segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Capitulares visitam o Convento dos Capuchinhos na Via Veneto em Roma


Neste domingo (9), os capitulares visitaram o Convento da Imaculada Conceição, na via Veneto em Roma. Esta é a quarta vez que visito o Convento, a Cripta e a Igreja dos Capuchinhos.  As primeiras visitas fui acompanhado de um pequeno grupo  e  agora retorno com os capitulares.  Esta visita ou peregrinação teve o intuito de irmos ao túmulo de São Félix de Cantalício para recordarmos os 300 anos de sua canonização. Ao chegarmos ao convento fomos acolhidos pelos confrades da Província de Roma, que cuidam desse lugar santo e caro à memória capuchinha. Após a Concelebração Eucarística os capitulares visitaram o Convento restaurado, a cripta e o novo museu que está disposto em 8 salas em volta do claustro.


Túmulo de São Félix de Cantalício:



São Felix vivenciou o seguimento de Jesus descrito nas Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na simplicidade do seu carisma, nunca servilmente. Conviveu com muitos frades e religiosos ilustres, sendo amigo pessoal de Felipe Néri, Carlo Borromeo, hoje também santos, e do papa Xisto V, ao qual predisse o seu papado.

No dia 18 de maio de 1587, aos setenta e dois anos, depois de oito anos de sofrimentos causados por uma doença nos intestinos, e tendo uma visão da Santíssima Virgem, frei Félix deu seu ultimo suspiro e partiu para os braços do Pai Eterno.

O papa Clemente XI o canonizou em 1712. O corpo de São Félix de Cantalício repousa na igreja da Imaculada Conceição aonde neste domingo os capitulares vieram em peregrinação.


O Museu:


quadro de Caravaggio

Cada sala do Museu foi exposto uma seção especifica recordando as origens e a vida dos que se inspiraram em São Francisco, recordado num quadro de Caravaggio, e no testemunho exemplar dos Santos capuchinhos. No Museu podem ser admiradas obras de grande valor: antigos textos manuscritos, edições dos primeiros 50 anos da imprensa (1590), ou simples objetos antigos de uso quotidiano, que ressaltam a feliz união entre misticismo e simplicidade de vida, características que aproximaram a Ordem capuchinha do povo.


A Cripta:

A cripta está localizada embaixo da igreja da Imaculada Conceição. Ela foi encomendada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O irmão do Papa, Cardeal Antonio Marcello Barberini, que era da Ordem dos Capuchinhos, ordenou, em 1631, que os restos de milhares de freis Capuchinhos fossem exumados e tranferidos para a cripta. Os ossos foram colocados ao longo das paredes e os freis começaram também a enterrar seus próprios mortos lá, bem como os corpos de Romanos pobres.


A cripta, ou ossário, contem os restos de 4.000 freis enterrados entre 1500-1870, um tempo no qual a Igreja Católica permitia enterros embaixo e dentro de igrejas. A cripta subterrânea é dividida em cinco capelas e os ossos são dispostos de forma elaborada, tranformando o espaço em obra de arte. Alguns esqueletos estão intactos e ainda vestidos em hábitos franciscanos.

Uma placa em uma das capelas diz em três línguas: "Aquilo que você são nós éramos; E aquilo que vocês serão nós somos”. Este é um memento mori.



Momento especial da peregrinação:  


O Ministro Geral, frei Mauro Johri, descerrou uma placa em homenagem a visita dos capitulares ao Convento dos Capuchinhos (Túmulo de São Felix, Museu e a Cripta). E assim, após um almoço festivo deu-se por encerrada a visita dos capitulares ao Convento da Imaculada Conceição em Roma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais