terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tempo de Recomeçar!





“O Passado é lembrança; o futuro, esperança; o presente, presença. Todos os tempos se completam, tornando-se um único tempo, aquele que faz parte de nós. O tempo tudo abarca, ele flui, ele é.”

Vivemos dentro do tempo e não podemos existir fora dele. Presente, passado e futuro. Um estar intrinsecamente ligado no outro e são eles que nos acompanham e dão o ritmo a nossa vida. Somente Deus está além tempo. Para Ele não existem limites de tempo ou espaço. Deus é sempre presente e o verdadeiro "Senhor do Tempo".

Quando o ano termina e um novo ano começa, temos a sensação de zerarmos com o tempo que passou. Focando todas as nossas esperanças no novo tempo que se inicia. Tudo começa de novo. Um novo filho nasce. Um novo trabalho aparece. Uma nova cidade lhe abraça. Uma nova família começa. Uma nova idéia surge. Novos desafios aparecem... É o tempo dando continuidade à vida. É dentro do tempo que o homem encontra felicidade ou frustração.

Pensando sobre o tempo que passou, parece que foi ontem que iniciei o meu mandato de Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos, mas agora percebo que seis anos se passaram e hoje me encontro diante de novos projetos e desafios: “O Tempo Presente” exigindo de mim novas tomadas de decisões em uma nova realidade da qual eu nem imaginava que um dia as teria. “Os meus pensamentos não são os teus pensamentos e os teus projetos não são os meus projetos” diz o Senhor. E “cá estou eu”, como dizem os portugueses para dar início há um novo tempo em minha vida e na vida da comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Capanema, no Pará. Estou aqui pela minha fé e por acreditar que este seja o projeto que Deus me confiou neste dado momento de minha vida.

Entre os anos de 2006 a 2011, estive à frente da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, como Ministro Provincial. E durante o meu mandato realizei muitas viagens a nível nacional e internacional. Cada viagem realizada tinha seus objetivos e, é claro não faltaram às preocupações inerentes a cada compromisso assumido durante estas viagens. Depois da eleição do meu sucessor tirei alguns dias de férias para estar ao lado de minha família que reside em Brasília-DF. E foi ao lado deles que recebi a notícia e o comunicado oficial que deveria assumir a Paróquia de Capanema. A partir daquele comunicado, passei a ter outras preocupações bem diferentes daquelas que me acompanharam durante os seis anos como provincial. Cheguei a me esquecer do presente e comecei a viver a ansiedade do futuro. E foi com muita expectativa que no dia 30 de janeiro, embarquei no aeroporto de Brasília para Belém e, de lá seguir de carro para o meu mais novo destino: a cidade de Capanema.

Olhava pela janela do avião e pensava no que me aguardava nesta nova comunidade. Enquanto as nuvens passavam tinha a impressão de que meus pensamentos também voavam no mesmo ritmo delas me levando ao encontro do meu novo destino antecipadamente antes mesmo do meu corpo físico aterrissar em solo firme. Pensava no que iria encontrar no que iria dizer e o que iria fazer. O que Deus havia reservado para mim naquela cidade? Se o povo de Deus iria me aceitar. E de que maneira servir este povo a mim confiado? Estas e muitas outras perguntas divagavam e me acompanharam durante todo o percurso.

Todo começo tem suas surpresas e comigo não foi diferente. Tinha combinado com o meu antecessor na paróquia que ele me esperasse no aeroporto de Belém e de carro seguiríamos a Capanema. Cheguei às 11h15min e qual foi a minha primeira supressa: O frei que deveria estar a minha espera, não estava. Imaginei: meu Deus! acho que Tu tens muitas surpresas para mim. Passei a pensar no que iria fazer, já que não o encontrei no saguão do aeroporto, mas passados cinco minutos, ele enfim, apareceu e o meu coração se acalmou. Nesses cinco minutos de espera fiz uma pequena oração: Senhor, que tudo seja feito conforme a tua vontade. Depois do abraço e de um café rápido, iniciamos a nossa viagem para Capanema. Foram quase duas horas de viagem e durante todo o percurso conversamos sobre a paróquia e seus desafios. Confesso que alguns assuntos me preocuparam, mas a grande maioria deles me deixou bastante animado e esperançoso. E assim cheguei no dia 30 de janeiro, às duas horas da tarde para dar início a uma nova etapa da minha vida na cidade de Capanema, no Estado do Pará.

É tempo de recomeçar! Duas semanas se passaram desde que cheguei a esta cidade. Durantes estes dias tive a oportunidade de me reunir com vários grupos e movimentos para me inteirar da realidade de cada um. Os medos e as incertezas de outrora deram lugar à esperança. Graças a Deus, venho sentindo por parte dos paroquianos muito carinhos e atenção. Sinto-me bem acolhido. Acho que posso dizer: Estou em casa! É tempo de recomeçar! E aqui estou Senhor, com minhas fragilidades e defeitos, mas confiante na tua proteção. Que tudo seja feito conforme a Sua vontade. Amém! Aleluia!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais