domingo, 23 de maio de 2010

PE. ALCIDES VENDELINO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE





Hoje tive a alegria de estar ao lado de Pe. Alcides na Assembléia Legislativa, onde o mesmo foi homenageado com o Título de Cidadão Maranhense. Conheci o Pe. Alcides a muitos anos, mas foi em Imperatriz que fortificamos a nossa amizade, ele como pároco de Santa Rita e eu na Paróquia de São Francisco.

A homenagem foi proposta pelo deputado Afonso Manoel em reconhecimento aos trabalhos de evangelização e conscientização das comunidades maranhenses.

O padre Alcides Vendelino Pedrini nasceu em Botuverá, em 5 de novembro de 1949, filho de Vitório Pedrini (in memorian) e Elvira Cestari Pedrini. Entrou no seminário aos 13 anos. O sacerdote chegou ao Maranhão em 1984 assumindo, inicialmente, a Paróquia São Pedro Apóstolo, no município de Pindaré Mirim, Diocese de Viana, onde iniciou os trabalhos de evangelização em comunidades maranhenses.

Anos depois, foi transferido para a Paróquia de Imperatriz, onde deu continuidade aos trabalhos de catequese e conscientização das famílias carentes na busca de uma vida mais digna. Apenas no período entre 1994 a 2001, realizou 3.512 batizados, 1.537 eucaristias e 350 matrimônios, além de cursos e retiros. Em 2004, o padre Alcides Pedrini veio morar na casa Paroquial de São Vicente e, então, a população de São Luís pode conviver com o religioso, cuja vida é inteiramente dedicada à religiosidade no sentido da elevação espiritual dos homens e em defesa dos menos favorecidos.

No discurso de agradecimento, o padre Alcides Vendelino Pedrini lembrou a trajetória religiosa e disse honrado com a homenagem. “Sinto-me honrado por receber esse título. Aprendi a respeitar o povo e a cultura maranhense. Essa atitude de homenagear é de desprendimento e consideração e aumenta a responsabilidade de continuar trabalhando pelas comunidades maranhenses”, disse.

Com auditório lotado de familiares, amigos e religiosos, a solenidade contou com apresentação de vídeos, cânticos e entrega de uma placa de reconhecimento aos trabalhos do padre Alcides Vendelino Pedrini ao Maranhão. Na cerimônia, presidida pelo deputado Fábio Braga, além de parlamentares, também estiveram presentes José Mário Bittencourt, secretário municipal de Fazenda, na oportunidade representando o prefeito de São Luís João Castelo, a vice-prefeita Helena Maria Duailibe Ferreira, e o Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais