terça-feira, 30 de setembro de 2014

22º Círio de Capanema: Emoção e homenagens à Virgem do Rosário

by on 16:30

Uma caminhada de fé, devoção e emoção marcaram o 22º Círio de Nossa Senhora do Rosário, em Capanema que teve início no sábado (27) com a transladação da imagem da Capela do Rosário até a Matriz. Centenas de devotos acompanharam a imagem até a igreja matriz, onde uma missa foi realizada em homenagem à santa. Durante a celebração a imagem recebeu o manto e pernoitou até o domingo (28), quando no amanhecer a imagem foi colocada na berlinda para o inicio da procissão que percorreu vários trechos da cidade. Por todo o percurso, a imagem recebeu inúmeras homenagens até a sua chegada à Capela de Nossa do Rosário. Frei Rodrigo presidiu a celebração campal que contou com a participação de milhares de fiéis que devotamente fizeram o seus pedidos e agradeceram pelas graças alcançadas por intercessão da Virgem do Rosário.

TRADIÇÃO
O Círio de Capanema já se tornou parte do calendário da cidade. Há exatos 22 anos os fiéis saem às ruas para homenagear a Virgem do Rosário. Por toda a caminhada é possível se ver a emoção e devoção dos devotos. Alguns nem moram na cidade, mas pela devoção a Nossa Senhora do Rosário fazem questão de participar do Círio.

De acordo com Frei Rodrigo, o Círio de Capanema já pode ser considerado a 3º maior festa católica dos capanemenses, perdendo apenas para Corpus Christi e a Festa da Padroeira que acontece no final de novembro.  








segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Que os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael intercedam por nós

by on 08:21

Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1, 51).

A Igreja nos dá hoje a alegria de celebrar a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Na verdade, esses arcanjos são os grandes mensageiros da ordem divina, da vontade de Deus para a humanidade. Os anjos são presenças amorosas de Deus na nossa vida e para toda a humanidade! Os três arcanjos, que celebramos hoje, nos convidam a refletir sobre o modo como Deus intervém em nossa vida e como nós precisamos desses companheiros para a nossa caminhada!

O primeiro deles é Miguel: “Quem como Deus”, é o grande batalhador e vencedor do maligno e das forças do mal. Nós, que, muitas vezes, vemos o mal triunfar, vencer e entrar em nossa casa, como precisamos da força, da luz, da graça, da intercessão de São Miguel Arcanjo, o grande arcanjo divino, para que ele nos ajude a combater as forças do demônio.

Deixe-me dizer a você: onde São Miguel Arcanjo guarda, o inimigo não tem vez nem voz! Ele tem o poder divino, a graça divina para vencer as artimanhas do inimigo, para vencer os deboches do diabo e do inferno; é ele quem nos guarda. Por isso, se quisermos vencer o mal em nossa vida, precisaremos nos tornar amigos de São Miguel Arcanjo e invocar a sua intercessão sobre nós, sobre nossas casas e sobre nossas famílias.

O Anjo Gabriel: “A força de Deus” ou o grande comunicador de Deus. É ele quem revela os grandes planos divinos, é ele quem falou para Zacarias sobre o nascimento de João Batista, e é ele quem visitou Maria para anunciar a Boa Nova, que é o nascimento de Jesus Cristo.

Muitos males na humanidade, em nossa vida, em nossas convivências, acontecem infelizmente porque faltam e falham as comunicações entre nós. Precisamos primeiro estabelecer a comunicação entre nós e depois deixar que Deus nos comunique o Seu amor, a Sua bondade. E, aonde nós não conseguimos chegar, nós precisamos desse auxílio de São Gabriel. Que Ele realmente nos traga força para comunicar a mensagem de Deus para o mundo!

São Rafael: “Deus cura”, a cura de Deus, a proteção de Deus para os males, para as enfermidades, para as doenças, está no Arcanjo São Rafael. Invocado nas grandes epidemias, pandemias, o arcanjo veio ao mundo como poderoso auxílio divino para salvar a humanidade de tantos males.

Eu especialmente tenho pedido a São Rafael que ajude a medicina; ilumine os nossos médicos, ilumine os profissionais da saúde, da pesquisas científicas, para que encontrem realmente a cura para tantos males, doenças, que infelizmente atormentam a humanidade, como é o caso do câncer. Como nós precisamos de um avanço na medicina para combater o câncer, para ajudar no tratamento de tantas pessoas que sofrem deste mal!

No entanto, nós não podemos pedir a intercessão de Deus só quando alguém aparece enfermo ou doente, não! A humanidade inteira padece de tantos males, doenças, enfermidades e outros “cânceres”. O que nós precisamos é invocar a força de São Rafael, para que venha iluminar a humanidade e trazer a cura de Deus para o meio de nós.

Que a proteção dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael ilumine os nossos caminhos!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

São Cosme e São Damião padroeiros dos farmacêuticos, médicos e faculdades de medicina

by on 08:34
Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.
Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!” Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
São Cosme e São Damião, rogai por nós!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Não permita que as vaidades conduzam a sua vida

by on 14:26

Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Eclesiastes 1, 2).

A Palavra de Deus, apresentada no Livro do Eclesiastes, traz para nós uma das meditações mais importantes da nossa vida: a vaidade. Quando vamos amadurecendo com a vida, percebemos que boa parte de tudo aquilo que fizemos não passou de vaidade! Em outras palavras: parece que tudo vai com a idade, tudo passa, só fica aquilo que é essencial.

Nós, muitas vezes, gastamos energia, nossa disposição e o melhor de nós brigando por causa disso e por causa daquilo; causamos até intrigas, confusões, mas, depois, vemos que nada daquilo tinha sentido, foi tudo perda de tempo. Nós deixamos de viver coisas boas, essenciais na vida, porque perdemos tempo com coisas que são fugazes e passageiras.

Olhem para os bens materiais que nós, muitas vezes, preocupamo-nos em ter; uma coisa que era muito importante para nós ontem, depois de um dia, ou passado algum tempo, já não tem mais nenhum valor, foi esquecida, foi deixada num canto, perdeu o significado. No mundo, onde as transformações são tão rápidas, automáticas, deixar-se iludir e enganar-se pelas vaidades é uma terrível tentação! Sobretudo, num mundo onde estamos nos comparando uns com os outros, queremos ter o que o outro tem, ser o que o outro é, e assim, a vaidade vai tomando conta do nosso coração.

Às vezes, brigamos por causa de cargos, por causa de afetos e acabamos digladiando uns contra os outros, porque nos sentimos ofendidos por coisas tão pequenas. Depois de um tempo percebemos o erro: “Puxa! Como eu fui bobo, como fui ingênuo!”.

Quem é sincero consigo mesmo faz um exame de consciência a cada tempo da sua vida e logo percebe que aquilo que fez, talvez no ano passado, ou há dez anos, não o faria hoje. Aquilo que dissemos para o outro, porque veio do ímpeto do nosso coração, percebemos que foi perda de tempo. E vemos que não precisávamos ter sido tão arrogantes, tão orgulhosos, não precisávamos ter nos achado tão melhores que os outros.

Na fase da vida em que você se encontra, ainda dá tempo de reparar as vaidades da vida, os excessos, aquilo que não edifica, aquilo que é fugaz, temporal, passageiro. Invista a sua vida no essencial, no fundamental! Invista a sua vida em ser bom para com os outros, na generosidade, na bondade, e não deixe que a erva daninha da vaidade conduza os seus pensamentos e os seus sentimentos.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

“A Fé move montanhas”

by on 07:00

"A fé move montanhas, pequenas ações movem o mundo e pequenos sentimentos movem o universo"

Movido pela fé e o desejo de oferecer para a comunidade da igrejinha São Pedro e São Paulo maior comodidade para a realização dos encontros pastorais é que resolvi dá inicio a construção do Centro de Pastoral. As obras já estão bem adiantadas e se Deus nos permitir em muito breve estaremos inaugurando mais este centro de acolhimento ao povo católico da cidade de Capanema.  Amém e aleluia!


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

“O zelo por Tua Casa me consome!” (Jo 2,17).

by on 10:23

Capela São Miguel Arcanjo um sonho que em pouquíssimo tempo se  tornará uma realidade para a comunidade da Portelinha. A entrega da Capela e do Centro de Pastoral para a comunidade está prevista para o mesmo dia. A data ainda não foi definida, mas já podemos adiantar que uma missa solene será realizada no local. Segundo frei Rodrigo a nova capela se tornará um espaço especial para os devotos de São Miguel Arcanjo que buscam por paz, tranquilidade, reza e contemplação.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mês da Bíblia: Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

by on 15:42


Neste mês dedicado a Bíblia gostaria de compartilhar com vocês de um pequeno vídeo que fiz na minha viagem a Israel, realizada em 2012. Nesta visita estive na Igreja da Natividade em Belém e aproveitei para ir à Gruta de São Jerônimo, onde ele viveu e trabalhou no ano 386 na tradução da Sagrada Escritura para o latim, iniciada em Roma por ordem do Papa São Damaso, de quem era secretário. Essa tradução foi tomada pela Igreja Católica como texto oficial da Bíblia, sob a designação de Vulgata. Na gruta tem uma escada que, quando era noite ele recebia os rolos das Escrituras para fazer a tradução e na madrugada seguinte devolvia-os para que fossem utilizados pelos sacerdotes durante o dia. Depois, ele continuou morando em Belém, onde morreu no ano 420, aos 90 anos de idade.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Capela Santa Luzia passa por reformas e ampliação

by on 10:30

A Capela Santa Luzia está passando por reforma e ampliação. O projeto compreende a construção da Capela do Santíssimo, a Sala do Dizimo,  reforma da torre e a pintura interna e externa da capela.  O custo de toda a obra está sendo custeado com recursos próprios da paróquia e também com a colaboração dos fiéis.  Que Santa Luzia interceda por nós! Amém e aleluia.



Começam as obras de construção do Centro de Pastoral de Santo Antônio

by on 08:28

As obras do centro de pastoral da Igreja de Santo Antônio já começaram. Toda a área foi demarcada e as fundações já estão sendo feitas. O local em breve será palco de eventos religiosos, assim como proporcionará mais conforto a todos os fiéis da comunidade que não tinha um lugar adequado para se reunirem.

Frei Rodrigo está acompanhando de perto o andamento das obras, assim como fez durante a reforma do lar para os idosos que fica de frente ao novo centro.  


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Parabéns Frei Gilson Mariano!

by on 20:10


Frei Gilson, rogamos a Deus para que sua vida seja uma canção de amor aos irmãos que precisam de sua palavra de conforto e carinho e que Deus lhe conceda muita saúde e sabedoria e que a cada dia seja sinal de presença de Cristo no meio de todos! Agradecemos por sua colaboração na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e lhe desejamos muito anos de vida. Parabéns!





Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais