segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Empresa japonesa divulga manuscritos do Vaticano na internet

by on 17:26

A companhia japonesa NTT Data, filial de serviços de informática do grupo de telecomunicações japonês NTT, anunciou nesta segunda-feira a publicação via internet dos oito primeiros manuscritos da biblioteca vaticana, como parte do projeto de digitalização de três mil livros até 2018. 

"É empolgante ver que esses manuscritos antigos podem ser agora acessados em formato digital de alta definição por um amplo público no mundo inteiro", declarou o diretor geral do grupo, Toshio Iwamoto. 

No momento, oito manuscritos podem ser consultados na página da Biblioteca Apostólica Vaticana (www.vaticanlibrary.va), afirmou à AFP um porta-voz da empresa.   

O Vaticano iniciou há alguns anos um ambicioso projeto de digitalização dos livros de sua biblioteca. Em 2018, poderão ser consultados online dezoito mil manuscritos. 

O acordo com o grupo japonês, fechado em dezoito milhões de euros, inclui três mil livros manuscritos, isto é, "cerca de oitenta mil volumes e quarenta e um milhões de páginas que podem ser considerados bens históricos da Humanidade, escritos entre os séculos II e XX", explicou Iwamoto em março. 

"Continuamos com a nossa missão de aumentar a conscientização sobre esses tesouros, com um forte desejo de universalidade", destacou o prefeito da biblioteca, o italiano Cesare Pasini. 

A Biblioteca Vaticana se destaca pela variedade geográfica de suas obras, da América Pré-Colombiana até a China e o Japão, além da antiguidade de seus arquivos. 

domingo, 19 de outubro de 2014

Francisco beatifica Paulo VI e homenageia Concílio Vaticano II

by on 10:09

O Papa Francisco proclamou beato o Papa Paulo VI neste domingo, 19, em cerimônia presidida na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia começou por volta de 10h30 (6h30 no Brasil). O postulador da causa de beatificação, padre Antonio Marrazzo, leu a biografia de Paulo VI. Com a leitura da fórmula de beatificação, em latim, Francisco elevou Giovanni Battista Montini, o Papa Paulo VI, à honra dos altares.
Foi realizada, então, a procissão da relíquia do beato, que é a malha de lã ensanguentada após a agressão que Paulo VI sofreu em Manila em 1970.
O rito de beatificação foi seguido da Santa Missa, em que Francisco destacou a coragem desse cristão.
“A respeito deste grande Papa, deste cristão corajoso, deste apóstolo incansável, diante de Deus hoje só podemos dizer uma palavra tão simples como sincera e importante: Obrigado! Obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja!”, disse na homilia.
Francisco também anunciou que a festa litúrgica do novo beato será dia 26 de setembro, data do seu nascimento.
Como já havia sido anunciado, estava presente na celebração o Papa Emérito Bento XVI, que foi criado cardeal por Paulo VI.
A beatificação de Paulo VI acontece no dia em que se encerra a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que tem como tema a família: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Foi Paulo VI que instituiu o Sínodo dos Bispos em 1965.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A unção dos enfermos perdoa pecados?

by on 09:05

O sacramento da unção dos enfermos é uma graça que o Senhor nos concede por meio da Igreja

“Alguém dentre vós está sofrendo? Recorra à oração. Alguém está alegre? Entoe hinos. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. 15 A oração feita da fé salvará” (Tg 5,13-15)

O sacramento da unção dos enfermos é uma graça que o Senhor nos concede por meio da Igreja. Para nós católicos, a oração de cura e a unção têm muito valor. Como lemos na carta de São Tiago, quando alguém está doente deve recorrer à oração, ao céu e, claro, aos médicos e tratamentos, como nos recomenda a Igreja, pois também estes são dons do Senhor para a cura.

O sacramento da reconciliação é o primeiro sacramento de cura; depois dele, há a unção dos enfermos, que, antigamente, era chamada de “extrema unção”. O nome mudou. Ainda bem! Ficou mais suave. O nome antigo ainda espanta, porque parece um sacramento que “sela” a pessoa para a morte.
Na verdade, esse é um sacramento de vida, pois, como todos os outros sacramentos, tem a finalidade de sarar, de animar e perdoar os pecados. Sim, a unção dos enfermos perdoa os pecados, e isso foi mencionado na Escritura e confirmado pela Igreja. Segundo as normas de cada diocese, essa graça pode ser propagada nas celebrações individuais ou coletivas.
A unção pode ser ministrada para todos os doentes em perigo de morte e também para aqueles que farão uma cirurgia delicada. O óleo deve ser de oliveira ou extraído de plantas onde há dificuldades para encontrar essa matéria. Normalmente, o sacerdote leva consigo um recipiente com o óleo, para que, caso haja necessidade, faça uso dele. A unção é feita na fronte, nas mãos ou numa outra parte do corpo se nestas não forem possíveis.
A fórmula desse sacramento diz: “Por essa santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em seu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos seus pecados, Ele o salve e, na Sua bondade, alivie os seus sofrimentos”. Que maravilha de sacramento, porque alivia os sofrimentos! E que grande sofrimento é o pecado! Que grande sofrimento passam tantos irmãos nossos no corpo e na alma! Recorramos ao Senhor para que Ele sare e salve os nossos irmãos doentes no corpo e na alma.

Nesse pouco tempo de sacerdócio, já vi Deus curar, restaurar a saúde de muitos, e também já O vi fortalecer pessoas na hora de morte, dando-lhes uma morte tranquila e em paz, porque foi perdoada, foi ungida.

Conhece alguém doente no corpo e na alma? Indique-lhe um sacerdote, verifique se na comunidade há celebração para os enfermos e avise esse doente ou um parente próximo. Não deixe essa graça passar.

Padre Marcio

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo - Eleição Provincial

by on 11:18
Governo atual 
Janeiro 2015 – Um mês importante para aqueles que desejam recomeçar, planejar, criar metas para o ano que se inicia, enfim, começo de um novo ano. E também, um mês importante para a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, que realizará nos dias 19 a 23 de janeiro o seu Capítulo Provincial. O Capítulo acontece de três em três anos, a assembleia tem caráter elegível, sendo, portanto, um Capítulo Provincial Eletivo.
Eleição Provincial - Durante o Capítulo será realizada a eleição ou a reeleição do Superior Provincial e também dos conselheiros. O processo eletivo é restrito aos confrades de votos perpétuos. O voto é secreto e existe uma comissão previamente preparada para organizar a eleição de forma pacífica e íntegra.

Com os confrades reunidos em um auditório, é feita a distribuição das cédulas em branco para que cada um escolha o seu candidato. As cédulas com os nomes são recolhidas e, no mesmo instante, diante de todos os presentes, é feita a apuração dos votos e apresentados os resultados. Não existe campanha ou lançamento de candidatura. De acordo com as exigências para cada cargo, todos os confrades são passivos de votos. Os eleitos neste processo eletivo atuarão no Governo da Província no período de 2015 a 2017.

A missão - O Superior Provincial é responsável por animar e gerir todo o trabalho missionário e encaminhar todas as mudanças necessárias, de acordo com a realidade da Província. Os conselheiros eleitos o auxiliam na dinâmica de pensar e animar o corpo missionário da unidade.

Oração: Senhor Jesus Cristo, Verbo Eterno do Pai, neste tempo em que nossa Província Capuchinha se prepara para celebrar o V Capítulo Provincial Ordinário Eletivo a vós recorremos, humildes e confiantes, pedindo sabedoria e discernimento para que sob o vosso olhar límpido e animador saibamos escolher na paz e no bem os irmãos que irão governar e animar nos próximos anos a Fraternidade Provincial com espírito franciscano de minoridade e de serviço. Enviai-nos a luz do Espírito Santo, que procede de Vós e do Pai, para que, iluminados por esta chama eterna da Trindade, possamos discutir em nome da caridade e da verdade os problemas e os desafios da vida fraterna, pastoral e missionária. Maria Santíssima, Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa Província, não deixeis que se enfraqueça em nós o sinal vivo do primado do amor de Deus que salva, santifica e aperfeiçoa, e fazei que todo o nosso agir seja sempre para a maior glória de Deus. Amém.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Festa de Nossa Senhora de Nazaré reúne 5 mil pessoas nas ruas de Capanema

by on 10:42

Capanema – Durante a Festa da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, também é comemorada a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Pará. E a cidade de Capanema não poderia ficar de fora desta grande manifestação de fé.  Distante da capital paraense cerca de 170 km onde acontece o Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa da América Latina e uma das maiores procissões católicas do mundo. 

Os capanemenses como em toda a região do Pará tem uma grande devoção por Nossa Senhora, e durante a festividade em homenagem à santa, participam ativamente das comemorações em Belém e também em suas respectivas cidades. Alguns também aproveitam este período para visitar familiares na capital e de antemão já ficam para o Círio, que este ano, segundo os organizadores reuniu mais de 2 milhões de pessoas. Uns vão em peregrinação a pé, outros vão de bicicletas e motos, enfim, cada um arruma uma maneira de demonstrar a sua fé.

Em Capanema existe uma capela dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, onde as pessoas que não vão ao Círio em Belém, aproveitam para demonstrar a sua devoção  participando da festa que é realizada anualmente na cidade. Uma festa simples, mas que procura seguir os mesmos moldes do tradicional Círio em Belém. Na noite que antecede a festa é realizada a transladação da imagem da Capela de Nazaré até a Igreja Matriz. E no dia seguinte, acontece a grande procissão pelas ruas da cidade, onde segundo os organizadores reuniu mais de 5 mil pessoas, que aproveitam para pagar promessas, pedir graças e homenagear a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, considerada Rainha da Amazônia.

Alguns fazem o percurso descalço, ou carregam maquetes de casas na cabeça como forma de pedir sua casa própria, outros vão a cavalo recebendo uma benção especial no final da procissão. Em vários momentos são realizadas algumas paradas em residências, onde Frei Rodrigo aproveita para dar benção para os moradores. A festa é concluída com uma grande celebração campal no pátio da capela de Nazaré, presidida por Frei Rodrigo e concelebrada por Frei Francesco e Frei Gilson Mariano.  Que Nossa Senhora de Nazaré interceda por nós! Amém e aleluia!


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo realizará o 5º Capítulo Provincial Ordinário Eletivo em Belém do Pará

by on 10:44

O Ministro Provincial da Província Nossa Senhora do Carmo, Frei Deusivan Santos Conceição através de Carta Circular emitida em 4 de outubro, convocou todos os frades de Votos Perpétuos  a se fazerem  presente no 5º Capítulo Provincial Ordinário Eletivo a se realizar nos dias 19 a 23 de janeiro de 2015. O Capítulo será presidido pelo Conselheiro Geral, frei Sérgio Marcelo Dal Moro, na cidade de Belém do Pará.
O Capítulo Provincial Ordinário se realiza a cada três anos, para o grande público ter uma ideia aproximada, em parte um Capítulo Provincial é comparável ao Congresso eletivo de um Partido, mas o objetivo principal do Capítulo é eleger um Ministro Provincial e quatro Conselheiros (dentre os quais é eleito o Vigário Provincial, pelo próprio Capítulo) para o triênio que começa imediatamente a seguir ao encerramento do Capítulo. É igualmente missão do Capítulo refletir e decidir sobre as principais questões e opções a serem tomadas para toda a Província no próximo triênio.
A seguir ao Capítulo, o Ministro Provincial eleito escolherá um Secretário Provincial e um Ecônomo Provincial. E somente após contato prévio do Ministro Provincial com cada frade de voto perpétuo, o novo Governo Provincial constitui as novas Fraternidades (distribuição dos frades pelas casas) e nomeia os seus respetivos Guardiães ou principais responsáveis das mesmas, nos diversos lugares onde os Capuchinhos estão presentes no Maranhão, Pará e Amapá.
Uma Comissão Pré-capitular formada por cinco frades foi nomeada pelo Conselho Provincial para coordenar os trabalhos antes e durante o Capítulo são eles: Frei Dourival Ribeiro Miranda, Frei Eduardo Farias Ferreira, Frei José Lázaro Oliveira Nunes, Frei José Nilton Leandro e Frei Luís Spelgatti.

O Ministro Provincial, enviou ainda convites para Frei Sérgio Pesenti – Ministro Provincial da Lombardia; Frei Mauro Miselli – Coordenador do Centro Missionário de Milão; Frei Manoel Henrique Araújo – Ministro Provincial do Ceará e Piauí e Frei Assílvio Pessoa Sabino – Custódio do Amazonas e Roraima para participarem do Capítulo. 


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O significado de cada parte da Ave-Maria

by on 08:34


A Ave-Maria é uma das orações mais queridas do povo católico. É a mais antiga oração que conhecemos dirigida a Nossa Senhora, nossa Mãe, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja. Ela está na própria Bíblia, revelação de Deus.
Na Anunciação, o Anjo a saudou: “Ave, cheia de graça”. Maria foi a única que achou graça diante de Deus, porque foi a única “concebida sem o pecado original”. Nas aparições a Santa Catarina Labouré, na França, em 1830, ela pediu que fosse cunhada o que ficou sendo chamada de “Medalha milagrosa”. Em letras de ouro, Catarina viu escrita a bela frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”.

“O Senhor é convosco”, disse-lhe o Arcanjo Gabriel. Maria tem uma intimidade profunda com Deus. Diz o nosso Catecismo que “desde toda eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galileia, ‘uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria’ (Lc 1,26-27)”. Ela é Filha do Pai, é a Mãe do Filho, e é a Esposa do Espírito Santo. Está em plena unidade com a Santíssima Trindade. Numa única mulher Deus tem Mãe, Filha e Esposa.

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Foi assim que Santa Isabel saudou a Virgem, “em alta voz” e “cheia do Espírito Santo”. E o menino João Batista estremeceu em seu seio. Isabel deixou claro por que Maria é “bendita entre todas as mulheres”: “Donde me vem a honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?” (v.43). E Isabel completa: “Bem-aventurada és tu que creste…” (v.44).

O bendito fruto do seu ventre é o próprio Deus, Filho de Deus, encarnado em seu seio virginal: Jesus. Ela é a Mãe de Deus. Quando o herege Nestório, patriarca de Constantinopla, quis negar essa verdade, o povo se revoltou, e o Concílio de Nicéia, em 431, confirmou a maternidade divina de Maria: (Theotókos). “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48), por isso a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão.
Depois de saudar a Virgem Maria, Mãe de Deus, com essas palavras que desceram do céu, a oração da Ave-Maria nos leva a implorar as graças do Senhor pela intercessão daquela a quem Deus nada pode negar.
“Santa Maria, Mãe de Deus”. O que não consegue a Mãe do Altíssimo? O que não pode conseguir, diante do trono da graça, aquela que é Sua Mãe, Esposa e Filha? O milagre das Bodas de Caná (João 2) diz tudo, mostra o grande poder intercessor da Mãe diante do Filho. Por isso, a Igreja sempre nos ensinou: “Peça à Mãe que o Filho atende!”. O bom filho nada nega à sua mãe, por isso São Bernardo de Claraval, doutor da Igreja, a chamava de “Onipotência suplicante”. Consegue tudo, por graça, o que Deus pode por natureza.

E nós pecadores lhe imploramos: “Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”. Consegue do Rei os grandes benefícios aqueles que estão perto d’Ele, aqueles que têm intimidade com Ele. Quem mais do que Maria tem intimidade com Deus? Quantas pessoas me pedem para mediar um pedido junto a monsenhor Jonas Abib, porque sabem que tenho intimidade com ele! O mesmo acontece com Deus. Esse é o poder da intercessão.

A Mãe Santíssima diante do seu Filho roga por nós sem cessar. Disse o Concílio Vaticano II que “assunta aos céus (…), por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. (…) Por isso, a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora e medianeira.” (n.969).
“A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem (…) deriva dos superabundantes méritos de Cristo, baseia-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força.” (n.970)
A nossa Mãe roga por nós a cada momento, mesmo que não tenhamos consciência disso; especialmente protege aqueles que lhe são consagrados fervorosamente. De modo especial, defende-nos na hora da morte. Quantas almas a Virgem Maria salva na hora da morte! Especialmente aqueles que lhe são consagrados. São Bernardo dizia que não é possível que se perca um bom filho de Maria. Por isso, pedimos insistentemente que ela rogue por nós, sobretudo na hora decisiva de nossa morte. Quando rezamos o Santo Rosário, a ela oferecemos rosas espirituais que ela leva a Deus por nós. Ela não as retém para si, pois o rosário é a meditação de toda a vida de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Prof. Felipe Aquino

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

37ª Romaria de Capanema: mais de 15 mil pessoas numa caminhada de fé e devoção

by on 12:03

A comunidade Católica de Capanema mais uma vez demonstrou a grandeza de sua fé durante 37ª Romaria de São Francisco de Assis. O evento religioso ocorreu na madrugada do último sábado, dia 4 de outubro, com saída da Capela de São Francisco, no Centro da Cidade, por volta das 03h30.  A romaria passou pelas paradas de praxe, onde os romeiros paravam para rezar e tomarem água para depois continuarem até a parada final, na capela de São Francisco, zona rural Nova Assis, no Km 11. 

Mais uma vez impressionou a grande quantidade de pessoas que participaram, Com o tema “São Francisco, o mensageiro da alegria”, aproximadamente de 15 a 20 mil peregrinos participaram da procissão este ano. Os fieis, muitos fervorosos, percorreram ao todo 11 quilômetros em quatro horas, numa demonstração da devoção a São Francisco de Assis.

Além dos romeiros que anualmente estão presentes na caminhada da fé, a cada ano cresce aqueles que são conhecidos como os pagadores de promessa, que são aquelas pessoas que dizem ter se rogado ao santo para alcançar uma graça e, em pagamento pelo pedido realizado, eles caminham trajados com as vestes de Francisco.

Por volta de 7h da manhã os romeiros chegaram à Capela de São Francisco, em Nova Assis. Lotando o pátio e a capela. O último momento do evento religioso foi a celebração campal da tradicional missa, que foi presidida pelo bispo Dom Carlos e concelebrada por frei Rodrigo e os diáconos.

Preparativos - Durante os nove dias que antecederam a 37ª Romaria foram realizados a novena na Comunidade de Nova Assis, na zona rural e na Comunidade de São Francisco no Centro urbano da cidade.  As duas comunidades este ano trabalharam de forma integradas refletindo sobre os mesmos temas. Além da novena, foi realizada ainda uma carreata no dia 3 de outubro com a transladação da imagem saindo de Nova Assis até a Comunidade de São Francisco em Capanema. 

A Capela de Nova Assis também passou por algumas reformas para melhor receber os romeiros, ganhado nova pintura, reforma no telhado e um Tal com iluminação de neon.

Tradição - Iniciada na década de 1970 por um grupo de franciscanos da Ordem Terceira a Romaria de São Francisco, ou caminhada dos 11, como é popularmente conhecida pelos os capanemenses já se tornou uma tradição que arrasta uma multidão de romeiros todos os anos. Segundo os organizadores a Romaria de Capanema, já se tornou uma das maiores manifestações religiosas da região, perdendo apenas para o Círio de Nazaré na capital do estado.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

37ª Romaria de São Francisco em Capanema

by on 11:25
“São Francisco, mensageiro da alegria”

Tudo pronto para a 37ª Romaria de São Francisco de Assis, na cidade de Capanema. Este ano o tema abordado será: “São Francisco, mensageiro da alegria”. Na madrugada do dia 3 para o dia 4 a imagem será transladada da Capela de São Francisco no Bairro a EOB para a comunidade rural de Nova Assis que fica a 11 km.  O horário previsto para chegada dos romeiros a Nova Assis é às 7h da manhã onde acontecerá a celebração da missa e a benção dos animais.  A expectativa é que milhares de pessoas participem da romaria que já se tornou uma tradição na cidade.  


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Lançamento dos Livros de Frei Jonas Matheus

by on 09:13

A sociedade capanemense teve a alegria de participar do lançamento dos livros de Frei Matheus, estudante de teologia da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.  O lançamento aconteceu no auditório Frei Leônidas e foi dirigido pela Academia  Capanemense de Letras e Artes – ACLA e organizado pelos frades da fraternidade local.  Os livros têm os seguintes temas: “Ética, Corpo e Amor” voltado para a filosofia e “Boulevard de Inverno”, com conteúdo poético.  Participaram do lançamento pessoas da comunidade católica, imortais da academia de letras e de vários outros segmentos da sociedade capanemense.



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Um mês de amor a Bíblia

by on 15:27

O mês de setembro terminou, mas gostaria de lembrar um evento que nós realizamos na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que foi denominado de: Um mês de amor a Bíblia.  Há um ano iniciamos este projeto no mês de setembro e dedicamos dois dias para a leitura das Sagradas Escrituras na frente da igreja matriz, foi uma bela experiência que deu certo ao ponto que as demais comunidades manifestassem o desejo de fazer também em suas capelas. E assim, ao invés de fazermos dois dias, resolvemos prolongar por todo o mês de setembro, sendo cada dia em uma comunidade. Começávamos às 7h da manhã e encerrávamos à noite com a celebração da missa. Nos dois últimos dias fizemos a leitura na frente da igreja matriz encerrando o último dia com uma solene celebração em homenagem a Bíblia que contou com a participação de centenas de fiéis, que com muita fé acolheram a Palavra da Salvação colocando-a como centro da ação evangelizadora em suas vidas, em suas famílias e na sua comunidade de fé.



Uma tarde de reflexão e oração com os jovens da Crisma

by on 11:59

Assumindo o compromisso com Jesus Cristo e avivados pelo Espírito Santo, os jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se preparam para receberem o Sacramento da Crisma. São mais de 300 jovens que no dia 25 de outubro estarão dando um importante passo na fé e fazendo a diferença na comunidade, que cada vez mais precisa de bons e santos exemplos.

Em preparação ao dia 25 de outubro, dia da Crisma, estamos intensificando a formação desses jovens com encontros e orações. Iniciamos com uma caminhada pelas ruas de Capanema levando a replica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e, logo em seguida fizemos uma tarde com reflexões e orações na igreja matriz, sob a coordenação da irmã Paula e da irmã Gorete. Para o encerramento do encontro realizamos a celebração da Santa Missa às 19h. As confissões para os jovens crismandos irão acontecer nos dias 15 e 16 de outubro no horário das 18h.

Outras informações sobre a Crisma dos jovens da zona rural

A Crisma dos jovens da zona rural acontecerá no dia 24 de outubro à noite na Comunidade de Miraselva e as confissões estão marcadas para acontecer no dia 18 a partir das 8h da manhã nas comunidades do Tauari e Miraselva. 


Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais