segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Evangelizar por meio da alegria

O homem e a sociedade atual têm necessidade de vê rostos alegres que transmitam serenidade e realização. Somente assim os nossos rostos e a nossa vida irradiarão a alegria que evangeliza. A alegria presente em nossas vidas, por si só já evangeliza um mundo triste e sem esperança. Convite principal que faço hoje, a exemplo de são Francisco, é evangelizar por meio da alegria.

A coisa mais importante na vida não é aquilo que se faz, o que se organiza, os nosso empreendimentos e projetos, mas aquilo que somos, isto é, o que conta é a nossa vida e como estamos vivendo a nossa consagração. Devemos acreditar em nossa vocação, na santidade, na comunidade, na vocação pessoal de cada um. Cada irmão é um tesouro que nos foi dado e juntos faremos acontecer Jesus no coração dos homens.

Devemos ter cuidado em não deixar de difundir em nossas comunidades o vento de pouca esperança, o vento do individualismo, o vento da inveja, o vento da tristeza e da incerteza – sabemos em que depositamos a nossa fé. Estes ventos destroem lentamente a alma da comunidade e dos irmãos.

Conhecemos muito bem o que se dizia dos primeiros cristão: “veja como eles se amam!” Deixar que a vida fraterna favoreça estes ventos é errar verdadeiramente o sentido da vida consagrada. Uma comunidade religiosa não deveria mais assemelhar-se a um pensionato de indivíduos onde cada um vive por conta própria.

Devemos aprender a viver em nossas comunidades o perdão, o saber escutar o outro, a viver juntos e a fazer festa. A festa simboliza o nossa estar juntos, uma das coisas mais importante da nossa vida – o gosto de estar com o outro, o encontro com o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais