Os capitulares têm aproveitado os domingos e os dias livres do Capítulo Geral para visitarem alguns lugares santos para a Ordem Capuchinha. A primeira visita foi à cidade de Assis, onde celebramos no túmulo de São Francisco, a segunda visita foi ao Convento da Imaculada Conceição, no centro de Roma na Via Veneto, onde se encontra o túmulo de São Félix de Cantalício. E neste domingo (16), aproveitamos para conhecer o túmulo de São José de Leonessa na cidade de Leonessa na Itália, aproximadamente a uns 80 km de Roma, uma cidade muito bonita, mas pequena, acho que tem aproximadamente umas 3 mil pessoas. Alguns capitulares não quiseram ir, por este motivo apenas dois ônibus foi o suficiente para transportar os cem frades que se dispuseram a fazer esta peregrinação. Saímos às 8h da manha e quando chegamos à cidade fomos direto para igreja onde estar o túmulo de São José. Tivemos uma palestra de um historiador sobre a importância da figura deste santo para a cidade. E após esta palestra, aconteceu à celebração presidida pelo Ministro Geral, Frei Mauro, que contou com a participação do Bispo Diocesano e do Prefeito da cidade. Além das palavras do Ministro Geral sobre São José tivemos a palavra do Bispo e do Prefeito que enfatizaram a importância da figura de São José e dos capuchinhos para a identidade da cidade.
Na parte da tarde depois do almoço, que foi servido no restaurante do Hotel La Torre, visitamos o convento onde viveu São José de Leonessa. Fomos recebidos pelo Guardião e o Provincial, que nos mostraram os manuscritos do santo e os lugares onde ele costumava frequentar como a capela onde passava a maioria do tempo fazendo as suas orações, o seu quarto e o refeitório.
Um pouco da vida de São José de Leonessa:
José nasceu a 8 de Janeiro de 1556 em Leonissa. Quando tinha 16 anos entrou em Rieti na Ordem dos Capuchinhos. Fez o noviciado no pequenino convento de Carcerelle, junto a Assis, onde se exercitou na mais dura penitência. Usando uma típica expressão franciscana, chamava ao seu corpo o "irmão burro" e tratava-o com pouco alimento e as mais diversas privações. Escolheu para si o caminho da humildade e da pobreza.
A 21 de Maio de 1581 foi ordenado sacerdote em Perugia e, em seguida, destinado ao ofício de pregador. No dia 1 de Maio de 1587, com mais dois irmãos chegava a Constantinopla para fundar ali uma Missão.
No Arquivo da Postulação Geral dos Capuchinhos existe um vastíssimo material de manuscritos, pregações,homilias, panegíricas e outros apontamentos de pregação.
Quando tinha 57 anos de idade acabou por ficar doente. Retirou-se para o convento de Amatrice, junto a Rieti. Ali verificaram que ele era vítima de um tumor. Tentaram operá-lo, Deus sabe de que maneira. Foi aquele o seu segundo martírio. Recusou, porém, ser amarrado como sugeriam os médicos. Não se levantou mais da cama. Como anestésico, conservava apenas por longo tempo o crucifixo apertado contra o peito. Era o dia 4 de Fevereiro de 1612 quando entregou a sua alma a Deus. Foi canonizado por Bento XIV a 29 de junho de 1746.
Nenhum comentário:
Postar um comentário