terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Fechadas quanto ao corpo, livres quanto ao espírito” (Mosteiro das Clarissas Capuchinhas de Macapá)



A Ordem das Clarissas Capuchinhas iniciou sua missão em terras brasileiras em 21 de janeiro de 1979, quando chegaram, vindas da Itália, para fundar um Mosteiro na Diocese de Caxias do Sul – RS. São irmãs contemplativas enclausuradas. Desse Mosteiro, a convite do bispo Dom João Risatti, chegaram em Macapá em grupo de cinco irmãs. Chegaram dia 5 de agosto de 2003, recebidas fraternalmente pelo então Ministro Provincial, Frei Dourival Ribeiro Miranda e pelos freis da Comunidade local que continuam dando apoio espiritual. Os primeiros dias em Macapá tiveram que viver no convento do Noviciado dos Capuchinhos e depois de algum tempo passaram a viver em uma casa improvisada, já no terreno onde futuramente seria construído o Mosteiro.

A Construção do Mosteiro, dedicado a Santa Verônica Giuliani, iniciou dia 20 de dezembro de 2003 com a bênção da primeira pedra, feita por Dom Carlos Verseletti, então administrador apostólico. Para isto tiveram várias doações de leigos da cidade de Macapá, mas a maior parte veio de organismos religiosos internacional, principalmente do fundo “Santa Verônica Giuliani”, mantido pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, com o objetivo de ajudar as Clarissas em todo o mundo.

O Mosteiro foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 2009, na presença de muitas pessoas da comunidade e de autoridades eclesiásticas e civis; como o Bispo D. Pedro Conte, do Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei José Rodrigues de Araújo, muitos padres da diocese e vários frades da província e do Governador do Estado do Amapá. Trata-se de uma obra fruto da Divina Providência, pois as irmãs levaram esse projeto confiando somente na Providência divina que nada deixa faltar pela generosidade de muitos benfeitores. È uma obra fruto da coragem e da confiança dessas mulheres que encontra na oração e no trabalho a eficaz maneira de viver a própria consagração a Deus. O Mosteiro fica localizado próximo ao aeroclube de Macapá, perto da linha do trem na rodovia Duque de Caxias, bem próximo ao bairro Marabaixo, na Chácara “Bom Viver”.

“Fechadas quanto ao corpo, livres quanto ao espírito”, seu carisma é testemunhar o Cristo com uma vida em fraterna simplicidade, em santa pobreza, em contínua oração e alegre penitência; em sereno empenho de trabalhos artesanais, de cuidado para com as necessidades da casa e da horta, de estudo para a formação humana e espiritual. São quatro irmãs de votos perpétuos e três formandas; junioristas e noviças.

Se você deseja melhor conhecê-las pode entrar em contato pelo telefone (096-3225-4825 ou 096-9971-6061).
E-mail: “mosteiroveronicagiuliani@hotmail.com. Também você pode ligar para pedir oração para você e sua família.

















2 comentários:

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais