terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sermões tediosos


Outro dia presenciei um grupo de pessoas se questionando sobre os motivos que estão levando alguns católicos a deixarem a Igreja. Cada um deu a sua explicação. E por fim me perguntaram o que eu pensava a respeito do “êxodo católico”. Creio que não exista um estudo criterioso das causas reais da saída de tantas pessoas da Igreja, porque nem todos saem pelas mesmas razões, mas o que eu posso afirmar é que a culpa não são das pessoas e nem tão pouco dos vários movimentos pentecostais que estão surgindo, mas um dos motivos com certeza encontra-se no interno da Igreja, no seu jeito “enfadonho” de ministrar a liturgia. As pessoas querem encontrar-se com Deus de uma maneira simples, sem muitos rodeios, mas ao entrarem na igreja se deparam com padres com “sermões enfadonhos”, alheios às necessidades das pessoas.

Neste ano que estamos celebrando o ano da fé, devemos está atentos a todos estes problemas, não podemos ficar estagnados. Precisamos nos questionar sobre as nossas celebrações muito ritualistas, que não consegue atingir o coração das pessoas. Portanto, as pessoas não saem da Igreja por seu conservadorismo, e sim porque estamos transmitindo a nossa mensagem de um jeito falho. Nossos sermões são tediosos. “Uma mistura de um clero que não desperta atenção, pouco “carismático”, com um discurso ultrapassado".

4 comentários:

  1. Sim, frei, concordo que o discurso enfadonho e apático de alguns celebrantes seja uma das tantas causas por que alguns "católicos" deixam a Igreja. No entanto, observo que a franqueza de um discurso excitado, carregado da "nordestinidade" de quem fala o que quer e "na cara" e com a propriedade dos cultos oradores que conseguem brincar com os tantos sentidos das palavras, como tenho entendido os seus, podem tornar-se repelentes para alguns... Calma, explico... Gosto e aplaudo seu modo porque me identifico e, de certa forma, me respaldo pelo fato de ser tanto mais culto e "de Deus". Sou paraense, mas trago no sangue, no sotaque, na voz "gasguita", no atrevimento verbal a marca da gente nordestina. E, como sofro e faço sofrer, com meu discurso sem intenção de ferir, a tanta gente cheia de melindres auriculares... e, algo a mim normal, finda a tomar proporções ofensivas.
    Não entendo ainda, por que tanto chocou, parte de seu discurso na homilia de sábado à noite (23/02), a alguns membros das queridas Equipes de Nossa Senhora - movimento de belíssimo carisma que tem encantado e muito ajudado a tantas famílias do mundo inteiro e, por consequencia, a nossa Igreja, do qual participo e amo e, que o senhor tem perdido tempo se ainda não conhece e não estimula seus paroquianos a participarem - e a tantos outros que ali estavam. Tenho lhe defendido - sem necessidade, claro! - como tento me defender às tantas acusações aos meus discursos "polêmicos"... Sério. Não entendo tanto melindre medíocre e tanta "sensibilidade" hipócrita.

    ResponderExcluir
  2. Ah... perdoe-me! não me identifiquei. Tenho 38 anos, católica, casada, mãe, servidora pública (IBGE), moradora do bairro Três de Maio, equipista de Nossa Senhora... Solange Perotes.

    ResponderExcluir
  3. Dona Solange, Paz e bem!
    Agradeço pelos seus comentários e observações.
    Que Deus abençoe a senhora e a sua família.
    Meu abraço fraterno, Frei Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Não acho que seja uma questão apenas de "sermões tediosos" ou "discursos enfadonhos". Penso que a questão de centralizar tudo em um homem "padre" é muita coisa. Principalmente quando olhamos para paroquias com 7, 8 e até 12 comunidades. É vemos tantos problemas pessoais, pessoas com problema de família, financeiro, amoroso, drogas e etc, como um padre só vai acompanhar isso... e as igreja evangélicas adotaram um sistema que tem dado certo e o acompanhamento pessoal tem acontecido e suprido a necessidade das pessoas que andam tá carente de tudo principalmente de Deus. Já a igreja católica não moderniza os movimentos católicos existem mais com pessoas despreparadas como os movimentos os grupos de casais, catequese, grupos de jovem e por ai vão isso pra mim justifica além dos sermões que muitas vezes não tem sentido nenhum o êxodo católico que acredite vai aumentar ainda mais por que enquanto existe uma guera dentro da cúpula católica pela direção da igreja por melhores cargos e ganhos os fieis estão saindo migrando para outras religiões e depois vão dirigir o que? Uma igreja sem igreja.

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais