O Definitório Geral reuniu-se em Roma de 5 a 14 de abril de 2011. Como de costume na Agenda eram muitos os assuntos e decisões a tomar. Sobretudo as decisões quanto aos pedidos de dispensa dos votos, indultos a apresentar à Santa Sé e as permissões para celebração de Capítulos. Importante foi a escuta dos Relatórios após as visitas pastorais, econômicas, fraternas e do Secretário Geral da Animação Missionária.
Foi reservada muita atenção à próximas unificações: a das quatro Províncias da Espanha, Navarra-Cantabria-Aragão, Castela, Andaluzia e Valência, que se celebrará em Madrid no próximo 26 de abril de 2011 e a da Província da Áustria com a Província de Bressanone (Sul do Tirol) que se celebrará em St. GeorgenAmLängasee. Em ambos os casos foi nomeado o Ministro Provincial e o seu Definitório.
No dia 22 de maio de 2011 a Vice-Província de Goa será elevada a Província. Também neste caso foi nomeado o Ministro Provincial e o seu Definitório.
Foi examinado o pedido de elevar a Custódia a Domus Praesentiae de Yecora (México). O Definitório decidiu pedir o parecer das Conferências: CONCAM e NAPCC para poder oportunamente avaliar o pedido.
Foi dado parecer positivo à Província de KristJyoti para abrir uma Domus praesentiae na Diocese de Jabhua, no estado indiano de MadhyaPradesh.
- Solidariedade Econômica. Com as mudanças no Estatuto da Solidariedade Econômica os Superiores Maiores não poderão fazer parte do Grupo dos Project Manager e da Comissão. Foram feitas então as seguintes nomeações: Para a Comissão: frei Gerhard Lenz (PR da Alemanha), substitui frei Anton Beichircher; frei Joseph Coz (PR da França), substitui frei Hubert Callas; frei Alejandro Josué NúñezEnnabe (VPG Guatemala-Honduras-El Salvador), substitui frei Oscar Arnoldo Méndes Santos; frei Joseph Ezhuthupurackal (PR PavanatmaKerala Setentrional), substitui frei ScariaKallor. Para os Project Manager: frei Aklilu Petros (VPG da Etiópia), substitui frei George Mutaka (VPG do Quênia).
- Economato Geral: foi aprovado o balanço consolidato de 2010 e o orçamento de 2011 para a Cúria Geral, as Casas dependentes dela e as Instituições Culturais.
Foi examinado o esboço do Vademecum para os Bens Culturais da Ordem. Antes da aprovação ad experimentum, deverão ser feitas algumas adequações de ordem jurídica. · Casas dependentes do Ministro Geral e Instituições Culturais: § Instituto Histórico: após a visita pastoral à fraternidade, foi confirmado frei Aleksander Horowski como Presidente do Instituto para o próximo triênio. Como Vice-Presidente foi nomeado frei Giuseppe Avarucci. § Casa de Jerusalém: foi criado um fundo para o Centro de Formação de Jerusalém. O fundo será para prover as necessidades do Centro junto à Domus OrdinisIerosolymitana e mais especificamente: a) oferecer bolsas de estudo usadas para o sustento econômico dos custos de alojamento e estadia no Centro, de estudantes, quando as suas respectivas jurisdições não possam cobrir os custos; b) contribuir para custos da promoção e organização de cursos, seminários, Encontros realizados no Centro; c) cobrir as despesas com melhorias e manutenção do compledo da Domus OrdinisIerosolymitana. § Igreja do Colégio Internacional. Reestruturação: foi examinado o relatório do último Encontro da Comissão para a reestruturação da igreja do Colégio. Os trabalhos procedem em bom ritmo. Foi feito uma avaliação de custos para a empreitada da decoração da igreja e da sacristia. Considera-se possível manter o término fixado para o fim desse ano para a sua inauguração. § Cúria Geral. Em reunião conjunta, o Definitório Geral e o grupo dos projetistas da Comissão encarregada da reestruturação do prédio da Cúria Geral, foi revisto e aprovado o projeto. Espera-se agora o “nihil obstat” da Superintendência de Roma para poder apresentar o procedimento à Comuna de Roma e dar início aos trabalhos. O Ministro Geral comunicou aos membros da Cúria Geral que até o dia 31 de outubro de 2011 devemos estar no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes.
- Capítulo Geral: foi examinado o relatório do primeiro Encontro da Comissão preparatória para o Capítulo Geral. O assunto principal do Capítulo será a revisão do texto das nossas Constituições. Capítulo Geral se iniciará no dia 19 de agosto de 2012. Até o próximo mês de junho será estabelecida a duração total do Capítulo Geral, que seguramente não será menos de 5 semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário