Louvo e agradeço a Deus todos os dias pelas inúmeras possibilidades que Ele me tem dado na vida, como ser frade, ter estudado em uma grande universidade, ter uma família, ter viajado e conhecido vários países e inúmeros lugares.
Cheguei a Terra Santa, pela segunda vez no dia 4 de maio, porque já estive aqui em 1991, quando era estudante em Roma. Naquele ano, foi apenas cinco dias, agora vim para fazer uma experiência de oração e estudo. Tem sido dias gratificantes na dimensão espiritual e cultural. Momentos que levarei para sempre em minha memória e que me ajudarão no meu ministério. Falar do evangelho e dos milagres de Jesus, tendo em mente os lugares onde tudo aconteceu te dar outra dimensão ajudando a ilustrar a palavra de Deus na hora de uma pregação.
Durante os dias em que me encontro na Terra Santa, além do curso de arqueologia que tenho participado com os alunos do Studium Biblicum Franciscanum, tenho visitado vários lugares sagrados para o cristianismo, dentre eles o lugar em que nasceu São João Batista, lugar da anunciação do anjo a Nossa Senhora, o lugar do nascimento de Jesus, lugar onde Ele foi crucificado, o Santo Sepulcro, lugar da Ascensão e o Cenáculo. Aqui gostaria de compartilhar com você que me acompanha pelo blog imagens destes lugares começando pelo o lugar onde João Batista Nasceu.
Local onde nasceu João Batista
João Batista nasceu numa pequena aldeia chamada Ein Karen (Ain Karim) a cerca de seis quilômetros de distância a oeste de Jerusalém.
Segundo o Evangelho de Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.
No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria foi visitá-la nas montanhas de Judá, já carregando em seu ventre o menino Jesus. Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Batista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.
“E, naqueles dias, levantando-se Maria,
foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,
e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria,
a criancinha saltou no seu ventre;
e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse:
Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre!”
Lucas 1:39-42
Nenhum comentário:
Postar um comentário