terça-feira, 21 de agosto de 2018

Pinturas de Frei Dâmaso Bianchi, pertencentes à Igreja da Cohab, deve passar por restauro





Em 16 de março de 1986 a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) foi elevada à categoria de paróquia. Tendo como seu primeiro pároco o frei Gentil Gianellini que em pouco tempo (1987) solicitou que o frei Dâmaso Bianchi retrata-se na parede que fica atrás do Altar da Igreja Matriz uma belíssima pintura artística de Cristo.
Frei Dâmaso foi um grande artista capuchinho com numerosas  pinturas retratadas em várias igrejas do mundo inteiro, inclusive em Roma, Bérgamo, Milão, Etiópia, Kênia, etc.. Sendo que no Brasil só encontramos algumas de suas obras em Salinópolis (PA), Belém (PA), Barra do Corda (MA), Imperatriz (MA) e São Luís (MA).
Tão logo solicitado para realizar o trabalho, frei Dâmaso Bianchi sentou-se no primeiro banco da igreja e olhando para aquele paredão enorme e branco, pôs-se a refletir: “o que devo retratar?”. Tendo em mente a provável inspiração divina, frei Dâmaso fez a pintura que hoje conhecemos como o belíssimo painel de São Francisco com o Cristo Crucificado, pintura que foi concluída no dia 10 de agosto de 1987.
Sabe-se que a igreja matriz da Cohab, possui barro em suas paredes mais antigas, e o painel de frei Dâmaso, foi pintado em uma delas. Com o passar do tempo, a pintura foi deteriorando e sofrendo rachaduras causadas seja pelo barro que faz com que a tinta descasque, seja pela infiltração que acaba deteriorando a imagem do painel.
Por causa de sua deteriorização devido ao tempo e às condições em que está exposto, o painel já sofreu duas reformas. A primeira  reforma foi a pedido de frei Inocêncio Pachioni, que na época era pároco da igreja da Cohab. Ele solicitou a reforma do painel ao artista chamado Javam, que restaurou fielmente a imagem original, acrescentando apenas um desenho de um cesto com pães e peixes no lugar em que antes ficava o sacrário.  
A segunda reforma aconteceu em 2011 a pedido de Frei Luís Carlos que na época era o pároco. Ele solicitou novamente ao artista Javam que fizesse a restauração, fazendo algumas modificações da pintura original,  apagando os símbolos dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia para onde eram direcionados os dois raios que jorram do peito aberto de Cristo na cruz, e a remover os pregos que eram originalmente nos pulsos de Cristo, colocando-os nas mãos. A restauração foi entregue em abril de 2011.
Passados sete anos da “restauração” realizada na gestão de frei Luís Carlos, a pintura continua apresentando inúmeras rachaduras. E agora tenho que encontrar uma solução para salvá-la da ação do tempo.
Convidei o artista plástico Lindomar Plácido da cidade de Imperatriz  para que fizesse uma avaliação minuciosa da pintura para ver de que forma poderíamos restaurá-la, pois do jeito em que ela se encontra  corremos o risco de perdê-la.
Na época em que frei Luís Carlos fez o restauro, deveria ter sido retirado o barro por trás da pintura e, colocado concreto, para depois refazer a pintura para não haver mais as infiltrações. E o meu objetivo agora é fazer algo definitivo para que não ocorra mais as infiltrações. Se Deus quiser iremos encontrar a melhor solução respeitando a pintura original  feita por frei Dâmaso Bianchi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais