sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"A VIDA POR UM FIO"



Nos últimos cinco anos tenho viajado muito, devido as minhas obrigações pastorais frente à Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Para se ter uma idéia: nestes cinco anos já viajei de carro, barco, trem, avião e até de carroça. Quem viaja muito estar sujeito a imprevisto e acidentes. Não conto às vezes que passei por situações difíceis nas estradas da vida, situações estas como: pneu estourado, ondas agitadas, turbulências...e por ai vai a minha lista de contra tempos nas minhas andanças por este mundo afora.

Sei que muitas das vezes tudo foge ao nosso controle e a vida fica por um fio. Quando arrumo as malas para viajar já fico imaginando o que vou encontrar pela frente. Nesta minha última viagem passei por momentos complicados, presenciei três acidentes e quase me envolvia em dois acidentes fatais, mas graças a misericórdia de Deus sair ileso.

Diante de tudo isso, fico pensando na vida e suas fragilidades “a vida por um fio”. Hoje estamos aqui e amanhã já não existiremos mais. Passei algumas noites sem dormir pensando em um acidente que quase me tirou a vida - um caminhão trucado quase me pegou. Logo em seguida presenciei um caminhão que tombou na minha frente e um carro de passeio que saiu da estrada e caiu em uma ribanceira. E saído de Grajaú rumo a Barra do Corda o pneu do meu caro estourou, tive que parar em uma oficina de beira de estrada para consertá-lo. Mas, de todas estas tragédias presenciadas e vividas por mim durantes todos esses dias em que estou viajando a que mais me chocou foi uma que aconteceu na entrada, saído de Tuntum rumo a Pedreiras: presenciei um caminhão passando por cima de um rapaz que pilotava uma motocicleta. Esta cena trágica marcou esta minha viagem. Durmo e acordo, vendo aquele corpo despedaçado na beira da estrada.

Portanto, diante dessa e de tantas outras tragédias que presenciamos diariamente em nossas vidas, podemos perceber que a vida é muito frágil. Os dias passam velozmente. Não nos adianta a segurança, a riqueza e o poder. Estamos sujeitos diariamente aos incômodos, incluindo-se as doenças e a morte. Portanto, devemos viver nossos dias com sabedoria, pois, a vida é uma só, uma única e poderosa oportunidade para realizarmos projetos grandiosos e nobres, capazes de produzir efeitos enriquecedores nos outros e principalmente em nós mesmos.

Por isso, olhe ao seu redor, perceba o reflexo que causa nos demais, perceba como se sente perante os outros e perante você próprio. Faça uma auto-análise de como está vivendo.

Precisamos refletir que vivemos por um fio e que hoje estarmos aqui, mas em um piscar de olhos, não estaremos mais.

Viva a vida ao máximo que puderes, mas com responsabilidade, lembrando sempre que vivemos diariamente “a vida por um fio” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais