domingo, 21 de novembro de 2010

Visitando o Bico do Papagaio e relembrando a história do Brasil


Tirei alguns dias de férias e aproveitei para conhecer o Bico do Papagaio. Encontro das Águas, onde os rios Araguaia e Tocantins se juntam, depois de serpentearem, paralelos, por mais de dois mil quilômetros, formando um dos mais belos, raros e ricos ecossistemas do Brasil.

Quem já não estudou ou já ouviu falar deste lugar? De minha parte já estudei muito sobre esta região, onde aconteceu a Guerrilha do Araguaia (movimento guerrilheiro existente na região, que tinha como o objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseado nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa).

Outro ponto que marcou o Bico do Papagaio, foi a ocorrência de intensos conflitos agrários na região que culminou com o assassinato do padre Josimo Morais Tavares, no dia 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz.

Durante os dias que estive por lá, aproveitei para celebrar uma missa para a comunidade de um assentamento agrário. Foi uma celebração simples e cheia de significados que me alegrou bastante.

Agora uma das preocupações dos moradores é com a construção de uma Hidrelétrica. Segundo eles, os engenheiros e topógrafos da empresa que vão construí-la, já passaram fazendo medições e a colocação dos marcos indicando as áreas que poderão ser alagadas com a construção.

Se esta Usina for mesmo construída o Bico do Papagaio, simplesmente desaparecerá. E isso seria uma pena, pois a região é belíssima e tem uma história que precisa ser preservada.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais