sábado, 20 de março de 2010

Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos (Is 43, 18)


Diariamente encontro pessoas lembrando fatos passados e lamentando estes fatos e observamos que muitos trazem feridas no coração que sangram e que ninguém ver. Aqui quero fazer uma alerta a você que vive lembrando o passado: que Deus sempre oferece oportunidades e novas chances para se retomar a vida de modo novo, depois de algo não ter dado certo na vida.

Vamos lembrar três fatos: na parábola da figueira o agricultor pedia mais uma chance para a figueira, na esperança que ela produzisse frutos, na parábola do filho pródigo, foi o pai do filho pródigo que deu uma nova chance, para que seu filho retomasse a vida e a vivesse de modo novo e diferente e no encontro de Jesus com a mulher que foi surpreendida no adultério e, por causa disso, deveria ser condenada à morte por apedrejamento. Este é o modo como Deus nos trata diante de nossos fracassos e diante de nossos pecados: sempre oferece uma nova chance. Uma chance para produzir mais frutos, uma chance para refazer a vida, como aconteceu com o filho pródigo e como aconteceu com a mulher que fora perdoada e enviada por Jesus, para não mais pecar.

Em (Jo 8,1-11), sobre a mulher surpreendida em adultério, um dado que chama atenção é os fariseus e mestres da Lei acusando e rotulando a mulher. Eles se colocam do lado dos justos, daqueles que conhecem as leis e se julgam incapazes de cair em algum erro ou pecado. Enganam-se a si mesmos, porque Jesus os chama a realidade e os coloca como condição para apedrejar quem nunca pecou. O que destaco são a facilidades que temos de acusar, de nos fazer melhores que os outros; a facilidade que temos de rotular os outros: “aquele rapaz é isso”, “aquela mulher é assim”... E deste modo, vamos distribuindo rótulos e julgando as pessoas. É um comportamento tão simples que, a maior parte de nós, o exerce sem se aperceber que, agindo assim, se arvora como melhor que o outro. A atitude de Jesus diante da pecadora é um convite para respeitar as pessoas até mesmo em suas fraquezas e em seus pecados. Jesus não rotula e nem julga a mulher; nem mesmo julga seus acusadores. Apenas silencia indicando a necessidade de pensar melhor. Ou seja, antes de destruir vidas é preciso parar, silenciar e... E considerar se de fato temos condições de atirar alguma pedra em alguém.

Concluíndo quero fazer um convite: “Não relembreis coisas passadas, não olheis fatos antigos”. Dê uma nova chance para você e para o outro que precisa e verás o bem imenso que farás na vida de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais