sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Santo Padre pediu que os cristãos rejeitem lutas e ciúmes para construir a unidade na Igreja


Humildade, ternura, generosidade. Na Missa desta sexta-feira, 21, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco indicou esses três pontos-chave para construir a unidade na Igreja. Mais uma vez, o Papa exortou os cristãos a rejeitarem os ciúmes, as invejas e as lutas.
“A paz esteja convosco”. O Papa Francisco desenvolveu a sua homilia sublinhando que a saudação do Senhor cria uma ligação, um vínculo de paz. Uma saudação, retomou, que “nos une para fazer a unidade do Espírito”. “Se não há paz, se não formos capazes de nos cumprimentar no sentido mais amplo da palavra, ter o coração aberto com espírito de paz, nunca mais haverá a unidade”.
Isso, ressaltou Francisco, vale para a unidade no mundo, a unidade nas cidades, no bairro, na família. “O espírito do mal semeia guerras, sempre. Ciúmes, invejas, lutas, fofocas … são coisas que destroem a paz e, portanto, não pode haver unidade. E como é o comportamento de um cristão para a unidade, para encontrar esta unidade? Paulo diz claramente: “Comportem-se de maneira digna, com toda a humildade, ternura e generosidade”. Essas três atitudes. Humildade: você não pode dar a paz sem humildade. Onde há orgulho, há sempre a guerra, sempre o desejo de vencer sobre o outro, de crer ser superior. Sem humildade não existe paz e sem paz não há unidade”. 

Redescobrir a doçura, apoiando-se um ao outro

O Papa observou com amargura que hoje as pessoas esquecem a capacidade de falar com ternura, o discurso é repreender  ou falar mal dos outros, não há ternura. “A ternura, no entanto, tem um núcleo que é a capacidade de suportar uns aos outros. ‘Suportem-se uns aos outros’, diz Paulo”. É preciso ter paciência, retomou o Papa, suportar os defeitos dos outros, as coisas que não gostam no outro. 
O terceiro ponto destacado pelo Papa foi a generosidade, um grande coração capaz de conter todos, sem condenar e sem se rebaixar a mesquinharias. Neste grande coração todos encontram lugar, disse. Ele tem um vínculo com a paz, de criar a unidade. O criador da unidade é o Espírito Santo, que favorece e prepara a unidade.
O Santo Padre convidou os fiéis a colaborarem para a construção da unidade, com o vínculo da paz. Este é um meio digno de participar do mistério da Igreja, que é o mistério do Corpo de Cristo.
“Uma só fé, um só batismo, um só Deus, Pai de todos. Eis a unidade que Jesus pediu ao Pai para nós. O vínculo da paz aumenta com a humildade, a suavidade, suportar-se uns aos outros e ser generosos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais