domingo, 12 de junho de 2011

Dor e consolação



Tudo acontece a nossa volta, por isso eu lhes pergunto: quem de nós já não consolou uma pessoa que passava por alguma situação de sofrimento? Quem de nós já não usou de palavras sábias para dar belos conselhos e propor saídas para as dificuldades do outro? Porém, quando as coisas acontecem conosco, tudo parece diferente e as palavras que tão bem usávamos para consolar e aconselhar o nosso irmão não conseguimos aplicá-las para resolver o nosso próprio problema.

Este ano completei 51 anos de vida e posso lhes garantir que soube vivê-los muito bem, por isso dou graças a Deus pela boa saúde que sempre tive. Mas, ultimamente devido ao peso da idade a saúde que antes era tão boa, começa a dar sinais de alerta, como se quisesse nos avisar: Você já não é mais tão jovem, por isso é hora de rever certos hábitos e reaprender a viver! Essa alerta em forma de aviso nos pega de surpresa ao ponto de nos tirar o sono.

Durante um mês visitando a província comecei a perceber que algo não ia bem com a minha saúde e fiquei preocupado a ponto de procurar ajuda médica e após alguns exames fui hospitalizado. Durante os dias em que fiquei internado pude refletir e repensar sobre como estava levando a minha vida durante todos esses anos e os motivos pelos os quais tinham me deixado doente. E lhes garanto que foi na dor que encontrei a consolação e a solução para mudar o meu conceito em relação ao ritmo que vinha dando a minha vida nos últimos anos.

Hoje após passar por toda esta situação de sofrimento e dor lembrei-me da oração de Blaíse Pascal e aproveito para compartilhá-la com você! É uma oração que serve para todos nós que estamos ou já passamos por momentos de dificuldades causadas pela doença.

Nota: Em que e situação Blaíse Pascal escreveu esta oração: Em 1659, aos 36 anos, cinco anos depois de se converter, Blaise Pascal adoeceu gravemente. O alívio só veio em junho do ano seguinte. Provavelmente foi nesse período que ele compôs “A oração para pedir a Deus a graça de fazer bom uso das enfermidades”. Ela mostra a grandeza de sua fé e é uma das mais consoladoras peças para encorajar quem está na mesma situação de doença. Dessa formidável oração retiramos os seguintes trechos:

Trechos da Oração: “Tu não és menos Deus quando estás me afligindo e punindo do que quando estás me consolando e mostrando compaixão por mim. Possa o teu cajado me confortar, possa eu agora provar da celestial doçura de tua graça por meio destas aflições que permitiste virem sobre mim. Concede-me, ó Senhor, graça para unir as tuas consolações aos meus sofrimentos e que possa sofrer como cristão. Une-me a ti, preenche-me com a tua presença e com teu Espírito. Entra em meu coração e em minha alma. Lá, alivia as minhas aflições e preserva em mim o que permanece de tua paixão!”

Meu abraço fraterno e até a próxima matéria!




Um comentário:

  1. Frei, boa noite! o senhor sabe realmente escrever com o coração. Tudo que senhor colocou nesse texto é uma realidade. Sabemos resolver os problemas dos outros, mas quando se trata dos nossos somos verdadeiros desastres e entramos em pânico, ainda bem que o senhor conseguiu resolver os seus e encontrou a solução. Saúde e paz!

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais