No último sábado (01) todos os frades capitulares se dirigiram a cidade de Assis para a peregrinação, costume que se repete na celebração do Capítulo Geral. Ao chegarmos a Assis formos muito bem acolhidos pelos frades Conventuais. E às 11h, na Basílica Inferior iniciou-se a solene concelebração, que deu o tom a todo o dia, presidida pelo Ministro geral, pelos Definidores gerais.
Na conclusão da concelebração, todos os frades se dirigiram ao túmulo de São Francisco, onde o Ministro Geral e seu Vigário, frei Stefan Kozuh, fizeram a Profissão de Fé. Muito significativo foi o gesto do Custódio da Basílica que deu a bênção ao nosso Ministro Geral com a preciosa relíquia da “Cartula” (Escritos), de São Francisco.
Almoço
O almoço foi no Sacro Convento no qual todos os presentes expressaram festivamente os augúrios ao nosso Ministro Geral por seu 65° aniversário.
Santa Maria dos Anjos
Depois de uma minuciosa visita ao Sacro Convento e à Basílica partimos para Santa Maria dos Anjos, onde às 15h30min foi celebrada solenemente as vésperas, animada por cantos e invocações em diversas línguas. Na conclusão, fr. John Petrikovic, entoou o Cântico das Criaturas. foi feito um segundo e importante momento de oração. Após a evocação dos fatos importantes da vida de S. Francisco e da primitiva Ordem, naquele lugar abençoado da Porciúncula, cada frade, na sua própria língua renovou a profissão religiosa num uníssono coro de vozes. Depois para vivenciar o motivo condutor do Capítulo “reacendamos a chama do nosso carisma”, o Ministro Geral entregou a cada capitular uma vela acesa para significar o dom/empenho que de cada frade. A peregrinação teve sua última etapa no convento renovado do “Cristo Ressuscitado”, amavelmente denominado pelos frades de Assis “santuário da fraternidade” onde em companhia do Bispo Diocesano Dom Domenico Sorrentino foi concluída a significativa jornada com uma lauta ceia fraterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário