segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Castanhal: 3ª Assembleia Diocesana de Pastoral

A Paróquia de Capanema participou ativamente da Assembleia Diocesana de Pastoral com dez  representantes entre frades, diáconos e coordenadores de grupos e pastorais.



A 3ª Assembleia Diocesana terminou, mas foi festejada pelo sucesso, aceitação e envolvimento total dos participantes, que durante três dias não mediram esforços para contribuir e somar nas decisões lá tomadas.

A Assembleia Diocesana aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2014. Está em sua terceira edição e tem melhorado muito quanto participação e contribuição, segundo os próprios participantes que avaliaram a Assembleia na tarde do sábado 22.

Padres, religiosos, religiosas e leigos foram contundentes em suas colocações, fazendo as emendas e defendendo-as para que fossem aceitas ou descartadas. Jovens também participaram e não ficaram de fora quanto às propostas para os próximos cinco anos de pastoral na diocese.

A plenária começava sempre muito cedo e se estendia por todo o dia, aproveitando de todo o espaço, visto que algumas discussões alongavam determinadas apresentações.

O foco de tudo eram as determinações e decisões por parte da assembleia.

Duas urgências foram apresentadas ainda no primeiro dia, uma na tarde de quinta e outra a noite. Estas primeiras tinham como meta a Igreja em estado permanente de missão e iniciação cristã. Dentro dessas duas, as pessoas presentes puderam avaliar seus trabalhos particulares de pastorais através de testemunhos e experiências apresentados mediante aquilo já havia sido exposto.

Na sexta-feira, segundo dia de Assembleia, as atenções se voltaram para a Animação Bíblica, um dos principais pontos priorizado pela Diocese de Castanhal pelo fato de fazer centro a Palavra de Deus, em especial a introdução da Lectio Divina em todos os grupos e comunidades, assunto que arrasta a quarta urgência; Paróquia: Comunidade de Comunidades, provocando nos participantes o compromisso que a Igreja de Castanhal em comunhão com a do mundo inteiro, a partir de agora formar pequenas comunidades nas paróquias e comunidades.

Uma das sugestões geradas na assembleia e adotada pelo Bispo Dom Carlos que esteve presente e acompanhando os trabalhos durante os três dias, é que a cada grupo da Lectio seja formada uma pequenina comunidade.

A partir daí a Assembleia se encaminhou para a 5a e última Urgência, Vida Plena para todos, abordando assuntos que partem da caridade realizada em centenas de práticas pelas paróquias e pastorais, concretizando a solidariedade. Pe Carlinhos abriu um questionamento a fim de que buscássemos saber qual o percental de compromisso do estado com o social para que a Igreja não cumpra sozinha este papel se é dever do estado.

No sábado foi a vez de os participantes intervirem mais diretamente nas decisões da Assembleia e criarem um norte através de tudo que se havia estudado nas apresentações. Dois pontos foram levados muito em questão: a Palavra através da prática e incentivo da Lectio Divina e pequenas comunidades, aproveitando desses grupos para se atingir a meta.

Erasmo de Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais