terça-feira, 8 de agosto de 2017

TERRORISMO DAS FOFOCAS


“Expulsem os seminaristas que falam mal dos outros.” Palavras poderosas do papa ao clero e aos religiosos de Gênova. Como sempre, proferidas contra aquela que, provavelmente, é a primeira doença da Igreja: a maledicência, a fofoca. “Crie corvos, e eles lhe comerão os olhos”, lembrou Francisco.

Um ditado antigo que foi repetido pelo papa na manhã desse sábado na catedral de Gênova. Francisco voltou a condenar o hábito de falar mal dos outros generalizado na Igreja, chegando, pela primeira vez, a exortar a que se expulsem os seminaristas que falam mal dos seus companheiros para colocá-los em maus lençóis.

“No seminário, se você os criar – explicou –, depois eles destruirão qualquer fraternidade no presbitério. Há muitas provas disso. Depois, vemos isso nas relações entre pároco e vice-pároco.”

O convite do papa é a “recuperar o sentido da fraternidade: é algo muito sério”, explicou. “Nós, padres, não somos o Senhor, somos os discípulos e devemos nos ajudar, brigar também, porque, se há discussão, há liberdade, confiança, fraternidade”.

A calúnia é uma doença presente na Igreja desde sempre. E, nos últimos anos, especialmente com o surgimento dos escândalos que atingiram O Vaticano, ela mostrou toda a sua força. Francisco já havia condenado no longo discurso à Cúria Romana de 2014, quando listou as 15 doenças da Cúria. Entre estas, a doença das fofocas e dos boatos.  

Ele disse: “Ela acaba por se apoderar da pessoa fazendo dela uma ‘semeadora de cizânia’ (como Satanás) e, em muitos casos, ‘homicida a sangue frio’ da fama dos próprios colegas e coirmãos. É a doença das pessoas velhacas que, não tendo a coragem de dizer diretamente, falam pelas costas... Cuidemo-nos do terrorismo das fofocas!”.

Matéria de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica em 27 de maio de 2017. Tradução de Moisés Sbardelotto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais