com as doações para a manutenção da entidade.

Além do material de construção o Lar carece de material de limpeza e higiene. “Para se ter uma ideia do nosso consumo aqui, gastamos de água sanitária uma caixa por semana; por isso, as doações de qualquer espécie nos ajudam muito”, revela Frei Francesco.

Fundada por Frei Hermes Recanati, o Abrigo Santo Antônio, é uma entidade filantrópica da Ordem Capuchinha, que tem como presidente Frei Rodrigo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e coordenador Frei Francesco.  Atualmente o abrigo atende 18 idosos entre homens e mulheres. O Abrigo precisa da sua ajuda. Participe!

domingo, 20 de abril de 2014

Missa de Domingo de Páscoa lota a Comunidade de São Benedito em Capanema

by on 23:19


Na noite deste domingo (20), fiéis lotaram a Comunidade de São Benedito na cidade de Capanema para celebrar a Ressurreição de Jesus. A missa solene de Páscoa foi presidida por Frei Rodrigo.

Com a missa da Ressurreição se encerra a Semana Santa.  Esta data em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, possui um significado especial para os católicos.  Segundo frei Rodrigo,  a tradição católica, o sacrifício de Jesus Cristo ao morrer na cruz para salvar seus irmãos deve ser relembrado. Nesta celebração encontramos o significado de nossa vida: não nascemos para a morte, mas para a vida. É pascoa! Jesus ressuscitou aleluia, aleluia!




Igreja católica celebra Vigília Pascal em Capanema

by on 00:26

Fiéis de Capanema celebram o Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal em comemoração à ressurreição de Cristo. O Sábado Santo, é um dia especial dentro da Semana Santa. É o dia em que três elementos marcam a Vigília Pascal: a Celebração da Palavra, o Batismo e Celebração Eucarística.
Na paróquia a missa teve início às 19h, presidida por frei Rodrigo e concelebrada por Frei Arilson da fraternidade de Imperatriz. Na praça da igreja uma fogueira foi acessa para abençoar o fogo novo e acende-se o Círio Pascal, símbolo de Cristo. O Círio aceso entrou na igreja rumo ao altar. O silêncio foi rompido pela proclamação, por três vezes do: “Eis a luz de Cristo!” e da resposta dos participantes: “Demos graças a Deus!”.

E para comemorar o início da Ressurreição do Senhor, os fiéis levaram suas velas para também participar da celebração da luz, um convite para à Alegria e a Esperança. Todos acenderam suas velas no círio pascal, aceso especialmente para simbolizar o Senhor Ressuscitado. Durante a celebração aconteceu ainda o batismo de quinze pessoas entre jovens e adultos.  

Nesta celebração, segundo frei Rodrigo, as leituras são mais numerosas e a igreja fez todas elas: sete do Antigo Testamento e duas  do Novo Testamento. Ele explicou ainda que o ponto mais importante é Celebração Eucarística. "É o ápice da Noite Pascal. Cristo ressuscitado nos faz participar do seu corpo e do seu sangue, como memorial da sua Páscoa", acrescentou.

As comemorações da Semana Santa seguem na Igreja matriz e nas Comunidades urbanas e rurais neste domingo de Páscoa com a Celebração Eucarística.

É Páscoa! Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre. Amém e aleluia!




DOMINGO DE PÁSCOA

COMUNIDADES URBANAS:
07h – Nossa Senhora de Fátima – Diac. Afonso
07h – Nossa Senhora de Nazaré – Diac. Batista
11h– Sagrado Coração de Jesus – Frei Rodrigo
17h – Matriz – Frei Francesco
17h – São Domingos – Min. da Palavra Henrique
17h – Nossa Senhora do Rosário – Frei Gilson
17h– São Raimundo Nonato – Min. da Palavra Emmanuel
17h – São Francisco – Diac. Nonato
19h – Matriz – Frei Gilson
19h– Nossa Senhora do Carmo – Frei Francesco
19h – São José – Min. da Palalavra Valdeci
19h – São João Batista – Diac. Jurandi
19h – Santa Luzia – Diac. Batista
19h – Nossa Senhora da Boa Viagem
19h – São Pedro e São Paulo – Min. da Palavra Cavalcante
19h– São Sebastião – Min. da Palavra Henrique
19h - São Miguel Arcanjo – Min. da Pala vra  Elielson
19h– Nossa Senhora Aparecida – Diac. Silveira
19h – Santa Maria Goretti – Min. da Palavra  Socorro
19h – São Benedito – Frei Rodrigo
19h– Santa Clara – Diac. Afonso

COMUNIDADES RURAIS:
São Leandro – 08h– Frei Antônio Gildo
Menino Jesus – 19h  – Frei Antônio Gildo

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais