terça-feira, 15 de junho de 2010

Tempo para os amigos














































No final ou no início de cada ano, reúno-me com os definidores da Província para avaliarmos a nossa caminhada e planejarmos o novo ano que se inicia com a abertura do calendário anual. A partir daí a minha vida como Ministro Provincial é pautada neste calendário. É coisa rara que algo aconteça fora desta programação. Algumas vezes quando olho este calendário e vejo os inúmeros afazeres que terei ao longo do ano, chego a ter calafrios ao constatar tantos compromissos e viagens.
Recentemente completei 50 anos e na oportunidade escrevi um texto e nele eu falei que estava na hora de dar mais tempo aos amigos. Veja um trecho: “O tempo é precioso e deve ser vivido em sua plenitude. Por isso, quero perder mais tempo com as amizades verdadeiras. Quero sentir as pessoas mais próximas de mim sem me distanciar delas”. Recordando-me deste compromisso, arrumei as malas e viajei para Imperatriz. Acho que fiz algo fora do habitual. Não me recordo um dia nestes últimos anos de ter feito uma viagem só para me encontrar com amigos. Estou sempre viajando, mas sempre a trabalho.
Acho que valeu a pena ter dado esse tempo aos amigos, pois ele (o tempo) nos fortalece. “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”. “Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no banco”. Essas frases que ouvimos, acredito que são realmente verdadeiras e não existe uma vida mais triste do que uma vida sem amigos. “Amigos são como jóias raras... Fazem-nos sorrir e nos encorajam para o nosso sucesso. Eles emprestam o seu ouvido, dividem palavras de conforto, e sempre estão dispostos a abrir o coração para nós”.
Foram três dias bem vividos. No primeiro dia tive a alegria de celebrar os 60 anos de vida de uma grande amiga e benfeitora da igreja a Dona Iva da comunidade Nossa Senhora das Graças.
No dia anterior meu amigo Ricardo Barhum fazia 58 anos de vida, mas não foi possível chegar a Imperatriz no dia de seu aniversário, mas um dos objetivos de minha vinda a cidade era para dar-lhe o meu abraço e foi isto que fiz no segundo dia; ofereci um almoço para ele e a sua esposa Lucilia no convento e a noite saímos para um jantar de confraternização, colocamos as notícias em dia e matamos a saudade dos velhos tempos. Parabéns meu caro amigo e que o Senhor te abençoe, hoje e sempre.
No domingo tirei para visitar meu amigo Moisés Leda, meus sobrinhos Tácio e Fernanda e para conhecer a minha sobrinha-neta Maria Luiza que nasceu no dia 31 de maio. Foi um momento muito agradável! Primeiro passeamos no shopping e depois foi oferecido um almoço regado a um bom churrasco. Na oportunidade encontrei-me com o meu bom amigo Augusto, sempre muito ocupado com seus compromissos e negócios, mas assim mesmo tirou um tempo para nos encontrarmos. Além destes encontros tive a graça de celebrar pela primeira vez na comunidade Nossa Senhora do Carmo a missa das 11h da manhã.
Foram três dias de celebrações, festas e confraternizações. Foi como um bálsamo em minha alma. Agora com as baterias recarregadas depois destes dias de descanso, volto ao trabalho na cidade de Belém do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais