Ter controle sobre os medos e agitações é a chave de superação de qualquer que seja o desafio. Serenidade, coragem e sabedoria são indispensáveis nestes momentos. Para melhor compreensão do que acabo de afirmar, gostaria de ilustrar com uma pequena história: “Estando tranquilamente em minha casa, onde o silêncio era reinante, o medo bateu à minha porta. Uma agitação tomou conta de mim e meio que no impulso, levantei-me e fui até a porta para saber quem estava batendo, mas para minha surpresa ninguém estava lá...”.
Quem de nós já não passou por alguma situação parecida como esta história que acabei de relatar? O ser humano tem por hábito não aceitar e até mesmo repelir tudo aquilo que não entende ou não conhece e isso é um erro. A primeira sensação é o temor diante do desconhecido. Existem pessoas que passam toda sua vida com medo, sem ter coragem de enfrentá-los. Passamos noites inteiras sem dormir, pensando como será o futuro. A Palavra de Deus no livro do Profeta Isaias 7,4, nos diz o seguinte: “procura está calmo. Não temas e nem estremeça teu coração por causa desses dois pedaços de tições fumegantes”. Ou seja, muitas vezes ficamos agitados sem motivos algum. Criamos “fantasmas onde não existem”. Sem mais nem menos colocamos em nossa cabeça que o nosso companheiro (a) está nos traindo e este pensamento tirado do nada já é motivo para nos deixar agitados e com medo. Lembre-se: “o medo não mata ninguém, mas, em exagero, leva ao descontrole, e este sim é perigoso. Uma pessoa descontrolada, em pânico, faz coisas que de fato coloca ela própria em risco e, às vezes, até outras pessoas”. Por isso quando isso acontecer a você reze e reflita e peça ao Senhor para te dar calma e afastar de ti todo o tipo de pensamento ruim que te levem a ter medo e agitação.
Esta semana liguei a televisão em um desses canais da Sky e passava um filme chamado: As Férias da Minha Vida. Onde relatava a história de uma mulher bastante tímida que após ser diagnosticada como portadora de uma doença terminal, decide mudar radicalmente de vida. Após fazer uma revolução em seu guarda-roupa, ela decide partir para a Europa para curtir ao máximo o período que ainda lhe resta de vida. Ao retornar das férias resolve fazer novamente novos exames e descobre que não tinha absolutamente nada. Ela, então diz aos médicos: “Como? vocês fizerem uma coisa dessas comigo, me deixaram agitada e com medo...”. Eu achei interessante esta parte do filme, porque muitas das vezes ficamos agitados e com muito medo e no final descobrimos que não era nada.
Diante desta pequena reflexão convido você a rezar e a refletir sobre seus medos e agitações e se algo te incomoda e te faz tremer, ouça o que o Senhor nos diz: Calma, Calma, Calma! Não agite seu coração por causa de algo que não existe. Em oração peça a Deus que afaste toda agitação que te perturba neste momento, seja ela, familiar, profissional, de traição ou de doença. Enfrente os seus medos com o Poder de Deus e diga em seu coração: O Senhor está comigo! E eu não vou me entregar! Por isso enfrentarei os meus medos e agitações com serenidade que nos dá a calma para acertar, com a coragem que nos dá a sede de vitória e com sabedoria que nos dá as informações necessárias para os próximos desafios. Amém e Aleluia!
Olá Frei Rodrigo,
ResponderExcluirDescobri a pouco tempo o seu blog e desde então este tem se tornado um espaço quase que diário a ser acessado nesse mundo que nos aproxima e nos afasta, a Internet. Sou de Imperatriz-MA e sempre atentei aos seus sermões aqui na paróquia de São Francisco e a forma como motivou aqueles que aqui estão para o bem desse lugar. Porém, não posso dizer nem de longe que era frequente nas missas. Pelo contrário, assumo que era ausente até no ato que considero mais simples para um cristão que é ir às missas. Mas venho sentindo que posso corrigir esse grande problema que tenho. Pequenas atitudes primeiro, depois aquelas que são maiores ou o inverso.
O texto nos leva a muita reflexão sobre o que fazer diante de um mundo tão imediatista como esse: Manter a calma, acreditar e...agir com sabedoria.
Eloi Jr
Esta oração é maravilhosa, emocionante na missa. Deus nos enviou um frei iluminado para nossa paróquia de Capanema. Obrigada Frei Rodrigo.
ResponderExcluirAndressa Reis
oi, tudo bom, DEUS lhe abençoe e te guarde, por todo o sempre.
ResponderExcluir