quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCOLA DIVINO MESTRE NO ANIL RECEBE VISITA DO MINISTRO PROVINCIAL




A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo neste ano, estar completando onze anos de sua ereção canônica. Estamos dando os primeiros passos e uma de nossas principais preocupações é o nosso engajamento em ações sociais. Somos gratos pela herança e o exemplo que nos foi deixado pelos frades lombardos.

Estamos presentes em três Estados e em quase todas s paróquias em que nos encontramos, sempre temos algo nesta dimensão.

Reconhecemos que nossa maior força é concentrada nos trabalhos paroquiais, mas em quase todas as nossas paróquias os frades estão empenhados em ação social. Reconhecemos que essas ações poderiam ser mais abrangentes, mas ainda nos falta experiência neste campo, principalmente pelas complicações da legislação brasileira. O Governo Provincial está engajado em dar continuidade à herança que recebemos dos nossos antigos missionários.

Este trabalho social é distribuído em várias áreas:

1- ABRIGO DE IDOSOS - ASILOS
Existem três abrigos que acolhem pessoas idosas. Para esta pastoral, contamos com a colaboração de três frades.

2- CENTRO DE ENSINO EDUCACIONAL
Temos quatro escolas, e três frades estão na administração pedagógico-financeira delas.

3- CLÍNICAS E AMBULATÓRIOS
Atualmente, temos cinco ambulatórios, e somente três frades estão à frente dos trabalhos no setor administrativo. Temos ainda um hospital, o qual foi cedido a terceiros por conta das dificuldades encontradas em administrá-lo. Estamos buscando meios na tentativa de reverter este quadro para que, quem sabe em um futuro próximo, a Província venha a ter condições de assumir mais esta pastoral em prol da população.

4- PÃO DE SANTO ANTÔNIO OU REFEITÓRIO DOS POBRES OU MESA DOS POBRES
Temos cinco casas com esta denominação. Sua função é alimentar pessoas carentes que vivem à margem da sociedade. Temos dois frades exclusivos só para este trabalho. Mas, no geral, as casas são administradas pelos frades de suas respectivas fraternidades.

5- LAR PARA JOVENS
Em São Luís, temos duas casas que abrigam moças carentes vindas do interior do Maranhão para estudarem e cursarem uma faculdade. No momento, porém, devido aos problemas econômicos, só uma está funcionado.

6- PROJETO DE ADOÇÕES À DISTÂNCIA – CRECHES
Muitos frades estão envolvidos neste projeto. Só aqui em São Luis temos cinco escolhinhas com este objetivo e mais recentemente assumimos através da paróquia do Anil e do seu pároco frei Gilson Mariano a Escola Divino Mestre. Ela foi fundada por frei Franco Cuter quando era pároco do Anil e depois entregue a comunidade e transformada em uma associação de moradores. Atualmente devido problemas de ordem administrativa e financeira vem passando por algumas crises, por esta razão resolvemos intervir para não deixar que este projeto caia no descrédito e acabe fechando suas portas por falta de ajuda.

Ontem fiz uma visita e estou de certa forma feliz de ter verificado a dedicação de frei Gilson Mariano com este trabalho e a colaboração de um grupo de voluntários italianos que estão nos ajudando a dar uma nova dimensão ao projeto.
























6 comentários:

  1. gostaria de ter uma oportunidade de trabalhar em sua escola que fica aqui no bairro do anil pois eu faço pedagogia na faculdade santa fé e gosto muito de crianças me responda pelo meu e-mail mariaeliana.ac@hotmail.com ou pelo telefone 32252386

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ter uma vaga como professora na escola divino mestre pois eu estou precisando muito mande a resposta eu aguardo

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ter uma oprtunidade em trabalhar na escola em que vc administra pois eu faço faculdade na santa fé e moro próximo a escola por isso venho lhe pedir uma vaga como professora na parte da educação infantil eu fui na igreja na sexta feira pela manhã fala com o senhor mair o senhor não se encontrava na casa assim a fatima me falou mande a resposta porque eu já havia deixado um curriculo meu lá na escola reasponda ainda hoje que eu estou aguardando ou me telefone como sem falta 32252386 ou 84036981

    ResponderExcluir
  4. frei já estou trabalhando lá muito obrigado por me dar uma oportunidade lá na sua escola a escola é excelente e as crianças são dez estou muiti feliz assina mª Eliana azevedo corrêa almeida

    ResponderExcluir
  5. obrigado por ter me dado uma oportunidade de trabalhar lá na sua escola fiquei muito feliz pela oportunidade valeu assina Mª Eliana Azevedo Corrêa Almeida

    ResponderExcluir
  6. frei gostaria de voltar lá para o divino mestre me responda assim que receber este comentario atá por favor estarei aguardandoa inda hoje assina maria eliana fri gilson

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais