quinta-feira, 23 de junho de 2011

Refletindo sobre o ano capitular que estamos vivendo

Hoje na Solenidade da festa do Corpus Christi estou publicando uma Carta Circular a todos os frades da província com o título “Refletindo sobre o ano capitular que estamos vivendo”.

A partir do dia 10 de abril deste ano, com a publicação da carta convocatória do IV Capitulo Provincial Ordinário Eletivo iniciamos a caminhada para um dos acontecimentos mais significativos a se realizar de 12 a 16 de dezembro próximo. Alguns passos já foram dados: no dia 15 de junho, na Cúria Provincial, a Comissão pré-capitular se encontrou com o Ministro Provincial para definir uma pauta de preparação ao evento e na reunião de 28 de abril passado o Ministro Provincial, os definidores e os guardiães tiveram a oportunidade de refletir sobre alguns momentos alegres e tristes vividos nas fraternidades. Tendo em consideração os dois encontros, dirijo-me agora a toda a Província com a presente carta para oferecer um quadro resumido da nossa situação.

No próximo dia 4 de agosto estaremos completando doze anos de ereção canônica. Muitas coisas já aconteceram e aos poucos a Província vai definindo melhor sua identidade. Nesta circular exponho alguns pontos que considero fundamentais para que possamos viver o ano capitular com esperança no futuro e com alicerces sólidos, de tal modo que nossos formandos e vocacionados possam se unir a nós na difusão do carisma franciscano-capuchinho nas terras do Maranhão, Pará e Amapá.

Nesta carta circular a todos os frades a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, faço algumas reflexões sobre:

1. A figura do guardião na caminhada da Província,

2. Alegrias e tristezas de nossa caminhada,

3. Capítulo Eletivo,

4. Conclusão.

O ano capitular é tempo de graças mais copiosas. Nesta circular convido os frades a se prepararem com solicitude para esse relevante momento de encontro fraterno e de decisões. Se quisermos celebrar o Capítulo com espírito de fé, como convém a autênticos capuchinhos, deixemo-nos conduzir pela ação do Espírito para que nossas mentes e nossas decisões sejam iluminadas pela luz que vem do alto.

Sine me nihil potestis facere! É verdade: nada podemos fazer com seriedade e responsabilidade sem Aquele ao qual temos oferecido pela consagração a nossa vida e em cujas mãos temos confiado nosso destino, tudo o que temos, tudo o que somos. Com isso convido cada irmão a viver esses últimos meses de preparação com muita serenidade, de tal modo que o Capítulo Provincial desemboque realmente numa jubilosa experiência fraterna no amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A carta será enviada individualmente a todos os frades da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo e em anexo estamos também enviando a oração a ser feito nas fraternidades pelo IV Capítulo Eletivo da Província.

Deus seja louvado! E Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós seu rosto e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe!


Frei Rodrigo - Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais