quinta-feira, 17 de maio de 2012

Celebrando o dia da Ascensão de Jesus no Monte das Oliveiras

                                                   
                                                    Capela da Ascensão de Jesus
pedra onde está cravado os pés de Jesus

Hoje acordei bem cedo para ir ao Monte das Oliveiras para a celebração da Ascensão de Jesus aos céus. O local é gerido e mantido por muçulmanos, já que a Capela da Ascensão está dentro de uma mesquita, mas como hoje é o dia da Ascensão aqui na Terra Santa (no Brasil a celebração acontece no próximo domingo). Os mulçumanos dão uma permissão aos católicos para celebrar de hora em hora a Santa Missa. E nós ficamos com o horário das 03h da manhã. Com esta celebração concluímos o Tempo Pascal. E foi com alegria que concelebrei no lugar em que segundo a tradição Jesus subiu aos céus e aqui enviou os seus discípulos a serem testemunhas até os confins do mundo.

O Evangelista São Lucas, no final do seu evangelho e no inicio dos Atos dos Apóstolos, nos fala da Ascensão de Jesus ao céu no Monte das Oliveiras, depois de quarenta dias de sua ressurreição. Uma antiga tradição identificou uma rocha, ainda visível aos nossos dias, com as marcas dos pés de Jesus.

Vejamos o texto de At. 1,1-12 que nos fala da ascensão de Jesus e como e onde aconteceu: “1. Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus, 2. desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). 3. E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. 4. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5. porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? 7. Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8. mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. 9. Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. 10. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 11. Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.12. Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais