Em 16 de março de 1986 a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo
Socorro (Cohab) foi elevada à categoria de paróquia. Tendo como seu primeiro pároco o frei
Gentil Gianellini que em pouco tempo (1987) solicitou que o frei Dâmaso Bianchi
retrata-se na parede que fica atrás do Altar da Igreja Matriz uma belíssima
pintura artística de Cristo.
Frei Dâmaso foi um
grande artista capuchinho com numerosas pinturas
retratadas em várias igrejas do mundo inteiro, inclusive em
Roma, Bérgamo, Milão, Etiópia, Kênia, etc.. Sendo que no Brasil só
encontramos algumas de suas obras em Salinópolis (PA), Belém (PA), Barra do
Corda (MA), Imperatriz (MA) e São Luís (MA).
Tão logo solicitado
para realizar o trabalho, frei Dâmaso Bianchi sentou-se no primeiro banco da
igreja e olhando para aquele paredão enorme e branco, pôs-se a refletir: “o que
devo retratar?”. Tendo em mente a provável inspiração divina, frei Dâmaso fez a
pintura que hoje conhecemos como o belíssimo painel de São Francisco com o
Cristo Crucificado, pintura que foi concluída no dia 10 de agosto de 1987.
Sabe-se que a
igreja matriz da Cohab, possui barro em suas paredes mais antigas, e o painel
de frei Dâmaso, foi pintado em uma delas. Com o passar do tempo, a pintura foi
deteriorando e sofrendo rachaduras causadas seja pelo barro que faz com que a
tinta descasque, seja pela infiltração que acaba deteriorando a imagem do
painel.
Por causa de sua
deteriorização devido ao tempo e às condições em que está exposto, o painel já
sofreu duas reformas. A primeira reforma
foi a pedido de frei Inocêncio Pachioni, que na época era pároco da igreja da Cohab.
Ele solicitou a reforma do painel ao artista chamado Javam, que restaurou
fielmente a imagem original, acrescentando apenas um desenho de um cesto com
pães e peixes no lugar em que antes ficava o sacrário.
A segunda reforma
aconteceu em 2011 a pedido de Frei Luís Carlos que na época era o pároco. Ele
solicitou novamente ao artista Javam que fizesse a restauração, fazendo algumas
modificações da pintura original, apagando os símbolos dos sacramentos do Batismo e da
Eucaristia para onde eram direcionados os dois raios que jorram do peito aberto
de Cristo na cruz, e a remover os pregos que eram originalmente nos pulsos de
Cristo, colocando-os nas mãos. A restauração foi entregue em abril de 2011.
Passados sete anos da “restauração” realizada na gestão de
frei Luís Carlos, a pintura continua apresentando inúmeras rachaduras. E agora
tenho que encontrar uma solução para salvá-la da ação do tempo.
Convidei o artista plástico Lindomar Plácido da cidade de
Imperatriz para que fizesse uma avaliação
minuciosa da pintura para ver de que forma poderíamos restaurá-la, pois do
jeito em que ela se encontra corremos o
risco de perdê-la.
Na época em que frei Luís Carlos fez o restauro, deveria ter
sido retirado o barro por trás da pintura e, colocado concreto, para depois
refazer a pintura para não haver mais as infiltrações. E o meu objetivo agora é
fazer algo definitivo para que não ocorra mais as infiltrações. Se Deus quiser
iremos encontrar a melhor solução respeitando a pintura original feita por frei Dâmaso Bianchi.
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