quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aos 65 anos, frei Silvimar faz sua Profissão Perpétua



Nesta quarta-feira (25), às 18h30min na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Belém-PA a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo viveu algo inédito em sua caminhada: a profissão perpétua de frei Silvimar Abdon Diniz, um homem que após viver tantas experiências no mundo e com uma idade não muito convencional para os padrões da Ordem, tomou a decisão de se tornar um frade capuchinho. Isto significa que para quem quer servir ao Senhor não existe idade ou hora. A própria Palavra de Deus no evangelho de Mateus 20,1-16 narra à parábola dos servos que são chamados em última hora para trabalharem na vinha do Senhor.

Recordo-me quando frei Silvimar me procurou falando de suas interrogações e se questionando sobre o que Deus esperava dele. Os anos se passaram e hoje, ele faz a sua profissão definitiva na nossa Ordem, consagrando-se eternamente ao Senhor!

Para a Província este acontecimento proporciona uma grande alegria porque frei Silvimar, ao emitir os votos religiosos perpétuos, será incorporado definitivamente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Com os mesmos sentimentos e palavras de Tomás de Celano referindo da alegria vivida por São Francisco quando recebeu os primeiros irmãos, nós intensamente nos alegramos porque este irmão vai se unir a nós ‘na vida e no hábito’ e no abraço da grande ‘missão de paz’ que emana do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1Cel 24-25).

São Francisco nos recomenda que se um irmão vem a nós movido por divina inspiração para abraçar esta Regra e Forma de vida, seja acolhido benignamente! Portanto, meu caro Frei Silvimar Abdon Diniz, sinta-se definitivamente acolhido e incorporado à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Diante de Deus e dos seus Santos, diante de tantas testemunhas que são os seus confrades, seus familiares e todo o povo, você pronunciará seus votos numa atitude de generosidade e de fé, dizendo: “Eu, frei Silvimar, levado por inspiração divina para seguir mais de perto o Evangelho e os vestígios de Nosso Senhor Jesus Cristo, diante dos frades presentes... faço voto a Deus Pai Santo e Onipotente de viver... em obediência, sem nada de próprio e em castidade.

Os Votos são um dom! No caso da profissão, o dom é Você mesmo que se oferece a Deus e a Ele se consagra. O voto, portanto, não envolve coisas, e sim a pessoa daquele ou daquela que se consagra.

Por isso dizemos que o Voto é uma PROMESSA. Prometer significa dar a própria palavra. Prometemos o quê? No nosso caso trata-se da promessa da própria vida! Por essa razão, se torna modelo da sua consagração a Virgem Maria que como Você diz: “faça-se em mim segundo a tua vontade”.

Parabéns, querido Frei Silvimar pela sua consagração!

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós seu rosto e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe”!

Frei José Rodrigues de Araújo, OFMCap.
Ministro Provincial
Belém, 25 de maio de 2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais