sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Precisamos aprender a conviver

by on 14:06

O comportamento humano é bastante imprevisível. Ora se conduz pela razão, ora pelos sentimentos, ou até pelas paixões e maus instintos. Com tal variedade de reações, apresenta-se como ser equilibrado num tempo, mas logo depois pode entrar em cena como um ser profundamente desequilibrado e dominado por paixões. E o que é pior: pode ser levado para a maldade e para atos absolutamente indignos de um filho de Deus.

Lembremos apenas alguns exemplos: Assustar um tranquilo motorista com um buzinaço; dar carne misturada com vidro a um cachorro; gritar assustadoramente com uma criança porque quebrou um brinquedo; torturar física ou psicologicamente um semelhante; abandonar um faminto à sua sorte; dar orientações falsas para um perdido na estrada. Isso é ser mau. É deliciar-se com o malfeito. É rir da desgraça dos outros. Mostra que a pessoa não sabe que temos um Pai, que ama a todos os Seus filhos e filhas. Esqueceu um princípio primordial de Jesus: “Não faça aos outros o que não quer que lhe façam”.

A convivência humana precisa ser aprendida, antes de tudo, na família. É lá que, desde criança, a raça humana deve aprender a conviver. Certos princípios morais, caso não sejam aprendidos no lar, jamais serão aprendidos no decorrer da vida. É por isso que dizemos de pessoa honesta e bem formada: “ela tem berço”. É muito bom ter pais que ensinam: Não faça os outros sofrer; não deve roubar nada do que pertence aos outros; não engane o semelhante; seja sempre uma pessoa asseada; pague as suas dívidas; procure colaborar com as pessoas boas...

Nos dias atuais, mesmo em meio a dificuldades conhecidas, a escola deve ajudar nesta formação humana. Mas não podemos deixar de seguir o Mestre por excelência. “Ele passou pela vida fazendo o bem”. A motivação religiosa costuma ser uma das inspirações mais fortes que podem existir. Basta olhar para Ele, ver Seu exemplo de não prejudicar ninguém, sobretudo, Seus gestos positivos em favor de todos, para nos convencermos de que este é o caminho da felicidade.

Dom Aloísio R Oppermann scj - Arcebispo de Uberaba


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nota de pesar pelo falecimento de Emiliana Leite de Araújo Santos

by on 17:51
Em nome de minha família “Rodrigues de Araújo", expressamos nosso pesar pelo falecimento da nossa tia Emiliana Leite de Araújo Santos, 58 anos, irmã mais nova do nosso pai Fernando Leite de Araújo. Ela faleceu, na tarde desta quarta-feira (28/09), no hospital Santa Lúcia na cidade de Brasília-DF, onde residia com seus familiares.

Elevemos nossa prece de gratidão e de esperança a Deus em favor desta serva de Cristo que, soube nesta terra viver com humildade, amando e sendo amada pelos seus familiares e amigos. “Daí-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ela a Sua luz. Amém!

Para entrar no Reino dos céus

by on 13:45


Quando Jesus começou a pregar Ele falou muito do Reino de Deus. "Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir" (Mt 6,25). "Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo" (Mt 6,33).

Muitas vezes, pensamos: "Será que vale a pena trabalhar por esse Reino de Deus? Ser chamado de beato, carola?" Jesus diz: vale, eu vou lhe dar 100 vezes mais nesta vida e no futuro a vida eterna (cf. Mc 10). Quando você entrega o seu coração Deus faz. Viva conforme a vontade de Deus Pai. Buscar o Reino de Deus não é você deixar sua casa e sair pregando o Evangelho, viver o Reino de Deus é viver como Cristo ensinou.

Jesus coloca como porta para o Reino de Deus a humildade. Ele explica isso nos dizendo que temos de ser como crianças, pois é delas o Reino dos Céus, pois elas são humildes, não se acham melhores que os outros. A criança chega a um ambiente em que não conhece ninguém, não importa se é pobre ou rico, preto ou branco, ela começa a brincar com todo o mundo. A criança não se preocupa se amanhã vai haver almoço, ela se preocupa com o hoje. Não é como nós que nos preocupamos com o amanhã. As crianças nos ensinam muito, a sua pureza, elas não têm o fogo sexual, elas são puras, castas. A criança tem seus defeitos pelo pecado original, ela morde a outra quando esta pega seu brinquedo por exemplo, mas sempre tem muito a nos ensinar.

Nós somos orgulhosos e precisamos pedir muito a Jesus, com a intercessão da Virgem Maria e de São José, a graça da humildade. Lúcifer se perdeu por causa do seu orgulho, ele viu como era belo e quis ser como Deus. Então ele voltou ao seu nada, pois ele rompeu com a fonte que lhe dava toda a beleza. O demônio não tentou Eva pela sexualidade, ele a tentou pela soberba, dizendo-lhe que, quando comesse da fruta, ela se tornaria como Deus, e Eva comeu e contou a Adão e este também a comeu. E o pecado entrou na humanidade por meio da soberba, por isso Jesus e Maria venceram o pecado pela humildade.

A Santíssima Virgem Maria disse em seu Magnificat: “Ele olhou para a humildade de sua serva”, Deus a escolheu, pois ela era a mais humilde das mulheres. Por que Jesus chegou à cruz? Ele, sendo Deus, não se orgulhou de ser Deus, mas se rebaixou ao se fazer homem. Deus se fazer homem é uma coisa humilhante, pois Ele se limita; assim como não aceitaríamos se nos propusessem que nos tornássemos uma formiga. Jesus aceitou a se sujeitar ao tempo, à fome. Aceitou ser escravo e a morte, morte de cruz por obediência. Cristo sofreu tudo isso porque Ele precisava quebrar a soberba de Adão.

Não podemos ser soberbos, pois a nossa vitória não está nela; está na nossa fraqueza, pois é a na nossa fraqueza que podemos sentir o poder de Deus. Jesus nasceu numa gruta fria, pois não teve berço para nascer, Ele não tinha onde reclinar a cabeça, não teve nada d'Ele, tudo o que usou foi emprestado, quando entrou em Jerusalém pediu até mesmo um jumento emprestado. A única coisa que não foi emprestada e que, de fato, era d'Ele, era a cruz, pois Ele sabia que com ela Ele nos libertaria do pecado e nos tiraria de toda soberba.

E no versículo 24, no capítulo 7, de Mateus está escrito: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha”. Aquele que ouviu ao sermão da montanha é semelhante ao homem que construiu a sua casa na rocha. E Jesus termina com uma frase muito triste: “Vai ser grande sua ruína”, pois existe muita gente com a vida arruinada, pois não acreditou em Deus, não construiu sua casa na rocha e pôs sua confiança em falsas doutrinas.

"Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça" (Mateus, 6, 33). Viva de acordo com o Evangelho, não tenha medo de pautar sua vida em cima do ensinamento do sermão da montanha (cf. Mateus 5,6 e 7).

Texto produzido a partir da pregação de março de 2011
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

domingo, 25 de setembro de 2011

Minha alegria foi completa: Celebrei os 80 anos de minha mãe Gentileza Rodrigues de Araújo

by on 01:45






Nestes dois últimos meses a minha vida tem sido bastante intensa devido às inúmeras atividades desenvolvidas na Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.

Atualmente estou fazendo a visita pastoral canônica por toda a Província. Estava na cidade de Imperatriz, após visitar os estados do Amapá e Pará, mas dei uma pausa e viajei juntamente com Frei Martinelly para Brasília para celebrar com meus irmãos, parentes e amigos os 80 anos de minha mãe Gentileza Rodrigues de Araújo.

Neste dia memorável quero prestar a minha homenagem a matriarca da família Araújo e ao mesmo tempo recordar com muita saudade a ausência do meu pai Fernando Leite de Araújo, que faleceu em 2004. Sentimos saudades, mas nesta celebração o momento é de confraternização pelos 80 anos de minha mãe, por isso o que eu posso dizer que a minha alegria foi completa.

Parabéns Dona Gentileza! Deus seja louvado por sua vida.










sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Missa da Esperança - Frei Benjamim Zanardini

by on 14:32
Ao "anjo bom" da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, nossa homenagem, nosso silêncio e nossa gratidão por tudo de bom que ele realizou nesta terra. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ele a Sua luz. Amém e Aleluia!.













terça-feira, 20 de setembro de 2011

Frei Benjamim “anjo bom” da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, volta para Casa do Pai

by on 14:15



Há notícias que nos entristecem ao transmiti-las. Se pudéssemos, as apagaríamos de nossa memória, afastando-a da nossa realidade. Infelizmente, elas teimam sempre por voltar, como desfecho irrefutável.

Desta vez, a triste notícia da morte tem um nome familiar e querido, um rosto, um sorriso, uma identidade: Frei Benjamim Zanardini, frade capuchinho, 72 anos. Morreu segunda-feira, 19 de setembro de 2011, em Bérgamo, Itália, vítima de câncer no intestino.

A notícia deixou a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo consternada. Logo a minha memória se transportou para longe, para os momentos compartilhados ao seu lado. E, assim, veio ao meu encontro o rosto sereno e o sorriso bondoso de frei Benjamim.

A minha memória evocou o seu abraço fraternal no dia em que me despedi dele no aeroporto de São Luís no mês de junho, quando ele tomou a decisão de retornar à Itália para tratar de sua saúde já bastante debilitada em consequência do câncer. Lembro-me de suas palavras cheias de emoção em seu aniversário de 71 anos na celebração realizada no ano passado na Paróquia de São Francisco em Imperatriz, e lembro-me também de tantos outros momentos que, se tivesse de citá-los todos, encheria páginas e mais páginas e o tempo certamente seria insuficiente para mencioná-los.

Recordo, todavia, o seu olhar terno para com os mais desfavorecidos e especialmente para as crianças que ele amava presentear com pirulitos tirados inusitadamente de seu hábito franciscano. Uma dessas crianças um dia lhe fez a seguinte pergunta: o senhor é Deus? E ele, com aquele sorriso que lhe era peculiar, respondeu: Não! Sou apenas um pobre pecador.

Apesar de ele não ter nenhuma pretensão de virar manchete, Frei Benjamim fez história, cumpriu sua missão na Terra com a caridade e a humildade de um anjo bom. Foi um anjo especial, na visão de seus devotos, de familiares, amigos e confrades.

O coração de frei Benjamim foi grande o suficiente para acolher o sofrimento das pessoas, especialmente dos doentes de câncer e de mães e pais inconsolados pela morte de seus filhos. Com doçura e compaixão, abraçou pobres, doentes, famintos e desesperados.

Ao longo dos seus 72 anos de vida, 52 deles foram dedicados à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Filho da pequena cidade de Fraine na região de Bérgamo na Itália, ele durante o período em que morou no Brasil, mais precisamente no Maranhão, Pará e Amapá, exerceu as funções de: Formador dos Estudantes de Filosofia, Mestre dos Noviços, Confessor em várias Fraternidades, Pároco em Grajaú, Vigário Geral daquela Diocese e, por último, Vigário paroquial e responsável pela Pastoral da Saúde na cidade de Imperatriz no Maranhão.

Durante todos esses anos não só colocou em prática a Oração de São Francisco de Assis em tudo aquilo que realizou, mas também se tornou verdadeiramente o “Poverello” de Deus.

Calou-se a voz de Frei Benjamim, mas seus ensinamentos, sua bondade e doçura serão cultivadas pelos caminhos por onde ele andou nesta terra.

Adeus Frei Benjamim! Sentiremos saudades, mas nossa certeza é de que um dia nos encontraremos na Casa do Pai, pois “Nenhum de nós vive para si mesmo nem morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos e, se morremos, é para o Senhor que morremos; pois tanto na vida como na morte pertencemos ao Senhor”. (Rm 14, 7-8).

Gostaria neste momento de agradecer de coração à Província Capuchinha de Lombardia o grande e extraordinário presente que nos fizeram ao enviar para esta Missão Frei Benjamim, verdadeiro santo e humilde frade capuchinho.

E gostaria também de agradecer à família dele ter-nos doado seu filho amado, pois com sua vida, seu testemunho e trabalho ele enriqueceu esta terra sendo para ela bênção e fecundidade.

Deus lhe conceda a alegria plena da Vida eterna bem-aventurada!

Frei José Rodrigues de Araújo - Ministro Provincial
20 de setembro de 2011








Nota de pesar pelo falecimento de Frei Benjamim Zanardini

by on 07:10


É com pesar e consternação que a Província Capuchinha Nossa do Carmo cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de Frei Benjamim Zanardini, frade capuchinho, 72 anos, morreu às 21h horário da Itália e às 4h da manhã horário do Brasil desta terça-feira, 20/09, na cidade de Bergamo, Itália, vítima de um câncer no intestino.

Comunicamos ainda que seu sepultamento será realizado na quinta-feira (22) em Bergamo na Itália. E na quinta-feira às 18:30 haverá uma Missa celebrada pelo Ministro Provincial frei José Rodrigues de Araújo (Frei Rodrigo) e frades do regional de Imperatriz na Paróquia de São Francisco de Assis.

Enviamos as nossas condolências aos seus familiares e rogamos ao Criador para que o tenha em um bom lugar.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)

Descanse em paz.

Frei José Rodrigues de Araújo – Ministro Provincial

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bote Fé: Missa acolhe Cruz da JMJ e ícone de Maria no Brasil

by on 07:50
A grande festa de acolhida dos dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a Cruz e o ícone de Nossa Senhora - chegou ao seu cume com a celebração da Santa Missa, na tarde deste domingo, 18, a partir das 16h. O Bote Fé reuniu 100 mil jovens no Aeroporto Militar de Campo de Marte, em São Paulo, segundo estimativas da Aeronáutica.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, recordou, ao início da Missa, que o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para a Jornada no Rio de Janeiro - “Ide e façais discípulos em todos os povos!” (Mt 28, 19) - é uma convocação.

"A Igreja coloca nas mãos de vocês um desafio: seguir Jesus e anunciá-Lo pela Palavra. A Cruz é sinal do compromisso em seguir o Mestre. Sem ela, não há ressurreição. Com Ele, venceremos. E Maria é modelo perfeito desse seguimento. Que sua juventude eterna nos encoraje a seguirmos o testemunho de Seu Filho. Vocês, jovens, são sentinelas do amanhã, a riqueza da Igreja no Brasil", declarou.

Já o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante oficial do Papa no evento, recordou que, na Cruz, é o próprio Cristo que passa. "É Cristo que dá novo ânimo à fidelidade na missão. Ele impulsiona a dar testemunho da fé. É impossível encontrar a Cristo e não mostrá-lo aos outros. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O Papa dá a vocês a missão de serem protagonistas da bonita aventura de levar esses ícones da fé. Abracem o desejo da Cruz e desenvolvam a alegria de viver e alcançar felicidade", afirmou.




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Entre pessoas e povos, perdoar sempre

by on 08:25


O coração de Deus é apaixonado pelo ser humano, criado por Ele à Sua imagem e semelhança. O Todo-poderoso não nos ama porque sejamos amáveis, mas para que sejamos bons. Seu amor é gratuito. Esta paixão de amor se manifesta de modo único na misericórdia, com a qual as feridas são sanadas e todos podem erguer-se do chão pisado dos próprios pecados. O Senhor põe num prato da balança nossas falhas e no outro a obra de Suas mãos, para dizer, continuamente, que somos mais importantes do que todos os limites. Acreditar no Pai misericordioso!

Trata-se de uma história de salvação a que Deus constrói conosco, infinitas vezes renovada quando d'Ele nos aproximamos. Desde o princípio, os apóstolos de Jesus e Seus discípulos de todos os tempos tiveram que entrar nessa aventura da misericórdia. Em nome dos outros, coube a Pedro perguntar a Cristo sobre a “contabilidade” da misericórdia (Cf. Mt 18, 21-35). O perdão recebido de Deus há de ser repartido setenta vezes sete vezes! É para trazer os critérios do céu à terra. Como Deus nos deu o precioso dom da liberdade, assenta-se conosco à mesa da vida para barganhar! Doa uma misericórdia infinita, mas exige a contrapartida. Quer uma opção consciente pelo perdão e pela misericórdia, de cuja presença o mundo tem sede e fome. Escolher o caminho do perdão!

A prática se inicia em casa, estende-se ao trabalho e à convivência comunitária e social. Dar o perdão e pedir perdão é um bom começo. Quem espera o esquecimento para dizer que perdoou as faltas alheias não entendeu a misericórdia. Merecimento tem quem acolhe a outra pessoa mesmo lembrando as ofensas! E esta é uma verdadeira ginástica, que pede muitas vezes esforço hercúleo, de homens e mulheres fortalecidos pelo Espírito Santo, dispostos a acolher este dom vindo do alto. Dar o primeiro passo!

“O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las...Há pessoas que se exercitam no autocontrole dos impulsos naturais da raiva. Não se trata apenas de “contar até dez”, mas olhar as pessoas e os acontecimentos com os critérios de Deus, descobrindo que em todos existe uma marca de bondade, maior do que o mal que assola. Abrir-se para a cura que Deus quer realizar!

Temos à disposição, pela bondade de Deus, o sacramento da reconciliação ou penitência, a confissão. Quem não o procura desperdiça a oportunidade única da graça. E sabemos que de um modo ou de outro as pessoas acabam falando de seus problemas. Mas é só nesse sacramento que se pode ouvir a sentença da misericórdia: “Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Celebrar a misericórdia no sacramento!

A melhor forma de vencer o mal é justamente valorizar o bem existente em nossos ambientes. Do fundo do mar em que o homem bíblico via uma imagem do mal, emerge como ponta de um iceberg a força da marca criadora de Deus, que fez a todos para a realização e a felicidade. O bem é maior do que o mal!

Muitos terão condições de intervir nas estruturas da sociedade, para mediar os conflitos entre pessoas e grupos, exercendo um papel de inestimável valor. É o perdão em processo! Entre pessoas e povos, perdoar sempre!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cultive a amizade

by on 18:19


Não preciso falar aqui da importânica de se cultivar as boas amizades para ser feliz. Milan Kundera diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”

A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos! Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esquecemos daqueles com quem choramos. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.

Na prosperidade os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato. É preciso saber fazer e cultivar amizades. Isso depende de cada um de nós; antes de tudo, do nosso desprendimento e fidelidade ao outro.

Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo.

Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvir. Alguns morrem sem nunca ter encontrado alguém que lhes tenha prestado a homenagem de calar-se totalmente para ouvi-los. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu ''eu'' faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.

Muitos se queixam da falta de amigos, mas poucos se preocupam em realizar em si as qualidades próprias para conquistar amigos e conservá-los.

Se você quiser ser agradável às pessoas, fale a elas daquilo que lhes interessa e não daquilo que interessa a você. A amizade é alimentada pelo diálogo; que é uma troca de ideias em busca da verdade. Muito diferente da discussão, que é uma luta entre dois, na qual cada um defende a sua opinião.

A verdadeira amizade não pode ser alimentada pela discussão, somente pelo diálogo.

Em vez de demonstrar exaustivamente que o amigo está errado, ajude-o a descobrir a verdade por si mesmo; isso é muito mais nobre e pedagógico.

Se você quiser agir sobre seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente.
A amizade também exige que se corrija o amigo que erra; mas devemos censurar os amigos na intimidade; e elogiá-los em público. Nada é tão nocivo a uma amizade como a crítica ao amigo na frente de outras pessoas; isso humilha e destrói a confiança. Nunca desista de ajudar o amigo a vencer uma batalha; não há nem haverá alguém que tenha caído tão baixo que esteja fora do alcance do amor infinito de Deus e do nosso socorro.

Uma amizade só é verdadeira e duradoura se é baseada na fidelidade. Cuidado, pois, para magoar alguém são necessários um inimigo e um amigo: o inimigo para caluniar e um “amigo” para transmitir a calúnia.

(Trecho extraído do livro "Para ser feliz")
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

sábado, 10 de setembro de 2011

Nossa Senhora das Graças e São Domingos, rejeitados, mas amados a primeira vista, chegam ao Museu dos Capuchinhos

by on 08:09






Este mês estive viajando pelo interior do Pará e passando pela cidade de Peixe Boi encontrei esta imagem de Nossa Senhora das Graças em um canto do convento, em um estado de quase abandono – me aproximei e fiquei verificando e observei que estava bastante deteriorada. Frei Raimundo Nonato Ferreira Macedo me contou um pouco da história da imagem e porque a mesma se encontrava em um canto – ou seja, tinha sido rejeitada pela comunidade e no seu lugar foi colocada outra mais bonita. Imediatamente fiz o pedido para que a mesma pudesse fazer parte de acervo do Muscap. Fiquei contente com o seu consentimento e fui logo procurando os meios para o seu transporte até Belém.

Chegando a Capanema, logo na garagem encontrei outra preciosidade, em estado também bastante deteriorado e abandonado no fundo da garagem. Pedi informação a Frei José de Ribamar Gomes Sousa, vigário cooperador e o mesmo me disse que não sabia muito, mas que a mesma tinha vindo de uma comunidade do interior do município de Capanema e que o motivo era que pelo seu estado a comunidade tinha resolvido comprar uma outra imagem mais bonita e aquela também rejeitada. Entrei em contato com frei Fábio Sousa Bernardo pároco da paróquia de Capanema, que no momento estava viajando e de comum acordo o meso permitiu que a imagem fosse doada ao Muscap. Mas um rejeitado e amado a primeira vista.

Como os estados de conservação das duas imagens estão bem deteriorados falei com as monjas do Carmelo de São Luís para que as mesmas fizessem uma restauração completa. Agora é só aguardar para que em um futuro breve, aqueles que um dia foram rejeitadas e colocadas no fundo de uma garagem e em um canto de um convento, passem a ser admiradas e amadas pelos visitantes do Museu dos Capuchinhos em São Luís.















Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais