quarta-feira, 29 de maio de 2013

Capanema se prepara para o Corpus Christi



Capanema, no nordeste paraense, vive um clima de intensa preparação para a celebração de Corpus Christi – que, acontece na próxima quinta-feira, 30. A cidade espera receber um público de 35 mil pessoas que irão participar da tradicional procissão. Hoje à noite, as ruas ao redor da Igreja Matriz ganharão cores e formatos com a montagem do tapete de serragem, que também delimita o trajeto por onde os fiéis irão caminhar.

A Procissão de Corpus Christi é uma das mais importantes do calendário religioso católico e, em Capanema, a tradição a cada ano atrai um maior número de pessoas. Em Belém, as 73 paróquias que pertencem à Arquidiocese também realizam a procissão conforme a realidade local. Na quinta-feira, 30, uma procissão sairá da Catedral, na Cidade Velha, em direção a Igreja de Sant’Ana, na Campina.

De acordo com o diácono Benedito Silveira, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - a Igreja Matriz de Capanema, a programação de Corpus Christi na cidade é tamanha, que muitos moradores praticamente não dormem, na véspera do feriado. Todos de uma forma direta ou indireta querem ajudar a confeccionar os tapetes de serragens. “Isto mostra que a festa não é somente da Igreja e já tomou proporções grandiosas, que envolvem a participação de todos da cidade”, exaltou.

Ele explicou que este ano, os desenhos no tapete devem atentar para dois momentos importantes que a comunidade católica vive, que é o Ano da Fé e a realização da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontecerá no Brasil. “Por causa disso, o tema da procissão de Corpus Christi, em Capanema, é: “Eis-me aqui, Senhor! Eu creio, mas aumentai a minha fé!” e conseguiu mobilizar grande parte de nossa comunidade”, ressaltou o diácono.

SERRAGENS

Cerca de dez toneladas de serragens serão usadas, este ano. O material já passou por um processo de coloração e está pronto para ser usado para enfeitar as ruas. Os moradores que não participam da confecção, tendem a enfeitar a frente de suas casas para a procissão que leva o “Corpo de Cristo”, presente na Eucaristia.

A princípio o trajeto da procissão é curto, mede apenas 1.300 metros no entorno da Matriz. Os trabalhos de confecção do tapete, na verdade, começaram há cerca de um mês, com a definição do tema da festa. “Os jovens engajados na paróquia se mobilizam e começam a fazer um esboço dos desenhos e nos apresentam. Nós avaliamos e autorizamos a fazer”, informou o diácono Silveira.

A paróquia também realizou a Semana da Oração Eucarística justamente para preparar os fiéis para a procissão. “A celebração de Corpus Christi acontece sempre na primeira quinta-feira, após o domingo da Solenidade da Santíssima Trindade. É uma festa em que celebramos a Comunhão e a presença do corpo de Jesus Cristo, representado na Eucaristia. Na procissão, Ele é levado no Ostensório”, desfechou o religioso.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais