quarta-feira, 27 de julho de 2011

Museu dos Capuchinhos completa quatro anos e se destaca no Guia dos Museus Brasileiros



Nesta quarta-feira (27) o Museu dos Capuchinhos completa quatro anos e durante este período já realizamos várias exposições com grandes repercussões nos meios de comunicação do estado.

Quando retornei de Cuba fui surpreendido com a notícia de que nosso museu havia sido destaque no Guia dos Museus Brasileiros produzido pelo IBRAM –Instituto Nacional de Museus, que tem por finalidade coordenar a Política Nacional de Museus e que aglomera mais de três mil instituições museais existentes no país.

Neste Guia, nosso museu aparece em destaque na página 115, contendo o nosso endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infra-estrutura, ano de criação, situação atual e horário de visitação. No guia mostra ainda todos os museus já mapeados pelo IBRAM no Brasil, é o guia mais completo e atual já publicado no país.

Além do Guia recebemos também o material referente ao Plano Nacional Setorial de Museus 2010/2020 – PNSM criado para ser um instrumento de agenda política e planejamento de setor de museus para os próximos 10 anos, nele se leva em conta as necessidades de diferentes áreas do setor museológico. O mesmo vem contendo diretrizes, estratégias, ações e metas, transformadas em atributos de um plano setorial específico para museus. O PNSM foi criado com a participação de todo o setor museológico de forma descentralizada, a partir de propostas elaboradas e debatidas nas plenárias estaduais e distritais e em miniplenárias nacionais, minifóruns setorias e em plenária nacional realizadas durante o 4º Fórum Nacional de Museus em Brasília-DF (lembrando que o Museu dos Capuchinhos se fez presente no Fórum sendo representada, pela curadora do museu dos capuchinhos a senhora Maria Iraci Soares Monteiro)

Saiba mais sobre o convento do Carmo:
Situado na Praça João Lisboa também conhecido como largo do Carmo, tendo como referencias datas das primeiras construções de 1612. O Prédio já foi morada dos carmelitas, Escola Liceu Maranhense, Biblioteca Publica, Corpo de Bombeiro.

Abriga hoje a sede dos frades Capuchinhos, policlínica Nossa Sdo Carmo, Centro de Promoção Humana, Casa do Pão de Santo Antonio e o Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinhos Nossa Senhora do Carmo que fica no piso térreo, que possui um rico acervo sobre a evolução da missão dos frades Capuchinhos e da Província do Maranhão, Pará e Amapá - como instituição religiosa a serviço da comunidade.
Endereço e contatos para agendamento de visitas:
Museu dos Capuchinhos - Largo do Carmo, 350 (Praça João Lisboa) Centro São Luís / MA - CEP: 65010-310 - Fone (098) 3878-0706
Dias e Horários de Visitas:
Segunda a Sexta - Feira: das 14h às 17h









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais