quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Vida tem Fim e Finalidade





Tudo na vida passa, nós também passamos. Temos que nos lembrar que estamos nesta vida apenas de passagem. Exemplificando: você sabe qual é a utilidade de uma ponte? A ponte existe e a razão de sua existência é servir de passagem para outra margem. Assim, também é a nossa vida, uma preparação para o outro lado da margem - a eternidade. A morte é uma realidade que devemos enfrentar, porque cedo ou tarde nos encontraremos com ela. È na morte que encontramos sentido para vida.

Algum tempo atrás visitei três lugares, que registrei em fotos e que me fizeram refletir sobre esta realidade – morte – vida. Visitei uma igreja ao lado de um cemitério em Milão, hoje esta igreja foi entregue aos frades capuchinhos e por mais incrível que isso possa parecer, ela foi construída com pedras de túmulos de um cemitério que foi destruído na segunda guerra mundial e após essa destruição os frades, juntamente com o governo da época, como forma de homenagear os mortos fizeram uma igreja com as pedras dos túmulos destruídos. E construíram também o convento onde hoje é residência dos frades. Na igreja, bem no centro dela existe uma frase em latim: MORITURI & MORTUIS ( Os que vão morrer para os que já morreram). Já no convento, nos quartos dos frades existe uma placa debaixo das camas com o nome de uma pessoa já falecida neste cemitério. As construções da igreja e do convento não causam medo, mas nos leva a refletir sobre a realidade da morte.

O outro lugar visitado é também uma igreja e um convento pertencentes aos frades capuchinhos, na cidade de Roma, localizado no Vittorio Via Veneto, foi construído por um cardeal Capuchinho, o cardeal Antonio Barberini, que era o irmão do Papa Urbano VIII. A igreja, construída no século 17 é dedicada a Imaculada Conceição de Maria.

É uma igreja histórica, mas é sobretudo conhecida devido ao cemitério que fica em seu subsolo, que contém os crânios e esqueletos de quase 4.000 frades capuchinhos enterrado lá entre 1528 e 1870.

Ao entrar no subsolo da igreja você já toma um susto ao verificar sua decoração. Em cada ala existe uma decoração feita com ossos de frades já falecidos. Têm ambientes que a decoração é só de crânios, outro ambiente que contém apenas os ossos das pernas e assim por diante... Todas as noites após a oração, os frades passam com suas velas acessas em cada um desses ambientes para refletirem sobre a realidade que um dia todos nós haveremos de enfrentar.

Na Igreja estão enterrados vários cardeais capuchinhos. Entre esses está o túmulo do Cardeal Barberini, cujo epitáfio lê "HIC IACET PULVIS CINIS ET NIHIL", que significa. "Aqui jaz pó, cinza e nada mais".

Portanto, meus caros internautas o que somos hoje é o que seremos amanhã e tudo isso deve estar presente em nossa mente. A vida só tem sentido quando nos leva para eternidade. E ela tem Fim e Finalidade. Amém e Aleluia!










Um comentário:

  1. Frei, que matéria interessante. Sentimos falta das suas homilias em Imperatriz. O senhor faz muita falta na paróquia de S. Francisco. Atualmente a paróquia vive do dia a dia, sem novidades.

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais