sexta-feira, 20 de junho de 2014

Capanema: Fé e Tradição na celebração de Corpus Christi

by on 09:55

A tradicional celebração de Corpus Christi em Capanema completa 38 anos. A festa já faz parte da tradição católica da população capanemense. Este ano o tema escolhido pela coordenação foi: "Jesus Pão da Vida: alegria e alimento para todos".  Foram três meses de preparação para que tudo saísse de acordo com o organograma pré estabelecido pela coordenação.  O grande diferencial deste ano foi à realização da Semana Eucarística que teve início no dia 7 de junho com uma pedalada saindo da Igreja Matriz, passando por todas as comunidades. No dia seguinte, domingo de Pentecostes aconteceu uma tarde de louvor e adoração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E ao longo da semana o Cristo Eucarístico visitou todas as capelas da periferia da cidade, ficando um dia em cada uma delas para ser louvado e adorado por todos os fiéis. E  no dia 17 de junho aconteceu o encerramento com uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. E finalmente na manhã  do dia 19 de junho dia de Corpus Christi, milhares de fiéis se reuniram na Praça da Igreja, para a celebração da Missa que teve inicio às 7h da manhã, presidida por dom Carlos, bispo da diocese de Castanhal, concelebrada por frei Rodrigo, frei Gilson Mariano e os diáconos. Após a celebração deu-se inicio a procissão com o Santíssimo Sacramento, com várias paradas para reflexão. Os fiéis se emocionaram com a riqueza da fé e da cultura, representada nos tapetes de 1.300 metros de serragem e tinta que cobriram todo o percurso.

No dia de Corpus Christi a Igreja celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.  Frei Rodrigo, ressaltou que esta festa é uma expressão verdadeira e popular da fé católica. Fé que mobiliza as pessoas para manifestarem sua crença em Cristo e na Eucaristia. "O tapete de serragem confeccionado pela população, em especial pelos jovens  é um gesto de amor e de acolhida ao Cristo que vem ao nosso encontro". O religioso ressaltou ainda a alegria das pessoas que estavam trabalhando na confecção do tapete, não se importando com o cansaço, com as mãos sujas de tintas e de serragens em um trabalho que começou na noite do dia 18 e virou a madrugada do dia 19, terminando às 4h da manhã, numa demonstração clara de muito amor a Cristo.

No período da tarde a Festa de Corpus Christi continuou com apresentações culturais na praça da igreja. E às 19h, frei Rodrigo celebrou outra missa e após a celebração, show com várias bandas católicas continuaram animando a festa até às 22h. E assim terminou a noite do dia 19 de junho para os católicos de Capanema que puderem reavivar a sua fé por meio da presença de Cristo. 

Fotos que antecederam a Festa

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Programação da Festa de Corpus Christi em Capanema

by on 10:37

Dia: 19/06/14 (Quinta-feira)
Horário: 7h - Celebração Eucarística - na Praça da igreja matriz.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial
Horário: 9h - Inicio da Procissão Solene com o Santíssimo
Sacramento pelas ruas da cidade com paradas para reflexão
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Equipe de Ornamentação.

Após a Procissão acontecerá a Missa na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial

Horário: 17h -  Praça da igreja matriz – apresentações musicais até às 19h.
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Grupos de Jovens
Horário: 19h - Santa Missa na Igreja matriz de N. S. do Perpétuo Socorro.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial.

- Após a celebração da missa continuação das apresentações musicais na Praça da igreja matriz e encerramento da Festa de Corpus Christi de 2014.


terça-feira, 17 de junho de 2014

Espiritualidade Franciscana

by on 13:57

Hoje quero parabenizar meu dileto irmão e amigo frei Ezequiel Páscoa pela conclusão do seu mestrado em Teologia com especialização em Espiritualidade Franciscana na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma. Depois de dois anos de intensa atividade acadêmica e acurada dedicação seja nas leituras como no estudo das línguas antigas e modernas ele defendeu sua tese de mestrado no doutor seráfico, San Bonaventura com o titilo: «Il de Triplici via di san Bonaventura nella prospettiva del discernimento spirituale». A referida tese foi escrita em italiano o que demonstra o domínio do autor nesse idioma e seguida pelo moderador, teólogo alemão, Johannes B. Freyer, já magnífico reitor da Antonianum e atualmente professor também nos Estados Unidos. A tese foi defendida diante de uma comissão formada por três professores especialistas na temática apresentada. Depois de uma excelente apresentação e resposta a uma bateria de perguntas o estudante recebeu não somente muitos elogios por parte dos professores, mas também a nota máxima pelo excelente trabalho elaborado e defendido. Caro irmão, quero aqui expressar toda a minha admiração pelo seu talento, dedicação cotidiana, capacidade intelectual e humildade franciscana com as quais você desenvolveu sua pesquisa. Sou testemunha ocular da sua dedicação e interesse pela pesquisa teológica, da sua capacidade intelectual e da sua habilidade com as línguas, principalmente italiana e inglesa. Nesses dois anos você adquiriu não somente conhecimentos acadêmicos, mas um método de pesquisa. Escutar dos próprios professores que você fez um excelente caminho acadêmico terminando com uma brilhante tese é mais que gratificante para um irmão de sua província. Estou muito “orgulhoso” de você, muito feliz mesmo pelo seu sucesso. È uma alegria para toda a nossa Província e certamente para todos aqueles que te conhece e te admiram pela pessoa competente e dedicada, simples e sincera, autentico e verdadeiro. Parabéns meu caro irmão! Peço a Deus que te acompanhe nessa nova etapa de estudos que ainda faltam, ou seja, “Master in formazione” e a conclusão do curso de inglês nos Estados Unidos. Conte sempre com meu apoio, admiração e amizade. Ti voglio bene!!!

Frei Silvio Almeida 

Frei Silvio Almeida e Frei Ezequiel

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Papa envia mensagem aos brasileiros pela Copa do Mundo

by on 09:12

Papa espera que a Copa seja, além do esporte, festa de “solidariedade” entre os povos

Em mensagem aos brasileiros sobre a Copa do Mundo, o Papa Francisco afirma que é preciso superar o racismo e que o futebol deve ser uma escola de construção para uma cultura do encontro, que permita a paz e a harmonia.

Na videomensagem, divulgada nesta quarta-feira, 11, o Pontífice usa também uma gíria brasileira para defender o espírito de equipe não só no esporte, mas entre as pessoas e culturas.
“Não é só no futebol que ser ‘fominha’ constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos ‘fominhas’ na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada”, afirmou.
O Papa afirma esperar que a Copa seja, além do esporte, festa de “solidariedade” entre os povos.
A Copa começa nesta quinta-feira, 12, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians (Itaquerão) em São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 jogos e a final, marcada para 13 de julho, será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Assista a mensagem do Papa

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os aeroportos do Brasil e o caos durante a Copa do Mundo

by on 10:39

Estou de volta ao Brasil depois de alguns dias na Europa e me surpreendi ao desembarcar no aeroporto internacional Guarulhos em São Paulo “um verdadeiro caos!”. Fiquei quase três horas na fila para passar na alfandega. Um tumulto generalizado, salas lotadas, demora em filas de check in e nenhuma estrutura para receber os turistas que estão vindos para participar da Copa do Mundo. Os europeus estão acostumados a chegar ao aeroporto e pegar o metrô direto no terminal aéreo. No Brasil não existe esta estrutura de transporte nos aeroportos e as linhas de ônibus que existem, além de serem de péssima qualidade ainda atrasam horrores. A coisa tá feia no País do Futebol onde “tudo se dá um jeitinho”. Quero só ver como eles “os governantes”  farão para “resolver” ou “camuflar” todos esses problemas que acabo de ver in loco.

Que Deus proteja a população brasileira e os turistas durante a Copa do Mundo. E que os torcedores tenham  tranquilidade para se encaminhar aos estádios.  Em sua mensagem sobre a Copa, a CNBB assim se manifestou: “O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”. Este é o legado da Copa que tanto esperamos!

Meu abraço a todos e que vença o Brasil!
Frei Rodrigo


Cartaz da CNBB

“Vou bem ali, mas volto rapidinho!”

by on 09:22

Prometi e cumprir! Estou de volta! Fui só bem ali, mas voltei rapidinho.  Precisei tirar uns dias para descansar, recarregar as baterias e alimentar-me de novas ideias para colocar em pratica na nossa comunidade católica de Capanema. E já chego com uma vasta programação da Semana Eucarística para dar prosseguimento. A mesma teve inicio no sábado (7), com uma pedalada passando por todas as comunidades católicas de nossa cidade, depois tivemos no domingo (8) a Festa de Pentecostes  com uma tarde de adoração na igreja matriz e nos demais dias da semana (segunda e terça-feira) tivemos procissão e adoração com o Santíssimo passando pelas Comunidades de São Francisco e Sagrado Coração de Jesus. Vejamos o restante da programação até o dia de Corpus Christi que acontecerá no dia 19 de junho (quinta-feira).


Dia: 11/06/14 (Quarta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vida missionária.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Sagrado Coração e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Horário da Adoração: dás 20h às 22h

Dia: 12/06/14 (Quinta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vocação sacerdotal.
Horário: 19h - Missa na Comunidade N. Senhora Aparecida e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Dia: 13/06/14 (Sexta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vida consagrada.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade Santa Luzia.

Dia: 14/06/14 (Sábado)
Horário: 16h - Ordenação  Diaconal do Jesuíta Antônio Ronilson Braga
Local: Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Coordenação: Grupo de Liturgia, Diáconos permanentes e Ministros da Palavra.

Horário: 17h30min -  Salão da Festividade coquetel para os convidados do diácono Ronilson.
Coordenação: Movimento Sacerdotal Mariano, Ordem Franciscana Secular e Apostolado da Oração.

Horário: 19h - Missa na Comunidade Santa Luzia e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem.
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da fé católica.

Dia: 15/06/14 (Domingo)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento de uma vida nova.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade de São Benedito.

Dia: 16/06/14 (Segunda-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento das famílias cristãs.
Horário: 19h - Missa na Comunidade de São Bendito e Procissão para a Comunidade de São Domingos.

Dia: 17/06/14 (Terça-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento dos que buscam o Senhor.
Horário: 19h - Missa na Comunidade São Domingos e grande carreata com o Santíssimo pelas principais ruas da cidade
Coordenação: Guardas de Nossa Senhora.

Dia: 18/06/14 (Quarta-feira)
- Durante todo o dia e a noite preparação e ornamentação das ruas para a Festa de Corpus Christi.
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Equipe de Ornamentação.

FESTA DE CORPUS CHRISTI
Dia: 19/06/14 (Quinta-feira)
Horário: 7h - Celebração Eucarística - na Praça da Igreja matriz.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial
Horário: 9h - Inicio da Procissão Solene com o Santíssimo
Sacramento pelas ruas da cidade com paradas para reflexão
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Equipe de Ornamentação.

Após a Procissão acontecerá a Missa na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial

Horário: 17h -  Praça da Igreja matriz – apresentações musicais até às 19h.
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Grupos de Jovens
Horário: 19h - Santa Missa na Igreja matriz de N. S. do Perpétuo Socorro.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial.

- Após a celebração da missa continuação das apresentações musicais na Praça da Igreja matriz e encerramento da Festa de Corpus Christi de 2014.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vence, Brasil!

by on 08:30
"Vence, Brasil, porque a vitória não vem de ti, mas do Senhor"


Todos querem que o Brasil vença a Copa do Mundo de 2014, mas para nós a maior vitória é ganharmos a taça do Céu. Assim como os jogadores da seleção brasileira estão se empenhando para ganhar o hexacampeonato, nós devemos nos empenhar, com garra, para ganhar o verdadeiro troféu, que está no Céu.
Qual tem sido o seu treinamento pela santidade? Como está a sua disciplina na vida de oração? Com que garra você tem lutado para sair vitorioso na jogada da vida? De que lado você está? Do time de Cristo ou no time do adversário, que é o inimigo? A diferença entre esses dois é que o time de Cristo já é vitorioso. O nosso capitão é o próprio Jesus, que nos deu a vitória ao derramar Seu Sangue na cruz por cada um de nós. Mas o adversário, o inimigo, quer nos enganar, nos deixar abatidos, desanimados, cansados; e nessas condições, ele consegue nos distrair na jogada final.
Que nós não nos entreguemos à tristeza nem ao desânimo! Claro que problemas acontecem, mas não podemos entregar nossa alma à tristeza. O Senhor abre a nossa visão, a nossa cabeça, para a armadilha na qual o demônio nos fez cair. 
Os jogadores da seleção também precisam de disciplina e de muito treinamento. Nós também precisamos ser treinados na fé, na provação, nas dificuldades e na alegria. Precisamos nos colocar, agora, nesse treino árduo da vida.
O fundador da Comunidade Canção Nova Monsenhor Jonas Abib sempre diz: "Ou santos ou nada!". Sei que não é fácil! É uma proposta exigente e desafiadora, mas essa é a hora do treinamento, é a hora de assumirmos a vitória que já é nossa, porque foi Cristo quem a deu para nós. Se tomarmos posse dessa verdade, de que somos do time d'Ele, a golada final será o Céu!
De que lado você está? Se, em algum momento, você se distraiu na jogada, feriu-se ou foi atacado pelo inimigo no seu trabalho, na sua família, no seu namoro e até mesmo no seu relacionamento com Deus, ainda dá tempo de recuperar-se! O Capitão desse time tem toda uma equipe de jogadores que estão ao seu lado! O Senhor coloca os laterais, o goleiro, o zagueiro e os atacantes para defender você! É preciso que você esteja atento às jogadas, às pessoas que Deus está colocando na sua vida para vencer! Não existe um time de apenas um jogador, mas um time completo.
O time vitorioso já existe! O capitão desse time é Jesus, e a Igreja representa os jogadores. O próprio Espírito Santo está do seu lado para lhe mostrar como agir, como se defender e acertar o gol da santidade. Maria também está aí, socorrendo-o na hora dos tropeços, das contusões que o inimigo tem feito você sofrer. O próprio Jesus, Capitão do time, está no comando dessa partida!
Monsenhor Jonas fala também sobre as "cinco pedrinhas para vencer o Golias". Aqui, eu diria sobre as "cincos” jogadas" para vencer o inimigo: a Eucaristia, a Palavra de Deus, a confissão mensal, o rosário e o jejum.
O capitão do time já nos ensinou todas as técnicas para vencermos, juntos, a batalha. A conquista do troféu que já está guardado no Céu!
"Vence, Brasil, porque a vitória não vem de ti, mas do Senhor que fez o Céu e a Terra. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Não pela força nem pela violência, mas é pelo Espírito de Deus que se fará essa obra", disse monsenhor Jonas.
Por Jakeline Megda D'Onofrio
Missionária da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Audiência Geral: Papa fala da piedade um dos dons do Espírito Santo

by on 15:07

Na manhã desta quarta-feira (4), participei da audiência geral com o Papa Francisco na Praça São Pedro no Vaticano. Hoje ele retornou a sua catequese sobre os dons do Espírito Santo. Desta vez, ele falou sobre a piedade. Segundo ele, “o dom da piedade não se identifica com o sentimento de compaixão por alguém, mas indica a pertença a Deus e o elo profundo com Ele, um elo que dá sentido à vida”.
Francisco concluiu a catequese evocando de Deus esse dom do Espírito Santo para que o homem possa vencer seu temor e suas incertezas e se tornar testemunha alegre de Deus e do Seu amor, adorando o Senhor e servindo ao próximo. “Que Ele dê a todos este dom da piedade”. Concluiu o papa.

Cerca de 40 mil pessoas lotaram a Praça São Pedro e eu estava lá no meio da multidão. No domingo participei do Ângelus e agora posso me despedir de Roma na certeza do dever cumprido de que tudo valeu muito a pena. Foram dias de descanso, mas também de bênçãos, aprendizados e conhecimentos. Amanhã viajo para a Espanha e em poucos dias retornarei ao Brasil e para as minhas atividades pastorais na Paróquia de Capanema. E assim cumpro o que havia dito aos fiéis na minha celebração de domingo 18 de maio na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, “vou ali, mas volto rapidinho!”.  Amém e aleluia!

A minha emoção de retornar a Gregoriana

by on 10:35

Década de 90... Ontem literalmente fiz uma viagem no tempo, ao adentrar na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma para participar da cerimônia de defesa da tese de frei Silvio Almeida. 

Lembrei-me do tempo em que estudei nesta instituição nos anos 90, aqui fiz Mestrado em Teologia Dogmática... Defendi a minha tese e recebi o título de mestre. O tempo passou, muita água rolou debaixo da ponte nesses anos e aqui estou eu novamente  relembrando o meu tempo de estudos... As salas de aulas, a livraria, a biblioteca, o auditório... Confesso que senti uma ponta de nostalgia e certa saudade daquele tempo em que sou grato Deus por tê-los vividos... O tempo passou, mas estudar na Gregoriana me proporcionou lições importantes que me marcaram e que foram decisivos ao longo da minha vida. Deus seja louvado! Por tudo que aprendi nesta instituição de ensino e que até hoje me servem como base para a realização dos projetos que me foram confiados pela Igreja e pela Ordem Capuchinha.  


terça-feira, 3 de junho de 2014

Frei Silvio defende tese em doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma

by on 18:42


A Cerimônia de defesa da tese de doutorado em Teologia Dogmática de Frei Silvio Almeida reuniu amigos e sacerdotes nesta terça-feira (03) em Roma. A defesa se deu na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), uma universidade da Igreja Católica com sede em Roma, especializada em ciências humanas, especialmente nas teológicas e filosóficas.  O tema defendido foi “A divinização como critério hermenêutico da soteriologia dramática de Hans Ura Von Balthasar”, com 526 páginas, dividido em três partes, com oito capítulos. Os moderadores foram Dom Paulo Martinelli e a Professora Michelina Tenace. A defesa foi brilhante e após as considerações finais o moderador dos trabalhos em nome da Pontifícia Universidade Gregoriana declarou ser uma honra conceder o Título de Doutor em Teologia Dogmática a Frei Silvio que emocionado fez os agradecimentos finais, convidando a todos para um coquetel.

Posso dizer que eu, frei Martinely, frei Lázaro, vindos do Brasil só para este evento e frei Ezequiel que está estudando em Roma nos sentimos orgulhosos de ver um confrade de nossa Província receber o Título de Doutorado em Teologia Dogmática. Foram anos de estudos, mas os resultados vieram. Fico feliz por sua vitória e posso dizer que esta vitória é de toda a Província. Parabéns! Frei Silvio Almeida. Que os seus conhecimentos possam contribuir com a Igreja e a Ordem Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.   

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais