sábado, 30 de agosto de 2014

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

“Caridade e Solidariedade, esta atitude nunca envelhece”

by on 15:14



O Lar dos Idosos Santo Antônio mantido pelos frades capuchinhos na cidade de Capanema, tem como presidente frei Rodrigo e coordenador frei Francesco. Um projeto social para atendimento a pessoas da terceira idade que possibilita o acolhimento em caráter de moradia. No Lar, os idosos recebem os atendimentos necessários prestados por profissionais qualificados que tratam os idosos com muito respeito, amor e carinho.

A maior parte dos idosos atendidos foram abandonados por suas famílias que não tinham paciência ou condições de arcar com as despesas e cuidados especiais que eles necessitam. Para fazer uma visita ao Lar ou colaborar com doações é só entrar em contato com a Secretaria da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ou falar diretamente com frei Francesco ou frei Rodrigo. Sua ajuda é muito importante para a manutenção desse projeto tão necessário para a população carente de Capanema e região.  


Capela São Pedro e São Paulo

by on 08:48

Uma igrejinha na periferia de Capanema que carrega em si o nome de dois grandes apóstolos de Jesus “São Pedro e São Paulo”.  Pedro o primeiro a professar a fé em Cristo, de quem recebe especial missão: a de ser a pedra sobre a qual se constrói a Igreja. Paulo, após sua conversão torna-se o apóstolo das nações, levando a muitos a mensagem do Evangelho. Ambos reúnem, por modos diferentes, todos os povos em uma única fé em Cristo Jesus. E foi movido por esta fé que Frei Rodrigo resolveu iniciar a construção de um Centro de Pastoral para melhor atender a comunidade nos seus encontros de grupos e a catequese de jovens e de adultos.   As obras ainda não iniciaram, mais o local começa a ser preparado. E se tudo der certo com as bênçãos de São Pedro e São Paulo até o final desse ano as obras já estarão devidamente concluídas e entregues a comunidade. Amém e aleluia!


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“Uma igreja mais próxima do povo”

by on 14:28

Estive visitando um Bairro de invasão na periferia de Capanema por nome de Santa Rosa – uma gente simples e acolhedora. Fui a convite da própria comunidade que sentia a necessidade de uma presença mais próxima da igreja católica.  Uma presença que tanto nos fala o Papa Francisco  “A igreja precisa sair da sacristia, sair do seu interior e ir à ruas. E isto só será possível estando mais próximo do povo. Ir para o encontro da população, daqueles que sofrem. E buscar caminhos de evangelização, através de instrumentos que possam favorecer as pessoas que estão distantes da igreja a se tornarem membros e instrumentos de amor ao próximo”.

A visita foi muito boa e acredito que todos gostaram. Como religioso e estando a frente de uma comunidade devo ser exemplo de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo que é de servir a Jesus na pessoa do nosso próximo, na pessoa daqueles que sofrem e que necessitam de nossa ajuda, assim faremos da “Igreja, um só espírito, um só corpo e um só propósito”. Gálatas 6:1-5. 
  

Começa a construção do Centro de Pastoral da igreja de São Raimundo Nonato

by on 10:18

Tendo em vista a necessidade de um espaço mais amplo para a atuação dos movimentos pastorais, frei Rodrigo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, resolveu construir um Centro de Pastoral para a comunidade de São Raimundo Nonato. As obras já se iniciaram e os alicerces do novo centro aos poucos começam a ganhar forma.  Antes a comunidade se reunia em um barraco ao lado da igreja sem nenhuma condição de atender as pessoas. Os paroquianos acreditam que este espaço facilitará o trabalho de evangelização e o desenvolvimento de seus trabalhos.  

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Nossa Senhora da Boa Viagem uma Capela com duas devoções

by on 07:00

Fundada em 1970 há exatos 44 anos a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem tem duas devoções, uma devoção a sua padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem e a outra devoção a Santo Expedido. “Dois santos e uma só Capela”. Talvez muitos queiram saber o que motivou essa pequena capela ter  dois santos como devoção?  O que eu posso lhes falar é que eu também não sei! O importante é que ela está passando por reformas. Já fizemos a pintura interna e externa, mexemos no telhado e estamos fazendo o muro, criamos também um desvio para a entrada dos carros e também para o acesso dos fiéis. Antes se entrava pelos fundos da igreja e agora já é possível se entrar pela frente.

Que Nossa Senhora da Boa Viagem e Santo Expedito nos dê forças para concluirmos todos os serviços que ainda faltam nas demais capelas que estão passando por reformas. Amém e aleluia! 


Grupo Vocacional “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”

by on 06:30

O Grupo Vocacional da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por  adolescentes  jovens que estão em busca do discernimento vocacional. O grupo reúne-se periodicamente, tendo como orientador frei Rodrigo e as irmãs.
‘’A Igreja, em si mesma, é um ‘’ministério de vocação’’, é a comunidade dos chamados de Deus. O Senhor chama de maneira pessoal para o serviço de Deus e aos irmãos. “A Igreja não pode prescindir da Pastoral Vocacional; pois esta não é motivada somente por urgências pastorais ou escassez de agentes, senão pelo próprio ser da Igreja’’ (Congresso Latino Americano das Vocações, Itaici SP, n° 24)’’  “A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão’’(Aparecida, 156).

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se prepara para 37º Romaria de São Francisco

by on 09:20

Os preparativos para 37º Romaria de São Francisco já começaram na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E as primeiras medidas tomadas por Frei Rodrigo  foi a reforma da igreja de São Francisco para receber os romeiros. A igreja fica a 11 km de Capanema na comunidade rural de Nova Assis. No projeto elaborado pelo engenheiro a igreja receberá um telhado novo, forrado  de gesso e um Tal rebaixado com iluminação de neon.  No altar será colocada uma plotagem da Cruz de São Damião dando um aspecto franciscano na parte interna da igreja. 

A 37º Romaria que este ano terá como tema: “São Francisco mensageiro da alegria” começa no dia 3 de outubro com a transladação da imagem da Comunidade de Nova Assis para a Igreja de São Francisco no bairro de Capanema e na madrugada do dia 3 para o dia 4 a imagem é transladada de volta por milhares de romeiros para Nova Assis, chegando por volta das 7h da manhã onde acontece a celebração da santa missa e a benção dos animais.



Conselho Paroquial de Pastoral se reúne para avaliação e discursão de projetos

by on 08:17

O Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou uma reunião ampliada com todos os membros de grupos e de pastorais para discutir diversos assuntos a serem realizados no segundo semestre, entre eles: a Romaria de São Francisco, o Festejo da Padroeira, Projetos Sociais e a noite de Vigília e de Oração na Igreja Matriz. Na ocasião frei Gilson Mariano prestou contas dos eventos realizados no ano de 2014 e falou do projeto no Centro São Francisco para atender jovens e adultos com cursos diversos. Este conselho é formado pelos coordenadores das pastorais e movimentos da Paróquia. Sua principal finalidade é ajudar o pároco no desenvolvimento dos trabalhos pastorais na Paróquia. E quando há necessidade faz suas reuniões ampliadas com a finalidade de inserir o maior número de fiéis na divulgação dos projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano. 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Construção da Capela de São Miguel Arcanjo na Portelinha

by on 15:23


Em um Bairro de invasão chamada de Portelinha uma pequena Capela por nome de São Miguel Arcanjo está sendo erguida. A construção já recebeu toda estrutura do telhado e está na fase de acabamento. Ao lado da capela um centro para a realização de encontros dos grupos e a catequese das crianças também está sendo construído. Frei Rodrigo faz questão de acompanhar todo o trabalho pessoalmente e acredita que em breve a nova capela e a primeira do bairro será entregue para a comunidade.
    

Comunidade da Palavra São Bento é inaugurada com Evangelização e Missa em Capanema

by on 08:56

A quinta Comunidade da Palavra denominada de São Bento foi inaugurada neste final de semana em Capanema. A inauguração foi marcada com evangelização e missa de Rua no Bairro Areia Branca onde a Comunidade irá funcionar todas as sexta-feiras no horário dás 19h. Logo após os evangelizadores terem visitado todas as casas do Bairro, Frei Rodrigo presidiu a missa de encerramento dando por inaugurada a nova Comunidade e apresentando aos moradores a coordenação que irá ficar responsável de organizar os encontros.

Esse projeto implantado pela CNBB, "consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela Palavra de Deus e conscientes da urgência de viver em estado permanente de missão. Isso implica em revisar a atuação dos ministros ordenados, consagrados e leigos, superando a acomodação e o desânimo”.  Amém e Aleluia!



Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais