quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Lançarás ao fundo do mar todos os nossos pecados, todo o nosso peso”



Alguns meses atrás fiz uma longa viagem, passando por alguns países e como qualquer turista carregava uma mochila nas costas. Em quase todos os lugares em que passei comprei algo de lembrança: fui a uma feira de arte, comprei um quadro, fui a uma livraria comprei um livro, fui ao poço de Jacó enchi uma garrafinha com a água daquele poço onde Jesus teve o encontro com a samaritana. Caminhando pelo Mar da Galiléia, pensei: “vou levar uma pequena pedrinha de lembrança e a coloquei na minha mochila. O certo é que chegou um determinado momento em que eu não conseguia mais carregá-la, porque pesava demais. Abri-a e conferir o que tinha comprado e percebi que precisava me livrar de algumas coisas. A água do poço de Jacó eu não queria deixá-la, o livro e a pedrinha também não. O certo é que fiquei em dúvida porque todas aquelas coisas tinham um significado para mim, porém, não poderia continuar com a mochila do jeito que estava, porque estava pesada demais. Tomei uma decisão! me livrei de todas as lembranças que havia comprado com muita dor no coração. Água do poço de Jacó entreguei a uma amiga (que também teve que deixá-la para trás) Era importante, era! mais deixei. Era importante o livro? Era! Até me lembro o nome dele “Joana a Louca”, as pedrinhas também eram importantes, mas tive que tirá-las.

Com esse pequeno relato que acabo de mencionar quero dizer o seguinte: com o passar dos anos, cada um de nós vivemos como se carregássemos uma mochila nas costas e a cada acontecimento da vida, colocamos algo dentro dela até chegarmos ao ponto que não podemos mais carregá-la, porque o fardo se tornou pesado demais. Quando este momento chega, devemos nos perguntar e agora o que fazer para torná-lo mais leve? E mesmo com muita dor no coração, precisamos nos livrar de algumas coisas do contrário ficará difícil continuar a caminhada.

Vamos fazer uma avaliação: O que você está carregando na sua vida de tão pesado mais não tem coragem de se livrar? Veja o exemplo que dei sobre a minha mochila de coisas que eram importantes, mais tive que me desfazer para poder continuar a viagem. E na sua mochila da vida, quais são as coisas das quais você precisa se livrar? O nosso tema de hoje é exatamente este: Vamos jogar fora aquilo que pesa na minha vida. Eu quero ser mais leve, eu quero ser mais ligeiro. Nos caminhos da vida eu preciso andar com mais agilidade. Porém, com todos esses pesos eu não posso continuar.

A Palavra de Deus no Livro de Miquéias 7,19ss nos diz: “Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. E você qual é o peso que carregas em teu coração que gostaria que Deus lançasse fora para sempre de sua vida? Às vezes o peso do trabalho mal remunerado, da família desestruturada, do vicio da droga e do álcool, da infidelidade conjugal. São tantos pesos que carregamos em nossa vida que sozinhos não podemos suportá-los, mas com a ajuda de Deus tudo fica mais fácil, os fardos se tornam leves, pois, Ele é o único que pode nos dá coragem para lançar tudo que é ruim nas profundezas do mar. Lembra do que falei sobre as minha lembranças? Doeu muito me livrar delas, mais depois que me desfiz a minha mochila ficou mais leve e a viagem mais agradável. Muitas das vezes é importante encontrarmos alguém que possamos dividir os nossos pesos. Não existe coisa melhor do que estarmos ao lado de uma pessoa que nos transmite leveza, paz e tranquilidade. Ninguém é uma ilha que não necessite da ajuda do outro.

Lembrando mais uma vez da minha mochila, dentro dela além das lembranças que citei, havia também uma imagem de Nossa Senhora que comprei na África, mas aproveitei a companhia de uma amiga que estava viajando comigo e que retornaria antes de mim para pedi-lhe que a levasse com ela, assim pude dividir o peso da mochila, sem precisar me desfazer da minha imagem. Portanto, se algo pesar muito na sua vida divida-o com o Senhor e com os amigos que Ele colocou no seu caminho para ampará-lo nos momentos de dificuldades. Amém e aleluia!

Um comentário:

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais