quinta-feira, 29 de abril de 2010

Frei Elias Baldelli – Uma história de luta e santidade que as gerações futuras não podem esquecer


Em minha visita recente a fraternidade de Belém do Pará, tive a oportunidade de me encontrar com Frei Elias e foi um encontro que me deixou emocionado ao ponto das lágrimas escorrerem pelos os meus olhos. Ele me surpreendeu dizendo que precisava me entregar uma encomenda. Perguntei do que se tratava e ele respondeu que era algo especial. Mais tarde retornei ao seu quarto para receber este “algo especial” e, foi então que me entregou uma pasta com todas as suas anotações e perguntei qual seria o motivo dele estar me entregando aquele material? E ele respondeu: - Acho que serão as minhas últimas anotações e gostaria que você como meu provincial as recebesse e as guardasse. Conferi e descobri a sua importância. “Toda uma vida de luta e santidade transcrita naquelas anotações”. Cheguei a São Luis e entreguei ao nosso arquivista frei Rogério para que fosse inserido em nosso arquivo particular, para que um dia as futuras gerações venham saber quem foi frei Elias Baldelli.
Noventa anos de santidade! Autêntico franciscano, grande colaborador de nossa Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Um ser bondoso que nunca mediu esforços para ajudar aqueles que dele precisava sempre com palavras de conforto e fiel dedicação.
Confessor, orientador espiritual, amigos de muitos, procurou levar a Palavra de Deus pelos longínquos bairros das cidades em que morou. Conforto aos moribundos em particular aqueles que se encontravam nos leitos dos hospitais. Mesmo com a saúde debilitada continuou com o mesmo amor, a mesma preocupação e o mesmo cuidado por todos os doentes.
Todos os dias saia do convento a pé na chuva ou no sol, cabisbaixo, pobre, humilde compenetrado em sua esperança e missão de levar uma palavra amiga a todos que necessitava.
Quem já não encontrou frei Elias debruçado em alguma cabeceira perto de uma cama dando a Unção dos Enfermos a algum moribundo? Santo homem de Deus - Pelegrino da Fé! Eis a sua melhor definição.
O Senhor o abençoe e o guarde! O Senhor lhe mostre a sua face e lhe conceda a sua graça! Amém e Aleluia!




























3 comentários:

  1. Poxa, quando olhei o Frei Elias e li suas palavras no texto, chorei... Eu recordei dele nas missas em São Francisco e suas andanças pelas ruas de Imperatriz. Realmente Frei Elias é um Santo!!!

    ResponderExcluir
  2. Taí outra pessoa que mereçe todo o RECONHECIMENTO frei Rogério (Santo Frei Rogério). Aqui em São Luís do Ma esse também mereçe ser chamado de Santo, grande sabedoria e humildade, espero que Deus coloque mais Homens como esse a frente de nossa Igreja (São Luís ta precisando).

    ResponderExcluir
  3. "A oferta mais generosa e perfeita é a do próprio corpo entregue esponsalmente a Deus. É feliz quem a faz, não porque os outros o querem, ou até mesmo por impossibilidades fisícas, mas porque encontraram a razão última de suas vidas, o Reino dos céus." Louvado seja Deus pela vida e missão de Frei Elias, um verdadeiro servo de Deus. Sou imensamente grata pela importância que ele tem em minha formação espiritual, ainda na infância, nos tempos da Catequese. Paz e Bem!

    Caeli

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais