sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Papa alerta Cúria sobre “doenças” e pede exame de consciência

by on 08:37

O Santo Padre fez um “catálogo” dessas doenças que podem afetar a Cúria, elencando 15 itens:

1 – sentir-se imortal, imune ou até mesmo indispensável, negligenciando os controles necessários e habituais. “Uma Cúria que não faz autocrítica, que não se atualiza é um corpo enfermo”. É o “complexo dos eleitos, do narcisismo”

2 – a doença do “martalismo” (que vem de Marta), da ocupação excessiva, os que trabalham sem usufruírem do melhor. A falta de repouso leva ao stress e à agitação

3 – a doença do “empedramento” mental e espiritual, isso é, daqueles que têm coração de pedra. Quando se perde a serenidade interior, a vivacidade e a audácia e nos escondemos atrás de papeis, deixando de ser “homens de Deus”

4 – planejamento excessivo e funcionalismo, tornando o apóstolo um contador ou comercialista. “Quando o Apóstolo planifica tudo minuciosamente e pensa que assim as coisas progridem torna-se num contabilista”. É a tentação de querer pilotar o Espírito Santo

5 – má coordenação, sem harmonia entre as partes do “corpo”.

6 – “Alzheimer espiritual”, ou seja, o esquecimento da história da Salvação, da história com o Senhor, do “primeiro amor”

7- rivalidade e orgulho, quando a aparência, as cores das vestes e insígnias de honra tornam-se o objetivo primário da vida. “Leva-nos a ser falsos e a viver um falso misticismo”

8– esquizofrenia existencial, que é a doença dos que vivem uma vida dupla, fruto da hipocrisia típica do medíocre e do progressivo vazio espiritual que licenciaturas ou títulos acadêmicos não podem preencher

9 – fofocas, murmurações e mexericos“É a doença dos velhacos que não tendo a coragem de falar diretamente falam pelas costas. Defendamo-nos do terrorismo dos mexericos”

10 – a doença de divinizar os chefes, que é a daqueles que cortejam os superiores esperando obter sua benevolência. “Vivem o serviço pensando unicamente àquilo que devem obter e não ao que devem dar”. Pode acontecer também aos superiores

11- indiferença para com os outros. “Quando se esconde o que se sabe. Quando por ciúme sente-se alegria em ver a queda dos outros em vez de o ajudar a levantar”


12 – doença da “cara fúnebre”, de pessoas carrancudas que pensam que para serem sérias é preciso pintar a face de melancolia, de severidade e tratar os outros com rigidez, dureza e arrogância. “O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês, serena, entusiasta e alegre e que transmite alegria…”. “Como faz bem uma boa dose de são humorismo”

13 – a doença do acumular, quando o apóstolo procura preencher um vazio existencial no seu coração acumulando bens materiais, não por necessidade, mas para se sentir seguro

14 – doença dos círculos fechados, onde a pertença ao grupinho se torna mais forte que aquela ao Corpo e, em algumas situações, ao próprio Cristo

15 – a doença do lucro mundano, do exibicionismo. “Quando o apóstolo transforma o seu serviço em poder e o seu poder em mercadoria para obter lucros mundanos ou mais poder”.

“Irmãos, tais doenças e tentações são naturalmente um perigo para cada cristão e para cada cúria, comunidade, congregação, paróquia, movimento eclesial…e podem atingir seja em nível individual seja comunitário”, disse o Papa, lembrando que apenas o Espírito Santo é capaz de curar toda enfermidade.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Hoje é dia de engrandecermos o nome do Senhor

by on 11:13

Hoje é a noite feliz e abençoada de engrandecermos o nome do Senhor! Não tem sentido celebrar o Natal sem ter na boca a unção do Espírito de Deus para cantar os louvores do Senhor.

“Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo’” (Lucas 1, 67- 68).

A boca de Zacarias é ungida pela unção do Espírito Santo de Deus. E a boca que é ungida pela unção do Espírito louva, canta, enaltece, engrandece e bendiz o nome do Senhor Nosso Deus. A boca de Zacarias é ungida, santa e cheia da graça divina, por isso ele reconhece as grandezas de Deus em sua vida.

Vale mais uma vez recordar que Zacarias ficou por um bom tempo mudo, sem poder falar, sem poder dizer nada. E ali recolhido no seu silêncio foi para dentro do seu interior, do seu coração e pôde reconhecer quão grande é o Senhor Nosso Deus, que o Seu nome seja bendito, seja exaltado e glorificado entre nós.

Hoje é dia de cantarmos para Deus! Hoje é a noite feliz e abençoada de engrandecermos o nome do Senhor! Não tem sentido celebrar o Natal, vivê-lo, sem ter na boca a unção do Espírito de Deus para cantar os louvores do Senhor.

Que nesta noite você não se embriague do vinho, da bebida. Que nesta noite você, simplesmente, não coma todas as coisas que você e todos de sua casa prepararam sem primeiro cantar os louvores do Senhor. O sentido desta noite é o reconhecimento, é a ação de graças, é o louvor, porque Deus tem sido muito bom para conosco!

Para isso não importa como estejamos vivendo ou esteja hoje a nossa vida, ainda que tenhamos ou estejamos passando por essas ou por aquelas dificuldades. Foi em meio às dificuldades de uma noite fria, de uma noite sem acolhimento, que Maria trouxe e nos deu o maior dos presentes: Jesus, o Filho eterno de Deus. Deus quer estar presente e ser o maior presente da nossa vida quando nós abrimos o nosso coração para reconhecê-Lo!

Hoje peço realmente a Deus a unção para os nossos corações, para a nossa casa, para a nossa família. Peço, realmente, que o Espírito de Deus, Aquele mesmo que entrou no ventre de Maria e fez de lá o lugar da morada de Deus, esteja hoje na sua casa, na sua família, no seu lar! Que Ele esteja com você onde quer que você esteja, para que, assim como Zacarias, você possa deixar irromper um hino de louvor, de ação de graças e de reconhecimento de seu interior porque Deus tem sido muito bom para conosco!

Uma noite feliz e abençoada para você, sua casa e sua família!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Coroa de Luz pra Jesus em preparação a chegada do Menino Jesus em Capanema

by on 17:10


Em conclusão a Novena de Natal nos lares capanemenses teve início no sábado (20) a Coroa de Luz pra Jesus. Esta é a terceira vez consecutiva  que Frei Rodrigo realiza o evento na Igreja Matriz. A Coroa acontece nos quatros dias que antecede o Natal, encerrando-se na terça-feira (23).  O evento possui um sentido especificamente religioso e cristão: preparar e anunciar a chegada do Menino Jesus através da celebração do Santo Natal, fazendo suscitar a oração em comum, mostrando que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo.



Celebração e confraternização dos catequistas

by on 16:50

A Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro confraternizou-se com seus catequistas em um encontro realizado na comunidade rural de Miraselva.  Uma missa foi celebrada  e após a celebração aconteceu uma animado dia de confraternização, com muito lazer e diversão.  Assim a paróquia sob a coordenação de irmã Paula e frei Francesco, demonstrou sua gratidão pelo trabalho tão importante realizado pelos catequistas  durante o ano de 2014. Amém e aleluia!


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O primeiro presépio foi de São Francisco

by on 15:47

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A ideia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas a palavra é usada com freqüência para indicar o próprio estábulo. Jesus ao nascer foi reclinado em um presépio que provavelmente seria urna manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas naturais da Palestina, utilizadas para recolher animais. Outra versão é que o presépio de Jesus era feito de barro, aproveitando-se uma saliência da rocha e adaptando-a para tal finalidade. Esta é, sem dúvida, a versão mais aceita.

O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar. Nesse cenário ocorreu a missa da meia-noite, na qual o próprio santo com a vestimenta de diácono cantou o Evangelho juntamente com o povo simples e pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.

Conta-se que naquela noite especial, enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1229 por Tomás de Celano, biógrafo de São Francisco de Assis. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.

No Brasil, em muitos estados do Nordeste, até hoje a montagem dos presépios é acompanhada de danças e festejos conhecidos como Pastorinhas, versões brasileiras dos autos de Natal, que eram encenações do nascimento de Jesus típicas de algumas regiões da Europa, como a Provença, na França.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Receba Maria em sua casa neste Natal

by on 14:46

Receba Maria em sua casa neste Natal. Não tenha receio disso! Quem primeiro a amou, quem primeiro a quis bem e a escolheu para ser a Mãe de Seu Filho foi Deus.

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1, 20).

Maria, escolhida por Deus para ser a Mãe do Seu único Filho, Jesus, é tomada pelo Espírito. O que ela concebe no ventre não é obra de ação humana, de desejo humano, mas é plena posse do Espírito Santo de Deus.

Nós não tememos em assim dizer que aquela que é a filha predileta de Deus, aquela que é Mãe do Filho de Deus, é a esposa do Espírito de Deus. Que mistério maravilhoso se encerra no ventre e no ser de Maria!

Sabem, meus irmãos, o que se realiza em Maria é algo maravilhoso, mas, ao mesmo tempo, também algo espantoso, que causa dificuldade e confusão em nossa humanidade tão frágil  para compreender a grandeza da ação de Deus.

São José teve medo, receio, quis fugir e Deus se manifestou por intermédio de um anjo dizendo a ele: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”(Mateus 1, 20).

Você quer receber Jesus na sua vida? Você quer receber Jesus como seu único Senhor e Salvador? Você quer abrir as portas da sua casa e do seu coração para receber Jesus a cada dia? Deixe-me dizer a você: não tenha medo de receber Maria, não tenha medo de amá-la, não tenha medo de tê-la como mãe, como senhora, como serva e como discípula do Senhor. Não, não tenha medo!

Eu sei que nós, muitas vezes, temos certo medo, somos tomados por mentalidades erradas sobre a devoção a Nossa Senhora, mas tudo que a Virgem Maria tem a nos trazer é a plenitude de Deus! Ela traz em si, para sempre, para todas as gerações, o maior presente da humanidade, ela traz Jesus! Ela é a arca, é um canal, não é a bênção, mas o canal da bênção; não é a graça, mas o canal da graça! Ela não é Deus nem uma semideusa, mas é a portadora desse mesmo Deus, é o sacrário vivo que traz Jesus até nós!

Neste Natal a receba, abra as suas portas e peça: “Maria, vem trazer Jesus para minha casa, para a minha família; vem trazê-Lo para o meu casamento. Assim como trouxeste Jesus para morar no meio de nós, traz Ele de novo para vir morar na minha casa, na minha família!”.

Se você tinha medo de amar a Santíssima Virgem Maria, se você tinha receio em recebê-la, eu digo a você: Não tenha receio disso! Quem primeiro a amou, quem primeiro a quis bem, foi Deus. Como eu não sou mais do que Deus, sou apenas um servo de Deus, eu quero abrir plenamente o meu coração para amar aquela a quem Deus amou primeiro!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

26 anos de Sacerdócio!

by on 15:43

Que o Bom Pastor, me proteja e derrame sobre mim as bênçãos necessárias para que eu continue a serviço da Igreja por muitos e bons anos. Amém e Aleluia!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tempo do Advento

by on 11:21

Somos convidados a viver o Advento sabendo dar o justo valor às coisas, para fixar 
olhar em Cristo.

"Vem, Senhor Jesus!"

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Devotos celebram encerramento do Festejo de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

by on 08:58

Fieis católicos e devotos de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro participaram desde as primeiras horas de segunda-feira (8), de uma vasta programação pelo dia da padroeira, em Capanema. Logo cedo, às 8h, foi celebrada a primeira missa com a renovação dos votos das irmãs do Preciosíssimo Sangue, às 11h, houve adoração, terço e novena, às 12h mais uma missa foi celebrada por Frei Rodrigo e às 16h adoração, terço e novena.

A celebração solene  de encerramento aconteceu às 17h, presidida por Dom Carlos, Bispo da Diocese de Castanhal e concelebrada por Frei Rodrigo, Frei Silvio Almeida (pregador oficial do festejo), Frei Francesco, Frei Gildo e Frei Arilson da Fraternidade de Imperatriz. Após a missa aconteceu a solene procissão luminosa que contou com a participação de centenas de devotos. O momento foi marcado por fortes manifestações de alegria, devoção e fé.

Para este ano, foi escolhido o tema “Com Maria anunciamos a Alegria do Evangelho”, com essa frase a Igreja Matriz buscou conduzir os devotos a reflexão sobre a importância de Maria no anuncio do Evangelho para a  família na vida da Igreja e da sociedade.



Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais